segunda-feira, 15 de julho de 2019

As eleições 2018 foram legítimas?



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Fábio Chazyn

Depoimento de quem sofreu na pele, e nas boas intenções, a farsa perpetrada contra a Nação brasileira pela atual legislação eleitoral protetora dos atuais Partidos Políticos, em que o eleitor não sabe em que votou e o eleito não sabe qual foi o motivo de sua eleição! As eleições de 2018 foram legítimas?

Não há nada que empolgue mais o homem do que a disputa pela excelência em contexto que assegura igualdade de condições aos contendores.

E não há nada que indigne mais o homem quando nessa disputa não se oferece condições iguais.

É inaceitável perder no jogo das cartas marcadas!

Numa democracia, é pressuposto básico da Lei velar pela isonomia de condições entre os competidores. A eles o direito de impugnar uma competição que impede a aferição do melhor oferendo mais chance de vitória ao preferido de quem faz ou de quem executa as regras da competição.

As eleições proporcionais no Brasil em 2018 estão regidas por regras defeituosas. O motivo precípuo da disputa eleitoral entre os candidatos, pré-selecionados, é expô-los ao eleitorado para este avaliar quem oferece os melhores meios de defender os interesses do cidadão.

Recentemente, através da Resolução do TSE número 23.548/2017, o Estado brasileiro pretendeu corrigir discrepâncias nas regras das eleições para coibir fatores que impediam isonomia entre os contendores pelo acesso diferenciado que tinham ao financiamento de campanhas por Pessoa Jurídica e que, subsidiariamente, abria as portas para que os contemplados ficassem subjugados aos interesses dos financiadores, desvirtuando o processo de escolha dos legítimos representantes da população.

Parodiando, entendeu-se que não se podia deixar a raposa construir o galinheiro para facilitar que este fosse vulnerável à sua investida... Achar um meio de permitir tal facilidade ao predador seria uma trapaça; só serviria para justificar um desenlace pretendido. Como dados viciados num cassino desonesto.

Entretanto, as brechas deixadas na recente Resolução do TSE demonstraram que de fato “a emenda foi pior do que o soneto”. Ou seja, o que a lei tentou cercear foi exacerbado pela manobra dos Partidos Políticos. Antes, o candidato tinha a possibilidade de procurar meios para se fazer conhecer pelo eleitorado via financiamento de campanha por Pessoa Jurídica, ainda que via-de-regra ele ficasse sob jugo da reciprocidade e, consequentemente, tivesse  que sacrificar a sua isenção no trato da coisa pública.

Sem essa alternativa, pela imposição da Lei, o candidato ficou entre usar recursos próprios para se eleger, o que é teratológico, posto que o transforma em investidor, ou sujeito à aleatoriedade de doações de Pessoa Física num país em que isso não é habitual e, portanto, improvável. Para sanar esse problema, o Estado disponibilizou recursos do erário aos Partidos Políticos, através do Fundo Eleitoral.

Mas aparentemente as autoridades não contavam com o comportamento maléfico dos Partidos Políticos que desvirtuaram os motivos precípuos da Lei no repasse dos recursos do erário. Ou seja, por algum motivo não escancarado, os Partidos preferiram escolher, entre os candidatos iguais, alguns que eles achavam ‘mais iguais do que os outros’.

Em consequência, os candidatos que, contemplados com a legenda do respectivo Partido, mas não com o repasse do seu quinhão no Fundo Eleitoral, estariam predestinados a perder a disputa por não conseguirem contratar os meios para serem conhecidos. Somente aqueles agraciados pelo Partido teriam chance. Foi aberta a porta para os interesses do Partido subordinarem os interesses da Nação.

Num momento em que é voz comum que a classe política se desmoralizou com os escândalos de corrupção e dos conchavos do “toma-lá-dá-cá”, que inundaram os meios de comunicação, os Partidos Políticos em total confronto com o desejo da população, que clama pela RENOVAÇÃO dos representantes das Casas Legislativas, decidiram privilegiar a recondução dos candidatos com mandatos, em detrimento dos candidatos novos que ficaram à míngua e viraram ‘massa-de-manobra’.

Ou seja, os Partidos Políticos desvirtuaram sua missão de repassadores de recursos públicos, usurpando-os para a satisfação dos seus interesses mesquinhos mesmo sabendo que colidiriam com os da população.

A determinação dos Partidos Políticos em não renovar as Casas Legislativas nessa hora da mudança do Poder Executivo revela o plano dos caciques reacionários de se entrincheirarem contra a ofensiva de um novo Presidente por sua vez determinado a promover a reforma da estrutura de poder.  A Corte Jurídica que ignorar essa manobra demonstrará sua ausência de isenção e, portanto, confirmará opção de cooptação impatriótica.

Em nome da imensa maioria dos candidatos nas eleições proporcionais no Brasil, e sem chance de errar por injustiça, afirmo que os resultados do pleito eleitoral de 2018 terá que ser examinado sob a ótica de que as regras vigentes propiciaram a manipulação de dinheiro público em detrimento da possibilidade de os candidatos o disputarem em igualdade de condições, o que configura defeito na aplicação dos preceitos da Lei em prejuízo do interesse público e, por isso, perderá legitimidade se não for corrigido.

