terça-feira, 2 de julho de 2019

A Festa do Estado-Espetáculo


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Gaudêncio Torquato

Há, na sociologia política, uma hipótese que pode muito bem explicar certos fenômenos que mexem com o estado d’alma da população. A sobrecarga das demandas sociais aumenta as frustrações com o desempenho do poder público, levando grupos a procurar mecanismos de recompensa psicológica. Não necessariamente por isso, mas certamente tendo alguma coisa a ver com essa abordagem, imensos contingentes nacionais são atraídos por conteúdos diversionistas que funcionam como contrapontos compensatórios em momentos de crise.
É jogar na loto, ir aos estádios de futebol ou mesmo abrir o riso com os programas populares na TV. Os olimpianos, perfis que o sociólogo Edgar Morin descreve como os figurantes que aparecem cotidianamente no topo da cultura de massas, chamam a atenção, brincando com as plateias, abrindo portas da esperança, “inventando milagres” em templos suntuosos, acenando com gestos simpáticos para torcidas futebolísticas, encarnando o perfil de xerifes contra a corrupção e mesmo caprichando na imagem de heróis “salvadores da Pátria”.
Quanto maior a falta de grana no bolso, maior será o sucesso dos personagens do Estado-Espetáculo: artistas de novelas, bispos reunindo multidões em suas igrejas, jogadores(as) de futebol, juízes, ex-juízes, procuradores e até políticos de visibilidade midiática, etc.
À fragilidade do Estado provedor do bem-estar contrapõe-se o Estado das Estrelas Individuais, com seu teatro de formas lúdicas, promessas e elementos ficcionais. E que está por trás dessa moldura? Entre outros fatores, instituições frágeis, conteúdos sociais amorfos, a banalização da violência, descrença geral na política e na justiça, carência de cidadania, um conjunto amalgamado festejado com pirotecnia pela mídia.
São visíveis os sintomas de profunda crise, expressa pela deterioração de programas sociais, principalmente nos capítulos da segurança, educação, saúde e habitação. As forças policiais não têm conseguido cumprir com rigor o policiamento ostensivo e preservar a ordem. As gangues se expandem por toda a parte. Exércitos privados se multiplicam. A marginália ganha volume e o medo se espraia por todos os segmentos.
Nesse vazio, abrem-se espaços para mecanismos catárticos que fazem o diversionismo das massas. A “marcha para Jesus” e a Parada Gay são exemplos de eventos de grande mobilização social, funcionando como estruturas de catarse. De um lado, o encontro místico, de outro, a liberação de identidades. Ninguém grava o que se ouviu nos palanques (semântica), mas a estética dos espetáculos é a própria mensagem, no conceito mcluhaniano. Todos se recordam das cenas que viram. A disfunção narcotizante, o efeito teatral sobre o psiquismo de milhares de pessoas e a alienação cívica são alguns dos efeitos provocados por esses ritos, signos e ensaios coletivos.
Que a liturgia dos atos é importante para criar estados de animação, não se discute. Transformá-la em anzol para “pescar” a fé de multidões é coisa típica do Estado-Espetáculo. A estampa litúrgica de credos é o retrato acabado de um tempo em que as coisas essenciais dão lugar ao acessório.
O resultado é a dormência da cidadania. Pois um cidadão que se acostuma a viver no mundo ficcional acaba transformando a versão em verdade e o meio em fim. Sem segurança, sem saúde, com educação precária, sem serviços essenciais básicos eficientes, as pessoas se tornam fragilizadas. Perdem autonomia. Mais parecem rebanhos famintos à procura de pasto. Vai embora a noção de direitos.
O debate em torno de ideias cede lugar ao ludismo. Os líderes das massas já não são figuras da esfera política portando valores essenciais, como decência, respeitabilidade, honra, moral, ética, compromisso. Esse acervo se perdeu. Hoje, o que vemos são atores do Estado-Espetáculo expressando promessas de salvação, elementos canhestros, tipos que dramatizam a vida cotidiana, ancorando-se na miséria das margens sociais para aumentar seus cofres.
A paisagem social é lúgubre. Remete-nos ao poeta Manuel Bandeira, que assim cantava: “que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte? O que vejo é o beco”.
Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato

10 comentários:

Loumari disse...

