quarta-feira, 9 de outubro de 2019

A Podernite



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Gaudêncio Torquato

Os governantes, regra geral, padecem de grave doença: a podernite. Que afeta, sobretudo, membros do Poder Executivo, a partir do presidente da República, governadores e prefeitos, podendo, ainda, pegar protagonistas de outros Poderes e os corpos da burocracia.
Como todas as ites, trata-se de uma inflamação, que, ao invés de atacar o corpo, invade a alma. Podemos designá-la como a “doença do poder’”. Se alguém quiser associá-la ao egotismo, a importância que uma pessoa atribui a si mesmo, está correto, pois os conceitos são próximos.
O presidente Bolsonaro, vez ou outra, avisa que o poder é dele. Inclusive, o poder da caneta BIC, substituída pela caneta Compactor, quando tomou conhecimento que a primeira é de origem francesa. (Bolsonaro, lembremos, azucrinou o presidente Emmanuel Macron por conta da questão amazônica). O STF, nos últimos tempos, tem pontuado: em última instância, o poder é nosso. A decisão de conceder aos delatados a condição de serem os últimos a falar nas investigações da Lava Jato é um exemplo do poder da última palavra.
O Legislativo, assustado com a invasão de suas competências e queixoso da debilidade do governo na frente da articulação política, assume papel de protagonista principal em matéria de reformas. Nesse ciclo de grandes interrogações, cada qual quer ter mais poder. Até porque no vácuo, um poder toma o lugar de outro.
O poder traz fruição, deleite, sentimento de onipotência. Governantes e até burocratas se acham donos do pedaço, tocados pela ideia de que são eles que conferem alegrias e tristezas, fecham e abrem horizontes, fazem justiça.
podernite tem graus variados de metástase. Nos homens públicos qualificados, talhados pela razão, os tumores são de pequena monta. Nos Estados mais desenvolvidos, com culturas políticas mais evoluídas, a doença não se espalha muito porque as críticas da mídia e de grupos formadores de opinião funcionam como antivírus. Nos Estados menos aculturados, dominados por estruturas paternalistas e sistemas feudais, a doença geralmente chega a graus avançados.
O primeiro sintoma da doença é a insensibilidade. Só ouve o que quer ouvir. O grito rouco das ruas é para eles uma sinfonia distante. Da insensibilidade, deriva a arrogância. Governantes transformam-se em soberanos, querendo que cidadãos vistam o manto de súditos e achando que os programas governamentais constituem um favor e não um dever. Nessa esteira, desenvolve-se o assistencialismo, com pequenos sacos de migalhas distribuídas a esmo.
A construção da identidade de um Governo transforma-se, assim, em culto à personalidade, sob os aplausos da plêiade de amigos e oportunistas. Alguns governantes descobriram as vantagens das redes sociais e capricham no envio de mensagens, vídeos e fotos sobre sua performance,  desprezando a sábia lição de nossos avós: “elogio em boca própria é vitupério”.
O obreirismo inconsequente também passa ser eixo das administrações, no fito de fixar marcas. E é porque faltam recursos. Vivemos momentos de quebradeira geral. Mas o “balonismo pessoal” (fenômeno de enchimento do balão do ego) é impulsionado por levas de áulicos. Ocorre que o Produto Nacional Bruto da Felicidade – o PNBF – não sobe. Os bolsos continuam secando. E a indignação social se expande.
Por isso, as pessoas se afastam dos governantes. Só mesmo grandes sustos - como queda de popularidade - trazem-nos à realidade. Nesse momento, percebem que o poder é uma quimera. Volta-se contra eles mesmos.
Senhores, esta é a dura realidade: a glória mítica de palanques, os palácios, os ministérios e as instâncias da Justiça são coisas passageiras. Mudam como as nuvens. (A propósito, as caravanas que pediam Lula Livre hoje se mobilizam para pedir o Lula Preso. Porque da sede da PF em Curitiba onde está, ele consegue fazer mais barulho do que em seu apartamento de São Bernardo do Campo). Eita, Brasil mutante, ou se quiserem, Brasil do chiste.
Só faltava essa: O procurador de Justiça de Minas Gerais, Leonardo Azeredo dos Santos, ganha R$ 24 mil mensais e garante que esta quantia é um “miserê”. O que dirão os milhões de brasileiros desempregados ou aqueles que põem no bolso o mísero salário mínimo?
Os pacientes de podernite agem como Vespasiano, o Imperador, que, na beira da morte, ficava gracejando numa cadeira: Ut Puto Deus Fio (Parece que Me Transformo num Deus).
Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato

6 comentários:

Loumari disse...

