terça-feira, 11 de junho de 2019

Violência no Deserto


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Gaudêncio Torquato

Os dados são irrefutáveis. Somos um dos países mais violentos do mundo. Até mais que o Haiti. O Brasil ocupa a 103ª posição no ranking Global da Paz. Nossa taxa de homicídio é 30 vezes maior que a da Europa. Mais de meio milhão de pessoas foram assassinadas na última década. São cerca de 52 mil assassinatos por ano, quase 25 mortes em cada 100 mil, a 12ª maior taxa de homicídios do mundo.
Imaginar que teremos mais segurança com uma população armada é ignorar a realidade brasileira. Ter armas em casa, sob o argumento de que a família se sentirá mais protegida, é um grande engano. Em dez anos, houve um aumento de aproximadamente 30% no número de homicídios de mulheres por arma de fogo em ambiente doméstico. Nosso povo não é treinado para usar arma de fogo e não temos uma índole tão pacífica como se costuma apregoar. É falso. Pipoco de um lado e outro resultará em mortandade.
Os sinais não são animadores. Educação voltada para a segurança não faz parte de nossa cultura.  Apelar para o revide, como sugerem os defensores da liberação do porte e da posse de armas, é marcar encontro com a violência. Vejam o que o ex-presidente Barack Obama disse, semana passada, em São Paulo, sobre o uso de armas nos Estados Unidos: “ as leis sobre armas nos Estados Unidos não fazem muito sentido”. Os atentados nas escolas se sucedem com o assassinato de muitos estudantes.
A maneira de ser do nosso presidente da República, com sua formação militar (que se mostra até na estética belicista), incentiva a agressividade.  Muita gente se inclina a ter uma reação contra o ataque de agressores. Bolsonaro exibe um jeito belicoso como estivesse na arena de guerra, combatendo inimigos, gritando palavras de ordem a exércitos de simpatizantes. Seu perfil de guerreiro desperta junto a segmentos radicais os mecanismos da projeção e da identificação, tão estudados pela psicologia. Ou seja, muitos querem imitá-lo. O fato é que exerce forte influência sobre o pensamento e o comportamento social, abrindo a pauta do debate público, como acaba de mostrar pesquisa recente do Projeto de Opinião Pública da América Latina, feito em colaboração com a Fundação Getúlio Vargas.
Em outras palavras, o presidente é um agente de polarização, de enfrentamento, de conflito. Não se espere dele um estilo Gandhi inspirado no pacifismo. Ao contrário, sua figura tende a expandir a tensão entre alas, apoiadores e adversários. Para complicar, os brasileiros, segundo a pesquisa Barômetros das Américas, já não estão muito satisfeitos com sua democracia. Cerca de 35% se dizem favoráveis a um golpe militar ante a expansão da corrupção; 38% (pasmem)  concordam com o fechamento do Supremo Tribunal Federal, enquanto 22% acham justificável fechar o Congresso Nacional. São índices assombrosos.
A insegurança se dissemina no bojo social. A violência se espraia, a ponto de já se ouvir com naturalidade a assertiva: “bandido bom é bandido morto”.  Sob essa abordagem, o que estamos prenunciando é o aumento de covas nos cemitérios, na esteira do abrandamento dos códigos de trânsito, na duplicação de pontos (de 20 para 40) para perda da CNH, na extinção de multas no caso das cadeirinhas para crianças nos automóveis, no fim dos radares e lombadas nas estradas etc.
Uma legislação permissiva, ao lado da criação de arsenais caseiros, aumentará o índice de acidentes/ incidentes. Não é possível se projetar um cenário de harmonia social ante a escalada individual no campo do porte e da posse de armas ou ante meios de transporte disparados nas estradas.
É triste constatar que parcela ponderável da sociedade aplaude com entusiasmo a barbárie, esquecendo que ela nos trará menos segurança.  O dado revela o espírito de parcela da população. 43% afirmam a convicção: “se eu pudesse teria uma arma de fogo para proteção”.
Na desolação da paisagem, não há oásis à vista. Só um gigantesco deserto de areia e borrasca. O oásis só aparecerá quando o país abrigar um povo bem educado. Mas os ventos que batem nos vãos da Educação, pelo menos por hora, não refrescam o ambiente. É triste ver um ministro da Educação que mais se comporta como um “fechador” de salas de aula e não como um educador abrindo braços aos novos tempos. O panorama é desolador.
Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato

8 comentários:

Loumari disse...

