sábado, 20 de julho de 2019

Pelo fim da treta e da teta cinematográfica



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

A melhor contribuição que Jair Bolsonaro pode dar ao cinema brasileiro é acabar com a Agência Nacional do Cinema e Audiovisual. A Ancine não tem razão de existir em um regime democrático. As artes visuais e audiovisuais não devem ser controladas pelo Estado, e nem sofrer interferência de governos – a não ser nas Uniões Soviéticas da vida...

É babaquice demais assistir à polêmica inútil alimentada pelo Grupo Globo (maior interessado em lucrar com a produção audiovisual no Brasil) e o governo. A iniciativa privada tem de ser livre e responsável para empreender no setor. É descabida uma Ancine para definir como o Audiovisual ou o cinema devem ser dirigidos ou receberem incentivos estatais, diretos ou indiretos.

Bolsonaro não tem de transferir a Ancine do Rio de Janeiro para Brasília. Tem, sim, de acabar com mais esta estrutura estatal Capimunista. Fosse no Estado Novo de Getúlio Vargas, essa agência cairia como uma luva. Estatizar Hollywood ou Bollywood é uma estupidez. O Brasil precisa de um setor de audiovisual forte, mas inteiramente sob responsabilidade da iniciativa privada.

O Estado até pode intermediar a arrecadação do percentual cobrado pela distribuição de filmes. Mas esta é função da livre iniciativa, das entidades representativas das empresas produtoras de conteúdo audiovisual. Tal mercado tem de ser inteiramente livre. Não cabe interferência, nem censura estatal. No máximo, a regulação por indicação de faixa etária, com base no bom senso – e não no falso moralismo.

Basta de treta no mundo cinematográfico. Também chega de “mamação” na teta estatal para produzir e lucrar com o audiovisual. Nosso voto é para que acabe a treta e a teta. Que produtores e cineastas sejam livres para produzirem e ganharem dinheiro com seu trabalho. O resto é conversa inútil!

Resumindo: temos de lutar, cada vez mais, e sem tréguas, pela mudança de paradigmas no Brasil. Sai Capimunismo e entra Capitalismo! Mais Brasil; Menos Brasília! Cumpra sua missão de transição, Bolsonaro!





Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 20 de Julho de 2019.

7 comentários:

Rodrigo Almeida disse...

E outra coisa, mesmo se o governo quiser patrocinar uma obra por achar que tem valor educativo, para despertar patriotismo ou qualquer outro motivo, não precisa de uma agência para intermediar isso.Pode fazê-lo através de algum ministério.

Rodrigo Almeida disse...

E o Presidente precisa parar de falar e twitar qualquer ideia que lhe vem à cabeça sem antes falar com seus auxiliares. Como cria ruído!!!

Anônimo disse...

🇧🇷 Sou a favor de total liberdade de se fazer filmes sobre qualquer assunto MAIS NÃO COM DINHEIRO PÚBLICO. FECHA ESSA ANCINE JUNTO COM A TV BRASIL 🇧🇷

Loumari disse...

PUTIN AJUDARÁ A CRIAR UMA BOLÍVIA NUCLEAR

https://www.youtube.com/watch?v=c0qGXx5G5p0

Anônimo disse...

Segundo um blog sem credibilidade (eu recomendo não acreditar): """Em áudio enviado à Folha por sua assessoria de imprensa, a empresária classificou a declaração como “infeliz” e disse que, antes de fazer juízo de valor, o presidente deveria...""" (Bruna surfistinha). ENTENDEU Bolsonaro ? Fazer um áudio; pensar antes de fazer um áudio; até á secretaria da beira do cais usa a assessoria de imprensa.

ALMANAKUT BRASIL disse...

ANtroCINE e a desgraça petralha no cinema brasileiro

https://almanakut10.wordpress.com/2019/07/19/antrocine-e-a-desgraca-petralha-no-cinema-brasileiro

Anônimo disse...

É bom a vagabundagem esquerdista entender que acabou. https://www.youtube.com/watch?v=-aIxBDGP_KQ