Messaggio della Madonna di Itapiranga 7 Settembre 2019 veggente Edson Glauber (Mensagem para Brasil)

https://www.youtube.com/watch?v=QUYnkW1Qago

Loumari disse...

Messaggio della Madonna di Itapiranga 7 Settembre 2019 veggente Edson Glauber (Mensagem para Brasil)

https://www.youtube.com/watch?v=QUYnkW1Qago


NOTA: Aos filhos da Trindade no Brasil, pela graça Divina fui levada a descobrir esta Bíblia Católica em língua espanhola, Deus faz patente que salva Ele mesmo os seus filhos perdidos, mostrou-me que esta Bíblia Católica da Tia Espanha está sendo lida por católicos brasileiros.
Aquilo que a Palavra do Salvador diz: aquele que confia em mim, mesmo estando morto viverá. Filhos da Trindade no Brasil tidos cativos espiritualmente, adormecidos pela falsa bíblia, o Salvador Ele mesmo os despertou e os deu discernimento para sair do meio dos prevaricadores, dos imundos, e abraçar a palavra do Pai escrita em outra língua.

Diz a Palavra de Deus, "MATEUS 10:23 Quando, pois, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque, em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem."

Caros irmãos e irmãs, estas palavras do nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina sobre a Migração. A migração não é só feita em corpo físico, mas também é feita no espiritual. Nos mostra esta comunidade católica de brasileiros que se deram conta que o país onde nasceram está tudo minado pelo Diabo, e a sua fé lhes deu entendimento para perceberem que afinal de contas a Bíblia naquela nação, a Palavra de Deus foi adulterada, profanada, inseriram na Bíblia o espírito do Demónio, vêem que a igreja católica neste país, seus sacerdotes sacralizam demónios, porque, quem perpetua mentiras, que acredita falsidades, sacraliza o demónio, só são heresias e blasfémias em seus cultos religiosos, e isso é extremamente grave, e para salvar a sua alma e não mais ofender a Deus, optaram por migrar, deixando a bíblia em sua língua nativa, repudiando o falso catolicismo pregado na sua nação, cultos onde o falso Cristo é sacramentado, simplesmente fugiram do meio do diabolismo que reina no seio mesmo da igreja de Cristo, para uma língua estrangeira que cuja Bíblia reconhecem o Espírito de seu Pai Criador. São perseguidos espiritualmente pelo Diabo, mas o Dom de Deus em si lhes despertou e lhes impulsionou a migrar para uma Bíblia segura onde habita o Espírito Santo.

MATEUS 10:16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.
17 Acautelai-vos, porém, dos homens, porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
18 E sereis até conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios.
19 Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que, haveis de falar, porque, naquela mesma hora, vos será ministrado o que haveis de dizer.
20 Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.
21 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão.
22 E odiados de todos sereis, por causa do meu nome: mas, aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Vos coloco aqui o link que vos dá acesso a uma Bíblia que Deus Pai vos envia. A VOZ DA SALVAÇÃO VOS CHAMA. Não vos rebeleis contra ela. SHALOM!

Apocalipsis22:13 "Yo soy el Alfa y la Omega, el Primero y el Ultimo, el Principio y el Fin."

Apocalipsis, 22 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/la-biblia-de-jerusalen/apocalipsis/22/


Loumari disse...

