terça-feira, 21 de abril de 2020

Em defesa da Democracia: AI-5 nunca mais!



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Renata Abreu

O que leva uma multidão sair às ruas para pedir a volta do AI-5? Sinto calafrios só de imaginar que existam pessoas defendendo o retrocesso da nossa democracia. Sou de uma família que sofreu com esse instrumento de repressão. Meu tio Dorival de Abreu foi uma das milhares de vítimas, preso e torturado e com seus direitos políticos (era deputado federal) cassados.

Baixado em dezembro de 1968, relembrado até hoje como ‘o ano que nunca acabou’, o AI-5 produziu um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros. Deu poderes para a ditadura fechar o Congresso, intervir nos Estados sem respeitar as limitações constitucionais, proibir manifestações populares, cercear o direito de ir e vir, censurar jornais, revistas, teatro e música, acabar com o habeas corpus, suspender os direitos políticos de qualquer pessoa, cassar mandatos e prender todos os que fossem considerados ‘inimigos’ pela ditadura militar brasileira.

Com 20 mil vítimas de tortura, mais de 400 mortes e desaparecimentos (muitos corpos não foram localizados até hoje), 7 mil pessoas exiladas e 800 prisões por razões políticas, o AI-5 foi uma licença para matar nos porões da ditadura. Com esses números tristes e horripilantes, é sério mesmo que os manifestantes de agora querem o fim das liberdades democráticas? Desejam que os seus direitos fundamentais sejam suprimidos e substituídos pelo medo e pelo terror de Estado? Porque é isso que o AI-5 faz.

Vivemos em um estado democrático de Direito e não podemos aceitar manifestações que defendem a volta de um instrumento empregado pela ditadura militar que tomou o poder pelo golpe e governou o Brasil de 1964 e 1985.

Tenho certeza que o brasileiro informado e consciente não quer isso. Não quer perder sua liberdade e o direito de ir e vir. Quer publicar seus posts nas redes sociais sem patrulhamento. Poder ler o que quiser, sem censura. Quer ter assegurado o seu direito constitucional de votar. Quer viver sem medo! E isso só é garantindo pela democracia!

Enfrentamos delicado momento de crise econômica, de pandemia bacteriológica e até certa tensão institucional entre os poderes políticos e jurídicos, mas temos forças e capacidade para voltarmos à normalidade. Não é hora de queda de braço, não é hora de aventar sobre golpe, impeachment ou ‘forças ocultas’. A polarização só incita o ódio e a discórdia na sociedade, principalmente nas redes sociais onde, não raro, vemos comentários sugerindo cadeia, morte e até campos de concentração para os ‘inimigos’ de A ou B. Nossa democracia não pode retroceder jamais!

O povo brasileiro, que enfrentou com lágrimas, sangue e mortes um passado tão cruel, não precisa de heróis, civis ou militares, nem de messias ou salvador da pátria. O povo brasileiro precisa de líderes comprometidos em fortalecer cada vez mais a democracia e as instituições democráticas para reconduzir o Brasil nos trilhos de grande potência. E não se faz democracia sem política!

Pelo bem do Estado de Direito, é preciso reconstruir o equilíbrio entre os Poderes e os laços que nos unem enquanto brasileiros. E que as questões sejam resolvidas pelo Executivo e pelo Legislativo, que detêm a legitimidade democrática garantida pelo voto do cidadão.

Precisamos trabalhar mais pelo Brasil que queremos e pensar menos em esquerda X direita ou comunismo X fascismo X socialismo, buscando democrática e conjuntamente as soluções que o nosso país precisa com urgência para voltar a caminhar pra frente. Para nunca mais cogitar a volta do repugnante AI-5 e sua repressão.

Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo.

14 comentários:

Anônimo disse...

