sábado, 14 de setembro de 2019

Manual para Velhinhos


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

A grande maioria das pessoas na terceira idade, está mais perdida que cachorro em dia de mudança. Como adentrar a Era Digital ?

Faço algumas sugestões práticas: comprem um smartphone com dupla câmara, frontal e traseira (prefiro os com Android); abram uma conta num banco digital (indico a Neon Pagamentos que é quase um banco e tem como parceiro o Banco Votorantim, hoje pertencente ao Banco do Brasil). Evitem os bancos digitais com DNA dos bancos dinossauros (fadados a desaparecer). Sua tela é grande e confortável para digitar.

O Banco Agibank é banco mesmo; teve a revolucionária ideia de fazer do número de seu celular também o número de sua conta-corrente, mas o atendimento não é bom. Para ingressar no aplicativo (App) o espaço para digitar sua senha é exíguo e as letras são diminutas. Quem tem dedo gordo sofre. Oferece Internet Banking que é muito conveniente e pode ser acessado em seu desktop, onde a tela é grande e as letras e algarismos, legíveis.

Tenham um cartão pré-pago com bandeira Mastercard ou Visa. Carreguem um valor relativamente pequeno. Em caso de roubo ou perda, o prejuízo é limitado.

Não usem os cartões Contact less. São perigosos.

De início, não abandonem seus bancos tradicionais e comparem as tarifas muito menores do novos bancos digitais. Os bancos dinossauros impõem de maneira arbitrária e ilegal empecilhos para você usar seu PRÓPRIO dinheiro. Por exemplo: pedir aviso prévio para sacar de uma conta de depósito à vista; limitar o valor sacado na boca do caixa de sua PRÓPRIA agência, etc. O Banco Central, muitas vezes, é cúmplice; baixa normas infra legais, contrariando a Constituição Federal que reza : “Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo a não ser por força de LEI.”

Portarias, resoluções, comunicados, etc. NÃO são Leis.

Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

2 comentários:

Q disse...

Bancos tradicionais irão desaparecer.
Fechei minha conta corrente de 12 anos, se recusam a me isentar de tarifa mensal de pacote de serviços que ninguém usa.
Só uso nubank e digio agora.

Anônimo disse...

Não gostei (e/ou não entendi) destas dicas. PONTO. E o cachorro não sabe se é mudança ou festa. O ditado é: Mais perdido do que cachorro QUE CAIU do caminhão de mudança. PS: Quando esses "3a" idade ligam, não sabem nem desligar o telefone, ficam com a linha aberta.