NAQUELE dia, se entoará este cântico, na terra de Judá: Uma forte cidade temos, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros.
Abri as portas, para que entre nela a nação justa, que observa a verdade.
Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Confiai no Senhor perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.
Porque ele abate os que habitam em lugares sublimes; a cidade exaltada humilhará até ao chão, e a derribará até ao pó.
O pé a pisará: os pés dos aflitos, e os passos dos pobres.
O Caminho do justo é todo plano: tu rectamente pesas o andar do justo.
Até no caminho dos teus juízos, Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma.
Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madruguei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça;
Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da rectidão ele pratica a iniquidade, e não atenta para a majestade do Senhor.
Senhor, a tua mão está exaltada, mas nem por isso a vêem: vê-la-ão, porém, e confundir-se-ão por causa do zelo que tens do teu povo; e o fogo consumirá os teus adversários.
SENHOR, TU NOS DARÁS A PAZ, porque tu és o que fizeste em nós todas as obras.
Ó SENHOR, DEUS nosso, outros senhores têm tido domínio sobre nós; mas, por ti só, nos lembramos do teu nome.
Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso, os visitaste, e destruíste, e apagaste toda a sua memória.
Tu, Senhor, aumentaste esta gente, tu aumentaste esta gente, fizeste-te glorioso; mas longe os lançaste, para todos os fins da terra.
Senhor, no aperto te visitaram; vindo sobre eles a tua correcção, derramaram a sua oração secreta.
Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós, por causa da tua face, ó Senhor!
Bem concebemos nós, e tivemos dores de parto, mas isso não foi senão vento: livramento não trouxemos à terra, nem caíram os moradores do mundo.
OS TEUS MORTOS VIVERÃO, OS TEUS MORTOS RESSUSCITARÃO; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.
Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti: esconde-te só por um momento, até que passe a ira.
Porque, eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniquidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais aqueles que foram mortos.
(ISAÍAS 26)


Loumari disse...

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.
Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfémia se perdoará aos homens; mas, a blasfémia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens.
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoada; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
(MATEUS 12:30,32)


MATEUS 13:9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS; VOLTAREI PARA VÓS.
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Naquele dia, conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos, e os guarda, esse é o que me ama; e, aquele que me ama, será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
(JOÃO 14:17,21)


APOCALIPSE 22:16 EU, JESUS, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de DAVID, a resplandecente estrela da manhã.


Porque eu testifico, a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavra do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Ámen. Ora vem, Senhor Jesus!
A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós! Ámen.
(APOCALIPSE 22:18,21)

Anônimo disse...

Esse Loumari esquerdoide pelo jeito é um pelego pago para vir aqui encher o saco. Vai trabalhar vagabundo, de madrugada já mandando mensagens idiotas e desconexas.

Loumari disse...

A JUSTIÇA E MISERICÓRDIA DE DEUS: A DESTRUIÇÃO DOS SEUS INIMIGOS E O LIVRAMENTO DO SEU POVO

O SENHOR É UM DEUS ZELOSO E QUE TOMA VINGANÇA, O SENHOR toma vingança e é cheio de furor: O Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.
O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força, e ao culpado não tem por inocente: o Senhor tem o seu caminho na tormenta, e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basan e Carmelo, e a flor do Líbano se murcha.
Os montes tremem perante Ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença, e o mundo, e todos os que nele habitam.
Quem parará diante do seu furor? e quem subsistirá diante do ardor da sua ira? a sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por Ele derribadas.
O SENHOR É BOM, UMA FORTALEZA NO DIA DA ANGÚSTIA, E CONHECE OS QUE CONFIAM NELE.
E com uma inundação transbordante acabarás, de uma vez, com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos.
Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo: não se levantará por duas vezes a angústia.
Porque, ainda que eles se entrelacem, como os espinhos, e se saturem de vinho, como bêbados, serão inteiramente consumidos, como palha seca.
De ti saiu um que pensa mal contra o SENHOR, um conselheiro de Beliar.
Assim diz o Senhor: Por mais seguros que estejam, e por mais numerosos que sejam, ainda assim, SERÃO EXTERMINADOS, e Ele passará: Eu te afligi, mas não te afligirei mais.
Mas, agora, quebrarei o seu jugo de cima de ti, e romperei os teus laços.
Contra ti, porém, o SENHOR deu ordem, que mais ninguém do teu nome seja semeado: da casa do teu deus exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil.
Eis sobre os montes os pés do que traz boas novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o ímpio não tornará mais a passar por ti: ele é inteiramente exterminado.
(NAÚM 1:2,15)