segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Afinal, o que é o dinheiro?



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

O dinheiro é uma ideia abstrata. Muita gente o confunde com moeda, que é apenas uma forma de dinheiro. São círculos concêntricos.

Dinheiro (o círculo maior) é qualquer coisa, fato ou circunstância que faz alguém trabalhar para outrem. Já, Moeda, é um dinheiro garantido. O garantidor pode ser uma entidade soberana ou um ente privado. Por exemplo, o Banco da Inglaterra é parte do governo Reino Unido. Garantidores privados são os emissores de cartões de crédito (v.g. American Express, Mastercard, Visa, etc.) e os de cartões de débito.

A moeda não precisa mais ter existência física (como círculos de metais) ou na forma de papel-moeda impresso. Pode ser apenas virtual nos computadores de seus garantidores.

Na prática, hoje em dia, as moedas são apenas FIDUCIÁRIAS, ou seja, baseadas na confiança em seu garantidor; SEM lastro em nenhum bem físico, mas no poderio bélico do emissor ou na longa tradição de seriedade de um banco ou entidade privada.

Governos “bonzinhos” como o da Índia, do dia para a noite, dizem que as notas de dinheiro (cédulas) de mil e de quinhentas rúpias não valem mais!
Perderam seu valor liberatório. Seus possuidores tiveram que depositá-las compulsoriamente em bancos. Pessoas de todas as idades enfrentaram longas filas para abrir sua primeira conta-corrente bancária.

Lá na Índia, vaca é mais sagrada que um cidadão.

Aqui no Brasil, há trinta anos, um tarado “congelou” todos os depósitos do povo. Nenhuma reação das Forças Armadas ou de cidadãos indignados.

Enquanto o excelentíssimo senhor Presidente da República não decretar a Intervenção Constitucional prevista no art. 142 da carta magna, corremos de novo o mesmo risco.









Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Loumari voltou.
Será que ele vai postar se estava na França ou Portugal, passeando e em uma missão para O Lula.

Anônimo disse...

🇧🇷 Fechar o congresso nacional, todos os políticos sendo julgados por tribunal militar, e caso de condenação morte na força, extinção do STF TSE e TST, todas as atribuições iriam para o STJ onde todos os ministros seriam efetivados por concurso público. 🇧🇷 Uma nova constituição conservadora e liberal. 🇧🇷 É por último mais muito importante criminalização do comunismo ☭ com o banimento de todos os comunistas ☭ para o Irã.