sábado, 4 de janeiro de 2020

O perigo da ejaculação presidencial precoce



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

O fenômeno da intercomunicação em redes sociais traz imensos benefícios para a difusão livre de dados, informações e opiniões. Tal aspecto é fundamental para a construção do debate democrático. O problema é que, enquanto se veicula muita coisa relevante, também se difundem fofocas, notícias falsas (as famosas fake news) e muitas opiniões equivocadas.

Vide a manifestação de pessoas geniais e de personalidades imbecis, famosas ou não, em redes sociais como o Twitter. Inteligentes e idiotas conseguem ter algo em comum: um tesão incrível para a ejaculação verbal precoce de “achismos”. Podem ser extremamente perigosos os raciocínios, opiniões e preconceitos lançados ao mundo de forma instantânea, porém precipitada e sem base verdadeira.

Ninguém é obrigado a saber de tudo o tempo todo. No entanto, a onipresença nas redes sociais praticamente força o sujeito a exercer seu “achismo” (ops, direito à livre manifestação de opinião), de modo brilhante ou catastrófico. A regra vale para políticos, empresários, acadêmicos ou qualquer um que se transforme em um “especialista instantâneo”. Nem sempre os comentários agregam valor a um debate relevante. Na maioria das vezes, gera “tretas” inúteis e intermináveis.

“Opinar” demais é uma tarefa de altíssimo risco. Na esfera política e econômica, o “falar demais” quase sempre causa mais problemas que produz soluções. Uma pessoa que deveria tomar mais cuidado com o que declara é o nosso Presidente do Brasil. Jair Bolsonaro começou o ano dando mole para seus adversários e inimigos. Mostrou vacilação na questão do veto ou sanção ao indecente fundão eleitoral.

Ontem, voltou a emitir uma opinião precipitada, absolutamente desnecessária, sobre as conseqüências do assassinato do General terrorista do Irã praticado pelas forças militares dos Estados Unidos. Bolsonaro soltou esta pérola aos jornalistas ávidos por escutar bobagens: “Conversei com Heleno e Castello Branco, expectativa é 5% de alta no combustível”. Ou seja, depois de ouvir o General que comanda o Gabinete de Segurança Institucional e o presidente da Petrobrás, Bolsonaro soltou a “bomba” e ainda acrescentou que, “se a alta do combustível continuar, temos uma linha de não interferir”.

Poxa, Presidente Bolsonaro... Você perdeu a chance de ficar calado sobre um assunto que não domina... Sua declaração deu aval para mais aumentos de preços de combustíveis promovidos pela Petrobrás. As impopulares subidas de preços acontecem independentemente de crises no Oriente Médio. Pagamos o combustível mais caro do mundo independentemente das jogadas militares para reeleger Donald Trump na Presidência dos EUA.

Portanto, era absolutamente dispensável a ejaculação verbal precoce do Presidente da República sobre o assunto... Seja mais cauteloso, Presidente. Mais uma vez, perco meu tempo para dar um conselho inútil a Bolsonaro – que parece refém de suas próprias opiniões, sem dar importância ao que recomenda seu staff. Bolsonaro teria ganho mais se mantivesse cautela sobre a distante crise EUA x Irã.

Ainda é muito cedo para antecipar o que vai acontecer. As especulações midiáticas são pura idiotice. Bolsonaro não precisava ter caído, feito patinho, nesta armadilha... Pega leve, Bolsonaro... Cuidado com o que fala e com o que faz...
No primeiro ano, você se mostrou melhor que os antecessores. Mas isto não o torna o “Sanduíche” das Galáxias... Por favor, não imite o Ciro Gomes...

 

Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7




 Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 4 de Janeiro de 2020.

8 comentários:

Leo Santos disse...

