terça-feira, 4 de junho de 2019

Bitcoin ou Bitcão?



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Tudo tem limites; menos a idiotice humana.

Na Era das StartUps, principalmente das Fintechs, uma enorme quantidade de “geniozinhos” da informática ganharam muito dinheiro.

Um filósofo que conheci dizia que o excesso de dinheiro causa às pessoas o mesmo efeito que muita lã nas ovelhas. No início do verão elas anseiam pela tosquia.

Assim, os novos ricos querem se livrar do dinheiro ganho.

Há três formas de perder dinheiro rapidamente: más aplicações financeiras, jogo e mulheres. A última é a mais divertida.

As aplicações em Criptomoedas estão na categoria jogo.
O Bitcoin é a forma mais sofisticada de fraude jamais vista. É uma pirâmide (tontina) eletrônica.

Por definição a Moeda é um dinheiro Garantido. O garantidor pode ser público ou privado (por exemplo: Banco da Inglaterra e American Express). Não importa se a moeda tem existência física (metal, papel ou plástico) ou apenas virtual.

A IBM está considerando lançar sua própria moeda eletrônica. Por sua enorme credibilidade será uma garantidora de respeito.

Já os Bitcoins têm uma história nebulosa. Surgem com uma misteriosa “mineração”, não tem Garantidor e as “bolsas” onde são negociados são uma espécie de cassino virtual. A “bolha” explodirá cedo ou tarde.

A mordida do cão malvado (chien méchant) virá.



Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alexandre Frota diz estar decepcionado com o governo Bolsonaro. Capitão Durval Ferreira, desde que essas figuras histriônicas se candidataram pelo PSL, avisou que elas foram escolhidas para desmoralizar o programa conservador do presidente, pois os conservadores não confiam em pessoas caricatas. E que, tão logo eleitas pegando carona na popularidade de Bolsonaro, abandonariam o presidente, alegando discordância em pontos do seu ideário.