sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Impressões sobre a realidade bolsonariana


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

A cada vez mais altíssima velocidade da circulação e consumo de informações (verdadeiras ou falsas) está produzindo um fenômeno: o elevado risco de leituras distorcidas, imprecisas, incorretas ou completamente erradas da complexa realidade. Por isso, é recomendável muito cuidado com as opiniões políticas e econômicas feitas pela extrema mídia e pelos “intelectuais emocionais” nas redes sociais. A falta de visão estratégica tende a afetar o resultado final da suposta análise (na maioria das vezes, uma mera opinião pessoal).

Uma grave distorção da realidade objetiva pode ser o resultado prático dos elogios fáceis e das críticas ácidas ao governo em geral – e, em particular, ao Presidente Jair Bolsonaro e seus familiares. A polarização tende a tornar as avaliações excessivamente parciais. Quem ama ou gosta de Bolsonaro faz sua defesa de modo implacável. O mesmo ocorre com quem o odeia radicalmente. Bolsonaro atingiu o patamar padrão do populismo, na medida em que desperta paixões. Bolsonaro é amado e odiado. Assim, fica distorcida a avaliação sobre a figura pública e a qualificação de seu governo.

O noticiário tradicional se especializou em espancar Bolsonaro, seus familiares e colaboradores mais próximos. As notícias negativas (verdadeiras ou fake news) circulam cada vez mais depressa. O humor e comportamento dos deuses do mercado financeiro são muito afetados pelo consumo destas notícias. O mesmo acontece com a classe média alta (muita gente que votou em Bolsonaro por falta de alternativa melhor, apenas porque não queria o retorno do PT ao Palácio do Planalto). Isto explica o desempenho, tendendo para baixo, do índice de popularidade de Bolsonaro.

A grande questão é: até que ponto tal avaliação negativa, produzida pela extrema mídia e pela classe média alta, afetará ou não o desempenho futuro de Bolsonaro como influenciador político? A pergunta se torna ainda mais relevante se aumentar a percepção de melhora na economia. Isto será fundamental para a percepção final do desempenho político do Presidente. Muitos o amam, outros tantos o odeiam, mas o que valerá, no final das contas, é se as soluções econômicas oferecidas por Bolsonaro serão maiores e melhores que os problemas atuais. O eleitorado tende a ser pragmático.

Por enquanto, a percepção é a de que a economia segue travada. Acontece que muitas medidas tomadas por Bolsonaro e sua equipe, em quase dez meses de governo, tendem a mudar tal “avaliação” (ou “opinião), no médio prazo. Só a redução na taxa de juros básica (a selic que pode chegar a 4,5% até o fim do ano) já provoca dois efeitos salutares e que devem ter repercussão política e econômica no curto e médio prazos.

Primeiro, reduz o custo da rolagem da dívida pública, o que faz sobrar mais uns bilhões para permitir que o governo feche as contas, eliminando o risco de descumprimento da meta fiscal – o que poderia render pedido de impeachment de Bolsonaro. Segundo, o juro mais baixo afeta o rentismo, obrigando o investidor a buscar atividades produtivas para fazer o dinheiro render mais que no cassino dos bancos. Isto pode gerar novidades econômicas surpreendentes, muito em breve.     

Por tudo isso, é bom ir devagar com o andor porque o Presidente não é de barro, embora o personagem que encarna não pareça uma pessoa refinada. Muito pelo contrário, Bolsonaro às vezes exagera no radicalismo, parecendo ser intolerante. Tal avaliação também peca pela imprecisão. Bolsonaro teatraliza e divide opiniões. Se  a economia melhorar, e se conseguir reduzir o problema da corrupção, será um importante influenciador na eleição municipal de 2020.

Assim, é recomendável que se tenha todo cuidado com as impressões sobre a realidade Bolsonariana. Jair Bolsonaro é um Presidente diferente, nas virtudes e nos defeitos.  





Releia o artigo: Etelvina, o PT acertou na Megasena...




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 20 de Setembro de 2019.

