quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Singularidades Brasileiras, e o Centro de Governo


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Maynard Marques de Santa Rosa

No Brasil atual, mostram os fatos que a regra do jogo existente não mais atende às necessidades de gestão da sociedade. São 60 mil homicídios por ano, superando as baixas da guerra da Síria e do Afeganistão somadas. E o crescimento pífio do PIB a uma taxa anual inferior a 2% não é condizente com o potencial do país que apresenta maior vantagem competitiva dentre os emergentes globais.

O Brasil funciona como um grande condomínio onde todos contribuem para o caixa, mas em que alguns condôminos mais espertos conseguem controlar a Assembleia Geral, para abocanhar 92% das receitas, deixando apenas 8 % para o síndico administrar as despesas comuns e investir nas benfeitorias necessárias.

A ordem jurídica tornou o governo refém do Congresso e, naturalmente, vulnerável ao Judiciário. Em um processo gradual e progressivo, o Poder Executivo foi sendo emparedado e tolhido, a partir de 1988, tudo em nome da democracia. Com o tempo, chegou-se à situação atual, em que um juiz federal de 1ª instância tem o poder de invalidar, liminarmente, uma decisão estratégica do presidente, para atender a interesse particular, sem levar em consideração o interesse do conjunto. A grande vítima, em última análise, é o povo, que elege o governante na esperança de melhores dias, mas desconhece as suas limitações legais.

É notório que as decisões do governo passam, sistematicamente, pelo crivo do patrulhamento de adversários externos e internos, gerando ações do Ministério Público, decisões judiciais em favor de terceiros e contestações de todo tipo no âmbito do Congresso, para entravá-lo. Se todo o poder emana do povo, como é possível o uso de subterfúgios para impedir que se lhe cumpra a vontade soberana?

A legislação que rege contratos e licitações é pródiga em mecanismos de controle que não impedem a manipulação desonesta, mas ensejam brechas para contestações indevidas e ingerências que retardam as soluções, embaraçando a gestão. A partir de 1988, os órgãos de controle tiveram suas atribuições e estruturas hipertrofiadas, tornando-se caros e intrusivos.

Note-se que nesse mesmo período ocorreram as grandes negociatas, mensalões e escândalos da Petrobrás e dos fundos de pensão, não tendo sido o modelo legal capaz de evitá-los. Porém, o excesso de ingerência afetou a produtividade administrativa, ao sujeitar a gestão às injunções do TCU e do Ministério Público, cuja cultura alimenta demandas e estimula denúncias anônimas, mesmo a despeito das garantias do inciso 4 do Art. 5º da CF.

Por outro lado, a divisão interna do poder no âmbito do Executivo tornou-se sintomática. O poder real está praticamente concentrado em um único ministério hegemônico. No desenho inicial de 2019, a pasta da Economia abarcou a Fazenda, o Planejamento, o Trabalho, o Desenvolvimento e a Previdência. Após reforçada com o PPI, transferido recentemente da Casa Civil, avançou, também, sobre a Infraestrutura e as Minas e Energia.

É que, não havendo recurso orçamentário para investimento, a solução que resta para as grandes obras vem da iniciativa privada, administrada pelo PPI. Com isso, os ministérios passam a pertencer a duas ordens de grandeza: a dos que geram receita e prestígio, liderada pelo ME, e a dos que são dependentes, porque só geram despesa.

Um fato que pode alterar o “status” existente é a adesão à OCDE, processo iniciado no governo Temer, quando o Brasil formalizou a sua candidatura. Recentemente, Donald Trump avalizou a proposta brasileira e pediu urgência no seu atendimento. O processo tramita na direção de um desfecho rápido e favorável.

