domingo, 31 de maio de 2015

Movimentos de rua e a escolinha de futebol do Lênin


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Tempos de Fifagate são inspiradores... Imitemos o "treinador" $talinácio e vamos usar metáforas futebolísticas para demonstrar que o Brasil precisa passar, urgentemente, por uma ampla transformação estrutural, com conceitos corretos, definições estratégicas transparentes e valores morais claros para todos, como pré-condição histórica para que tenha a chance de chegar a ser um País no rumo concreto de desenvolvimento. Até a presente data, continuamos nos comportando como aquela pátria de chuteiras que tomou uma goleada de 7 a 1 (de quem mesmo?), mas insiste em permanecer refém dos erros históricos de sempre.   

Desenhemos na prancheta do técnico! Meu time, o Flamengo, tomou do Corinthians do $talinácio o atacante Guerreiro - que tem um histórico de eficiência em fazer gols. O problema é que o rubro-negro tem uma deficiência tática crônica: o meio campo não funciona corretamente, e não faz a bola chegar ao artilheiro que deve cumprir a missão precípua de meter bola na rede. Além do problema de fragilidade psicológica do time, que não consegue segurar um placar favorável e se desespera facilmente quando o quadro é desfavorável, o clube padece do mesmo problema estrutural de tantos outros no decadente futebol brasileiro: seus dirigentes têm visão rentista, dando mais importância ao equilíbrio de caixa que aos resultados positivos concretos que a equipe precisa ter até para se sustentar suas finanças.

O desgoverno federal, e maioria esmagadora dos estados e municípios, apresentam a mesma deficiência estrutural daquela que é considerada a "Nação Rubro-Negra". O Capimunismo, combinado com a visão pragmático rentista que exige resultados no curto prazo, senão não presta, está inviabilizando o Brasil. Não é possível que nossos "treinadores" não percebam o suicídio tático de continuar fingindo acreditar que tenha chances de se desenvolver um País com juros estratosféricos, noventa e tantos "impostos" elevadíssimos e tanta corrupção institucionalizada. Marcamos um gol contra por segundo na gestão da coisa pública. Os negócios privados ficam reféns do mesmo esquema que tudo depende do poder estatal.  

Pela mesma ótica ludopédica de análise, tem algo muito errado na estratégia e na tática dos movimentos que tentam se organizar para promover grandes protestos contra o desgoverno, pelos mais variados objetivos e fins. Alguns aparentemente parecem legítimos e outros claramente se comportam como oportunistas e sem legitimidade democrática. O que mais chama atenção é que todos eles carecem hoje de propostas concretas para sensibilizar e mobilizar o povo para as mudanças estruturais que o Brasil precisa, mas vive adiando. A pergunta mais comum é: "O que fazer?".

O líder da revolução russa Vladimir Lênin escreveu um livro sobre o assunto. Independentemente da ideologia, a obra pode ser muito útil para brasileiros perdidos na hora de mexer com a massa ignara - que não está a fim de nada, ou até tem boa intenção, mas não consegue traçar objetivos e metas bem claras e possíveis de serem cumpridas, em favor da Pátria (que não é aquela de chuteiras - muito bem explorada economicamente pelas as empresas CBF e Globo). Frases soltas de Lênin rendem excelentes reflexões. Afinal, foi ele quem disse: "Ideias são mais letais que as armas"

O pragmatismo de Lênin é objetivo: "Toda cozinheira deve aprender a governar o Estado". Lênin definiu: "O Estado é a organização especial de um poder: é a organização da violência". Lênin acrescentou: "Salvo o poder, tudo é ilusão". Lênin conceituou: "Ditadura é o poder baseado diretamente na força e irreprimido por quaisquer leis". Lênin também constatou: "O crime é produto dos excessos sociais". Lênin salientou: "Muitas vezes, é verdade, que, em política, você aprende com o inimigo".  Lênin proclamou: "A morte de uma organização acontece quando os de baixo já não querem e os de cima já não podem". O mesmo Lênin observou: "Um imbecil pode, por si só, levantar dez vezes mais problemas que dez sábios juntos não conseguiriam resolver".