COMO EN LOS TIEMPOS DE NOE -TREMENDA HOMILIA!

ESTAMOS EXACTAMENTE COMO ANTES DE LOS TIEMPOS DE NOE - TREMENDA HOMILA de Mons Williamson.
SE ACERCA A UNA VELOCIDAD TREMENDA LO PROFETIZADO

https://www.youtube.com/watch?v=c07zusRlg0E&t=62s


Sólo falta cumplirse una cosa del Tercer Secreto de Fátima

Durante décadas el secreto Fátima fue considerado como uno de los grandes misterios de la Iglesia.

https://www.youtube.com/watch?v=Nl-RhDCK2OE&t=4s

Había todo tipo de especulaciones, pero sobre todo el mensaje era que habría un gran colapso moral en la humanidad y en la Iglesia, y vendrían grandes tribulaciones si la humanidad nos arrepentía del pecado, especialmente del pecado de impureza.
El tercer secreto no se publicó en tiempo y forma en 1960, pero todos podemos estar de acuerdo que sucedieron la mayoría de las cosas que se le atribuían y que circulaban por ahí, casi al pie de la letra, salvo una.


08/05/2019 - MENSAJE PARA LA APARICIÓN DE MARÍA / Mensagem para a Aparição de Maria

https://www.youtube.com/watch?v=xp0cogE_WQs&t=2s

Mensaje para la Aparición del 8 de mayo de 2019, recibido en la ciudad de Fátima, Portugal; transmitido por María, Rosa da Paz, à Madre María Shimani de Montserrat.

Aparição extraordinária de Maria / Extra Apparition of Mary - 08/05/2019 - F.átima, Portugal.

Loumari disse...

ORAÇÃO EM INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, vem, preenche esta criatura Tua de Teus Dons. Esplendor Divino, Fogo Sagrado, Manancial Cristalino de limpa fraternidade. Vida dos cristãos, âncora dos desvalidos, luz nas trevas, calor no frio, desperta meu ser dormente, eleva minha alma assim a Ti.
Vem Espírito Santo, dá-me Tua Sabedoria para actuar rectamente. Dá-me inteligência santa para atrair a meus irmãos, não me sinta eu superior aos meus semelhantes, senão seja o menor para que surjas Tu com poder.
Vem, toma minha mente e renova-a, seja eu um eco de Tua voz e aconselhe na Vontade Divina, e não na minha. Dá-me forças para não resvalar e resistir focando-me em Ti, embelezado por Tua Fortaleza, seja eu um fiel apóstolo.
De Tua Ciência, oh Divino Espírito, seja eu reflexo, procure eu Tua Glória, afasta de mim o mundano.
Penetra o íntimo do meu coração e enxerta nele Tua mesma Piedade para amar com Teu mesmo Amor. Realiza em meu ser o milagre do Temor de Deus, dá-me sede de almas para que sem distinção, trabalhe para o Reino.
Oh Espírito Santo, incute em mim o Dom do verdadeiro Amor.
Agradeço Santo Espírito Divino, que viva em mim a plenitude, que consciente de minha necessidade, com plena liberdade te chamo a tomar possessão da minha vida.
Agradeço oh Bondade Divina, Soberano Misericordioso, Chama Sagrada. Ámen.


JOÃO 4:34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.


† Con Imprimátur, Monseñor José Oscar Barahona Castillo, Obispo Emérito de San Vicente, El Salvador, C.A.