Em suma, é certo que a escolha dos legítimos representantes da população não pode ser subsidiária aos interesses de Pessoa Jurídica, como preceitua a Resolução do TSE número 23.548/2017, mas também não pode ficar subordinada aos interesses mesquinhos dos Partidos Políticos, como acabamos de demonstrar.

Fabio Chazyn é Empresário. Foi candidato a Deputado Federal nas eleições de 2018.


Releia o artigo de Jorge Serrão: TSE tem de aprovar Voto Distrital na eleição 2020


8 comentários:

Loumari disse...

Temos lido o que vomitam estes besteiros da dita direita brasileira que devem combater os comunistas, devem exterminar os vermelhos, e são os mesmos que se regozijaram com grande alegria a eleição de seu ídolo através do mecanismo que é de tecnologia criada por os que eles mais abominam, os comunistas. Com aceitar a legitimidade da eleição de messias bolsobesta através das urnas electrónicas, coisa que vocês não cessaram de combater e denunciar que era um sistema e mecanismo eleitoral inconstitucional, coisa que vocês protestavam que não aceitavam a sua legalidade e constitucionalidade, e por cima era sistema criado pelos comunistas, a Foro de São Paulo, as urnas electrónicas deviam ser banidas do sistema eleitoral no escrutino brasileiro, o único que vocês provaram aos que mais detestam com raiva assassina, é que vocês não passam de cães que se prostraram nos rabos dos comunistas e lhes suplicaram para comer de suas fezes, e eles, os comunistas, folgaram bem mesmo nas vossas bocas de inúteis, que só sabem ladrar e fim ao cabo se calam quando os comunistas vos defecam na boca.
Todos vocês fanáticos de messias bolsobesta, todos vocês da dita direita brasileira, vocês todos se prostraram e comeram o que os comunistas folgaram dos seus QU'S. Este é um facto. Sem os comunistas vocês não são nada. Lambe rabos. Pois é! a dita direita brasileira é composta de LAMBES RABOS.

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
A IMBECILIDADE HUMANA PRINCIPALMENTE A FEMININA QUE USA A BOCA PARA DIZER ASNEIRAS E MAIS ASNEIRAS E INTERMINAVEL.
OBVIAMENTE TODA A PESSOA QUE DESPEJA SANDICES E MAIS SANDICES SEM DIZER A QUE VEIO POR QUEM VEIO E O QUE ESTA FAZENDO NEM DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇAO.
A MULHERADA DE FORMA QUASE QUE GENERALIZADA USA A CHAVASCA SOMENTE PARA SEU BEL PRAZER E NADA MAIS.
ELAS CONFUNDIRAM LIBERDADE COM LIBERTINAGEM. VIVEM SE ASSOCIANDO AO QUE E DE MAIS SORDIDO SEM MEDIR AS CONSEQUENCIAS DE SEUS ATOS.
ESTAMOS VIVENDO DIAS CABELUDOS. NENGUEM RESPEITA NINGUEM E PRINCIPALMENTE NAO RESPEITAM AS LEIS.
NOSSO PAIS E O RESULTADO ASFIXIANTE DE AÇOES DE MULHERES MALCRIADAS, SEM VERGONHA, SEM CULTURA, PREGUIÇOSAS QUE VIVEM REPERCUTINDO CONCEITOS E CONSIDERAÇOES DE PESSOAS QUE NOS COLOCARAM NO LIXAO.
TUDO QUE E DITO COM A BOCA DE CIMA INFLUENCIADO PELA BOCA DE BAIXO ESTA CONDENADO A IR PARA O LIXAO COM O RESTO DA GENTALHA QUE OCUPA OS TRES PODERES DE MERDA.
QUANDO NAO SE SABE A DIFERENÇA ENTRE O CERTO, O DUVIDOSO E PRINCIPALMENTE O PERIGO DE AFIRMAÇOES QUE VEM TRAZENDO NOSSO PAIS PARA O DESCREDITO, A BAGUNÇA, A FALTA DE RESPEITO, AS MENTIRAS, AS CONSIDERAÇOES HIPOCRITAS, SEM LEVAR EM CONTA O QUE SE PASSA NOS BASTIDORES DO PODER.
ESTAMOS SOFRENDO DE ESTAGNAÇAO DESDE QUE OS SUPREMOS SUPERFLUOS VIVEM ESCONDENDO AS MARAVILHAS HIPOTETICAS E E HIPOCRITAS DA IMBECILIDADE HUMANA QUE ESTAO ESTABILIZADAS COMO CANCER GENERALIZADO EM QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA, QUE NAO FAZEM NADA E REPETEM O QUE SEU DONO MANDA AD AETERNUM.
ATE QUANDO AS NOSSAS FFAA QUE VOLTARAM A TER CREDIBILIDADE NESTE PAIS NAO PARA COM ESTA ESTAGNAÇAO MORAL, MENTAL E INTELECTUAL DE VARIOS E VARIOS PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE SO SABEM LUTAR PELA DESMORALIZAÇAO E DESMONTE DE NOSSO PAIS?
ATE QUANDO VAMOS TER QUE CONTINUAR A OUVIR A LIBERTINAGEM DE CERTAS CRIATURAS QUE OBVIAMENTE ESTAO DO LADO DE QUE NOSSO PAIS CONTINUE A TRABALHAR PARA SUAS DESVANTEGENS EM TODOS OS SENTIDOS, BENEFICIANDO SOMENTE A IMPUNIDADE, A PUTARIA, A MASTURBAÇAO MENTAL, MORAL E INTELECTUAL DE PARTIDINHOS SORDIDOS, DE IGREJAS SORDIAS, DE ACADEMIAS QUE DEVERIAM TRAZER CULTURA PARA AS PESSOAS MAS QUE PENSAM QUE SEM JUSTIÇA, SEM CORREÇAO DOS MAUS HABITOS, SEM TER PARAMETROS EM RELAÇAO A OUTRAS PESSOAS NOS ESTAMOS TODOS DESTINADOS A MORRER NA PRAIA.
ONDE NAO HA ORDEM, JUSTIÇA, CREDIBILIDADE E ONDE A MENTIRA CONTINUA EXERCENDO UM PAPEL PLENO NA OBSERVANCIA DE IGNORAR O QUE SE PASSA DENTRO DE UM PAIS, ESTAMOS ESPERANDO O QUE PARA ACABAR COM ESTE CULTO AO BOI DE OURO DA ANTIGUIDADE, A ESCURIDAO, A VIGARICE, A PRESERVAÇAO DE DIREITOS QUE O INDIVIDUO NAO TRABALHOU PARA TER. ATE QUANDO FICAREMOS CALADOS VENDO ESTA SODOMIA E GOMORRA DE FALSIDADES PARA BENEFICIAR QUARENTA PARTIDINHOS CHULES, NUM´MUNDO COMPETITIVO QUE ESTA EM BRIGA CONSTANTE PARA SOBREVIVER. VAMOS CONTINUAR A MATAR TODOS OS NOSSOS PRINCIPIOS E NOSSAS VERDADES EM DETRIMENTO DA MALANDRAGEM OPERANTE? ESTA SEMANA VAI EXTERMINAR AS BOSTAS DO NOSSO CAMINHO. TENHAM CERTEZA QUE AQUELE SENHOR LA DE CIMA VAI DAR A RESPOSTA ESTA SEMANA. FALEI. MULHERES TOMEM VERGONHA CA CARA FECHEM A BOCA DE CIMA E A DE BAIXO. AMANHA E AMANHA E A VERDADE VAI PREVALECER. ANOTEM O QUE DIGO.