A questão é que não QUEREMOS um AI-5. Nós, brasileiros escorreitos, PRECISAMOS de um.
E a razão é bem simples : não queremos gente como seu tio aqui. Gente como ele deve se mudar para Cuba que o pariu ou latrinas semelhantes. Tudo que o outrora Ato Institucional atacou foi gente como seu tio e quem pensa e age como ele. Durante a vigência daquele Ato, brasileiros honestos não se sentiram atacados simplesmente porque aquele Ato tinha como premissa atacar marginais e vagabundos como os atuais, canalhas de estirpe escroque que atuam diuturnamente contra o NOSSO interesse. Minha família jamais sofreu qualquer chateação em função daquele ato e sabe qual a razão ? Nós não promovíamos assaltos, sequestros, justiçamentos e outros crimes com apoio de vermelhos ou amarelos.
Como não podia ser diferente, você mente descaramente sobre o número de "vítimas" daquele regime vez que aquilo nunca chegou a ser uma ditadura ! Fosse verdade como você mentirosamente alega, muito gente como seu tio teria sido sumariamente eliminada, exatamente como os seus mentores vermelhos e amarelos fizeram e ainda fazem em suas latrinas de origem !
No fim, Bolsonaro é muito é bonzinho porque ao votarmos nele, o fizemos para que, efetivamente, a corja política atual, os bandidos togados e todos que tramam contra a nação pudessem saborear o tranco de um Ato Institucional. Só tem medo disso quem tem o rabo preso, quem trama contra o país porque o povo escorreito e trabalhador não está nem aí !

Anônimo disse...

Em artigo publicado hoje nesse site pelo Percival Puggina o mesmo elenca o que esses anjinhos estão fazendo :
Deixaram caducar as medidas provisórias do 13º do bolsa família, da carteira estudantil, da revogação do imposto sindical, da publicação de balanços; desfiguraram completamente o pacote anticrime e de combate à corrupção; enfraqueceram a operação lava-jato com a lei de abuso de autoridade; articularam o aumento do fundo partidário e impediram seu uso para combate à COVID-19; aprovaram o orçamento impositivo; não colocaram em pauta o marco do saneamento de gastos, da PEC emergencial 186/19 e do pacto federativo; junto com o Senado não votaram a prisão em segunda instância dando chances para que a nata da aristocracia medieval corrupta não seja investigada, nem punida e, mesmo quando condenada, saia às ruas e goze a vida com os bilhões que roubaram.
Sem esquecer que o ladrão bêbado de 9 dedos está soltinho e dando entrevista porque o escroque ainda mantém um séquito de vagabundos e jornazistas de aluguel que estão desesperados com as torneiras fechadas !
Você é bem corajosa vir aqui defender essa escumalha ! Te enxerga ! Você é INIMIGA e como tal será tratada !

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Notícia - 26.07.1999 - Folha de S. Paulo

Se consultarem esse endereço, poderão ver como funciona a família da deputada.
O pai, José Masci de Abreu, fundador do PTN. O tio Paulo Masci de Abreu. A notícia é de 1999, da Folha/UOL, mas não se sabe se o rolo foi resolvido, e se foi, como foi.
Rádios clandestinas em São Paulo. Segundo a Folha/UOl, em sociedade com o irmão Paulo Masci de Abreu, o deputado mantém as rádios 94.1 FM (94.1 Mhz) e Apolo AM (1.230 Khz), em São Paulo, e a Difusora de Iguape (750 Khz), em Registro, a 185 km a sudoeste da capital. Todas são consideradas clandestinas, ou piratas, pelo Ministério das Comunicações. A notícia é muito longa e o rolo muito grande, para se ter uma ideia, vinha desde de 1974. Merece uma consulta e fica a dúvida, será que foi resolvido? Se não, por quê? Se sim, como foi resolvido? Parece que são donos também da atual Rádio Vibe Mundial, ex Rádio Mundial, localizada na Av. Paulista, São Paulo que aluga seus horários para astrólogos, budistas, ocultistas, umbandistas, espíritas, tarólogos... uma verdadeira salada mista, numerologia, anjos, auto-ajuda de todo tipo, e aluga também para a igreja do Adelino de Carvalho da Igreja REino dos Céus, que uma hora é missionário, outra pastor, que também já foi deputado, e da Apóstola Sol, Daniela de Carvalho, filha do Adelino. A família toda trabalha ou prega na igreja, filha, genro.... É o pessoal do Monte Manaim, do Talite Sagrado, do Castiçal Sagrado e cuja profetisa, que fala com Deus, no horário comprado da Rádio Vibe Mundial, resolve qualquer problema, eu disse qualquer problema, desde que você vá falar com ela no templo. É uma coisa de louco. Eu sei porque tenho insônia e ouço para me divertir e enganar o meu tinnitus (zumbido nos ouvidos) no silêncio da madrugada. Político brasileiro é uma coisa, sempre tem um passado obscuro.