Pedimos cada dia pelos Dons do Espírito Santo:

1º Dom de Sabedoria
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Sabedoria, concede-nos a graça de apreciar e estimar os Bens do Céu e mostra-nos os meios para alcançá-los. Glória...


2º Dom de Entendimento
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Entendimento, ilumina nossas mentes respeito aos Mistérios da Salvação, para que possamos compreendê-los perfeitamente e abraçá-los com fervor. Glória...


3º Dom de Conselho
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Conselho, ilumina nossos corações a actuar com rectidão e justiça para benefício de nós mesmos e de nossos semelhantes. Glória...


4º Dom de Fortaleza
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Fortaleza, fortalece-nos com Tua Graça contra os inimigos de nossa alma, para que possamos obter a Coroa da vitória. Glória...


5º Dom de Ciência
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Ciência, ensina-nos a viver entre as coisas terrestres para assim não perder as eternas. Glória.


6º Dom de Piedade
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Piedade, inspira-nos a viver sóbrio, justo e piedosamente nesta vida, para alcançar o Céu na outra vida. Glória...


7º Dom de Temor de Deus
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Temor de Deus, traspassa nossos corpos com Teu Temor para assim trabalhar para a salvação de nossas almas. Glória...


Oração Final

Unidos a Santíssima Virgem Maria imploramos o Dom do Espírito Santo:

"Vem Espírito Divino, vem com Teu Poder, renova todo meu ser e faz que, como criatura nova em Ti, minha mente e meu pensamento sejam renovados e meu coração palpite constantemente por manter-me sendo um só Contigo, Oh Santíssima Trindade."

(Oração dada por Virgem Maria a Luz de María em 8 de Agosto de 2012.)

https://www.revelacionesmarianas.com/index.htm

Anônimo disse...

Articulista comunista detected.

Anônimo disse...

Data venia, Senhor Torquato. Mas não cabe ao senhor, nem aos "especialistas-fake", determinar, ou, sequer, sugerir, a forma como eu me sinto, em relação a ter uma arma para proteção em casa. Eu e minha família nos sentimos, sim, mais tranquilos, sabendo que, se um criminoso resolver invadir nossa casa, será rechaçado imediatamente, não com livros ou com argumentos pela paz mundial, mas pelo estampido de um projetil calibre 38. Quando adquiri meu revólver, levei minha esposa e meus filhos mais velhos a uma escola de tiro, onde aprenderam a manusear e a atirar; princialmente, aprenderam a avaliar o risco e as consequências do uso da arma. O lar é inviolável, e, lá em casa, todos estão cientes de que, quem quiser invadir nosso lar, estará cometendo uma violência, que deve ser tratada com firmeza.
Se o senhor e sua família se sentem seguros sem armas em suas residências, PARABÉNS. Ninguém tem o direito de criticá-lo ou de tentar mudar sua forma de pensar. Então, não me venha com chorumelas nem com conselhos não solicitados!
Abraço. Paulo Onofre.

ducamillo disse...

Puta que pariu. o Alerta Total,tá esquerdando mesmo. Não basta o tal de Mantiqueira - Livre Pensador - achar que o Plano da Previdência é "gopi", agora me aparece este porra da GUSP, falando merda. Ah!!!!! vai se foder.
PACIÊNCIA ZERO COM PESOAL DA ESQUERDA.

Anônimo disse...

ta dando opinião no site errado sr torquato.

Anônimo disse...

Ao Anônimo das 3:05 PM.
Ele está no site certo, esse site é um dos únicos que permitem "contra ponto" (No site do Comunista C.N, só aceita democracia se for a favor do comunismo); então, vamos ao contraponto (se o tiver).

Anônimo disse...

Não se engane. Comunista não faz contraponto: faz doutrinação e está sempre pronto a reforçar o discurso esquerdista que corra risco de perder a hegemonia, como esse do desarmamento; ou reforçar a defesa de expedientes que mantenham o povo refém dos tiranos revolucionários. É argumentação para idiotas úteis, como os isentões.