Após a adesão, terá de ser ativado o Centro de Governo, implicando a reestruturação da cúpula governamental. Deverá ser adotado um modelo de gestão estratégica, e o planejamento governamental voltará a ser centralizado, desafiando a cultura existente de autonomia ministerial. O Centro de Governo terá de definir a agenda de metas estratégicas, coordenar as atividades comuns aos ministérios e integrar os esforços da administração federal. Por um canal transverso, o país recupera, dessa forma, as bases de uma cultura organizacional virtuosa perdida após os anos 1970.

Finalmente, merecem uma avaliação de custo x benefício os demais poderes da República e o sistema político nacional. Pode o Legislativo funcionar bem com o poder pulverizado entre 513 deputados e 81 senadores? E como identificar-se o cidadão com o ideário político diluído em 33 partidos registrados, mais 42 em processo de formação?

Evocando as reflexões de Alexis de Tocqueville, pode-se concluir que, nestas condições, não é possível se chegar a um consenso. E sem consenso, o Brasil descreve uma trajetória sem rumo. Portanto, é preciso atualizar as regras do jogo político, para adequar a gestão à realidade da sociedade atual.

Maynard Marques de Santa Rosa é General de Exército na reserva. Foi Secretário de Assuntos Estratégicos na gestão Jair Bolsonaro.

11 comentários:

Loumari disse...

Venezuela: Mandatario Nacional: Nuestro camino es la producción y el crecimiento económico

https://www.youtube.com/watch?v=bCm29Q0HdZ8

22.01.2020


Peregrinación de la Divina Pastora - Barquisimeto Edo Lara - Venezuela

https://www.youtube.com/watch?v=xJVr5VRqeF4

Loumari disse...

Os brasileiros, parece que estão tão cegados pelo ódio, pela maldade, pela inveja que não podem enxergar que esta é maldição que está na própria bíblia deles. A bíblia que tem os brasileiros é Testamento Falso. A Palavra de Deus foi modificada, e foi colocado assentado na bíblia espírito da Besta. Amém, Davi, Jaco, Lo, Jo, e quantas outras coisas mais naquela bíblia que são totalmente falsas. E eles nunca se questionam, por que são o único povo no mundo com nomes de profetas diferentes? Pela Bíblia em Latim brasileiros já estão condenados. Violar a Palavra Divina, Jesus Cristo morreu crucificado na Cruz do Calvário e com o seu Sagrado Sangue Selou o Seu Testamento, e vocês pegam no Testamento de Deus e procedem com modificar a Palavra Sacramentada e Selada, este é o primeiro maior acto de violência do povo brasileiro contra Deus, Pai Criador.
Enquanto não repararem este erro e restabelecer a Palavra Divina, seguireis servindo ao Diabo, o deus da maçonaria o arquitecto do universo. E derramareis ainda mais sangue em sacrifício ao deus da maçonaria.
Brasileiros são o único povo no mundo dos vivos que de Deus não têm nada. O povo dos mais perversos que jamais existiu na criação de Deus desde a origem do mundo.

Loumari disse...

A CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL É O PRIMEIRO VIGÁRIO DE CRISTO – POLÉMICA DOS RECASADOS

No sentido do filósofo Emanuel Kant, também não devemos esquecer que “Igreja sem fé é vazia, fé sem igreja é cega”. De facto, o eu de cada um de nós é também formado do tu e do nós, resultando daí uma tensão entre o eu e o nós não podendo ser absolvido pela comunidade para que tende a mentalidade conservadora nem na atomização do eu com tendem os de ánimo progressista. Por isso estamos chamados a analisar os documentos no que revelam na sua profundidade e não nos limitando ao aspecto polémico de uma frase ou de um erro tático.

Como não aceitamos a atitude de quem dita verdades também não queremos impor a nossa verdade, muito embora esta seja decisiva no foro individual. A controvérsia, aquela velha virtude da discussão teológica antiga, e hoje esquecida, poderá ajudar-nos a andar um passo sempre à frente da moda, porque incluímos nela os direitos inerentes ao “advogado do diabo”!

