quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Roma foi pouco



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Rabello de Castro

Em Tiradentes (MG) o bloco que encerra a folia carnavalesca no fim da 3a. feira gorda é o "Roma Foi Pouco". O nome diz tudo: se Roma foi pouco, com tudo que os romanos aprontaram, imagina a promessa de esbórnia inserida na chamada do bloco. Mas as ilações terminam por aqui. Roma Foi Pouco é diversão garantida mas não tem nada de Sodoma e Gomorra. É um bloco do respeitoso mundo mineiro.

Mas é impossível não lembrar do picaresco nome do bloco após uma leitura atenta da proposta de reforma tributária contida na PEC 45 ora em debate na Câmara. Se os contribuintes pensam que já viram de tudo, esperem até entrar em vigor a reforma em votação. Manicômio tributário será pouco para definir o que vem por aí.

A reforma promete uma coisa e entrega outra. Já começa por aí a maluquice. Diz que haverá um novo tributo, de nome IBS, capaz de tributar tudo, desde bens materiais e serviços, até os invisíveis ou intangíveis. O IBS, assim se promete, substituirá cinco tributos atuais. Sua implantação será gradual. Uma beleza. Vai garantir receita fiscal corrigida para todos os entes federados. E terá uma única alíquota, simplificando a vida do contribuinte. Gostaram?

Só que não é bem assim. Os cinco tributos NÃO serão substituídos, talvez sobrevivendo a mim e a você. Como assim? Sua extinção só se dará daqui a dez anos. (Você sabe se o Brasil tem tanto tempo para esperar?) Nem que fosse em cinco anos, já seria um absurdo. O contribuinte terá que conviver uma década com os tributos zumbis, os mortos-vivos, e com mais dois novos, o IBS e o IS, o imposto seletivo. Mas eu não disse que seriam cinco por um?

Desculpe, foi mal. Serão cinco por dois, ou três, caso o  governo consiga emplacar sua nova velha CPMF.

Você agora entendeu porque Roma foi pouco? Tem mais. O carnaval tributário ainda não acabou. O IBS seria, pelo menos, um tributo simples, com uma alíquota única para o Brasil e para todos os bens e serviços, certo? Mais ou menos...O IBS é apresentado com uma alíquota padrão. Porém, o padrão único é mera referência para os Estados e municípios, que poderão alterar suas respectivas parcelas como quiserem. Mas pera aí. Se cada um alterar como quiser, então não se simplifica nada. Bem, é isso sim. Serão 5570 alíquotas, uma para cada Município. E teremos mais 27 leis estaduais para alterar a parcela dos Estados no IBS.

Se isso não simplifica nada a vida do contribuinte, o que é evidente, imagine os 5570 IBSs municipais, além do estranho IS, "convivendo" com os tributos zumbis, os tais que não foram embora. Satisfeito? Tem mais.

Os entes federados terão "garantia" de receita fiscal corrigida pela inflação. Mas como assim? Quem pode garantir receita? Onde já se viu isso? Ainda não vimos, mas vamos ver. Quem garantirá esse resultado para os governos será você, prezado contribuinte, porque as 5570 alíquotas do IBS serão "calibradas" para os governos não perderem receita. A carga tributária explodirá. Entendeu por que os secretários de Fazenda anunciaram apoio à PEC?

Afinal, a reforma da PEC 45 é o perfeito carnaval tributário. Faltou falar do Fisco, dos cobradores do IBS. Ora, a Receita Federal foi pouco. Está para ser lançado um novo Fisco, o "Comitê Gestor" do novo tributo, uma espécie de Gestapo em cima dos pagadores que, noutra versão mais sincera da mesma má ideia, se chama de Superfisco.

Está tudo bem assim? Para quem acha que o Brasil vai mesmo decolar depois de passar o bloco previdenciário trucidando contribuintes, aí vem saideira tributária.

Concluindo: Sodoma e Gomorra foi pouco.

Paulo Rabello de Castro presidiu o IBGE e o BNDES. Professor e escritor, foi presidente da Academia Internacional de Direito e Economia.Fundou e presidiu o Instituto Atlântico. Economista do Ano em 2018.

6 comentários:

Loumari disse...

Caro Paulo Rabello de Castro, recebe aqui esta mensagem que lhe é dirigido. SHALOM.

