terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Fake News enche mais que saco do Papai Noel


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

A famosa “turma do arco-iris” não para de me mandar “presentes”. Tudo para avacalhar com a perda do título mundial do Flamengo. A mensagem mais criativa foi enviada por um amigo desembargador, no maior tom de seriedade. Vinha com o disfarce insuspeito de um suposto “G1 – o Portal de Notícias da Globo”. A notícia bombástica: “Com Firmino reprovado no exame anti-doping, Liverpool deve ser eliminado e Flamengo pode ser declarado campeão mundial”.

Karaka! Que bomba! Que maravilha. Ainda que cético, cliquei no link, pois a figuraça que me enviou, uma autoridade pública, embora na vida privada seja um bom-humorista, era confiável. Não me transmitiria um vírus. O teor da “notícia” era impactante. O texto: É mentira, Abestado! A imagem era de sua excelência o deputado Federal Tiririca, só que vestido em sua honorável fantasia de palhaço... Adorei a fake news.

No mesmo espírito de contra-gozação, pensei em méis melhores amigos amigos rubro-negros e encaminhei a mensagem. A reação deles merece atenção. Dois deles, caras inteligentes, críticos e perspicazes, acreditaram, de imediato, que a notícia era verdadeira. Afinal, quem estava mandando via zap era eu, um jornalista desde 1983... Os receptores nem se deram ao trabalho de entrar no link e verificar a piada. Compraram a notícia falsa só pelo título e pela suposta credibilidade de quem transmitiu a “abestagem”...

Esse acontecimento chama atenção para o problema que teremos em 2020, principalmente na hora que esquentar a campanha eleitoral para a escolha de Prefeitos e vereadores. Nas redes sociais, teremos uma circulação incontrolável de mentiras deslavadas. O mais desafiador é que a “Justiça Eleitoral” já manifestou a pretensão de que vai criminalizar e punir quem criar e distribuir notícias falsas contra candidatos. Ainda bem que o supremo magistrado Luís Roberto Barroso, que também compõe o Tribunal Superior Eleitoral, já advertiu que não será a dura legislação que conseguirá coibir as “fake news”.

Barroso tem razão. As fake news circulam dentro de uma guerra assimétrica. É fundamental coibir e punir as notícias falsas, geralmente com más intenções políticas e econômicas. Raramente são piadas ridículas como o falso problema do Firmino... Reprimir a difusão de mentiras e conseguir decifrar o que é inverdade serão os grandes desafios no ano eleitoral. Buscar a verdade no pleito de 2020 é missão imprescindível para os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira.

Enquanto nos preparamos para a complexa batalha, o Alerta Total deseja a todos um Feliz Natal.

Releia o artigo: “Lula é uma carta fora do baralho”

 
Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7










Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 24 de Dezembro de 2019.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por falar em fake news, o Flamengo avançou na contratação de Neymar?

“O Flamengo pode perder Bruno Henrique e Gabigol. No entanto, já se especula, com força, que existem chances da contratação de Neymar. “

ho ho ho


Feliz Natal