quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Quem pode sentar na cadeira de Kriptonita?



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

Será que sobrevivemos em um Grande Hospício a céu aberto? Os paradoxos sugerem que sim... Vide o jogo conflituoso das figurinhas. A primeira figura traz resultados conjunturais positivos dos 300 dias de Jair Bolsonaro na Presidência da República: Inflação de 3% contra 10,67% da Dilma em 2015; Juros de 5% agora contra 14% da Dilma em 2015; Ibovespa acima de 100 mil pontos contra os 38 mil pontos da Era Dilma; PIB crescendo 0,8% contra os 3,8% negativos da Dilma,; e o Risco País de 117 pontos contra os 533 pontos da Era PJ.

Os resultados positivos de Bolsonaro viralizam nas redes sociais, principalmente entre os ultra otimistas bolsonaristas. Só que uma segunda figura mostra o resultado de uma “pesquisa” indicando que este mesmo Governo Jair Bolsonaro tem avaliação negativa (ruim ou péssima) de 42,1% - 30,9% de ótimo/bom e 23% de regular. A explicação para uma figura não coincidir com outra é que Bolsonaro erra feio ou falha muito na comunicação estratégica... Ou, então e além disto, que a extrema-mídia tem obtido sucesso na desconstrução da imagem do Presidente e seu governo.

A pesquisa com números nada favoráveis a Bolsonaro não reflete a percepção dos “deuses do mercado”. Tanto que foi super-bem recebido o pacote de medidas apresentado pelo Executivo ao Legislativo para melhorar a qualidade do setor público e ajustar as contas públicas com responsabilidade fiscal. O plano batizado de “Mais Brasil” tem a expectativa de ser aprovado pelo Congresso Nacional até abril de 2020. Ao entregar o material, o Presidente Jair Bolsonaro brincou com o presidente do Senado, seu amigo Davi Alcolumbre: “Não deseje a minha cadeira. Ela é de kriptonita” (o mineral que tira toda a força do Superman).

Os grandes investidores internacionais já definiram que o Brasil será o palco de grandes aportes financeiros nos próximos anos. Ou seja, a melhora da economia (que sustenta os governos) está prestes a se tornar realidade palpável para o cidadão-eleitor-contribuinte. O mercado já projeta juros futuros cada vez menores. Já tem empresário captando dinheiro mais barato. Atualmente, valem as apostas que juros baixos prejudicam o “rentismo”. Assim, quem tem dinheiro acabará forçado a obter resultados pela via do empreendimento e da produção, sobretudo gerando bem estar individual e social...

Esse é o cenário ideal para um Governo que pretende se reeleger. Por enquanto, para provocar os inimigos da extrema-mídia, Bolsonaro deixa no ar a dúvida se deseja ou não disputar um segundo mandato. Seus inimigos piram... Até porque, embora ainda seja muito prematuro, analistas dentro e fora do governo fazem previsões nada otimistas. As falhas na articulação política de Bolsoanro indicam que ele pode não ser um bom cabo eleitoral na eleição municipal de 2020. Este eventual mau resultado impactará os planos para 2022. O fato concreto é: quem garante que isto acontecerá? Depois da eleição de Bolsonaro, palpites e previsões políticas se tornaram incertas...

O próprio governo é um espelho de incertezas. O mesmo time que apresentou um espetacular plano Mais Brasil foi o mesmo que cometeu um apagão estratégico, ao sabotar até forçar o pedido de demissão da equipe do General de Exército Maynard Marques de Santa Rosa na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Foi lamentável e estranho o descaso de Bolsonaro com seu amigo Santa Rosa (militar de prestígio e competência técnica que lhe apoiou antes da primeira hora, quando ninguém apostava na vitória de Bolsonaro).

A implosão de Santa Rosa não foi resultado apenas de intrigas palacianas. Na verdade, foi a evidência de um Presidente que se isola, e se deixa ficar cercado de puxa-sacos, terminando refém dos espertalhões do “Centrão” do Congresso Nacional que têm hegemonia no governo. O MDB, por exemplo, parece cada dia mais fortalecido no entorno e nos recantos do Palácio do Planalto. Os militares, curiosamente, não têm a mesma influência projetada no começo do governo.