7 comentários:

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
LAMENTO MUITO MUITISSIMO QUEM PENSA O CONTRARIO.
LEVAR O PROBLEMA EM BANHO MARIA, ACHANDO QUE COM O TEMPO TUDO SE RESOLVERA ESTA ABSOLUTAMENTE ENGANADO COM TODOS OS QUADRILHEIROS ENFIADOS DENTRO DE TODOS OS PODERES DE MERDA E ASSOCIADOS PARA CALAR, PARA DESTRUIR PROVAS E FINALMENTE PARA CALAR A NAÇAO ESTAO A PLENO VAPOR, COM DINHEIRO NOS COFRES E PRINCIPALMENTE CHEIOS DE MORDOMIAS PODENDO FAZER MONTES DE MONTES DE CPIS QUE JAMAIS JAMAIS MESMO TERAO QUALQUER RESULTADO POSITIVO COM A TCHURMA DO AMEM AMEM.
A TCHURMA DO AMEM AMEM SAO SEMPRE OS MESMOS QUE FORAM ENTRONIZADOS DENTRO DE SEUS PARTIDOS MAOS LEVES QUE JAMAIS JAMAIS MESMO EXPURGAM DE SEU CONVIVIO OS VAGABUNDOS LADROES DA PATRIA.
PARA QUE FAZER ESTE ENORME SACRIFICIO?
PARA QUE CORTAR BENEFICIOS EXAGERADOS EM QUALQUER CEREBRO PENSANTE DOS VIGARISTAS QUE ASSUMIRAM SEUS POSTOS OS VELHOS E OS NOVIÇOS SE E MUITO MELHOR NAO FAZER ABSOLUTAMENTE NADA. ENFINAR EM UMA PASTA EM SEUS GABINETES SORDIDOS E SEM CAPACIDADE DE RESOLVER EMERGENCIAS E CONTINUAR A SE BENEFICAR DE CARGOS SAGRADOS, DE FAMILIAS SAGRADAS QUE OBVIAMENTE NOS COLOCARAM NO LIXAO SE ELES TEM UMA CORTE DE APELAÇAO QUE SEMPRE SOLTA TUDO E SOLTA TODOS.
ISTO SEM E MUITO LAMENTAVEL E O PIOR E QUE ESTA SUPREMA CORTE VAGABUNDA INERTE INOPERANTE FRAUDULENTA QUE NAO FORAM ESCOLHIDAS POR NOS SEMPRE ATUA PARA BENEFICAR EM DUVIDAS, DUVIDAS, DUVIDAS.
QUEM ROUBOU NOSSO DINHEIRO DE GETULIO DORNELLES VARGAS PARA CA FOI O CAPETA? OU SERA TUDO QUE O VAGABUNDO SEM VERGONHA DE AJUDA AOS POBRES E PODRES CRIOU DENTRO DESTE PAIS. A GENTALHA QUE VEIO DESTA FAMILIA INOPERANTE DE BOSTA QUE SEMPRE AJUDOU AOS VAGABUNDOS QUE NAO QUEREM TRABALHAR MAS GOSTAM DE DINHEIRO FACIL E GOSTAM TAMBEM DE UMA SUPREMA CORTE QUE AJUDA ALEM DA CONSTITUIÇAO PERNETA DE BOSTA E ESTA MARCHA FUNEBRE CONTINUAR SUA MISSAO DE DESTRUIR OS SAGRADOS LARES DE TODO O POVO BRASILEIRO. NOSSO PAIS FOI ABENÇOADO EM TERRITORIO, EM MARAVILHAS COMO AGUA E MINERAIS AOS MONTES PARA NOS LIBERTAR DO SUFOCO DE SERMOS REFENS DO MUNDO QUE E O QUE ESTA ACONTECENDO. INFELIZMENTE NO NOSSO PAIS A TRALHA DE 64 NAO DEIXA NINGUEM PENSAR. VIVEM MARTELANDO BOSTAS E MAIS BOSTAS ASSESSORADOS POR UMA MIDIA DE MERDA. VAMOS CONTINUAR EM BANHO MARIA, OFERECENDO OPORTUNIDADES QUE NAO EXISTEM FINGINDO QUE ESTAO RESOLVENDO O PROBLEMA DO CANCER COM METASTESES DOS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE TROCAM DE NOME, TROCAM DE CARA PORQUE TEM FACILIDADE DE IR PARA CIRURGIA PLASTINA COM NOSSO DINHEIRO, MAS NAO TROCAM O CARATER.
OS MESMOS MAMBEMBES DE SEMPRE, AS MESMAS FALACIAS DE SEMPRE, A MESMA CONSTITUIÇAO PERNETA DE SEMPRE E OS BANDIDOS DENTRO DO SENADO, DENTRO DA CAMARA FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DENTRO DA SORDIDEZ DE UMA SUPREMA CORTE DE BOSTA FEDERAL E ESTADUAL. CORTE ESTA PRISAO DE VENTRE ELES SE AGARRAM AOS VAGABUNDO QUE NOS COLOCARAM NO LIXAO PARA FICAREM AD AETERNO VIVENDO COMO FARAOS, SO TRABALHANDO QUASE NADA PORQUE VIVEM VIAJANDO AS NOSSAS CUSTAS E PIOR AINDA LENDO MAL O QUE OS ASSESSORES BAJULADORES ESCREVEM PARA ELES. E AS MAQUININHAS FAJUTAS QUE NAO PODEM SER AUDITADAS CONTINUAM A PLENO VAPOR PARA CONTINUAR A MANTER AS CAPITANIAS HEREDITARIAS NO PODER. FALAR A VERDADE NESTE PAIS E UM HORROR PORQUE AS PESSOAS TEM MEDO DA VERDADE E VIVEM NA MENTIRA CHAMADA POLITICA BRASILEIRA.

