segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Nem Judasciário, nem Impuneciário!



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

O que se pode esperar de uma Corte eminentemente constitucional, mas que é colocado ou aceita a função de julgar toda e qualquer coisa, encarando dilemas extremos entre punir um magistrado como Sérgio Moro e soltar um corrupto democraticamente condenado como Luiz Inácio Lula da Silva? É o desgaste a que ficam expostos alguns dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil. No próximo dia 27, a segunda turma pode optar entre ferrar o juiz e aliviar a barra do preso cheio de regalias.

É surreal estarmos diante de uma polarização antidemocrática entre um condenado que se finge de inocente e um agora ex-juiz que os canalhas ousam chamar de “bandido” nas redes sociais. O fato mais lamentável é que a maior parte do desgaste imagético é paga pela instituição Supremo Tribunal Federal. Não merece ser classificado como “democrático” o País em que o STF se torna desgastado e impopular porque boa parte de seus membros (em cargos “vitalícios” até completarem 75 anos de idade) tomam decisões que enfraquecem o legítimo combate à corrupção institucionalizada e sistêmica.


Definitivamente, os integrantes do STF não podem mais colaborar para um Brasil Oclocrático. Suas Excelências togadas já devem ter constatado que a maioria esmagadora da população já perdeu a paciência há muito tempo. Agora, algumas pessoas mais ousadas, mesmo exagerando na dose das manifestações, promovem atos como os da imagem acima. O incêndio simbólico do STF deveria queimar na consciência dos 11 ministros. A crítica extremista (concorde-se ou discorde-se dela) reflete, na verdade, uma revolta popular direta contra a injustiça, o abuso de autoridade e a impunidade. Estes três vícios institucionais do Brasil são inaceitáveis e imperdoáveis.

No próximo dia 25 de agosto (coincidentemente Dia do Soldado), a Corte Constitucional, em particular, e o Judiciário brasileiro, como um todo, serão alvos diretos de mais uma expressiva manifestação popular nas ruas das principais cidades do País, por convocação de movimentos organizados nas redes sociais da Internet. É um fato raro, praticamente inédito no mundo ocidental, que expressivos segmentos da sociedade exerçam uma pressão tão alta sobre o Judiciário (que acaba visto como um Judasciário que pratica rigor seletivo nas condenações ou que assume ares de Impuneciário ao aliviar a barra dos bandidos mais poderosos).

Espera-se que os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os 33 integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ajudem a liderar e consolidar um Pacto, de verdade, em favor do senso de Justiça e contra a injustiça, a impunidade e a Corrupção. O que presenciamos e sofremos atualmente no Brasil é uma aberração do desejável Estado Democrático de Direito.

A hora em que o pirão desandar, com a massa perdendo a paciência e a porrada comendo de verdade, os poderosos vacilões não terão o menor direito de reclamar. É melhor nem apostar que alguma melhora econômica possa mascarar o risco de explosão de insatisfação popular. Simplesmente não teremos melhora econômica segura, se o problema “judiciário” não for resolvido o mais depressa possível.

É urgente e recomendável que mudemos nossos paradigmas de análise. A degradação institucional aumenta de velocidade e intensidade sob pressão de uma sociedade cada vez mais interligada nas redes sociais da Internet. A “pancadaria” virtual está muito intensa e com fortes indícios de agravamento. Não adianta censurar, nem fazer cara feia, nem abrir licitação para comprar equipamento anti-motim...

É preciso tomar atitudes efetivamente democráticas, com muita tolerância e habilidade de negociação, sem entrar no jogo perdido das radicalizações com faniquitos autoritários. Será que os “poderosos de plantão” não fizeram uma leitura correta da recente entrevista do presidente do STF à revista Veja? José Dias Toffoli tem sinalizado com o tal “Pacto” de Governabilidade – que se baseia em um consenso em torno de decisões corretas que precisam ser tomadas para o Brasil se livrar do Regime do Crime (a Oclocracia). Quem não agir neste sentido corre o risco de acabar “pagando o pato”...

Quem não entender que o Brasil atual é insustentável e insuportável tende a se dar muito mal. Por isso, a receita básica: Nem Judasciário, nem Impuneciário! O Brasil precisa de Democracia, Justiça e muita, mas muita Tolerância...

Resumindo: É Capitalismo Democrático, ou bunda de fora!

Releia o artigo de domingo: Cenas dos próximos capítulos no Brasil







Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Agosto de 2019.

6 comentários:

Loumari disse...

O sérgio moro fez pacto com o Diabo contar com ser bem-sucedido na vida e vir a ser o mais alto magistrado federal, cargo que até porque tem maior poder que o mesmíssimo presidente da república. Só que, o Diabo é traidor e acabou por lhe livrar ao demónio que é o messias bolsobesta que está a brincar com sérgio moro como o gato brinca com o rato que pegou antes de lhe estrangular a morte. Com isso o rato sérgio moro já não será ameaça para messias bolsobesta na sua carreira e todos os sonhos de sérgio moro para o esgoto.
Definitivamente este messias bolsobesta está a fazer um trabalho fenomenal em liquidar todos os potenciais concorrentes e adversários.

