segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O maior inimigo do governo Bolsonaro



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

O maior inimigo do governo Jair Bolsonaro não é Lula, nem o PT, muito menos Ciro Gomes, o Congresso Nacional, nem a cúpula do Judiciário, tampouco os isentões ou canalhas da extrema mídia ou toda. O inimigo maior não é a esquerdalha que ameaça se reunir para apoiar uma candidatura presidencial de Flávio Dino (por um tal Movimento 65, pintado de verde-amarelo e sem o vermelho, a foice e o martelo para tentar enganar que a turma nada tem a ver com o comunismo).

O maior inimigo de qualquer governo, inclusive o de Bolsonaro, é o mecanismo criminoso institucionalizado. O monstro estatal leviano tem componentes, caríssimos e perdulários, de carne e osso, no Executivo, Legislativo, Judiciário, mas também na área militar e no Itamaraty. Eles reagem a reformas e nem querem saber de mudanças estruturais. Comandam uma tecnoburrocracia que trabalha para si mesma e consome, vorazmente, todos os recursos públicos possíveis. O esquema é tão organizado que ameaça, com o passar do tempo, até cooptar o próprio grupo de Bolsonaro.       

O professor Paulo Rabello de Castro vai no X do problema: “Na raiz de tudo está uma coisa só: o governo continua sendo o extrator de recursos dos segmentos produtivos, seja empresas ou famílias, que pagam o preço amargo de sustentar a máquina mortífera em que se transformou o Estado brasileiro. O remédio, portanto, não é privatizar esta ou aquela estatal, mas questionar toda e qualquer despesa mal feita ou fora do lugar. O Estado não tem mecanismos para isso. O governo, embora de orientação liberal, ainda não soube lidar com essa questão de como combater a máquina pública que trabalha para si mesma e não para benefício da expansão dos empregos e oportunidades produtivas”.

A contradição é escandalosa demais. Os maus gestores e desperdiçadores dos recursos públicos seguem no jogo em 2020 e adiante. O governo tem imensas dificuldades para neutralizar seus “inimigos” internos, visíveis e invisíveis, que controlam, de verdade, o destino da coisa pública. Na realidade, o governo tem apenas a ilusão de governar. A máquina estatal brasileira sempre se mostra superior aos governos federal, estadual e municipal.

Por isso não se chega a um consenso sobre uma Reforma Tributária. Pela mesma “razão”, o ente estatal não abre mão de arrecadar cada vez mais impostos, taxas, “contribuições”, multas e por aí vai... A obrigação dos cidadãos e empresas é pagar a conta do alto custo Brasil. Pouco importa se a máquina estatal devolverá alguma coisa em contrapartidas à sociedade. Os seres da máquina evocam “direitos adquiridos” para nunca perderem e sempre continuarem ganhando, não importa como ou se a condição econômica do País permite. Eles são os donos do dinheiro público. Ao público, só cobrança. Se não pagar acaba criminalizado.

A máquina, autofágica, que trabalha para si mesma é o grande problema de qualquer governo – inclusive o de Bolsonaro. Por piores que possam ser, os os governos não são os inimigos reais. Os governos são reféns da tecnoburrocracia estatal. Por isso, a única solução é mudar a estrutura estatal. Apenas reformar não resolve o problema essencial. O problema é que a sociedade brasileira ainda não demonstra poder de pressão suficiente, nem vontade política consistente, para forçar que as mudanças aconteçam. Assim, seguimos em ritmo de “vamos que não vamos”...

Mais Brasil e menos Brasília. Mais consciência e menos lei. Mais Cidadão e menos Estado. O caminho é muito longo e complexo até conseguirmos construir e implantar a República Democrática do Brasil. Os segmentos esclarecidos da sociedade precisam acelerar a discussão e elaboração do Plano Estratégico de Nação que definirá as bases de uma nova Constituição enxuta, Federalista, fácil de ser cumprida conscientemente por qualquer brasiliano.     