O Maior acto de violência cometida por este povo brasileiro foi contra o mesmíssimo Deus Pai Criador. Brasileiros desafiaram a Deus pegando na Bíblia, na Palavra de Deus Sacramentada e procederam com modificar a palavra de Deus, inserido na Bíblia muitas mentiras, criaram para si Deuses, criaram seus próprios profetas, e sacramentam suas orações com abominação criada e instaurada pelos satanistas. Amém é sangue imundo que é derramado em sacrifício oferenda ao deus demónio. Amém é esterco de MOLOCH.
Sangue do Sagrado coração de Jesus é Ámen. Ámen o que significa: credo; verdade absoluta; minha fé; Sacratíssimo Sangue do Pacto da Aliança Eterna.

A bíblia que têm os brasileiros serviu a estabelecer o reino de Satanás. Brasil é nação que foi construída na base da mentira.

Todo brasileiro quando sacramenta sua oração com esta expressão criada pela besta negra amém, depositam voto em sacrifício ao deus demónio, que este demónio requer mais e mais sangue cada dia, o que explica por quê Brasil é a terra onde se executa maior taxa de homicídio do Globo.

Cada nove (9) minutos se regista morte por homicídio. E em cada hora são assassinadas 6 à 7 pessoas. Em 24 horas do dia, se somam no mínimo 160 casos de homicidas. Sangue derramado em sacrifício a Baal que é deus demónio, deus em forma de Bode. Também chamado pelos maçons de Gadu. Todo brasileiro diz sim a este deus demónio. Todos seus cultos religiosos sacramentam este Bode, ao que todos dizem amém.

Toda a nação vive no engano. Seus votos são desviados em favor do deus demónio. A partir do momento que o testamento a que eles estão sujeitos é testamento falso.
Jesus Cristo nunca pronunciou amém, nunca pronunciou Davi, Jacó , Ló... o demónio foi quem instituiu isso colocando na bíblia espíritos de demónios e estabeleceu seu trono dentro mesmo da igreja católica brasileira.
E temos notado que é dos próprios católicos do Brasil donde saem os ataques dos mais virulentos em contra do Papa Francisco.
Os filhos do dragão infernal contra o filho da mulher do Apocalipse 12

Amém a besta. Os brasileiros amam a besta.

A partir do momento que a Palavra de Deus foi modificada, o Espírito Santo também foi extinto de lá.
Por isso que muita gente caiu em abismos e são presas do demónio. Confessam ser de Cristo e sacramentam a Besta. Pode-se isso? Deus é mistura de verdade com mentira?


SALMO 55:11 Maldade há lá dentro: astúcia e engano não se apartam das suas ruas.


A espada virá sobre os MENTIROSOS, e ficarão insensatos: a espada virá sobre os seus valentes, e desmaiarão.
(JEREMIAS 50:36)


Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.
Têm veneno semelhante ao veneno da serpente: são como a víbora surda, que tem tapados os seus ouvidos.
(SALMO 58:3,4)


Veneno de áspides sorverá; LÍNGUA DE VÍBORA O MATARÁ.
(JOB 26:16)

Loumari disse...

ISAÍAS 1:4 AI DA NAÇÃO PECADORA, DO POVO CARREGADO DE INIQUIDADE, DA SEMENTE DE MALIGNOS, DOS FILHOS CORRUPTORES: Deixaram o Senhor, blasfemam do Santo de Israel, voltaram para trás.
5 Porque sereis ainda castigado, que mais vos rebelaríeis? TODA A CABEÇA ESTÁ ENFERMA E TODO O CORAÇÃO FRACO.
6 DESDE A PLANTA DO PÉ ATÉ À CABEÇA, NÃO HÁ NADA NELE COISA SÃ, SENÃO FERIDAS, E INCHAÇOS, E CHAGAS PODRES, NÃO ESPREMIDAS, NEM LIGADAS, NEM NENHUMA DELAS AMOLECIDAS COM ÓLEO.
7 A vossa terra está assolada, as vossas cidades abrasadas pelo fogo: a vossa região os estranhos a devoram em vossa presença; e está devastada, como numa subversão de estranhos.