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Notícia - 26.07.1999 - Folha de S. Paulo

Se consultarem esse endereço, poderão ver como funciona a família da deputada.
O pai, José Masci de Abreu, fundador do PTN. O tio Paulo Masci de Abreu. A notícia é de 1999, da Folha/UOL, mas não se sabe se o rolo foi resolvido, e se foi, como foi.
Rádios clandestinas em São Paulo. Segundo a Folha/UOl, em sociedade com o irmão Paulo Masci de Abreu, o deputado mantém as rádios 94.1 FM (94.1 Mhz) e Apolo AM (1.230 Khz), em São Paulo, e a Difusora de Iguape (750 Khz), em Registro, a 185 km a sudoeste da capital. Todas são consideradas clandestinas, ou piratas, pelo Ministério das Comunicações. A notícia é muito longa e o rolo muito grande, para se ter uma ideia, vinha desde de 1974. Merece uma consulta e fica a dúvida, será que foi resolvido? Se não, por quê? Se sim, como foi resolvido? Parece que são donos também da atual Rádio Vibe Mundial, ex Rádio Mundial, localizada na Av. Paulista, São Paulo que aluga seus horários para astrólogos, budistas, ocultistas, umbandistas, espíritas, tarólogos... uma verdadeira salada mista, numerologia, anjos, auto-ajuda de todo tipo, e aluga também para a igreja do Adelino de Carvalho da Igreja REino dos Céus, que uma hora é missionário, outra pastor, que também já foi deputado, e da Apóstola Sol, Daniela de Carvalho, filha do Adelino. A família toda trabalha ou prega na igreja, filha, genro.... É o pessoal do Monte Manaim, do Talite Sagrado, do Castiçal Sagrado e cuja profetisa, que fala com Deus, no horário comprado da Rádio Vibe Mundial, resolve qualquer problema, eu disse qualquer problema, desde que você vá falar com ela no templo. É uma coisa de louco. Eu sei porque tenho insônia e ouço para me divertir e enganar o meu tinnitus (zumbido nos ouvidos) no silêncio da madrugada. Político brasileiro é uma coisa, sempre tem um passado obscuro.

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Notícia - 26.07.1999 - Folha de S. Paulo

Se consultarem esse endereço, poderão ver como funciona a família da deputada.
O pai, José Masci de Abreu, fundador do PTN. O tio Paulo Masci de Abreu. A notícia é de 1999, da Folha/UOL, mas não se sabe se o rolo foi resolvido, e se foi, como foi.
Rádios clandestinas em São Paulo. Segundo a Folha/UOl, em sociedade com o irmão Paulo Masci de Abreu, o deputado mantém as rádios 94.1 FM (94.1 Mhz) e Apolo AM (1.230 Khz), em São Paulo, e a Difusora de Iguape (750 Khz), em Registro, a 185 km a sudoeste da capital. Todas são consideradas clandestinas, ou piratas, pelo Ministério das Comunicações. A notícia é muito longa e o rolo muito grande, para se ter uma ideia, vinha desde de 1974. Merece uma consulta e fica a dúvida, será que foi resolvido? Se não, por quê? Se sim, como foi resolvido? Parece que são donos também da atual Rádio Vibe Mundial, ex Rádio Mundial, localizada na Av. Paulista, São Paulo que aluga seus horários para astrólogos, budistas, ocultistas, umbandistas, espíritas, tarólogos... uma verdadeira salada mista, numerologia, anjos, auto-ajuda de todo tipo, e aluga também para a igreja do Adelino de Carvalho da Igreja REino dos Céus, que uma hora é missionário, outra pastor, que também já foi deputado, e da Apóstola Sol, Daniela de Carvalho, filha do Adelino. A família toda trabalha ou prega na igreja, filha, genro.... É o pessoal do Monte Manaim, do Talite Sagrado, do Castiçal Sagrado e cuja profetisa, que fala com Deus, no horário comprado da Rádio Vibe Mundial, resolve qualquer problema, eu disse qualquer problema, desde que você vá falar com ela no templo. É uma coisa de louco. Eu sei porque tenho insônia e ouço para me divertir e enganar o meu tinnitus (zumbido nos ouvidos) no silêncio da madrugada. Político brasileiro é uma coisa, sempre tem um passado obscuro.