Anônimo disse...

Vá chorar na cama, que é lugar quente, PeTebosta! Lula tá preso, babaca...pelas condenações que ainda tem pela frente acho que só sai no paletó de madeira

Unknown disse...

Sim Bolsonaro conseguiu ultrapassar as maracutaias da eleição!!!Os 20% das urnas programadas em favor do adversário!!!MAIS DO QUE LEGÍTIMA!!!

Vanderlei Lux disse...

À Loumari acima: sou obrigado a concordar com o que dizes. E me atrevo a acrescentar um tantinho mais: mesmo que o voto ainda fosse no singelo e simplório papel, ainda assim estaríamos elegendo candidatos 'já eleitos', se é que você me entende.

Caso não tenha entendido, é simples: já faz muito tempo que nós, essa massa disforme, festeira e acéfala chamada de 'povo' já não é mais mestre do seu próprio destino. Para quê se preocupar com meras urnas eletrônicas, quando o dinheiro pode comprar todo o próprio sistema de votação, incluindo nisso os próprios... candidatos?! Muito improvável que qualquer coisa que fuja a tal arranjo seja tolerada, hoje em dia. E caso aconteça, sempre terá aquela queda de jatinho/helicóptero para resolver o problema de forma 'acidental'.

Acham mesmo que Bolsonaro ganhou porquê obteve 51% dos votos? Ou será que Bolsonaro já tinha 51% muito antes de outubro de 2018? Não acham esse número 51 um tanto... cabalístico? Tenho observado muito esse número na América Latina no que concerne à... 'eleições'. Que droga de povo é esse que sempre se combina na hora de decidir? Venezuela, Colômbia, Brasil, etc. São muitos os 51x49..

Enfim, jamais saberemos, apesar de no fundo... sabermos!

Para quê se preocupar com o amanhã, se ele acaba depois de amanhã?

Strudio disse...

Loumari não acredito que tu consegue perder seu tempo escrevendo tanta baboseira, falta em tu criatividade e aconselho tu perder seu tempo escrevendo coisas mais construtivas, porque a bandeira vermelha que tu defende desde o império romano só destroem o que está construído

Anônimo disse...

EXTRA!

Maria Louca ataca o presidente e o povo brasileiro novamente. Cala a boca Maria Louca!

Anônimo disse...

Férias nada! É uma pausa para poder se encontrar com as máfias às escondidas e pegar mais dinheiro para enfraquecer o governo e tentar se eleger "Presodentro" nas próximas eleições.