Se o governo Bolsonaro acertar, será um excelente governo de transição. Se falhar, a porrada vai comer, porque o radicalismo extremista, combinado com o descontrole criminoso, levará o Brasil para uma guerra civil que pode até fragmentar o território nacional – conforme temem e advertem alguns militares. Por isso, é mais recomendável que a “transição” dê certo...

Releia o artigo: “Só faltam três anos para Bolsonaro”...

 
Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7



Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 30 de Dezembro de 2019.

4 comentários:

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
O QUE ACABOU COM NOSSO PAIS FOI GETULIO DORNELLES VARGAS E SUA COMANDITA QUE CRIARAM A EBAP- ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇAO PUBLICA E EAESP – ESCOLA DE ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS DE MEU GLORIOSO SUM PAULO.
O GRUPELHO DE AMANUENSES DE MERDA ACABARAM COM O PAIS FABRICANDO ESSES SABUGOS DO PODER QUE CONTINUAM MANDANDO ATE HOJE.
NOSSO PAIS JAMAIS TEVE UMA DIARREIA QUE ERA MAIS DO QUE NECESSARIO PARA LIMPAR AS CABEÇAS DOS AMANUENSES DE MERDA.
NOSSA ADMINISTRAÇAO E EMPRESAS E PUBLICA E ESTE VERDADEIRO DESASTRE BRASILEIRO E O PIOR E QUE NAO CONSEGUIMOS NOS LIVRAR DELAS.
GETULIO SAIU DANDO BENESSES A ESSES MALDITOS QUE SERVIRAM E SERVEM AOS BANQUEIROS DESDE QUE O BRASIL FOI DESCOBERTO E NAO PODEMOS NOS LIVRAR DA MAFIA.
ATE NOSSAS FFAA SE RENDERAM A MALDIÇAO. NOSSO PRESIDENTE PODERIA TER GRANDES PROJETOS MAS FRACASSOU PORQUE EM VEZ DE LIMPAR A BUNDA DO CONGRESSO PERMITIU QUE HOUVESSE ESSA IMENSA MASSA FECAL QUERENDO CONTRIBUIR COM O QUE NUNCA CONTRIBUIRAM QUE FOI DEIXAR DE EMPACAR NOSSO PAIS COM LEIS E MAIS LEIS PARA O CIDADAO DE BEM E MORDOMIAS E MAIS MORDOMIAS PARA FAMILIAS QUE AINDA FREQUENTAO A FONTE DE PODER E CONTINUAM A DAR AS CARTAS.
SEM DESC ONTAMINAR A PRAÇA DOS TRES PODERES DE TANTA MORDOMIA, DE TANTA INIMPUTABILIDADE E DE TANTA NOCIVIDADE DE QUARENTA PARTDINHOS MEIA BOCA CONTINUAREMOS ANDANDO EM TORNO DO NOSSO RABO.
NOSSO PRESIDENTE SE DEIXOU LEVAR PELA FALACIA DOS VAGABUNDOS MULAMBENTOS E SEGUIU FAZENDO O MESMO JOGO BAIXO DE SEMPRE. FALACIAS, FALACIA E MAIS FALACIAS. MARQUETAGEM DE BOSTA QUERENDO FALSEAR O QUE ESTA A PLENO VAPOR EM CEU ESCANCARADO PARA QUE A NAÇAO E O MUNDO VEJA QUE SOMOS INCOMPETENTES EM TODOS OS SENTIDOS. PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR. SOMOS EXCELENTES EM QUE? NOSSAS AUTORIDADES SE MOSTRARAM EXCELENTES EM QUE E POR QUE? NOSSOS QUARENTA PARTIDINHOS MULAMBENTOS SAO O MAXIMO EM QUE E POR QUE? DESDE QUE GETULIO E SEUS CUPINCHAS TOMARAM O PODER TEMOS SIDO SAQUEADOS E AVILTADOS EM NOME DOS