Perfeito.
Desde que deseje estar na mídia através de jornalistas entrevistadores, nosso Presidente deve abster-se da futurologia frenética que assanha o mercado e concede orgasmos aos especuladores e adversários insones e insanos.
Bastaria ele dizer : "Petróleo é commodity e nossos custos em geral estão calculados com base no câmbio do dia. Qualquer coisa fora disso seria especulação a qual eu não assino. Farei sempre o que melhor beneficiar o Brasil e o povo."
Isso deveria haver dito.
Eu,Leo Santos, apenas digo: - Muito obrigado vovô,muito obrigado professora Ana Maria Saldanha,Professora Chiquinha Corrêa,e Monteiro Lobato.

Anônimo disse...

Tirado do seu texto: "Mais uma vez, perco meu tempo para dar um conselho inútil a Bolsonaro".
PS: As vezes você da algum conselho util. Como no caso dele consultar o povo (embrião para uma democracia direta) sobre o veto ao fundo eleitoral.

Jayme Guedes disse...

Serrão, ao contrário de você eu quero um presidente transparente, que não se esconda por trás de scripts preparados por marqueteiros para enganar-me. Sinto que em breve verei você de braços dados com a turma do Frota, Joice, Bebiano, Doria e assemelhados. Faça o seguinte: compare os números do último dia do governo Dilma com os do último dia do primeiro ano do governo Bolsonaro. Foque no que é importante e deixe de preocupar-se com insignificâncias como a cor da cueca do Bolsonaro não combinar com a cor das meias.

Vanderlei Lux disse...

Meu caro Jorge Serrão, ainda perder teu tempo em tentar aconselhar o mito? Faz isso não!

Viste a última de Bolsonaro, a respeito do juiz de garantias? O mito teria dito, nesse sábado, (segundo o OAntagonista) que “A gente vai no perfil, uma parte é gente da esquerda. Outra parte é gente como você que gosta de mim, é simpático, votou em mim, mas desceram o cacete sem fundamento. Eu tive dificuldade de entender o juiz de garantias com especialista de verdade do meu lado.”.

Veja bem a frase “eu tive dificuldade de entender o juiz de garantias com especialista de verdade do meu lado.”.

Ou seja, o cara não vetou o jabuti porquê simplesmente "não entendeu, mesmo com especialista de verdade ao lado"...

Pergunto: quem era esse "especialista"????? Duvido que tenha sido Sérgio Moro. Duvido.

Assim meu caro Serrão, não perde tempo tentando "aconselhar" um cara que não entende de um assunto de extrema importância ao país, mesmo tendo um "especialista" do lado dele. Bozo não vai te dar ouvidos. Ele só ouve os "especialistas" dele (que suspeito sejam Jorge Oliveira e André Mendonça).

Pra mim, um idiota qualquer do povão, entendo o seguinte sobre juízes de garantias:


Bandidões terão agora os seguintes nomes para memorizar e colocar nas conta$$:

1 - Promotor/Procurador;
2 - Juiz de Garantias;
3 - Juiz natural;
4 - Tribunais de segunda instância;
5 - STJ;
6 - STF...

Anônimo disse...

Militar, que planejou sua campanha e montou seu plano de governo com anos de antecedência, não tem perfil de estouvado. O único fator imponderável nesse planejamento é o apoio do povo, que depende do grau de firmeza do patriotismo dos brasileiros, porque a traição e obstrução dos inumeráveis lesa-pátia já foram previstas pelo político experiente. O presidente está dando a chance de o povo do bem ser protagonista político, com toda a responsabilidade pelo resultado que isso acarreta, mas para isso o patriota precisa confiar no comando dele.

Anônimo disse...

O presidente prudentemente admite não ter ainda apreendido todas as implicações jurídicas e sociais para o Brasil que ele vislumbrou na aprovação desse instituto adotado em vários países, que é o juíz de garantias.

Anônimo disse...

Na ágora digital, a opinião leiga serve para o governo aferir como está ocorrendo a receptividade e entendimento de suas medidas.

Gabriel Amorim Diniz disse...

Você sofre com ejaculação precoce e têm vergonha deste problema? Acesse o link http://bit.ly/Adeus3Minutos que iremos te ajudar da melhor maneira possível. Pode confiar !!