sexta-feira, 29 de maio de 2015

Corrupção + Reeleição = Destruição


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Henrique Abrão

O Brasil vive o impacto histórico de um final de guerra, cuja simbologia mais expressiva revela uma destruição e devastação em todos os campos e setores. Pudera: corrupção + reeleição=destruição.

O escândalo interplanetário da Fifa ressoa o quanto o Brasil dos últimos anos se deixou corromper e corrompeu e por isso hoje carrega e ostenta um definhamento do seu tecido social, com agonia da sociedade, de uma oposição tímida e tíbia, e somente agora quando lá fora provocam as prisões aqui se deflagra a apuração preliminar.

A malsinada reeleição deve de há muito ser banida e extinta da carta política e ela traz sequelas em todos os âmbitos, pois que a perpetuação do poder é um solo fértil para o abuso, desvio de poder e empolga a corrupção. Com o senso comum do parlamento de por fim a reeleição, também precisaríamos rever os cargos do legislativo e mandatos para o judiciário.

Nos parlamentos o máximo de exercício seriam dois mandatos, oito anos, e após não haveria mais qualquer oportunidade de voltar. O mesmo com o senado de único mandato de oito anos, prazo razoável e bastante elástico. Em atenção ao executivo seria até salutar que os mandatos de prefeito, governador e presidente fossem esticados para cinco anos o que viria ao encontro de uma gestão racional e sem sobressaltos, quando fiscalizada e supervisionada.

Não é diferente no judiciário, na Suprema Corte. Notadamente, os Ministros deveriam ter, no máximo, um mandato por dez anos, e nada mais. Seria essencial para abrir espaços e arejar a magistratura, ao passo que nas demais instâncias superiores o mandato não poderia ser superior ao prazo de oito anos.

Com essas medidas a República sairia fortalecida e a democracia igualmente, pois não teríamos tantos sangue sugas no poder e o clientelismo que permite ainda o regime das capitanias hereditárias. As instituições necessitam de reformas e no momento da crise se proclama uma chance rara, ótima oportunidade, para se lançar a semente e findar a relação espúria entre o poder econômico e o político.

O mega escândalo do futebol é pior do que a vergonhosa derrota 7X1 que completa um ano, e se não formos capazes de virar o jogo, permaneceremos no terreno lamacento e no lodo que nos corrompe e infelicita a sociedade, a qual não reage, apenas pede mudanças mas nem sabe ao certo o que deseja.

Com tantos descontroles que o futebol propicia, agora é o momento ímpar para se apurar a corrupção, lavagem, dívidas de clubes e todos os escândalos que nos levaram para a várzea ante as partidas e jogos que se assistem por todo o País.

O fim das reeleição é altamente salutar mas melhor seria o acantonamento da corrupção e sua letal destruição, a fim de que não enterre e sepulte,de uma vez por todos,o tecido social. O Brasil está perdendo essa batalha e somente terá condições de vencer a guerra acaso reaja e peça que a cidadania esteja consciente da situação.

Muito dinheiro desviado,roubado,propinas e mais propinas distribuídas. O rombo é sinal evidente da necessidade do ajuste fiscal, e se o contribuinte continuar a pagar a conta será sinal mais característico da impunidade, do que crime que compensa. O tempo é agora para uma transformação plural dessas violentas circunstâncias de formação de quadrilha, do crime organizado.

O garantismo, nada mais, nada menos, é uma válvula de escape para a impunidade. Sejamos como nas cortes do exterior: pilhado em flagrante está preso e por longos anos, sem direito aos indultos, mudança de regime ou benesses, pois que a punição é o único e indolor remédio para consertarmos as mentes poluídas e que vagam entre a pilantragem e o ganho fácil a custa do sofrido povo brasileiro.


Carlos Henrique Abrão, Doutor em Direito pela USP com Especialização em Paris, é Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

5 comentários:

Loumari disse...

Antes das eleições Dilma disse que nem Jesus Cristo ia impedir a sua Vitória.
Mas, parece que a tal Vitória está a virar PESADELO.

As previsões de Abrão, são certíssimas quando ele diz:

"O Brasil vive o impacto histórico de um final de guerra, cuja simbologia mais expressiva revela uma destruição e devastação em todos os campos e setores. Pudera: corrupção + reeleição=destruição."