NÓS VOS BEM-DIZEMOS, DESDE A CASA DO SENHOR.
(SALMO 108:26)


ORAÇÃO EM INVOCAÇÃO A CRISTO

Adorado e Amadíssimo Cristo, rogo com humildade, olha para mim benignamente.

Te amo e Te Reverencio em presença de todas as criaturas humanas e reconhecendo-me pecador e indigno de tanto Amor, te imploro que venhas em socorro de minha alma, a que desejo livrar dos momentos em que a contristo e a levo a sofrer.

Diante de Ti Senhor meu apresento minha alma, ela anseia Teu Amor, coisa que a tenho negado sendo humano, adiando o que me move assim a Ti.

Senhor, desejo salvar a minha alma libertando-a dos caminhos errados quais a minha vontade humana tende a seguir com maior frequência.

Senhor, dá-me a sabedoria e a humildade para que a minha vontade procure Tua presença e unida a Ti, seja eu fiel a Tua Santíssima Vontade.

Cristo, limpa meu coração do desamor

Cristo, limpa minha vontade e guia-me assim a Ti

Cristo, limpa minha mente e assim me centre em Ti

Cristo, limpa meu pensamento do inapropriado

Cristo, limpa meus olhos para não aceitar o que não é

Cristo, limpa meus ouvidos para não escutar o que te ofende

Cristo, limpa minha língua para não injuriar ao próximo

Cristo, limpa minha razão para não ser soberba

Cristo, limpa meus sentimentos para não desprezar o irmão

Cristo, limpa minhas sensações para que elas não me levem a agir mal

Cristo, limpa minha consciência para que não me turbe e me equivoque

Cristo, limpa minha história de vida, para não julgar pelo meu passado

Cristo, limpa meu passado para que seja criatura nova em Ti

Cristo, limpa minhas mãos para que não se levantem contra o irmão

Cristo, limpa meus passos para que se dirijam unicamente assim a Ti

Cristo, limpa-me e renova-me

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a perdoar

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a não gostar da soberbia

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a não murmurar

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a olhar pela dor

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a amar como Tu

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a ser humilde

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a ser caridoso

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a ser servo útil a Ti

Cristo, por Tua Cruz ensina-me a viver na fé, esperança e caridade. Levanta-me Cristo meu e ensina-me que a perfeição És Tu e eu devo tender a perfeição, não exigir ao próximo o que devo ser eu.

Eis-me aqui frente a Ti, dá-me de beber do Teu Amor e limpa minha vontade.

Eis-me aqui Cristo meu, peço Teu perdão.

Ámen.


ORAÇÃO A SANTÍSSIMA MÃE E RAINHA DOS ÚLTIMOS TEMPOS

Rainha e Mãe dos Últimos Tempos, sou teu filho/a, recebe-me, a te confio minha vida e coloco em Tuas Mãos minha vontade, quanto tenho e quanto sou, minhas aspirações, desejos e projectos.
Retira de mim o apego ao material para que eu busque os bens não visíveis porque são espirituais.

Te consagro hoje a minha vida, Rainha e Mãe, de minha livre vontade me entrego a Tua Protecção; em tão difíceis instantes em que vivo, seja Tu a Arca que me sustém para não naufragar no meio da purificação.

Os Raios de Tuas Mãos iluminem minha mente, meus pensamentos e minhas memórias para que sejam sarados, minhas dores como oferta e minhas caídas para que Tu me levantes.

Ilumina minha razão para que não entre em competição com a minha fé, senão que seja uma a luz da outra.

Me consagro a Ti e me entrego a Ti dentro da liberdade dos filhos de Deus.

Ámen.


Loumari disse...

ORAÇÃO EM INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, vem, preenche esta criatura Tua de Teus Dons. Esplendor Divino, Fogo Sagrado, Manancial Cristalino de limpa fraternidade. Vida dos cristãos, âncora dos desvalidos, luz nas trevas, calor no frio, desperta meu ser dormente, eleva minha alma assim a Ti.

Vem Espírito Santo, dá-me Tua Sabedoria para actuar rectamente. Dá-me inteligência santa para atrair a meus irmãos, não me sinta eu superior aos meus semelhantes, senão seja o menor para que surjas Tu com poder.

Vem, toma minha mente e renova-a, seja eu um eco de Tua voz e aconselhe na Vontade Divina, e não na minha. Dá-me forças para não resvalar e resistir focando-me em Ti, embelezado por Tua Fortaleza, seja eu um fiel apóstolo.