Anônimo disse...

REINALDO "VERDEVALDO" AZEVEDO DISSE QUE O ALCOLUMBRE ESTÁ CERTO EM AUMENTAR O VALOR DO FUNDO ELEITORAL, QUE MORO E A LAVA JATO ESTÃO ARREGANHANDO OS DENTES NA AÇÃO CONTRA BEZERRA E QUE OS SENADORES DEVERIAM TER VERGONHA NA CARA E RETIRAR A ASSINATURA DA LAVA TOGA DEPOIS DA "INVASÃO". Reinaldo "Verdevaldo" Azevedo, "O Senhor das Bufas", O Amigo dos Amigos do Amigo do Meu Pai", "O Maluco do Penico na Cabeça", parece-me ser o sujeito mais oridinário deste país fora da esfera do lulopetismo!

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
ESTAO LEVANDO O PROBLEMA BRASILEIRO EM BANHO MARIA PENSANDO QUE OS QUE DELINQUIRAM VAO SE ENTREGAR NA JUSTIÇA ESPONTANEAMENTE E FALAR A VERDADE SOMENTE A VERDADE.
DESDE GETULIO DORNELLES VARGAS PARA CA, AGENTE CRIMINOSO QUE FEZ DE NO PAIS O PAIS DOS FRACASSADOS, DOS SEM NEURONIOS, DOS VAGABUNDOS QUE NAO GOSTAM DE TRABALHAR MAS GOSTAM DO PARAISO FISCAL EM QUE SE TORNOU NOSSO PAIS.
DENTRO DA SUPREMA JUSTIÇA DE FRAUDADORES DA LEI, DE INCAPAZES DE FAZER MEA CULPA, DE VAGABUNDOS DE CABRESTO QUE CORREM PARA AJUDAR A QUEM TIVER CENTENAS DE CRUZEIROS E DOLARES PARA PODER SE SAFAR DA JUSTIÇA TEMOS NOSSOS SUPREMOS JUIZES DE BOSTA DANDO RESPALDO TANTO O SUPREMO FEDERAL COMO ELEITORAL A QUARENTA PARTIDINHOS MULAMBENTOS E TENDO TAMBEM PALAVRAS SONORAS PARA DAR VOZ A MAIS QUARENTA QUE ESTAO QUERENDO SE SENTAR NO BANDO DE PRIVILEGIADOS QUE NAO PRECISAM ATENDER A LEIS, NAO PRECISAM ACATAR NENHUMA ORDEM DADA PELA JUSTIÇA, NAO PRECISAM PRESTAR CONTAS DE SEUS ATOS, MUITO MENOS PRESTAR CONTAS POR QUE SO DOIS DIAS DE TRABALHO, PORQUE TANTAS VIAGENS, PORQUE TANTAS CIRURGIAS PLASTICAS, POR QUE TANTOS ASSESSORES, PORQUE TANTOS ASPONES E PORQUE AJUDA DISTO E DAQUILO.
VIVEMOS NUM MAR DE LAMAS, MENTIRAS, HIPOCRISIAS E FANTASIAS SOMENTE PORQUE UM PAIS QUE NAO TOMA CONTA DE SEU PROPRIO RABO. ESQUECE QUE DEVE AQUI E NO EXTERIOR. VIVE PROCLAMANDO ROLAGEM DA DIVIDA MAS NAO FAZ O QUE DEVE SER FEITO PARA TRABALHAR COM O DINHEIRO QUE ARRECADA DAS PESSOAS DE BEM QUE TRABALHAM E TEM QUE COM SEU SUOR BANCAR ESTA MAQUINA PERVERSA, GASTADEIRA, INOPERANTE QUE NAO TRAZ LUCRO SOMENTE PREJUIZO.