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Notícia - 26.07.1999 - Folha de S. Paulo

Se consultarem esse endereço, poderão ver como funciona a família da deputada.
O pai, José Masci de Abreu, fundador do PTN. O tio Paulo Masci de Abreu. A notícia é de 1999, da Folha/UOL, mas não se sabe se o rolo foi resolvido, e se foi, como foi.
Rádios clandestinas em São Paulo. Segundo a Folha/UOl, em sociedade com o irmão Paulo Masci de Abreu, o deputado mantém as rádios 94.1 FM (94.1 Mhz) e Apolo AM (1.230 Khz), em São Paulo, e a Difusora de Iguape (750 Khz), em Registro, a 185 km a sudoeste da capital. Todas são consideradas clandestinas, ou piratas, pelo Ministério das Comunicações. A notícia é muito longa e o rolo muito grande, para se ter uma ideia, vinha desde de 1974. Merece uma consulta e fica a dúvida, será que foi resolvido? Se não, por quê? Se sim, como foi resolvido? Parece que são donos também da atual Rádio Vibe Mundial, ex Rádio Mundial, localizada na Av. Paulista, São Paulo que aluga seus horários para astrólogos, budistas, ocultistas, umbandistas, espíritas, tarólogos... uma verdadeira salada mista, numerologia, anjos, auto-ajuda de todo tipo, e aluga também para a igreja do Adelino de Carvalho da Igreja REino dos Céus, que uma hora é missionário, outra pastor, que também já foi deputado, e da Apóstola Sol, Daniela de Carvalho, filha do Adelino. A família toda trabalha ou prega na igreja, filha, genro.... É o pessoal do Monte Manaim, do Talite Sagrado, do Castiçal Sagrado e cuja profetisa, que fala com Deus, no horário comprado da Rádio Vibe Mundial, resolve qualquer problema, eu disse qualquer problema, desde que você vá falar com ela no templo. É uma coisa de louco. Eu sei porque tenho insônia e ouço para me divertir e enganar o meu tinnitus (zumbido nos ouvidos) no silêncio da madrugada. Político brasileiro é uma coisa, sempre tem um passado obscuro.

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Notícia - 26.07.1999 - Folha de S. Paulo

Se consultarem esse endereço, poderão ver como funciona a família da deputada.
O pai, José Masci de Abreu, fundador do PTN. O tio Paulo Masci de Abreu. A notícia é de 1999, da Folha/UOL, mas não se sabe se o rolo foi resolvido, e se foi, como foi.
Rádios clandestinas em São Paulo. Segundo a Folha/UOl, em sociedade com o irmão Paulo Masci de Abreu, o deputado mantém as rádios 94.1 FM (94.1 Mhz) e Apolo AM (1.230 Khz), em São Paulo, e a Difusora de Iguape (750 Khz), em Registro, a 185 km a sudoeste da capital. Todas são consideradas clandestinas, ou piratas, pelo Ministério das Comunicações. A notícia é muito longa e o rolo muito grande, para se ter uma ideia, vinha desde de 1974. Merece uma consulta e fica a dúvida, será que foi resolvido? Se não, por quê? Se sim, como foi resolvido? Parece que são donos também da atual Rádio Vibe Mundial, ex Rádio Mundial, localizada na Av. Paulista, São Paulo que aluga seus horários para astrólogos, budistas, ocultistas, umbandistas, espíritas, tarólogos... uma verdadeira salada mista, numerologia, anjos, auto-ajuda de todo tipo, e aluga também para a igreja do Adelino de Carvalho da Igreja REino dos Céus, que uma hora é missionário, outra pastor, que também já foi deputado, e da Apóstola Sol, Daniela de Carvalho, filha do Adelino. A família toda trabalha ou prega na igreja, filha, genro.... É o pessoal do Monte Manaim, do Talite Sagrado, do Castiçal Sagrado e cuja profetisa, que fala com Deus, no horário comprado da Rádio Vibe Mundial, resolve qualquer problema, eu disse qualquer problema, desde que você vá falar com ela no templo. É uma coisa de louco. Eu sei porque tenho insônia e ouço para me divertir e enganar o meu tinnitus (zumbido nos ouvidos) no silêncio da madrugada. Político brasileiro é uma coisa, sempre tem um passado obscuro.