Mas o fato mais grave da saída de Santa Rosa é que o núcleo hegemônico em torno de Bolsonaro não deseja um Brasil gerido estrategicamente, com uma administração pública realmente integrada, como propunham os 35 membros da equipe do Santa Rosa que se viu forçado a pedir para sair. Este é o paradoxo de um governo que propõe “Mais Brasil”, porém parece refém de políticos retrógrados que só querem “Mais Brasília”. Por isso o Centrão faz o jogo de morde e assopra com Bolsonaro – oriundo do mesmo Centrão, só que com a fama de “não-corrupto”, porque sempre se comportou como lobo solitário ou como um Super Homem de quem a kriptonita fugiu...

O tempo dirá se o governo vai dar certo. Só que, por mais paradoxal que possa parecer, se a economia melhorar (como é a tendência e a inexorável vontade e interesse dos megainvestidores), Bolsonaro pode acabar bem na fita, sem que o sucesso pessoal dela reflita em resultados políticos favoráveis a ele próprio e a seu grupo político mais próximo.

A única projeção boa é que a desmoralizada e incompetente esquerda, que praticamente quebrou o Brasil durante 13 anos, não tem chances imediatas de retorno ao poder, apesar da resistência e persistência da turma do Foro de São Paulo. Por isso, é de morrer de chorar quando a gente ouve a presidenta petista Gleisi Hoffmann avisar que viaja para o Chile a fim de promover “uma violência internacional” contra o neoliberalismo...

Ainda é muito cedo para saber quem terá condições de sentar na cadeira de kriptonita do Palácio do Planalto, na sucessão de Jair Bolsonaro, que ainda nem completou um ano de governo. O desempenho econômico e a percepção real de melhora pela população, junto com uma  competente articulação política e um projeto correto de marketing eleitoral, vão definir quem será nosso próximo Super-Homem ou Mulher Maravilha no poder...

Os brasileiros e brasileiras só não podem dar mole, porque o Coringa e outros vilões menos votados estão prontos para roubar a cena e sentar na cadeira presidencial que não lhes faz mal algum...    

Viva o Brasil! Grande Hospício (ou manicômio judiciário) a céu aberto, onde o Mecanismo do Crime Institucionalizado se reinventa para ganhar ainda mais dinheiro com a inevitável retomada econômica...

Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7








Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 6 de Novembro de 2019.

14 comentários:

Loumari disse...

Contas públicas maquilhadas, publicam resultados com números falsos, o que faz que o barril está a se encher de pólvora, e quando isso estalar!

Loumari disse...

4.883 - Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, a Brasília / DF, transmitida em 05/11/2019

Amados filhos, creiam firmemente no Poder de Deus. Nele está a vossa força e salvação. Não permitam que a falsa ideologia vos distancie da verdade. Muitos consagrados foram contaminados e andam como cegos e cegos que guiam outros cegos.

O templo será erguido, mas na Casa de Deus não há lugar para o inimigo. Não podem servir a dois senhores. Permaneçam com Jesus. Acolhem o Seu Evangelho e adoptem os seus ensinamentos do verdadeiro Magistério de sua Igreja.

Dobrem os joelhos em oração. Deus está com pressa. Não vivam longe da verdade. Eu sou a vossa Mãe e venho do Céu para guiar-vos assim Aquele que é o vosso Único e Verdadeiro Salvador.

O Meu Senhor vos ama e espera por vocês a Braços Abertos. Não permitam que os assuntos do mundo vos apartem do Meu Filho Jesus. Mantêm-se atentos. O demónio é forte e sabe como enganar.

Permaneçam firmes no caminho que vos estou indicando e saireis vitoriosos. Avancem sem medo. Eu suplicarei a Meu Filho Jesus por vocês. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em Nome da Santíssima Trindade.

Agradeço por haver-me permitido reunir-me convosco uma vez mais. Eu vos abençoo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Permaneçam em paz.