NAO TEMOS QUE SER FAVORECIDOS POR NEURONIOS PARA SABER QUE CONTINUAMOS CAVANDO NOSSA PROPRIA SEPULTURA.
O BRASIL NAO PODE ESTAR SEGUNDO O BRILHO INTELECTUAL DA MASSA FALIDA CHAMADA ONU DOS DIREITOS HUMANOS OU SEJA OS DIREITOS DE QUEM NAO FAZ NADA E QUER TOMAR NA MAO GRANDE TODO O SACRIFICIO DE QUEM FAZ.
ESTAMOS NO PREJUIZO A DECADAS. A DECADAS NOSSO PAIS E O ESPELHO DO ATRAZO. TODOS OS VIGARISTA QUE SEMPRE ENFRENTARAM NOSSAS LEIS SAO OS VIGARISTA QUE QUEREM CONTINUAR NO BONDE DO OBSTACULO PARA IMPEDIR QUE O PAIS AVANCE. OS QUE TRATARAM DO PAIS ATE ONTEM SAO OS QUE ESTAO NA OPOSIÇAO HOJE. JOGO MAIS DO QUE COMBINADO PARA CONTINUAREM AS MESMAS FIGURAS DE SEMPRE E ASSESSORADAS POR JUIZES DA SUPREMA CORTE FEDERAL E ESTADUAL E PELOS QUE FIZERAM ESTE CONTRATO DRACONIANO QUE SE CHAMA CONSTITUIÇAO PERNETA DE NOSSO PAIS. ESTA CONSTITUIÇAO SO BENEFICIA ELES E OS MESMOS QUE NOS COLOCARAM NO LIXAO CONTINUAM DANDO AS CARTAS GRAÇAS A INOPERANCIA DA SUPREMA CORTE ELEITORAL E SUAS MAQUININHAS ELEITOREIRAS, AS MESMAS FAMILIAS SAO AGRACIADAS COM O EMPREGO PERMANENTE DE ACABAR COM NOSSO PAIS QUE JA ESTA A UM PASSO DA LAMA. ESTAVAMOS A UM PASSO NAS MAOS DO JUIZ MORO E BRETAS E A RAPAZIADA DE CURITIBA E A DEFENSORIA PUBLICA DE CURITIBA DE COLOCAR OS LADROES NA CADEIA E TRAZER OS DINHEIROS DE VOLTA, MAS OS QUARENTA PARTIDINHOS MEIA BOCA QUE VIVEM AFOCINHADOS DENTRO DA CRIMINALIDADE ESTAO IMPEDINDO QUE ISTO ACONTEÇA. NOSSO DESTINO JA ESTA TRAÇADO TEMOS DOIS CAMINHOS ORDEM E PROGRESSO JUIZ MORO, BRETAS E AS FFAA OU ENTRAO OBSCURANTISMO, SEPULTURA E MORTE. MORARAM OU QUEREM QUE SE DESENHE. TEM QUE AFASTAR OS QUARENTA PARTIDINHOS MULAMBENTOS CHEIOS DE BENESSES ANTES QUE ELES NOS COLOQUEM NO VALAO. COM COLEIRA NOS TODOS JA ESTAMOS. FALEI.

