domingo, 25 de agosto de 2019

“Nhandê Coive Ore Retama” – Esta Terra é Nossa!



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

Todo ano tem fogo em alguns dos seis biomas da Amazônia Legal. Seja por acidente natural, pela baixa umidade relativa do ar. Ou, majoritariamente, por queimadas claramente criminosas, na expansão ilegal das fronteiras agropecuárias. Os incêndios só não podem ser usados como falsos argumentos para contrariar a verdade de que a Amazônia pertence, legitimamente, ao Brasil.

A discussão que temos a obrigação de levar muito a sério, a partir de agora, é se o Brasil efetivamente está exercendo, corretamente, seu direito de propriedade sobre a maior fatia (mais de 70%) do que se conceitua Região Amazônica. Ao longo da História, é forçoso admitir que o Estado Brasileiro tem falhado na missão ocupar e conservar nossa gigantesca fatia amazônica. É tal postura que tem de mudar a partir do Governo de Jair Bolsonaro.

A Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, que atualmente tem como titular o General de Exército na reserva Maynard Marques de Santa Rosa, definiu a Amazônia como “prioridade”, através do Projeto Barão do Rio Branco. Agora, só é fundamental que a sociedade brasileira pressione as instâncias do poder federal para que a “prioridade” seja plenamente exercida, com verbas,  recursos humanos e sabedoria (o uso correto do conhecimento com a aplicação exata da inteligência).

É importante, mas não basta botar na cabeça que a “Amazônia é do Brasil”. Agora, além disto, é fundamental trabalhar para que a frase se torne realmente verdadeira. Temos de cuidar da região, ocupá-la racionalmente, conservá-la e dar a ela a importância econômica e ecológica que tem de verdade. Este é o compromisso patriótico de um Brasil que não quer mais ser uma mera colônia de exploração na periferia do Globalitarismo.

“Nhandê Coive Ore Retama”. Ou, na variação inscrita na bandeira de Tocantins: “CO YVY ORE RETAMA”... Não importa se quem falou foi o cacique Amberê, da Confederação dos Tamoios, ou se foi dita pelo chefe indígena Guarani Sepé Tiaraju, nos Sete Povos das Missões. Os brasileiros têm de dizer “Esta Terra tem dono: é Nossa” com a firme convicção de que cuidamos corretamente da Amazônia. Infelizmente, isto ainda não é verdade. Mas pode ser... E será!

O Brasil só precisa aprender a sair do discurso e partir para a realização prática das expressões da vontade nacional. Os escusos interesses estrangeiros nos atrapalham? Claro que sim... Mas devemos parar de jogar a culpa nos outros e cumprir a nossa responsabilidade. Do contrário, nunca seremos respeitados pela Oligarquia Financeira Transnacional que controla o globalitarismo.

Resumindo: Basta de ufanismo babaca e vamos para a ação patriótica efetiva. Cuidemos bem do que é nosso por conquista histórica dos heróicos antepassados!

Simples, assim: Brasil Acima de Tudo com Capitalismo Democrático, ou bunda de fora...

Leia os artigos:

“Esta Terra tem dono”


A Caravana passa...


Os incêndios na Amazônia são articulados e executados por mentes e mãos humanas


Chamas da Discórdia








Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 25 de Agosto de 2019.

6 comentários:

Loumari disse...

Bolsonaro e a imagem do Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=og0657FhEf0

Vanderlei Lux disse...

O problema do Brasil não é a Amazônia.

O problema do Brasil é outra 'selva' que atende pelo nome de 'mídia'. É nessa selva, onde abundam urubus, ratos, carniceiros, serpentes e toda a sorte dos mais terríveis parasitas que reside o verdadeiro problema do Brasil.

É nesse verdadeiro antro selvagem que se deveria realizar uma literal 'queimada' das mais violentas e fumacentas que esse planeta já testemunhou.

Óbvio que, voltando à Amazônia, esta já está nas mãos dos 'amiguinhos gringos' dos petistas à mais de 30 anos. Basta uma visita à aquele buraco chamado Acre para se constatar o óbvio. Nisso sou capaz de apostar que até o mortadela mais ignorante é capaz de saber. Também sou capaz de pagar uma geladinha que é sabido que das cem mil ONG´s que hoje infestam o Brasil, todas só tem DOIS objetivos: assegurar o fluxo de dim-dim dos pagadores de impostos ao mesmo tempo que servem de fachada para a exploração das riquezas brasileiras (fauna, flora e subsolo). Também não será nenhuma surpresa se algum dia descobrirmos que foram justamente essas tais ONG´s que meteram fogo no mato. Se não podem possuir, então que se destrua!

Era sabido (não sei agora com Bolsonaro) que onde se instalava uma dessas ONG´s, nem o exército podia entrar!

Mas de nada vai adiantar o Bolsonaro mandar os milicos para lá quando é o seu próprio quintal no DF que está pegando fogo. Fogo este que vem sendo alimentado desde 2018 pelos incendiários que lotam as redações de jornais, TV´s e blogs sujos sempre à soldo de outros incendiários que costumam viver confortavelmente lá nas Europas, vivendo de comer 'Croissants' e 'Crepes Suzettes' à sombra da Torre Eiffel...

Enfim, considero que a verdadeira selva que está pegando fogo é aquela da pompa e da purpurina midiática, de 'jornalistas' drogados e depravados e seus patrões trilionários que só pensam em UMA coisa: aumentar ainda mais essa incalculável fortuna, à qualquer preço. Dessa selva eu não tenho pena se for carbonizada pelo fogo de suas próprias devassidões.

Acho que está na hora do Brasil se libertar (de novo!) do colonialismo predatório e dar um novo brado do Ipiranga! Pois ainda continuamos como uma colônia de potências estrangeiras...

Nacionalista disse...

Colocar aqui um vídeo deste cretino, canalha e traidor de nossa pátria amada Brasil, é no mínimo uma total falta de respeito para com a inteligência do autor da página, seus amigos e leitores. Aturar um disparate deste é o preço da democracia. Pásmem!

Anônimo disse...

Se vocês não tivessem dado o gorpi na ensacadora de vento; ela estaria agora resolvendo o problema, ensacando a fumaça.

Anônimo disse...

Pobre Loumari, você vem sempre aqui neste blog sério,atacando sempre o governo atual, tudo bem em você ter uma opinião contrária, nós o respeitamos, mas que você está navegando na maionese estragada há você está mesmo....

Anônimo disse...

A Guiana Francesa também está na Amazônia, por isso Macron disse que "nossa casa está em chamas". A exploração sustentável da região depende de fiscalização, que o governo Bolsonaro não pode implementar plenamente por falta de recursos. Kim Kataguiri disse que fez projeto para que o Fundão Partidário vá para a Amazônia.