AGEU 2 A GLÓRIA DO SEGUNDO TEMPLO

Porque, assim diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca;
E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de Glória, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS.
Minha é a prata, e meu é ouro, disse o SENHOR DOS EXÉRCITOS.
A Glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS.
(AGEU 2:6,9)


4.883 - Messaggio di Nostra Signora Regina della Pace, a Brasília / DF, trasmesso il 05/11/2019

Cari figli, credete fermamente nel Potere di Dio. In Lui è la vostra forza e la vostra salvezza. Non permettete che le false ideologie vi allontanino dalla verità. Molti consacrati sono stati contaminati e camminano come ciechi che guidano altri ciechi.
Un tempio sarà eretto, ma nella Casa di Dio non c'è spazio per il nemico. Non potete servire due padroni. Rimanete con Gesù. Accogliete il Suo Vangelo e abbracciate gli insegnamenti del vero Magistero della Sua Chiesa.
Piegate le vostre ginocchia in preghiera. Dio ha fretta. Non vivete lontani dalla verità. Io sono la vostra Madre e vengo dal Cielo per condurvi a Colui che è il vostro Unico e Vero Salvatore. Il Mio Signore vi ama e vi aspetta a Braccia Aperte. Non permettete che le cose del mondo vi allontanino da Mio Figlio Gesù. State attenti. Il demonio è forte e sa come ingannare.
Rimanete fermi nel cammino che vi ho indicato e sarete vittoriosi. Avanti senza paura. Io pregherò il Mio Gesù per voi. Questo è il messaggio che oggi vi trasmetto nel nome della Santissima Trinità.
Grazie per averMi permesso di riunirvi qui ancora una volta. Io vi benedico nel nome del Padre, del Figlio e dello Spirito Santo. Amen. Rimanete nella pace.

Loumari disse...

Bolsonaro e "os seus" querem dar um golpe. E "nós", o que queremos?

https://www.youtube.com/watch?v=9UGJtfMyloc&t=8s

Anônimo disse...

Senhor Jorge Fernando B Serrão, você é um GRANDE HIPÓCRITA!

Comparar com a "louca" da Dilma? Só um grande hipócrita! Compare com os países em franco desenvolvimento ou com os países desenvolvidos.

Nos últimos 30 anos houve uma transferência massiva de riqueza daqueles que têm muito pouco para aqueles que têm demasiado.

Um imposto progressivo sobre a riqueza é a ferramenta política mais direta para conter a crescente concentração de riqueza no Brasil.
A receita arrecadada com o imposto sobre a riqueza seria usada para financiar políticas fundamentais como a Educação, Saúde, Saneamento Básico, Infraestruturas logísticas e de habitação, e assistência universal(na saúde, educação e bem-estar) à infância e adolescência.

As pessoas mais ricas deste país não pagam sua parte justa há muito tempo. O pequeno grupo de bilionários brasileiros existentes quase não pagam impostos e muitas vezes estão isentos deles, pouco contribuindo para o tão necessário investimento público governamental.

O país e a retomada econômica está ótima para os Rentistas, para os Banqueiros e para os Hiper-empresários - os altos juros dos títulos da dívida pública continuam semelhantes; os altíssimos juros para empréstimos pessoais e para pequenos e médios investimentos continuam semelhantes; a economia estagnada continua semelhante; a concentração de renda em um pequeno grupo de rentistas e investidores continua semelhante; a maior parte da população continua a a viver com uma renda insuficiente para sua sobrevivência básica; a educação, saúde, o saneamento básico de qualidade e a infraestrutura necessária deveriam estar entre as prioridades governamentais, mas quase não existem projetos para tal; etc.

Até o atual governo está imiscuído no "Mecanismo do Crime Institucionalizado".

Só quem não quer ver - como o Sr.J. Serrão - , o imenso poço de desigualdade social e econômica em que o país tem vivido ao longo de trinta anos e que com o governo do Bolsonaro continua se aprofundando cada vez mais, é que afirma que o país está melhor.

