quarta-feira, 31 de julho de 2019

Boa Pergunta sobre o Ouro



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Um amável leitor comentou a respeito do artigo Antolhos:”Pq vários países ainda insistem em estocar ouro, então?”.

Tentarei responder.

Há pessoas com uma inteligência emocional exacerbada.

Tendem a super valorizar o valor de estima das coisa (materiais e imateriais).

O ouro foi um divisor de águas no mundo antigo. Por sua maleabilidade, podia ser transformado em algum utensílio sem grande esforço. Não enferrujava, não se dissolvia em água, não embolorava.

Passou a ser um denominador comum para as trocas. Em vinte e cinco séculos [de 1.000 AC até 1.500 DC] reinou absoluto na preferência das gentes. No mesmo período houve cerca de cem (100) gerações de seres humanos. O apego ao metal ficou arraigado no ideário das pessoas.

O seu declínio começou com o advento do papel-moeda. Mais fácil de transportar e de ter sua autenticidade reconhecida.

Com a Revolução Francesa surgiram os “ assignats” emitidos sem lastro pelos governos de então.

Para os que quiserem se aprofundar no tema, sugiro a leitura do livro “O Inventor do Papel” de Janet Gleeson (ISBN 85-325-1911-3). Os desastres causados pelo papel-moeda foram de tal ordem que as pessoas voltaram ao porto seguro do passado: o ouro.

Governos de muitos países não entendem que os tempos mudaram . A guerra atômica é uma realidade. Destruída a imagem para que manter o altar ? Fora bezerro!


Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

2 comentários:

jomabastos disse...

O Papel-moeda atual, herdeiro do pai 'assignat', está em extinção, tendo como sucessores o cartão, o celular e os mais variados recursos eletrônicos para transação de valores, onde estão incluídas as mais variadas criptomoedas.

Apesar do sistema de moeda atual ser fiduciário, os Estados Unidos da América continua a ser o país com a maior reserva de ouro de aproximadamente 8.100 toneladas, seguido da Alemanha com cerca de 3.300 toneladas.
Penso que os países têm estas reservas somente para não desestabilizar o mercado do ouro.

Anônimo disse...

Só para informar um pouco. Cada aparelho de telefonia móvel desse planeta carrega 1 grama de ouro. Material extremamente importante. Sem ele sem celulares.