quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Velocidade



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Três cientistas se encontraram num seminário internacional: um norte americano, um russo e um português.

Começaram a conversar sobre a velocidade. O americano afirmou que a luz era a coisa mais veloz. O russo sustentou que era o pensamento. Então o português afirmou ser a diarréia: “Quando ela vem não há tempo nem para pensar em acender a luz !”

Assim estão os empresários brasileiros; quase todos self made men. Inteligentíssimos e criativos suprem sua educação medíocre. São homens práticos e até desdenham os doutos.

No entanto, a velocidade das mudanças tecnológicas é de tal ordem que a maioria deles será atropelada pelas startups.

No setor financeiro, as fintechs (finance technology) em breve liquidarão os bancos tradicionais.

Num pequeno espaço, com moderníssimos computadores, uma elite de jovens que escaparam do gramscismo, farão tudo que os cliente precisam e também o que eles nunca imaginaram que seria possível.

Uma agência bancária tradicional precisa para funcionar de, no mínimo, um(a) gerente, um(a) caixa, um(a) encarregado do café, um(a) encarregada da limpeza e um(a) segurança. Imaginem os bancos “dinossauros” que têm milhares de agências !

Nas bolsas de valores, hoje, o setor bancário é o lame duck.

As fintechs “unicórnios”(cotadas por mais de um bilhão de dólares de valor de mercado) sobreviverão a nova onda do Open Banking?

Quem for vivo verá.

Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

3 comentários:

Loumari disse...

Impressionante mesmo como este Mantiqueira se deteriorou mentalmente! A sua degenerescência mental fez-lhe esquecer que tem usado com frequência como fonte de recurso intelectual e referência da sabedoria o sábio português Camões.

Não há alma sem corpo, que tantos corpos faça sem almas, como este purgatório a que chamais honra: onde muitas vezes os homens cuidam que a ganham, aí a perdem.

Anônimo disse...

Loumari seu problema real:
O medo de que o impeça de obter as coisas que deseja leva-o à procura intensa de satisfação, ocupando-se em atividades ilusórias ou fúteis.

Anônimo disse...

TCU ESTIMA EM 21 BILHÕES TOTAL DESVIADO DO BNDES EM OBRAS NO EXTERIOR.
No blog O Antagonista