ISAÍAS 57:3 Mas chegai-vos aqui, vós, os filhos da agoureira, semente adulterina e de prostituição.
4 De quem fazeis o vosso passatempo? Contra quem escancarais a boca, e deitais para fora a língua? PORVENTURA NÃO SOIS FILHOS DA TRANSGRESSÃO, SEMENTE DA FALSIDADE,
5 QUE VOS ESQUENTAIS COM OS ÍDOLOS, debaixo de toda a árvore verde, e sacrificais os filhos nos ribeiros, nas aberturas dos penhascos?
6 Nas pedras lisas dos ribeiros está a tua parte; estas, estas são a tua sorte; sobre elas, também, derramas a tua libação, e lhes ofereces ofertas: contentar-me-ia EU DESTAS COISAS?


Apocalypsis 3 Biblia Sacra Vulgata (VULGATE)

14 Et angelo Laodiciae ecclesiae scribe: Haec dicit: Amen, testis fidelis et verus, qui est principium creaturae Dei.

Loumari disse...

OBS: Em Nome da Santíssima Trindade, como embaixadora de Jesus Cristo (HEBREUS 7:16,17 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Porque, dele, assim testifica: Tu és sacerdote, eternamente, segundo a ordem de Melquisedec.) sou enviada a fazer chegar esta NOTIFICAÇÃO a igreja católica do Brasil: A igreja católica do Brasil é trono de Baal edificada no seio mesmo da Santa Igreja de Nosso Rei e Senhor Jesus Cristo. O inimigo de Jesus Cristo, o Diabo avariou o Testamento do Senhor Deus e enlouqueceu os uniformados eclesiásticos naquela casa, e estes obram desde então de modo a criar contra Deus Pai Criador, danos irreversíveis. Condenaram a nação toda a perdição. Toda a nação é incircuncisa. Suas orações são obras profanas, os católicos brasileiros não ajudaram em nada para a construção do Reino de Deus, pior que isso, obraram e continuam a obrar activamente a fazer obstáculo, impedindo a construção do Reino Celeste. Desde que esta raça de gente está apegada ao Falso Testamento, obra do demónio, este povo é adversário de Jesus Cristo. Jesus Cristo disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra." Guardaram os brasileiros a palavra de Jesus Cristo? A Bíblia em Latim vos condena. Vós sois impostores.
Dizer Davi filho de Jessé, esta é uma grande mentira. Jessé teve seu filho que Deus escolheu e mandou cingir da unção santa com o nome de David.
Abraão não teve nenhum filho de nome Isaque. Mas sim, Isaac. Vos basta consultar a Bíblia em Latim e também em todas as Bíblias traduzidas em todas as línguas existentes no mundo.
Isaac com sua esposa Rebeca tiveram dois filhos gémeos, Esaú e Jacob.
O que vem escrito na bíblia dos brasileiros choca a qualquer cristão. Não é possível tantas abominações juntas no mesmo sítio!
Quando a gente pergunta aos brasileiros: Quem é amém? Desde quando este deus existe no mundo? Eles ficam mudos. Por quê vocês ficam mudo face a esta pergunta?

Todo aquele que sacramenta suas orações com esta expressão amém, que é expressão criada por inimigos de Jesus Cristo, como afronta a Deus, oposição a Jesus Cristo, consagram suas orações ao deus demónio. Deus da maçonaria "Lúcifer". Se fossem de Cristo honrariam a sua palavra no puritanismo absoluto. Mas vocês brasileiros usam de ensinamentos contrário as da Sagrada Escritura.
Amém, Isaque, Jacó, Davi, Jó, Ló, isto não existe e nunca existiu na genealogia do povo de Israel.
Quem foi mentiroso desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele, quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira?
Agora, que nos respondam os católicos brasileiros: Sim ou não que a igreja católica do Brasil tem por deus o diabo?
Sim ou não que todo católico brasileiro mente?
E estais convencidos de entrar no Reino de Deus sendo mentirosos?
E estes brasileiros expandiram sua contaminação a todas outras nações de origem Lusitana. Muitos outros povos de língua Lusa adoptaram amém como fórmula de sacramentar suas orações. O que faz que, todas orações sacramentadas com amém são INVÁLIDAS. ABOMINAÇÃO É.

