quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

O crime do Chorume não-tratado no RJ



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

A gestão do Lixo, que no Brasil costuma ser “um lixo de incompetência e roubalheira”, é uma das maiores fontes de corrupção na administração pública. Agora, o ambientalista Sérgio Ricardo faz uma gravíssima denúncia sobre contaminação das praias da Baía da Guanabara, rios e poços artesianos. O líder da ONG Baía Viva protesta que o lixão “desativado” do Morro do Céu, no bairro do Caramujo, em Niterói, produz, anualmente, 118 milhões de litros de chorume. Altamente poluente, o rejeito é precariamente diluído na estação de tratamento de esgotos de Icaraí e acaba lançado no mar pelo emissário submarino. É uma gigantesca tragédia ambiental    

Ontem (4 de dezembro 2019), o Movimento Baía Viva protocolou uma Representação judicial sobre o problema na Procuradoria Geral da República e no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. Foi pedida a imediata proibição da "diluição" de chorume em diversas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) operadas pela CEDAE e concessionárias privadas em vários municípios fluminenses. Também foi requerida a responsabilização criminal, por Crime Ambiental e Crime de Improbidade Administrativa, dos dirigentes da Companhia Municipal de Limpeza urbana (CLIN), do Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ) e da concessionária privada Águas de Niterói S/A.
Desde 19 de julho de 2018, o movimento Baía Viva denuncia aos Ministérios Públicos Estadual e Federal a crise do chorume não-tratado no Estado do Rio de Janeiro. Estima-se um despejo anual de 1 bilhão de litros de chorume despejado, ilegalmente, nas águas, manguezais e praias da Baía da Guanabara. Além do despejo diário de 3 milhões de litros de chorume, outro problema é o volume de 500 mil metros cúbicos de chorume, sem tratamento, precariamente estocado em “lagoas” ou tanques de estabilização localizados em lixões “desativados” ou aterros sanitários.
Nos períodos de chuva, estes tanques transbordam vazando diretamente para as águas da baía, rios e manguezais prejudicando a pesca artesanal, a balneabilidade das praias e provocando doenças nos pescadores e nas populações locais. Sérgio Ricardo não perdoa: “Enterrar materiais recicláveis em grandes aterros sanitários, num momento em que vivenciamos uma emergência climática em escala global, é um atraso do ponto de vista civilizatório, além de ser uma grande burrice do ponto de vista econômico!”.
O ecologista Sérgio Ricardo relembra que entre 2006 e 2007, foi proposta como alternativa a criação de um Ecopolo de Energia e Reciclagem na área do antigo Lixão do Morro do Céu. Na época, estudos de viabilidade desenvolvidos pela Coppe/UFRJ indicavam que era possível produzir energia limpa (biogás), adubo orgânico, construção de Ecofábricas com matérias primas oriundas do lixo, bem como incentivar a implantação da coleta seletiva e de programas de reciclagem com participação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O tempo passou... E nada aconteceu até agora...
O Brasil ainda tem 3.500 lixões. Todos sem controle da poluição gerada no meio ambiente e corpos hídricos. A falsa alternativa (aterros sanitários) é considerada mais cara e, portanto, completamente insustentável para os cofres públicos a médio e longo prazos. Os “cemitérios de lixo” são a marca da péssima gestão dos resíduos no Brasil durante os anos 1970, que gerou milhares de passivos ambientais ainda existentes.
A coleta e transporte de lixo mexem com interesses milionários. Muitas campanhas eleitorais são financiadas pelos consórcios do lixo... Por isso, o jogo sujo não é interrompido. A corrupção não deixa...
A questão do lixo – que poderia ser fonte de geração expressiva de renda e de produção de energia – é mais um dos assuntos sérios que a sociedade brasileira não discute correta e seriamente. A extrema mídia só cuida do assunto quando acontece alguma tragédia gigantesca. Isto tem de mudar!
Vazadouro de Morro do Céu e Novo Aterro Sanitário. Raios concêntricos de 500m, 1.000m, 1.500m e 2.000m. Fonte: Software Google Earth.


 A forma do vazadouro. Já o novo aterro sanitário, até agora, não começou a operar. A área do vazadouro possui, aproximadamente, 188.000 metros quadrados de base (medidos a partir da ferramenta Google Earth) e a interface socioambiental com a região de entorno.

Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7




Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 5 de Dezembro de 2019.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito se questiona e argumenta na questão ambiental, e não apenas no país mas no mundo. A única referência que ninguém cita é a urgência de diminuição da população mundial. Pode-se taxar do que quiser, mas é fato! O planeta não vai absorver essa humanidade nesse ritmo.

