domingo, 15 de setembro de 2019

O Sínodo dá sinal de cisma?



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

O Presidente Jair Bolsonaro está cheio de dedos para tratar do Sínodo para a Amazônia que o Vaticano pretende realizar, de 6 a 27 de outubro. O Presidente não deseja criar uma crise diplomática, e nem um confronto aberto com o Papa Francisco. O evento é tão delicado que já expõe fraturas entre os setores conservadores da Igreja Católica (que se juntam aos militares brasileiros para criticar o encontro) e a ala dita progressista (que prega a Teologia da Libertação na surdina). O relator do Sínodo será o Arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes.

Quinta-feira passada, o Cardeal Burke e Monsenhor Athanasius Schneider publicaram um documento exortando todos os católicos a participarem de uma Cruzada de Oração (uma Dezena do Rosário) e um jejum (uma vez por semana), até o fim do encontro. Os religiosos conservadores advertem: "Os ERROS TEOLÓGICOS e HERESIAS IMPLÍCITOS e EXPLÍCITOS contidos no Instrumentum Laboris da próxima Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica são uma MANIFESTAÇÃO ALARMANTE DA CONFUSÃO, DO ERRO e DA DIVISÃO que AFLIGEM A IGREJA HOJE. 

O Cardeal Burke e Monsenhor Athanasius Schneider destacam seis erros graves e heresias contidos no Instrumentum Laboris – que não deveriam ser aprovados: 1. PANTEÍSMO IMPLÍCITO: o documento promove uma socialização PAGÃ da "Mãe Terra", baseada na cosmologia das tribos amazônicas; 2. SUPERSTIÇÕES PAGÃS como FONTES da Revelação Divina e "caminhos alternativos" para a salvação; 3. DIÁLOGO INTERCULTURAL EM VEZ DE EVANGELIZAÇÃO; 4. Uma CONCEPÇÃO ERRÔNEA da ORDENAÇÃO SACRAMENTAL, que POSTULA os ministros do culto de AMBOS OS SEXOS, para até mesmo realizar rituais xamânicos; 5. Uma "ECOLOGIA INTEGRAL" que REBAIXA A DIGNIDADE HUMANA; 6. Um COLETIVISMO TRIBAL que mina o caráter único da pessoa e sua liberdade.

No site oficial do Instrumentum Laboris (http://www.sinodoamazonico.va), o Vaticano “vende” o evento como “um grande projeto eclesial, cívico e ecológico que visa superar confins e redefinir as linhas pastorais, adequando-as aos tempos atuais”. O texto acrescenta: “Nove países compartilham a Pan-amazônia: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa e nesta região, importante fonte de oxigênio para toda a Terra, concentra-se mais de um terço das florestas primárias do mundo. É uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, abrigando 20% da água doce não congelada”.

Será que esse conflito aberto entre progressistas e conservadores é um sinal de que a Igreja Católica corre risco de sofrer mais uma cisma (divisão)? O tempo dirá...









Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 15 de Setembro de 2019.

5 comentários:

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Os "padrecos" da Teologia da Libertação foram chegando de "mansinho" e acabaram tomando conta do Vaticano. Todos devem lembrar que o Arcebispo de São Paulo, Don Cláudio Hummes (gaúcho montenegrino, meu conterrâneo), era um dos mais cotados para ser o papa , que acabou nas mãos do argentino. Agora ele vai ser o Relator do Sínodo da Amazônia. E pelo que se observa, a Igreja acabou aderindo à "Nova Ordem Mundial, do George Soros, ao "Clube de Bilderberg"e, ao que parece, também ao Foro San Pablo, todos hoje consorciados com a esquerda que é o braço político dessas poderosas organizações, cujo intento único se resume em dominar o mundo e mantê-lo sob um só comando. Por essa razão a Igreja não mudou nada, sempre "apostando" nos mais poderosos, em detrimentos da massa dos seus "fiéis".

Vanderlei Lux disse...

'Sínodo para a Amazônia', rsrsrs...

Realmente a igreja católica se supera. Já não escondem mais de ninguém que estão no mundo somente para negócios.

Nada mais que verdades disse...

Há controvérsias, a Igreja Católica é um pilar da civilização ocidental, sempre foi, por mais que tentam destruí-la, a maioria dos católicos desconhecem sua grandeza.
Sua contribuição desde a queda do Império Romano nas mãos dos bárbaros, é incontestável.
Construtora da Civilização Ocidental, A Igreja Católica foi responsável por: Descobertas, Ciência, Caridade, Arte, Restauração, Tecnologia, Direito & Economia, Universidades, Medicina, Ordem Moral, Desenho, Ensinamento Moral etc.
Faço minhas as palavras do Dr. Thomas Woods:
“Se sempre deixamos que os oponentes da Igreja definam o debate, então sempre ficaremos na defensiva. Parece a mim , dado o estado de nossa civilização que já é tempo de partir para a ofensiva. E mostrar às pessoas todas as glórias da Igreja e mostrar toda essa história oculta “. “Oh!, não somos tão maus quanto pensa, Somos muito mais gloriosos do que nós mesmo imaginamos”. (Thomas Woods)

Dr. Thomas Woods, renomado historiador nos presenteia com mais de 10 semanas de aulas, suas pesquisas, estudos resumidas num video de 5h 44 mim abaixo, tudo ao alcance de todos. A contribuição de um homem não católico, que mais tarde se converteu disse: quando eu inicialmente me converti, converti-me em grande parte por razões teológicas e bíblicas e muito estudo. E eu sabia que havia feito a coisa certa, eu sabia que havia adquirido a pérola de grande valor. Quando finalmente me converti disse a mim mesmo não preciso mais me sentir alienado dessa Instituição extraordinária que construiu a própria civilização em que vivo agora sou parte dela, e de todos os santos que viveram por aquele período milenar, que os luteranos desprezaram como “não-bíblicos”, eles se tornaram meus amigos, eu poderia ser amigo de Santo Anselmo de quem falamos nesta série, eu poderia ser amigo de São Tomás de Aquino;.. eu estaria unido a eles no vínculo da comunhão dos santos,...
Agora, uma das citações favoritas ... vem de São Thomas More, que disse: “Ninguém , em seu leito de morte , jamais se arrependeu de ter sido católico."
Olhe o vídeo se católico ou não, é gratuito, legendado e aprenda um pouco do muito que a humanidade foi beneficiada dessa Instituição fascinante, de grandeza ímpar. Nunca é demais sabermos veracidades da História antes de fazermos comentários.

https://www.youtube.com/watch?v=ng8dume3V6k

Anônimo disse...

Parece que a mudança da "noiva" fez o plano ser reformulado, mas mantido.

Anônimo disse...

Como é que é???? "importante fonte de oxigênio para toda a Terra"???? O que esse pessoal está fumando?!!