O Senhor pede a seus servos, trazei-me ouro, ouro puro de Ofir para a edificação do meu reino. Os servos leais levam ao seu Senhor o que o Senhor pediu. Com lealdade absoluta cumprem com o requerido. A verdade absoluta, Ámen.
E acontece que há na fazenda do Senhor servos susceptíveis a corrupção. Estes se julgam mais sábios que o seu Senhor, convencidos que o Senhor não dará conta da corrupção deles. O que estes servos corruptos fazem? no lugar de enviar para o seu Senhor o ouro puro de Ofir, eles enviam ao Senhor bronze.
Vocês brasileiros, vocês acham mesmo que Deus vai mudar o seu plano inicial, tal como Ele desejou, de construir seu Reino puro feito de ouro puríssimo e vai sucumbir a vossa imposição?
Vocês pensam mesmo que vão herdar um reino qual vocês não contribuíram a edificar?

Loumari disse...

A QUEDA DE BABILÓNIA. A VISÃO DA GRANDE PROSTITUTA, ASSENTADA SOBRE A BESTA

E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
Com a qual se prostituiram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.
E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata (vermelho vivo), que estava cheia de nomes de blasfémias, e tinha sete cabeças e dez chifres.
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálix de ouro, cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;
E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilónia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
(APOCALIPSE 17)


OBS: Há que olhar pela arquitectura de Brasília, e tratem de distinguir as simbologias! Chifres e taças.

Brasileiros são nesta geração o povo que recriou todas as abominações de Sodoma e Gomorra, todas as prevaricações babilónicas, e desafiam constantemente a Deus, envolvendo-se cada dia na pior confusão. Espírito maligno tomou possessão dos brasileiros.

A altivez, a arrogância, a prepotência, o segregacionismo, o racismo, a sagacidade, a avareza, a megalomania, a malévola astúcia, os brasileiros se tornam gentes dos mais sinistros sobre a terra, iguais que o povo de Sodoma e Gomorra.

Esta arrogância dos brasileiros não vos recorda um personagem da Bíblia? Quem na Bíblia é conhecido como o mais arrogante? Satanás. Brasileiros são como aquele sinistro personagem no jardim de Éden.


ECLESIASTES 7:29 Vede, isto tão somente achei: que DEUS fez ao homem recto, mas eles buscaram muitas invenções.

Loumari disse...

JOB 22:15 Porventura consideraste a vereda do século passado, que pisam os homens iníquos?
16 Eles foram arrebatados antes do seu tempo, sobre o seu fundamento um dilúvio se derramou.
17 Diziam a DEUS: Retira-te de nós. E: que foi que o Todo-Poderoso nos fez?
18 Ora Ele enchera de bens as suas casas; pelo que, longe de MIM o conselho dos ímpios!
19 Os justos o viram, e se alegraram, e o inocente escarneceu deles,
20 Dizendo: Porquanto o nosso estado não foi destruído, mas o fogo consumiu o resto deles.
21 Une-te, pois, a Ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.
22 Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração.
23 Se te converteres ao Todo-Poderoso, serás edificado; afastada a iniquidade da tua tenda,
24 Então amontoarás ouro como pó e o ouro de Ofir como pedras dos ribeiros.
25 E até o Todo-Poderoso te será por ouro, e por prata amontoada.
26 Porque, então, te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para DEUS.
27 Tu orarás a Ele e Ele te ouvirá; e pagarás os teus votos.
28 Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.
29 Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E DEUS salvará ao humilde.
30 E livrará até ao que não é inocente; sim, será libertado pela pureza das tuas mãos.


De sorte que somos embaixadores da parte de CRISTO, como se DEUS por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de CRISTO, que vos reconcilieis com DEUS.
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
(2 CORÍNTIOS 5:20,21)


Assim que, se alguém está em CRISTO, nova criatura é: as coisas velhas, já passaram; eis que tudo se fez de novo.
E tudo isto provém de DEUS, que nos reconciliou consigo mesmo, por JESUS CRISTO, e nos deu o ministério da reconciliação;
Isto é, DEUS ESTAVA EM CRISTO, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em todos nós a palavra da reconciliação.
(2 CORÍNTIOS 5:17,19)

Loumari disse...

APOCALIPSE 21:5 E, o que estava assentado sobre o trono, disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6 E disse-me mais: ESTÁ CUMPRIDO: EU SOU O ALFA E O ÓMEGA, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7 Quem vencer, herdará todas as coisas; E EU SEREI SEU DEUS, E ELE SERÁ MEU FILHO.
8 Mas, quanto aos tímidos, e os descrentes, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos devassos, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.