DEMOCRACIA E LIBERDADE disse...

HÁ QUE DETER A CORRUPÇÃO E O AUTORITARISMO, PARA SALVAR A DEMOCRACIA E PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO BRASIL.

SEM EQUILÍBRIO SOCIAL E ECONÔMICO NÃO PODERÁ EXISTIR DEMOCRACIA.

NÃO PODEMOS VIVER DIRECIONADOS PARA ESSE "CAPITALISMO DEMOCRÁTICO" DE ESTADUNIDENSE RADICAL QUE MUITOS ULTRALIBERAIS ANSEIAM, E MUITO MENOS SER ALGO PARECIDO COM ESSA "CHINA" OU "RÚSSIA" QUE MUITOS DA EXTREMA-ESQUERDA VIVEM EM SEUS CÉREBROS COMUNISTAS.

UNS QUEREM E SONHAM SER COMO OS ESTADUNIDENSES, OUTROS COMO OS CHINESES, OUTROS COMO OS RUSSOS... PENSAMENTOS MAL DIRECIONADOS!

ACIMA DE TUDO TEMOS QUE SER NÓS PRÓPRIOS, TER UMA POLÍTICA PRÓPRIA, LIVRE E DEMOCRÁTICA E BEM CONSTRUÍDA E ASSENTE EM ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS BEM SÓLIDAS.

NÃO PODEMOS VIVER EM CONSTANTE DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA;
A POPULAÇÃO PODE E TEM QUE LUTAR PELO EQUILÍBRIO SOCIOECONÔMICO ENTRE TODOS;
QUEREMOS VIVER NESTE PAÍS EM PLENO DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR SOCIAL PARA TODOS.

SIM...QUEREMOS VIVER EM PLENA DEMOCRACIA E EM UM VERDADEIRO LIBERALISMO SOCIAL E ECONÔMICO, POIS DESEJAMOS ESTAR INSERIDOS EM UMA NAÇÃO DEMOCRÁTICA E LIVRE, PLENA DE OPORTUNIDADES PARA TODA A POPULAÇÃO.

DEMOCRACIA, LIBERDADE E DESENVOLVIMENTO PARA TODOS NÓS!