É necessário reconhecermos a realidade que somos e as forças que nos governam. Geralmente vem primeiro o comer e depois a moral; nesse sentido mesmo uma fé cristã não pode garantir uma atitude moral objectiva, isto
também pelo facto de a consciência individual cristã ser soberana. A teologia cristã ensina-nos que a Consciência individual é o lugar da liberdade e da autonomia.

Segundo a Igreja, até a nível de direito canónico, a teologia cristã da soberania da consciência individual é salvaguardada. O Direito canónico regista que a pessoa individual pode servirse da “Epiqueia” que é o direito do cristão a interpretar a intenção da lei segundo a própria consciência, no seguimento de um bem maior; as consequências de uma acção devem assumir uma dimensão de responsabilidade no momento do acto.

Naturalmente que não nos podemos deixar guiar apenas pelo sentimento nem pelo espírito do tempo porque, como nos adverte o bispo de Hipona: “À força de ver tudo, acaba-se por tudo suportar; à força de tudo suportar, acabase por tudo tolerar; à força de tudo tolerar, acaba-se por tudo aceitar; à força de tudo aceitar, acaba-se por tudo aprovar.” St. Agostinho (Aurelius Augustinus) Restrição e Medo são Negócios do “Diabo”.

Porque não falam os pastores nas igrejas sobre a liberdade do cristão? Será que devem apenas subsidiar o Estado no seu papel social, reduzindo a mensagem da libertação a uma mera pedagogia a nível de costumes? Se o cristão atingisse a liberdade de consciência, a que o evangelho o solicita, ninguém o emparava nem contia! O cristianismo é mais que uma religião! Infelizmente, muita gente abandona o cristianismo também por incúria de muitos sacerdotes e bispos, que não transmitem a vida, nem a filosofia nem a espiritualidade cristã, contentando-se, muitas vezes, com a administração dos actos litúrgicos e ensinamentos de cortesia para pessoas simpáticas.

A missão da Igreja é transmitir o entusiasmo e não a restrição. A restrição e o medo são negócios do “diabo” e mais próprios do Estado que não tem outros meios senão as vinculações exteriores. “A César o que é de César e a Deus o que é de Deus „ como avisa o Evangelho: Marcos 12:13-17; Mateus 22:15-22 e Lucas 20:20-26. O cristianismo é uma comunidade não só de irmãos, mas de pessoas soberanas que não se contentam com as máximas do dia-a-dia estando atento às forças da entropia no ego. Resumindo

Por António Justo

Artigo publicado no jornal: Diário da Zambézia - 05 de Fevereiro de 2020 - Edição n° 3.145

Loumari disse...

El 56,3% de los españoles dicen que Nicolás Maduro Moros es el presidente legítimo de Venezuela

https://www.youtube.com/watch?v=FHDA8ZI9cWM

06.02.2020

Loumari disse...

24/01/2019 - MENSAJE DIARIO DE CRISTO JESÚS

https://www.youtube.com/watch?v=tN-g0gsVbUM&t=3s

Mensaje diario recibido el 24 de enero de 2019, en el Centro Mariano de Figueira, Minas Gerais, Brasil; transmitido por Cristo Jesús al vidente Fray Elías del Sagrado Corazón de Jesús.

"Mensaje de Cristo Jesús, transmitido durante los eventos de la "Oración por la Paz en las Naciones" de los días 24 y 25 de enero de 2019 por el canal www.orandoporlapaz.org"

Loumari disse...

25/01/2019 - MENSAJE DIARIO DE MARÍA

https://www.youtube.com/watch?v=Ce8q71Fb210

Mensaje diario recibido el 25 de enero de 2019, en el Centro Mariano de Figueira, Minas Gerais, Brasil; transmitido por María, Rosa de la Paz y Señora de Coromoto, al vidente Fray Elías del Sagrado Corazón de Jesús.

Loumari disse...