Loumari disse...

A PAIXÃO DE JESUS

A VIRGEM MARIA AO PÉ DA CRUZ

5 de Dezembro, 2019

Ponto I: Quando os Judeus cessaram de lhe atormentar com torturas e ultrajes, Jesus é oprimido por uma nova dor, sem dúvida alguma a mais dolorosa de todas: ver Sua Mãe parada ali diante a Cruz. Mas nós não podemos compreender quanto Jesus sofre se não compreendermos quanto Maria sofre ao ver Seu Filho crucificado. Ela, que ama Jesus sobre o amor de toda mãe, sente na Sua Alma tudo o que Jesus sofre no corpo; e, visto que Seus Corações são estritamente ligados, é também o da Mãe dilacerado pela dor de Jesus. Por isso o suplício do Filho aumenta excessivamente ao ver a imensa dor da Mãe.

Reflexão: Os olhos do Filho e da Mãe se cruzam! Alma minha, pára de observar esta cena lastimável e considere os sentimentos de ambos. Quão imenso é a dor de Maria ver o fruto bendito do Seu ventre assim dilacerado, e quão imenso é a dor de Jesus ao ver a Sua Amada e Imaculada Mãe como Ele sacrificada pelos pecadores. Cada um é cruz e dor para outro.
Não devemos acomodar-nos com só observar e admirar a profundeza deste amor, mais que isso é necessário, que reflictamos sobre a causa da dor deles, para convencermo-nos que são os nossos pecados que são a origem desta Paixão da Mãe.

Entrevista: Inspirado pela fé e pela consciência, reconheço que eu sou que provocou as aberturas das feridas no Teu Corpo, Jesus, e as que Tu, Maria, levas na alma. Por consequência, ninguém mais que eu pode estar concernido e sentir uma profunda compaixão por vós; no lugar disso, ao meditar na vossa pena, me encontro seco e frio como se fosse uma estátua de pedra. Pobre alma minha, quanto és insensível que nem te perturbas mesmo pela tribulação de um Deus e de Sua Mãe que Ele ama ternamente.
Maria, Mãe de misericórdia, me viro assim a Ti e imploro Tua protecção; concede-me o desejo de tornar-me Teu filho, que eu me arrependa e odeie os meus pecados. Desejo estar contigo junto a Cruz e associar-me ao Teu pranto, Adorada Mãe.

Prática: A Beata Virgem ofereceu as Suas dores ao Pai e, também, rogou para que o suplício de Seu Filho tornasse eficaz para mim. Todos os dias me recomendo a Ele para tornar-me digno de gozar do fruto do Seu mérito.

Padre Gaetano da Bergamo.


ORAÇÃO DA MANHÃ

Ao iniciar este dia, peço-te ó Senhor, que todos meus sentimentos e acções sejam expressos segundo os desígnios do que me confiaste para a salvação. Consciente da minha incapacidade não seja que isso retenha meu desejo de chegar a Ti.
Faz que tenha sempre confiança no teu amparo e na ajuda de Tua graça.

❤️ Oração

❤️ Luz

❤️ Paz

❤️ Amor

❤️ Jesus Cristo

Loumari disse...

O QUE NUNCA TE CONTARAM!

https://www.youtube.com/watch?v=m_BD9siYpDw


OBS: Assim que Brasil é celeiro do mundo eh? que Brasil é imprescindível no mundo eh? O mundo todo depende de Brasil, é isso? O orgulho do brasileiro é exactamente aquele de características de Satanás e que acabou tornando o anjo mais brilhante no jardim de Éden, em Demónio.

Loumari disse...

EM TEMPO ALGUM VIMOS ALGO ASSIM NO MILHO!

https://www.youtube.com/watch?v=Qa72QgyjYVM&t=406s

A EMPRESA disse...

No Japão 99 por cento do lixo é reciclado. Precisamos aprender com os japoneses...

Anônimo disse...

Toda a população do mundo cabe no Canadá. O que está prejudicando o planeta é o consumo excessivo incentivado pela publicidade. Como não confiam no bom senso das pessoas, os globalistas investem em doutrinação para fazer-nos voltar ao modo de vida da Idade da Pedra, tendo os indígenas como modelo. Os adultos estão discutindo essas questões sem perceber a "opinião" doutrinada das crianças no seu entorno.Elas são o alvo dos globalistas.