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
CONTINUA A MESMA MASTURBAÇAO MENTAL DE IDIOTAS QUE PENSAM QUE NOSSO PAIS ESTA EM POSIÇAO DE EXIGIR ALGUMA COISA.
QUAL A NOSSA HISTORIA REAL? QUAL E ESSA DIPLOMACIA DE BOSTA, IMPAFIA DE BOSTA E MISTIFICAÇAO DE BOSTA QUE NOSSO PAIS AINDA TEIMA EM APRESENTAR COM AS RAÇAS DE QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE NOS COLOCARAM NO LIXAO AINDA QUERENDO DAR O GRITO DE INDEPENDENCIA QUE JAMAIS MAS JAMAIS MESMO VAI REPERCUTIR NO RESTO DO MUNDO QUE REALMENTE TRABALHA E NAO VIVE DE FICÇÕES.
NOSSO PAIS FOI ENVENENADO, DISPOJADO, ANULADO POR VARIOS PARTIDINHOS MULAMBENTOS QUE NAO SIGNIFICAM NADA NO UNIVERSO.
GENTE QUE SEMPRE SE ASSOCIOU A MERDA SUL, MERDA EUROPA E MERDA AFRICA PENSANDO QUE ESTAVAM AJUDANDO A SAIR DO MARASMO.
CONCLUSAO BRILHANTE. NOSSA DIVIDA EXTERNA TRILHAO, NOSSA DIVIDA INTERNA TRILHAO E QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA TENTANDO SE SALVAR DA JUSTIÇA.
QUE JUSTIÇA REALMENTE? O PUXADINHO DOS SUPREMOS FEDERAL E ELEITORAL QUE NOS COLOCARAM NESTE CHIQUEIRO COLETIVO?
QUE JUSTIÇA REALMENTE? DOS QUADRILHEIROS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE ATE AGORA NAO FIZERAM SEUS DEVERES DE CASA DISPENSANDO OS VAGABUNDOS FILIADOS E QUE ESTAO HA MUITO DEVENDO A JUSTIÇA?
ONDE AS PESSOAS DE BEM PENSAM QUE VAO CONTINUAR A BATER NA MESMA TECLA DE PLIM PLIM FABRICANDO MENTIRAS, FALACIAS, HIPOCRISIAS E DESAGREGAÇAO DO POVO BRASILEIRO.
DEVEMOS PARAR DE ESCUTAR, IGREJAS QUE NAO TOMAM CONTA SE SEUS REBANHOS, POLITICOS FRAUDULENTOS QUE PASSARAM TODO O TEMPO DANDO AMEM AMEM A ESTA HIPOCRISIA CHAMADA JUSTIÇA BRASILEIRA.
TEIMAM EM FALAR DOS EEUU. VEJAM ONDE ELES ESTAO E ONDE NOS ESTAMOS.
TEMOS MUITA DOR DE COTOVELO PORQUE QUEREMOS TER ARES DO QUE NAO SOMOS.
NOS SOMOS O PAIS DA MENTIRA, DO ENGANO, DA VIGARICE DE PESSOAS QUE SO QUEREM MANTER SEUS PROPRIOS PRIVILEGIOS E ESTAO SE LIXANDO PARA O QUE ACONTECE COM ZE POVAO.
SEM DINHEIRO, SEM EMPREGO, SEM JUSTIÇA, SEM POSSIBILIDADE DE GANHAR A VIDA SO AZEITADOS POR FALASTROES VAGABUNDOS PICARETAS QUE NOS COLOCARAM NO LIXAO.TEMOS QUE ACABAR COM OS PRIVILEGIOS DE TODOS, SENADORES, DEPUTADOS, FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS. TEMOS QUE ACABAR COM AS MORDOMIAS. CARTOES CORPORATIVOS. DIREITOS DE IR E VIR A QUALQUER LUGAR SEM TRABALHAR. TEMOS QUE ACABAR COM MINISTROS SENDO NOMEADOS DENTRO DO SENADO E DA CAMARA PARA SATISFAZER PARTIDINHOS DE MERDA. TEMOS QUE ESTABELECER PARA DENTRO DE MINISTERIOS PESSOAS QUE REALMENTE DOMINEM A AREA A QUE SE DESTINAM. TEMOS QUE ACABAR COM O TOMA LA DA CA. TEMOS QUE DEIXAR DE SER SIMPLORIOS E GOSTAR DE RECEBER MIGALHAS QUE A SUPREMA CORTE DE ARTEZAOS DE NOSSA FALENCIA DETERMINAR PARA O RESTO DO PAIS. ELES NAO TEM IDONEIDADE MORAL E INTELECTUAL DE DECIDIR NADA. E FINALMENTE PARA NAO CANSAR TEMOS QUE ACABAR COM ESTA CONSTITUIÇAO PERNETA FEITA POR DEMAGOGOS DE MERDA QUE PENSAM QUE COM FALACIA VAO TIRAR O PAIS DO ATOLEIRO. NAO DEVEMOS NOS DISPERSAR DE NOSSAS CONVICÇOES. TEMOS QUE TER NOSSO PAIS DE VOLTA E TIRAR TODO O CAROÇO QUE RESOLVER IMPEDIR NOSSA REVOLTA DE PAGAR MUITO E NAO RECEBER NADA DE VOLTA. NOSSO PAIS NAO PODE SE DAR AO LUXO DE TER ESTE LIXAO CHAMADO TRES PODERES DE BOSTA ADMINISTRANDO NOSSA NAÇAO. PRECISAMOS DE CEREBROS QUE PENSEM NO PAIS E NO POVO BRASILEIRO E NAO DE MULAS QUE ESTACIONARAM NO TEMPO E CONTINUAM DEFENDENDO PAISES FALIDOS E QUE ESTAO NO FINAL DE TUDO E NO FINAL DOS TEMPOS. A HORA E DE ARREGAÇAR AS MANGAS E TRABALHAR O RESTO E CONVERSA DE VAGABUNDO VERMELHO QUE APONTA O DEDO PARA OS OUTROS E NAO PASSA A LIMPO SUAS VIDAS INUTEIS E SEUS PAPEIS SORDIDOS NA DESTRUIÇAO DA NAÇAO.

Jayme Guedes disse...

Um presidente da república escolher o ministro do supremo que irá julgá-lo já é uma aberração mas, vá lá, foi escolhido elo povo logo, suas indicações remontam ao povo. Todavia, se mais adiante, esse presidente se revela um ladrão e é preso, todos os seus escolhidos e/ou indicados, para o que quer que seja, deveriam obrigatoriamente ser afastados. Bem, mas isso seria uma iniciativa inteligente e inteligência, decididamente, não é coisa nossa.

APOSENTADO NA LUTA disse...

Sinceramente eu só espero uma coisa deste julgamento do Lula pelos ministro da segunda turma do STF. Se eles soltarem o Lula, que os Generais cumpram com o que eles falaram quando o STF falou pela primeira vez em soltar o Lula. Os Generais estavam reunidos no Clube Militar quando receberam a notícia, aí eles mandaram o seguinte recado para os ministros do STF, "se soltarem o Lula vamos ter a Intervenção Militar tão pedida pelo povo em 2018.

Loumari disse...

Macron y Putin buscan intensificar lazos y crear sistema de seguridad

https://www.youtube.com/watch?v=6yd3lyZ7_2c

El presidente de Rusia, Vladímir Putin, mantiene este lunes conversaciones en Francia con su homólogo francés, Emmanuel Macron. La agenda de la reunión entre Putin y Macron marcan Irán, Siria y Ucrania. Macron aboga por nueva arquitectura de seguridad conjunta con Rusia. Putin espera que las preocupaciones de Rusia seran escuchadas por la UE.

RT en Español

19.08.2019