13/02/2019 - MENSAJE DIARIO DE MARÍA

https://www.youtube.com/watch?v=bJaSZt5Nie4

Mensaje diario recibido el 13 de febrero de 2019, en el Centro Mariano de Aurora, Paysandú, Uruguay; transmitido por María, Rosa de la Paz, al vidente Fray Elías del Sagrado Corazón de Jesús.

Loumari disse...

4.922 - Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, transmitida em 04/02/2020

Amados filhos, sigam adiante no caminho da verdade. Os inimigos actuam para destruir o Sagrado, mas o Senhor tem Seus fiéis para defender a verdade.

Façam prova de coragem e dai testemunho da vossa fé. Não esquecer: a vossa mais poderosa arma de defensa será sempre a verdade. Ainda vereis horrores na Casa de Deus. Vos exorto a serem homens e mulheres de oração.

Buscai força no Evangelho de Meu Jesus e na Eucaristia. O Meu Jesus veio ao mundo para salvar-vos; vos confiou a Sua Igreja, que tem por missão de anunciar a Sua Santa Doutrina e levar esperança a toda a humanidade, anunciando-a tempos melhores, sempre no amor e defendendo a verdade.

Orem muito pela Igreja de Meu Filho Jesus. Aqueles que amam a verdade beberão do cálix amargo do sofrimento. Não se desanimem. As glórias deste mundo passarão. A vossa maior recompensa virá do Senhor. Avante sem medo.

JEREMIAS 9:23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; NÃO SE GLORIE O RICO NAS SUAS RIQUEZAS.
24 Mas, o que se gloriar glorie-se nisto: EM ME CONHECER E SABER QUE EU SOU O SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.

1 TESSALONICENSES 5:17 Orai sem cessar.
18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco.
19 Não extingais o Espírito.

Esta é a mensagem que hoje vos transmito em Nome da Santíssima Trindade.

Agradeço por haver-me permitido reunir-me convosco uma vez mais. Eu vos abençoo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
Permaneçam em paz.


4.922 - Messaggio di Nostra Signora Regina della Pace, trasmesso il 04/02/2020

Cari figli, avanti per il cammino della verità. I nemici agiscono per distruggere il Sacro, ma il Signore ha i Suoi fedeli nella difesa della verità.
Fatevi coraggio e testimoniate la vostra fede. Non vi dimenticate: la vostra grande arma di difesa sarà sempre la verità. Ancora vedrete orrori nella Casa di Dio.
Vi chiedo di essere uomini e donne di preghiera. Cercate forze nel Vangelo del Mio Gesù e nell'Eucaristia. Il Mio Gesù venne al mondo per salvarvi; vi lasciò la Sua Chiesa, che ha la missione di annunciare la Sua Santa Dottrina e portare a tutti gli uomini la speranza di tempi migliori, ma sempre amando e difendendo la verità.
Pregate molto per la Chiesa di Mio Figlio Gesù. Quelli che amano la verità berranno il calice amaro della sofferenza. Non perdetevi d'animo. Le glorie di questo mondo passano. La vostra grande ricompensa verrà dal Signore. Avanti senza paura.
Questo è il messaggio che oggi vi trasmetto nel nome della Santissima Trinità. Grazie per averMi permesso di riunirvi qui ancora una volta. Io vi benedico nel nome del Padre, del Figlio e dello Spirito Santo. Amen.
Rimanete nella pace.

Loumari disse...

Ultimas Noticias, LANGOSTAS EN PAKISTÁN, ENJAMBRE SÍSMICO EN MÉXICO, ERA GLACIAL y más 6/2/2020

https://www.youtube.com/watch?v=5vIJHxirvDU&t=27s

Ernesto disse...

Excelente artigo do General Maynard Marques de Santa Rosa sobre o Brasil, suas singularidades, o Centro de Governo e a governabilidade !!

aparecido disse...

Como se diz amuito tempo : quem coloca o sininho no pescoço do gato ?????? sabemos onde estão os gatos... quem se compromete ????