Leo Santos disse...

A tal Grande Mídia é uma horda de calhordas irresponsáveis.
Se ocorrer censura eles logo aprenderão que excessos não cria exceções e morrerão à míngua.

Vanderlei Lux disse...

Uma coisa é certa meu caro Serrão, conforme tu mesmo dizes:

"O mesmo acontece com a classe média alta (muita gente que votou em Bolsonaro por falta de alternativa melhor, apenas porque não queria o retorno do PT ao Palácio do Planalto)."

Eu votei em Bolsonaro justamente porquê não encontrava alternativa melhor naquele pleito de outubro de 2018, apesar de nem de longe pertencer à classe média "alta", que confesso estar bem abaixo desse patamar.

Entretanto vejo que isso foi uma quase unanimidade entre os eleitores de Bolsonaro: a maioria absoluta não queria o PT de volta de jeito nenhum!

E esse pessoal que não quer o PT de volta ao mesmo tempo espera medidas duras e drásticas de Bolsonaro, principalmente SOBRE A QUESTÃO DO PRÓPRIO PT: corrupção desenfreada, roubalheira explícita e contínua, aparelhamento de instituições, ideologia insana e pervertida, e mais um monte de etc´s...

Eu até ouso a dizer que Bolsonaro tomou justamente um caminho ao inverso do que essa gente (incluindo aí a "classe média alta") esperava dele. Ouso a dizer que a maioria dessa "classe média alta", e em geral QUASE TODA a classe média, é composta por funcionários públicos, e estes estão ficando deveras descontentes pelos caminhos liberalizantes que Bolsonaro vem adotando, principalmente com esse patife que Bolsonaro colocou no ministério da Economia, chamado Paulo Guedes, que até agora só vem trazendo benefícios ao cartel de bancos. Vocês acham que a 'reforma da previdência' não é justamente aquilo que vai fazer a festa desses bancos aqui no Brasil?

Outra coisa: cuidado com a tal 'reforma tributária' de Bolsonaro. Aquilo é um emaranhado de novas burocracias donde, se olhando de perto, se nota a criação de dois novos impostos, sem a retirada de nenhum durante o prazo de 10 anos! Até mesmo a tal CPMF estava lá, no texto, só retirada pela pressão que a própria "oposição" (PT & cia ltda) fez, jogando a merda no ventilador para ferrar com a opinião pública sobre Bolsonaro.

Só posso dizer uma coisa à curto prazo: Bolsonaro está se saindo muito pior do que se imagina. Esse papo de "médio e longo prazo" é pra daqui à 5 anos ou mais. E daqui a 5 anos, dependendo do andar da carruagem, Bolsonaro não se reelege.

Estou com muito medo que Bolsonaro seja só aquele que veio para implementar as medidas impopulares mas necessárias, e depois entregue o país de bandeja para o esquerdismo radical, novamente.

Deus queira que eu esteja errado!

Anônimo disse...

"""Achamos o Queiroz (ele era o ultimo da fila da rachadinha), ele é o que recebia menos. "Anônimo disse...
Perguntar não ofende : O Sr sabe que o Queirós foi o que menos movimentou na Alerj e que teve mais de 20 partidos que movimentaram muito, mas muito mais que o Queirós segundo o COAF? Se o Sr não sabe, procure se informar e se sabe, é justo falar de quem movimentou menos 600 mil reais e deixar de falar de quem movimemtou 49,2 milhões? Falta informação ou é má fé?"

É verdade que segundo a cãostituição de 1988, Carlos Bolsonaro não pode defender a epoca do governo militar brasileiro (epoca da dita-mole), mas pode existir um partido comunista que recebe milhões do povo trabalhador ?

http://sensoincomum.org/2019/09/12/barbara-gancia-defende-rachadinha-de-david-miranda/"""

Anônimo disse...

[. Aqueles antipetistas volúveis que, tão logo eleito o presidente, já se voltam contra ele por motivos fúteis e de ocasião, não parecem ter ideia do perigo mortal a que, com isso, expõem a nação e eles próprios. A vitória eleitoral de Bolsonaro foi, afinal, a ÚNICA vitória alcançada pelo povo contra os comunoglobalistas que dominaram o país por meio século, e ela é ainda a ÚNICA defesa que os impede de voltar ao poder e completar, agora com forte respaldo internacional e possivelmente também militar, a sua obra de destruição.
. Os comunoglobalistas ainda dominam a administração federal, a mídia, as universidades, o sistema judiciário e boa parte do Senado e da Câmara, além de setores das Forças Armadas. Praticamente, só não dominam a Presidência da República. Dar todo o apoio ao Bolsonaro é a ÚNICA maneira de impedir o retorno desses criminosos.
. Por favor, nunca, nunca, nunca se esqueçam: a "luta contra a corrupção" foi inventada pelo PT no início dos anos 90, e serviu para fazer o país inteiro ignorar que "corrupção" é o instrumento, não o inimigo.
. A "luta contra a corrupção", assim em abstrato, foi a operação diversionista CRIADA PELO PT, E EM ESPECIAL PELO ZÉ DIRCEU, no início dos anos 90, para desviar as atenções populares do Foro de São Paulo e do gigantesco esquema comunoglobalista de roubalheira então em preparo. Atraída pela aparência de isentismo ideológico, a direita inteira caiu na armadilha e continua caindo.
. "Luta contra a corrupção" é METONÍMIA.
. A fraqueza essencial da direita brasileira é gastar tempo e energias lutando contra símbolos metonímicos que a esquerda lhe serve na ponta do anzol.
. Foi o STF quem pôs a esquerda no poder ou a esquerda quem criou o STF que lhe convinha?
. Como não é possível existir uma política cem por cento científica, TODA opção política é ao mesmo tempo ideológica. Quem não entender isso é um bocó irremediável.
. Nenhum membro da zé-lite jamais se igualou ao Feagacê no desprezo que tem ao povo brasileiro.] (Olavo de Carvalho)
[. Como eu disse, escute Olavo e confie no BolsoLíder. O resto é fim de feira.] (Sílvio Grimaldo)