TRABALHADORES DO PAIS. OS TRABALHADORES SAO OS QUE PIOR SE DERAM DESDE QUE A CORJA ASSUMIU O PODER. ISTO E FATO. O RESTO E CONVERSA DE SUBDESENVOLVIDO DE BOSTA QUE FIZERAM UNS CURSINHOS DE BOSTA NOS EEUU NAO ESTUDARAM, NAO APRENDERAM INGLES, VIVERAM E VIVEM AFOCINHADOS DENTRO DE UM CERCADO DE BRASILEIROS, FALANDO COM BRASILEIROS IGUALMENTE AOS MEXICANOS DE MERDA VIVENDO DE MIGALHAS DOS PAISES PODEROSOS QUE TRABALHAM PARA FORTIFICAR SUAS NAÇOES. AQUI UM BANDIDINHO DE MERDA E TRATADO COMO AUTORIDADE QUANDO O VERDADEIRO RESPONSAVEL PARA PASSAR A LIMPO NOSSO PAIS E TRATADO COMO UM QUALQUER. ESTAMOS FALANDO DO NOSSO MORO E DE NOSSO BRETAS. NOSSO PAIS SO SABE FALAR COMO NO LIXAO DAS FAVELAS DOS MANOS. UMA IMENSIDAO DE ANALFABETOS QUE O UNICO QUE SABEM FAZER E VIVER NA BASE DO LIXAO. NAO TEMOS VALOR, NAO TEMOS ESPERANÇA E QUEM SAO OS CULPADOS. SOMENTE AS NOSSAS FFAA QUE RESOLVERAM SE CALAR E DEIXAR O BARCA ANDAR SEM QUALQUER PUNIÇAO PARA O CRIME DE GUERRA QUE VEM SENDO PROCESSADO EM NOSSO PAIS. AS FALACIAS DE NOSSO PRESIDENTE VEM TRAZENDO TODO O LIXAO DE VOLTA. PORQUE ELE NAO CUMPRIU O QUE FALOU. CALOU E DEIXOU O BARCO ANDAR NA MAO DE ALGUNS MINISTROS QUE FORAM E SERAO SEMPRE UM ZERO MORAL, INTELECTUAL E RELIGIOSO DE NOSSA NAÇAO. CONTINUAMOS COM O MESMO COMPLEXO DE VIRA LATAS DE SEMPRE O LIXAO CONTINUA MANDANDO NOS TRES PODERES DE BOSTA. ESQUECERAM E EXORCISAR OS CAPETAS E VAGABUNDOS DO CONGRESSO E A MARCHA FUNEBRE CONTINUA. A BASTILHA JAMAIS SERA ACIONADA A DEPENDER DOS MALANDROS VELHOS DE GUERRA QUE SE ACOSTUMARAM A VIVER QUE NEM FARAOS ENQUANTO ZE POVAO VIVE QUE NEM RATOS NO LIXAO.PAROU DE TRABALHAR PARA QUERER SE REELEGER.

Anônimo disse...

O maior inimigo de Bolsonaro é ele mesmo!

O maior inimigo de Bolsonaro foi e está sendo a frouxidão, a covardice e o MEDO, de mais um bravateiro, em perder as benesses que o 'trono' oferece aqui no Brasil, principalmente as benesses que a 'prole' pode usufruir no futuro.

E o jornalista Jorge confunde isso tudo com 'mecanismo criminoso institucionalizado'. Não meu caro Jorge! Isso é simplesmente aquela velha e antiga luta pelo poder, presente em nações de 3º mundo que nunca tiveram nada 'institucionalizado'.

Diz um ditado chinês: "Os que tem esperanças sentam e rezam. Os que tem fome... comem!"

Bolsonaro pode estar fazendo 'um governo melhor' como alguns dizem. Mas o Brasil, como uma mosca, jamais conseguirá voar como uma águia.

Anônimo disse...

Jandira Feghali diz que se trata de um Movimento dentro do PCdoB.

Anônimo disse...

Flávio Dino, aquela bichona que jurou suplantar a Roseana em desmandos e que está arruinando com as empresas que ainda restam no Maranhão? Fala sério!