Um dos conselhos úteis de Lênin trata da relação entre o sonho das pessoas e o mundo real: "É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com o nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles"... Tanto é assim que Lênin também filosofou sobre o tempo real: "Há décadas em que nada acontece e há semanas em que décadas acontecem". E Lênin, grande frasista, tem outra muito útil aos brasileiros no momento presente: "Se você não é parte da solução, você é parte do problema".

Divertindo-me com tais frases soltas, juntadas em um texto de forma cinicamente maniqueísta, chego a conclusão que Lênin daria um belo treinador para o Flamengo. Infelizmente, não dá para dizer o mesmo do companheiro $talinácio ou da torcedora Dilma - mais "prestigiada" que técnico de time que não para de perder de goleada... Ou mais "prestigiada" que dirigente da Fifa no torneio de futebol do FBI...

Partindo dos entretantos para os finalmentes, como proclamaria o Presidente Odorico, o Brasil carece de uma Elite Moral que consiga definir rumos estratégicos para o País, obtendo o milagre comunicacional de conseguir convencer os "jogadores da nação" da estratégia e da tática correta para virar nosso jogo - há muito tempo em permanente derrota política, econômica e, pior ainda, cultural e civilizatória.

Não precisamos estudar na escolinha de futebol do professor Lênin... Mas não podemos continuar sob risco de sermos treinados por falsos mitos de visão egoísta como o treinador $talinácio. Da mesma forma, não podemos esperar que, milagrosamente, o time das Forças Armadas entre em campo para salvar um jogo que é perdido pela incapacidade de cada jogador brasileiro - que ignora ser a gestão de uma nação uma obra coletiva.

Enfim, não adianta achar que tudo no Brasil se resolverá com jogadas mágicas de uma partida de futebol. Impeachment, intervenção constitucional, renúncia ou derrubada do governo por outro fim, combate inocente à corrupção sistêmica... Tudo parece distante do cenário real previsível.

Precisamos, de verdade, criar as pré-condições históricas para a mudança. Isto dá trabalho, consome tempo, neurônio e dinheiro. Exige debate sincero, sem paixões ideológicas - que mais parecem manifestação de torcida de futebol. Tal trabalho tem de começar ontem, para que o hoje chegue até amanhã. A militância cidadã vai exigir, antes, que cada indivíduo cuidem bem da própria vida e da família, para não terminar morto em campo...

O jogo é jogado... E não é para principantes nem amadores... Amador que deu certo só o Aguiar, do Bradesco... No entanto, se ninguém principar, nada vai acontecer...

Por isso, a dica aos organizadores de movimentos de rua e aos ativistas da internet é que desenvolvam, imediatamente, a capacidade de produzir soluções que as pessoas comuns entendam e constatem que têm capacidade real de, no mínimo, ajudar a realizar.

Se não for assim, manifestações públicas (na rua ou nas redes sociais) serão completamente inúteis. Nem adianta se matricular na escolinha do professor Lênin que o time continuará perdendo... E tomem cuidado com oportunistas, empresariais ou politiqueiros, que tentam se aproveitar da boa vontade e do voluntarismo das pessoas, principalmente as mais jovens...

Vamos sair do negativo e virar o jogo... Soluções, já! Ou, então, seremos o problema...      

Salvem o presidente


Que time é teu, Dilma?

O "Observador dos Pampas" manda um recado, injuriado e corretivo, porque erramos o time da Dilma lá no Sul:

"Apenas para esclarecer, DILMA  torce, desde os “velhos tempos” da dita-dura, pelo Internacional de Porto Alegre, o dito colorado, como ela mesma declarou (e não pelo Grêmio, graças a Deus!)".

Nota da redação: Eu também agradeço a Deus que ela não torce pelo Flamengo, embora o time hoje mais se pareça com o desgoverno dela: finge que tem poder ofensivo, até contratando um atacante de renome como o Guerreiro, mas é muito ruim na gestão do meio campo, o que compromete a eficiência e a meta do time que parece fragilizado psicologicamente dentro de campo.