O Brasil continua a ser um dos países com maior índice desigualdade no mundo. E não existem projetos governamentais com a finalidade de diminuir a Desigualdade.
Brasil, com índice Gini de 59,3, é mais baixo apenas do que o de seis países da África e o da Guatemala.

A pobreza e a miséria grassam no país a olhos vistos.

O acesso a direitos básicos de alimentação, moradia, educação, saúde, segurança e oportunidades de trabalho é muito pobre.

Existe uma grande falta de investimentos públicos governamentais.

Etc.

O Brasil está rico e de boa saúde socioeconômica para os multimilionários, para a classe social Alta(A, segundo IBGE acima de 20 salários) e Média-alta(B, segundo IBGE acima de 10 salários), para os altos servidores públicos, para os políticos e para quem bajula todos esses.

A DESIGUALDADE ESTÁ BEM PRESENTE NO BRASIL disse...

Num país desigual como o nosso Brasil, a liberdade é um privilégio para alguns e não um bem para todos.

Q disse...

Quem levou o general Santa Rosa para Brasília foi o bebiano, só um fato mesmo.

Os militares não parecem nem um poico dispostos a pressionar os 3 poderes podres a mudar, vivem recapitulando, não assumem o q falam, não defendem o governo e não defendem bolsonaro de nada.
Pra que servem os militares, então?
Q saiam todos, então, já que não estão fazendo as aproximações sucessivas de que o general Mourão tanto disse.
Cadê as aproximações sucessivas????

sergio soares disse...

Estou começando a achar que o Serrão está mostrando uma nova face desconhecida ou não quer realmente que o Brasil fique independente e faxinado em relação à corrupção.JS está dando várias escorregadelas ultimamente.Será que é a maçonaria???

Anônimo disse...

Quem pagará as despesas de viajem da presidenta petista Gleisi Hoffmann?

Anônimo disse...

Entre os militares não existem santos. O artigo faz que não sabe pq o santo Santa Rosa saiu? Foi pq ele "vazou documentos confidenciais sobre a Amazônia". Houve, portanto, quebra de confiança. Tá bom pra vc, Serrão? Andas tão desinformado, né.
Esther

Anônimo disse...

O presidente Bolsonaro tem experiência dos meandros da política, suficiente para saber como funciona a sociedade em seu legítimo jogo de interesses, e precisa de auxiliares que sigam sua orientação pragmática para que sejam obtidos resultados dentro da ética e da legalidade.

Anônimo disse...

O general Maynard Santa Rosa, após ter recebido um dossiê sobre produtividade, em vez de se demitir, seria mais útil se argumentasse sobre a miopia da visão da iniciativa privada em relação à administração pública, DEMONSTRANDO O DESCONHECIMENTO DOS AVALIADORES NA MATÉRIA. Seria um trabalho de grande utilidade para todos os funcionários que sofrem com a visão estreita e o desconhecimento de empresários sobre os princípios do Estado.

Anônimo disse...

Nando Mourão está loucão (Sara Winter)
https://www.youtube.com/watch?v=zJ1ApPAFaQw

CRISTÃO INDIGNADO disse...

Para de mentir, Esther!

Sabemos que o governo Bolsonaro é um ZOG, e o ZOG se fortalece a cada dia, incompatível com as forças patrióticas.

Anônimo disse...

"Qual a reação de um oficial general que vivia nesta redoma de mundo militar, que sempre foi poupado de críticas e que é tido como quase um deus do comando, da organização, do respeito, da inteligência e da idoneidade no quartel, ao receber duras críticas, escárnios, desrespeitos e até crimes de calúnias, injúrias e difamações no poder político de forma pública? (...) Inúmeras. Mas as mais comuns são as de se intimidar, de se pavonear, de querer agradar os atacantes na expectativa de cativar uma misericórdia ou trégua, de alterar a própria personalidade na vã esperança de não ser massacrado publicamente e de acabar adotando posturas erradas, tomando inúmeras decisões estapafúrdias e tentando alianças suicidas com o inimigo."

A Matrix dos Militares de Alto Escalão (Medium)
https://medium.com/@Arierbos/a-matrix-dos-militares-de-alto-escalao-8d82ca4d03ae