terça-feira, 9 de julho de 2019

Um bom começo: Ler Paulo Bomfim



Poeta Paulo Bomfim

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

O Príncipe dos Poetas Brasileiros, Paulo Bomfim, morreu no último dia 7 de julho.

Perda enorme para os parentes e amigos. Era um cavalheiro, na absoluta acepção da palavra.

No livro-entrevista “Insólita Metrópole” (I.S.B.N. 9788574806365) deixou constância da Paulicéia, antes de sua destruição proposital pelos iconoclastas empenhados em exterminar a “burguesia” degradando seu “habitat”.

Quaisquer palavras sobre o poeta são apenas palavras.

Felizes os que tiveram o divino privilégio de conhecê-lo pessoalmente.

Sua obra, não granítica, durará mais que os monumentos passíveis de demolição.

Assim foi com o dedicado a Olavo Bilac, seu antecessor no principado.

Na esquina da Avenida Paulista com a rua Minas Gerais não restou pedra sobre pedra.

A nossa e todas as futuras gerações terão esculpidos em seus corações os maravilhosos versos:
"À meia-noite, os ponteiros se amam”.
"Ora (direis) ouvir estrelas...”

Por certo, meus amigos, perdi o senso.

Valho-me, mais uma vez, das palavras de Camões: “Não mais, musa, não mais, que a lira tenho Destemperada e a voz enrouquecida, E não do canto, mas de ver que venho Cantar a gente surda e endurecida”.

Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

4 comentários:

Loumari disse...

Usar Luís Vaz de Camões como exemplo ou referência para adornar sua imagem logo dia depois de você ter vomitado tamanhas abominações como as que você escreveu no PÁ? : Paguei! + PAPA GAIO? algo não quadra.
No tudo o que você escreve ultimamente são coisas que só podem sair da mente de um psicopata ou de alguém que já está a ficar maluco. O pior é que nem sequer percebe disso. Volta a ler o que você escreveu no seu texto: "PÁ? : Paguei! + PAPA GAIO?" e pensa em Luís Vaz de Camões, teria ele caído assim tão baixo, cheio de ódio, maldade, coração cheio de veneno fatal que tudo o que toca apodrece e vai com isso apodrecendo mentes dos indoutos e mais tolos que você? Quando a alma no interior de uma pessoa vira cloaca cheia de imundícias, esta fermenta como esgoto cheio de fezes e explode como você vem explodindo todos os dias expondo sua loucura incontrolável patente a todos.
Quando a gente já anunciava e exortávamos as pessoas a entrarem para rebanho de Cristo (iniciamos os chamamentos em 2012), e insistíamos que todos aqueles que não estiverem afirmados e confirmados em Cristo vão começar a ficar malucos. Vede aqui este articulista! se não está já este maluco? Ontem publicou pior dos horrores, se mostrou feroz, mas feroz mesmo, exactamente como um vampiro sedento de sangue, e dia seguinte como nada fosse, vem fazer figura de pessoa santa e toma por referência o ilustre e digníssimo senhor da literatura como Luís Vaz de Camões. O que lhe provoca estas crises de temperamento? Virou brinquedo do Diabo.
Brasil, nação que avança sem Deus. Este país virou o horror sobre a terra.

Loumari disse...

PALAVRA DO DIA PARA CONSCIENTIZAR O NOSSO ESPÍRITO: "Quando compreendermos profundamente a verdade dos nossos corações saberemos louvar, amar e agradecer ao Grande Espírito.
(Provérbio Oglala Sioux - Indígenas Norte Americanos)

Anônimo disse...

Bom fim (é só para quem foi pro saco no sírio libanês; se for nome, deveria ser Bonfim), nem o velho marinheiro (augusto nunes) https://www.youtube.com/watch?v=fMqJZZeZxmM - e nem um dos outros 50 marinheiros que foram pro saco, nunca dormiram (e nem fizeram uma reportagem) em um abrigo que reaproveita cobertas e colchoes FEDORENTOS. https://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/editorial-do-estadao-solidariedade-no-frio/

Anônimo disse...

Augusto nunes que é o velho marinheiro da veja, enganava seus comentaristas, dizendo que não tinha recebido o comentário (só faltava ele escrever: "posta de novo seu otário"). Certa vez eu postei esse link (mais de 3 vezes dizendo que o VELHO MARINHEIRO "da veja" ERA O AUGUSTO NUNES); mas quando eu percebi que estava tratando com um súdito do FHC, eu postei esse mesmo link como sendo de um desafeto do PSDB; BINGO, ele postou na hora. Augusto Nunes (o ultimo marinheiro da veja). https://www.youtube.com/watch?v=fMqJZZeZxmM