De Tua Ciência, oh Divino Espírito, seja eu reflexo, procure eu Tua Glória, afasta de mim o mundano.

Penetra o íntimo do meu coração e enxerta nele Tua mesma Piedade para amar com Teu mesmo Amor. Realiza em meu ser o milagre do Temor de Deus, dá-me sede de almas para que sem distinção, trabalhe para o Reino.

Oh Espírito Santo, incute em mim o Dom do verdadeiro Amor.

Agradeço Santo Espírito Divino, que viva em mim a plenitude, que consciente de minha necessidade, com plena liberdade te chamo a tomar possessão da minha vida.

Agradeço oh Bondade Divina, Soberano Misericordioso, Chama Sagrada.

Ámen.


Loumari disse...

JOÃO 4:34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.


† Con Imprimátur, Monseñor José Oscar Barahona Castillo, Obispo Emérito de San Vicente, El Salvador, C.A.

Pedimos cada dia pelos Dons do Espírito Santo:

1º Dom de Sabedoria
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Sabedoria, concede-nos a graça de apreciar e estimar os Bens do Céu e mostra-nos os meios para alcançá-los. Glória...

2º Dom de Entendimento
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Entendimento, ilumina nossas mentes respeito aos Mistérios da Salvação, para que possamos compreendê-los perfeitamente e abraçá-los com fervor. Glória...

3º Dom de Conselho
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Conselho, ilumina nossos corações a actuar com rectidão e justiça para benefício de nós mesmos e de nossos semelhantes. Glória...

4º Dom de Fortaleza
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Fortaleza, fortalece-nos com Tua Graça contra os inimigos de nossa alma, para que possamos obter a Coroa da vitória. Glória...

5º Dom de Ciência
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Ciência, ensina-nos a viver entre as coisas terrestres para assim não perder as eternas. Glória.

6º Dom de Piedade
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Piedade, inspira-nos a viver sóbrio, justo e piedosamente nesta vida, para alcançar o Céu na outra vida. Glória...

7º Dom de Temor de Deus
Vem, Espírito Santo, por Teu Dom de Temor de Deus, traspassa nossos corpos com Teu Temor para assim trabalhar para a salvação de nossas almas. Glória...


Oração Final

Unidos a Santíssima Virgem Maria imploramos o Dom do Espírito Santo:

"Vem Espírito Divino, vem com Teu Poder, renova todo meu ser e faz que, como criatura nova em Ti, minha mente e meu pensamento sejam renovados e meu coração palpite constantemente por manter-me sendo um só Contigo, Oh Santíssima Trindade."

(Oração dada por Virgem Maria a Luz de María em 8 de Agosto de 2012.)


APOCALIPSE 22:15,17 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
EU, JESUS, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de DAVID, a resplandecente estrela da manhã.
E O Espírito (Deus) e a Esposa (a Virgem) dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.


Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Ámen. Ora vem, Senhor Jesus!
A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós! Ámen.
(APOCALIPSE 22:20,21)


Apocalypsis 22 Biblia Sacra Vulgata (VULGATE)

20 dicit qui testimonium perhibet istorum. Etiam venio cito: amen. Veni, Domine Jesu.
21 Gratia Domini nostri Jesu Christi cum omnibus vobis. Amen.

Mauro Moreira disse...

Paulo Rabello de Castro,aquele que se recusou a abrir a caixa preta do BNDES. Paulo Rabello de Castro, canhoto assumido. Até que são pertinentes suas observações em relação a esses projetos de reformas tributárias. Mas, pergunto? Durante a vida toda enfronhado em assuntos econômicos, na política, em partidos, sendo tudo aquilo que mencionou ser e ter sido, por que não tentou influenciar politicamente para que algo fosse feito? Afinal, a esquerda, da qual faz parte ficou no poder por mais 30 anos, no período de FHC, o Pavão Palrador, e de Lula, o Sapo Barbudo, e Dilma Rousseff, a Ensacadora de Vento.

Mauro Moreira disse...

Loumari cansa!

Anônimo disse...

Ao Mauro Moreira das 9:04 AM

Piadinha - Loumari, é igual ao Paulo Rabello de Castro, enquanto tiver uma teta pra eles mamarem, eles não "se" cansam não.