Como de costume – vício ou mau hábito
-, os brasileiros adoram embarcar de gaiato no navio de uma inútil polêmica
ideológica. O movimento é parecido com a batalha dos torcedores esportivos, religiosos
e políticos. A isenção passa longe. A racionalidade mínima se perde facilmente.
O radicalismo emocional se torna a tendência – supostamente natural. Em plena
Era da Informação, os infestados pelas ideologias as transformam em dogmas.
Assim, cada um segue a verdade absoluta proclamada por seu ideólogo preferido
para atacar o outro com o mesmo comportamento. Essa guerra amplia a desunião e
alimenta novos conflitos intermináveis.
O radicalismo ideológico costuma ser a
véspera de uma hegemonia autoritária – não importa de que tendência ideológica
autoproclamada. O vencedor tente a ser implacável com o vencido. O fenômeno faz
parte da natureza humana. É mais radical ou menos, mais ortodoxo ou menos, mais
violento ou menos, dependendo do nível de intolerância atingido contra o
“opositor”. O processo tende a uma bobalização autoritária com desrespeito aos
bons valores humanos e civilizatórios. A barbárie faz a festança...
O psicanalista Mtnos Calil faz uma
análise que deveria ser cuidadosamente interpretada por cada polemista das
redes sociais: “Fazer dos militares hoje um foco midiático é uma maneira
estratégica de manipular a opinião pública desviando a sua atenção da crise
econômica instalada no Brasil com 13 milhões de desempregados e mais alguns
milhões que desistiram de procurar emprego. E os direitistas e
esquerdistas ingênuos ficam se degladiando na internet para a alegria dos
manipuladores. Ignoram que a perpetuação catártica desta divisão
esquerda-direita é um grande negócio para os donos do poder. Que todos
estrebuchem à vontade para assim contribuir para a manutenção do status quo. Morto o comunismo, só resta à
humanidade civilizar o capitalismo ou prosseguir na sua marcha em direção ao
abismo, conduzida pelos psicopatas do poder”.
O momento eleitoral seria a hora recomendável para a reflexão sobre as
atitudes de cada “torcedor”. Infelizmente, não é... Assim, o Brasil caminha
para mais uma radical bobalização ideológica até a escolha dos (nem sempre
novos) representantes populares. É altíssimo o risco de elegermos os
representantes da mesmice, mantendo o País na rica miséria de sempre. Renovar é
preciso. Pensar e repensar o Brasil, formulando um Projeto Estratégico de
Nação, é mais fundamental ainda.
Lançamento importante
O jurista Modesto Carvalhosa lança no próximo dia 11 de junho o livro “Da
Cleptocracia para a Democracia em 2019 – um Projeto de Governo e de Estado”.
Será das 18h às 22 horas na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na
Avenida Paulista, 2073.
Está programada uma conversa de Carvalhosa com os convidados entre 19h
30min e 20h.
Releia o artigo de sábado: Manda quem pode; obedece quem não tem
alternativa
Dilma nos Três
Neurônios? Jura?
Até a Presidenta tem uma aparição inesperada no 12º programa dos Três
Neurônios. Como dizem que ela só tem dois, você pode rir com 5 neurônios, já
que um dos nossos não conta. Entendeu? Não... Então, vá ensacar vento e comer
mandioca. Porém, antes, assista ao vídeo. Clique no link e viralize: https://youtu.be/tLElU1oWtcg
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!
O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente,
analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e
estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade
objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.
Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e
Assuntos Estratégicos.
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.
© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 20 de Maio de 2018.
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.
© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 20 de Maio de 2018.
2 comentários:
Excelente artigo, brilhantíssimo.
Eu chamo essa politicagem de ANTAGONISMOS FORÇADOS de "ILÓGICA BINÁRIA". Sim, porque o "pensamento" binário é o mínimo de racionalidade e or tal o mais fácil. Afinal a diferença é sempre entre antagônicos: PRETO x BRANCO e nenhum vestígio de cinza. O contraste é visível até para os quase cegos, daltônicos e distraídos.
Assim são TODAS as ideologias: FOCAM no MÍNIMO e este mínimo são os antagonismos forçados, como: Deus x Diabo, Pobres x Ricos, Empregados x Empregador, Nacional x Estrangeiro, Negros x Brancos, Mulher x Homem, Gay x Hetero, "Bonzinhos" x "Malvados" é a conclusão final e única de todas as ideologias que inventam antagônigos SEMPRE sob alegação de "QUERER o BEM" contra aqueles que "QUEREM o MAL".
Assim manipulam através de uma moral manipulada e que não admite qualquer REFLEXÃO sobre sua realidade. Não admite reflexão porque se PROPAGANDEIA como O BEM e por tal qualquer concessão à racionalidade seria em si um favor ao MAL. Eis aí a FONTE de TODO FANATISMO que deseja PAVONEAR-SE MORALMENTE e conceder-se CARTA BRANCA para TODAS AS SUAS MANIAS, RECALQUES, FRUSTRAÇÕES e RANCORES.
Como bem percebeu Bertrand Roussel, a AMBIÇÃO INTELECTUAL (eu chamo de ambição psicológica) NÃO POSSUI LIMITES e o PODER é uma ambição psicológica, é o desejo de SUBMETER TODOS.
Já a AMBIÇÃO MATERIAL É FINITA. Dada a limitada capacidade de se usufruir de bens materiais.
E como percebeu Geoge Orwell, o PODER, o domínio que se tem sobre os demais É MEDIDO IMPONDO-SE CONTRARIEDADES.
Assim sendo, facilmente podemos perceber a razão de TODAS AS IDEOLOGIAS IMPOREM PROIBIÇÕES ao DESFRUTE do BEM ESTAR em MORALISMO e ativismo policial contra:
- A riqueza geralmente condenada como um mal em si, devendo ser dilapidada em favor alheio cujo o mérito é a mera necessidade. (necessidade não é mérito tal como sofrimento não o é).
- O egoísmo no sentido de querer o bempara si mesmo é moralmente condenado em todas as ideologias farisaicas. Assim enaltecem o altruísmo atribuindo-lhe valor moral tanto mais faça sofrer o seu praticante.
- Sexo ou prostituição. Como se os prazeres sexuais fossem pecaminosos e até criminosos.
- O senso de justiça é sempre deturpado nas ideologias, impondo uma ANTI NATUREZA ao justificar e mesmo enaltecer os nocivos e aqueles que se rendem a estes.
Assim as ideologias enaltecem a submissão às lideranças e mesmo a tolerância aos nocivos como uma qualidade moral. Chegando a preconizar o desprezo pela própria individualidade como qualidade superior. Enfim, através da VAIDADE manipulam os inseguros que tentarão se MOLDAREM às recomendações ideológicas a fim de obterem o valor moral propagandeado CONTRA a RACIONALIDADE.
As ideologias, todas, possuem um PADRÃO e a absoluta SUBMISSÃO aos LÍDERES sem jamais contestar a "sabedoria" e boa intenção serão sempre valores para o fiel e motivo de ódio aos infiéis malvadões. Por maiores que sejam os disfarces, SEMPRE vigorará o maniqueísmo afirmativo que exige obediência e nunca a reflexão sobre sua realidade.
O problema hoje é a velocidade das informações. Antes esse tipo de manipulação durava até séculos.
Postar um comentário