APOCALIPSE 22:16,17 EU, JESUS, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de DAVID, a resplandecente estrela da manhã.
E O Espírito (Deus) e a Esposa (a Virgem) dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.


Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Ámen. Ora vem, Senhor Jesus!
A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós! Ámen.
(APOCALIPSE 22:20,21)

Loumari disse...

as revelações do presidente Figueiredo - 26/12/1999

https://www.youtube.com/watch?v=f-h0e2flvMw

Loumari disse...

As revelações do presidente Figueiredo - 26/12/1999

https://www.youtube.com/watch?v=f-h0e2flvMw

Neste vídeo se vê e se ouve perfeitamente da boca do tal presidente Figueiredo dizer que, "o Diabo era um bom candidato para o Brasil. Pelo menos para queimar esse pessoal ai." Pode-se que a visão concernente ao Brasil é hoje efectiva e a promessa feita, cumprida. Hoje Brasil tem um presidente que propagam que é eleito e escolhido de Deus. E seus fanáticos afirmam que jair bolsonaro é o messias enviado por Deus.

Jesus Cristo disse: MARCOS 13:5 E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer; Olhai, que ninguém vos engane;
6 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo (messias); e enganarão a muitos.

O Diabo se transfigurou em anjo de luz para enganar e arrastar milhões de almas para o inferno.

Loumari disse...


MENSAGEM DE SÃO MIGUEL ARCANJO - 10 DE ABRIL DE 2019

Amados filhos da Trindade Sacrossanta:

POR ORDEM TRINITÁRIA LHES OFEREÇO A PALAVRA DIVINA COMO ÁGUA FRESCA PARA A ALMA.

NO PASSADO, MUITOS DIRIGENTES DA HUMANIDADE PACTUARAM COM SATANÁS, COMPROMETENDO AS NAÇÕES QUE GOVERNAVAM OFERTANDO-AS AO ANTICRISTO E SEUS TENTÁCULOS, E ESTA SUCESSÃO DE PACTOS CONTINUOU AUSPICIADO POR FAMÍLIAS PODEROSAS ECONOMICAMENTE.

Continuamente são ensaiados, provocados, instados, induzidos para que a soberbia lhes confunda e nisto não pensaram no astro Sol que afecta o actuar e obrar da criatura humana, que se tornou mais e mais violenta.

Povo de Deus, a MAÇONARIA impera dentro mesmo da Igreja de Nosso Rei e Senhor Jesus Cristo, fazendo pactos, alianças que socavam a estrutura da Igreja, levando-a a cisma (criando divisão), ALI SERÁ ONDE A FÉ DO POVO DE DEUS SE MANTERÁ FIRME, CONSOLIDADA, JÁ QUE ESTE POVO DE DEUS SERÁ PERSEGUIDO, INCOMPREENDIDO, DENUNCIADO, ENTÃO A FRATERNIDADE FARÁ GERMINAR O AMOR NECESSÁRIO PARA QUE NOSSA RAINHA E MADRE, MADRE DA HUMANIDADE E NÓS MESMOS OS EXÉRCITOS CELESTIAIS, LHES CUSTODIAREMOS E LHES SUSTEREMOS PARA QUE O MENOR NÚMERO DE FILHOS DE NOSSO REI E SENHOR JESUS CRISTO DESERTEM.

Povo de Deus, a fé é provada, os embates da natureza aumentam e golpeia inesperadamente, o astro Sol envia alerta para a terra.

A ameaça de um corpo celeste procedente do Universo é alarme e a humanidade chega a padecer.

Preparem-se com tenacidade e sem distracções, a terra estremece.

A água dos mares não se aquieta, senão que se tumultua e se adentra em terra.

O homem deve instruir-se correctamente, não indevidamente, já que o homem sem Deus, nada é.

¿Quién Como Dios?

San Miguel Arcángel

AVE MARÍA PURÍSIMA, SIN PECADO CONCEBIDA
AVE MARÍA PURÍSIMA, SIN PECADO CONCEBIDA
AVE MARÍA PURÍSIMA, SIN PECADO CONCEBIDA

Anônimo disse...

O que é que o Loumari está esperando para informar os dados de contas bancárias para doações para a sua igreja? Afinal, picaretagem, falcatruas e religiões são livres no Brasil. Vai, Loumari!!!!