Aventuras de Marco Polo


Rompendo o círculo vicioso

De Régis D. C. Fusaro, um comentário relevante sobre o artigo do Vice-Almirante Paulo Frederico Soriano Dobbin, publicado neste Alerta Total de 29 de maio de 2015:

"Uma das primeiras atitudes para romper o ciclo vicioso, muito bem apontado pelo Vice Almirante, é recusarmos qualquer outra eleição que nos apresente a mesma URNA ELETRÕNICA fraudável. Bem a propósito seria oportuno levantar esse problema já, enquanto há tempo suficiente para as adaptações necessária à emissão de comprovante de votação. E que todos nós pensemos em outros enfrentamentos pacíficos e inteligentes ao governo. Afinal, para quem mesmo o governo deveria atuar?" 

Alguém acha que Lula vai?


Requerimento 726/2015 do deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS) convocando Luiz Inácio Lula da Silva a prestar esclarecimentos na CPI da Petrobras, acerca das denúncias de que praticou tráfico de influência no BNDES e nos esquemas de corrupção na Petrolífera.

Alguém, em sã consciência, acredita que o Grande Mito em Decadência vai aparecer na CPÌ?

Se Andrezinho delatar...


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 31 de Maio de 2015.

6 comentários:

Anônimo disse...

O governo oportunista, como todo petista covarde. Apesar de 2003 estar no governo e combinar com a CBF do Ricardo Teixeira e sucessores ordenar à sua base para jamais incomodar a CBF (em CPI's por exemplo) se locupletar em conjunto, ordenar à Odebrecht que construísse a arena do time do coração do "DEUS" agora que a casa do futebol ameaça cair eles ficaram 'machos'. Manchete de hoje do 'Estadão'. Governo vai aproveitar a crise da FIFA para aprovar a MP do futebol. Fica claro que nosso governo não passa de um bando de hienas, que esperam o predador maior matar a vítima, para depois ir lá e comer a carniça.

Anônimo disse...

MINTO

Eu acho que o Grande Minto em decadência não vai;

Anônimo disse...

Serrão

Minha vizinha esta gravida, de um mês quando esta mensagem aparecer a criança já nasceu.

Nós sofre, mais nois goza

Macaco simão

Anônimo disse...

O Sr. Régis D. C. Fusaro está certíssimo!

Rever o sistema eleitora baseado nas urnas eletrônicas e seu sistema de apuração fraudável è fundamental! Sem isso,qualquer reforma política terminará endossando os criminosos políticos de sempre.

A sociedade brasileira tem que se mobilizar para mudar o sistema de apuração eleitoral que temos hoje!

Anônimo disse...

DILMA TEM 7% DE APROVAÇÃO POPULAR; BREVE CHEGARÁ AOS 2%!
ESSSE CUNHA É FERA E SABE DESBANCAR O PT - CABRA MACHO e sabe que o PT perdeu toda a credibilidade entre o povo, a começar da periferia, IRREVERSIVELMENTE, NUNCA MAIS PT - a começar que fim do mês passado uma reunião em SPaulo ficou esvaziada, nem Lula foi lá, pois avisaram que poucos tinham ido.
Para crimes hediondos, em especial, punir os maiores de 16 é muito coerente, todos os países já baniram maioridade aos 18 anos, só aqui!
LEI PETREA para o PT só vale quando atende os interesses da quadrilha!
QUEM SABE SERÁ O CANDIDATO DO PMDB À PRESIDENCIA? LEVA JEITO e será talvez o melhor de todos, tem cacife, já que o PSDB do Aécio melou, tem sido cadeira de rodas do PT, oposição, só de nome, a começar do petista disfarçado FHC!

Anônimo disse...

Disconcordo (sic) que o único Amador que deu certo foi o Aguiar>
Como ensina o clássico "case study", amadores fizeram a Arca de Noé enquanto profissionais fizeram o Titanic
À luz deste fato, pelo menos Noé é outro amador que deu certo.