Visitem o espaço de Mantiqueira e vão ver o que aparece lá!
Eu já tinha falado aqui dizendo que, todos os filhos de Deus de Israel, estão já todos sintonizados na mesma frequência. Todos falam de mesma e única voz. A de seu Pai. E vêem as coisas deste mundo através dos olhos de Deus de Israel.
E vão ver que todo aquele que é porção de Deus de Israel, sofre terríveis agressões verbais até agressões físicas, de parte das bestas ruins, de povo dos abismos. Os filhos de Deus de Israel já estamos todos no suplício da CRUZ DE CRISTO.
Podeis injuriar-nos, podeis vomitar todos os vossos vómitos de feiticeiros, mas, vocês não nos assustam. As vossas injúrias nos tornam mais santos ainda. Somos filhos de Deus de Israel, por isso que o mundo não nos conhece.
A Jesus Cristo também lhe injuriavam, lhe cuspiam, lhe apedrejavam, mas, ele renunciou? Não. Tal qual nós que estamos aqui para dar continuidade a sua obra na espera da vinda do Nosso Senhor. Vós imundos sereis destruidos e nós regressamos a casa junto a Nossa Santa mãe, e Nosso Santo Pai.

Anônimo disse...

VEJAM O ESPANTO DO DESEMBARGADOR QUE É O MAIOR EM TRIBUTARISMO NO BRASIL. SABE O PORQUE DO ESPANTO ??? PORQUE SEMPRE O SENHOR E OS SEUS ENCOBREM ESTA MAFIA E QUANDO RECEBEM UMA DENUNCIA NÃO INVESTIGAM E AMEAÇAM OS DENUNCIANTES DANDO A IMPRESSÃO QUE O SENHOR ESTÁ POR DE TRAZ DE TODAS ESSAS FALCATRUAS. VOU LHE FAZER NOVAMENTE AS MESMAS DENUNCIAS. QUE O JUDICIARIO ESTA COMANDANDO O CRIME ORGANIZADO NO BRASIL INTEIRO FAZEM A PROMOTORIA E AS AUTORIADADES CALAR DIANTE DE PONTO DE VENDA DE DROGAS, CONTRA BANDO, JOGOS ILEGAIS, SONEGAÇÃO, SABOTAGENS E A LAVAGEM DE DINHEIRO PELO FUTEBOL BOTE A PF ATRAZ DA MAFIA E A COISA NO PAIS VAI MELHORA FAÇA A TUA PARTE . SE DISSO O SR. NÃO SABIA AGORA ESTÁ SABENDO E SE NÃO DETONAR COM ESSA MAFIA O SENHOR SERÁ CONSIDERADO CUMPRICE CORRA QUE O FBI VEM AI...

Anônimo disse...

OITO ANOS É MUITO DEVERIA SER QUATRO PARA O VEREADOR PARA O PREFEITO E DEPUTADOS E OS OUTROS APENAS DOIS. MAIS NO JUDICIARIO O PROCESSO QUE DEMORAR MAIS DE 6 MESES DEVERIA ACARRETAR NA TROCA DE TODOS OS IMCOMPETENTES E SABOTADORES DE DENTRO DESTA DITADURA QUE É ESTA MAFIA DO JUDICIARIO...

fred oliveira disse...

Espero que essa movimentaçao da justiça mundial, particularmente dos EUA contra corrupçao, influencie a nossa e ela cumpra o que tem que fazer. O planeta, os decentes, estao começando uma cruzada contra a roubalheira, sobretudo politica mas nao so'. Que quem deve responda, independente de ser poderoso ou ex alguma coisa. Belo exemplo da justiça americana. Os acusados no caso FIFA< brasileiros, ja' votaram pra ca' pois sabem que aqui a coisa e' lenta, quando nao protegida.

Anônimo disse...

ESTOU ESPERANDO A HORA QUE A CASA CAIR PARA OS TEMPLOS RELIGIOSOS E AS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE VAMOS SOCAR A RECEITA E A PF EM CIMA DELES IMPOSTOS NESTE COMERCIO DE EXPLORADORES,QUE O NOSSO ESTIMADO DESEMBARGADOR NAO DESISTA DESTA IDEIA.