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Notícia - 26.07.1999 - Folha de S. Paulo

Se consultarem esse endereço, poderão ver como funciona a família da deputada.
O pai, José Masci de Abreu, fundador do PTN. O tio Paulo Masci de Abreu. A notícia é de 1999, da Folha/UOL, mas não se sabe se o rolo foi resolvido, e se foi, como foi.
Rádios clandestinas em São Paulo. Segundo a Folha/UOl, em sociedade com o irmão Paulo Masci de Abreu, o deputado mantém as rádios 94.1 FM (94.1 Mhz) e Apolo AM (1.230 Khz), em São Paulo, e a Difusora de Iguape (750 Khz), em Registro, a 185 km a sudoeste da capital. Todas são consideradas clandestinas, ou piratas, pelo Ministério das Comunicações. A notícia é muito longa e o rolo muito grande, para se ter uma ideia, vinha desde de 1974. Merece uma consulta e fica a dúvida, será que foi resolvido? Se não, por quê? Se sim, como foi resolvido? Parece que são donos também da atual Rádio Vibe Mundial, ex Rádio Mundial, localizada na Av. Paulista, São Paulo que aluga seus horários para astrólogos, budistas, ocultistas, umbandistas, espíritas, tarólogos... uma verdadeira salada mista, numerologia, anjos, auto-ajuda de todo tipo, e aluga também para a igreja do Adelino de Carvalho da Igreja REino dos Céus, que uma hora é missionário, outra pastor, que também já foi deputado, e da Apóstola Sol, Daniela de Carvalho, filha do Adelino. A família toda trabalha ou prega na igreja, filha, genro.... É o pessoal do Monte Manaim, do Talite Sagrado, do Castiçal Sagrado e cuja profetisa, que fala com Deus, no horário comprado da Rádio Vibe Mundial, resolve qualquer problema, eu disse qualquer problema, desde que você vá falar com ela no templo. É uma coisa de louco. Eu sei porque tenho insônia e ouço para me divertir e enganar o meu tinnitus (zumbido nos ouvidos) no silêncio da madrugada. Político brasileiro é uma coisa, sempre tem um passado obscuro.

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Notícia - 26.07.1999 - Folha de S. Paulo

José Masce de Abreu e Paulo Masci de Abreu.

Vale a pena consultar.

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Folha de S. Paulo, Segunda-feira, 26 de Julho de 1999

MÍDIA

José Masci de Abreu, do PSDB-SP, alugou emissora considerada a maior pirata de São Paulo para igreja
Deputado tem 3 rádios clandestinas

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

Vale a pena pesquisar para vermos melhor o nosso Brasil e nossos políticos.
José Masci de Abreu, pai da deputada Renata Abreu, é ex-deputado.
Além das rádios citadas e outras, é também dono da atual rádio Vibe Mundial, ex rádio Mundial, localizada na Av. Paulista, São Paulo, cujos horários são todos algugados tarólogos, numerólogos, umbandistas, espíritas, cartomantes, igrejas...

Mauro Moreira disse...

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26079908.htm

Folha de S. Paulo, Segunda-feira, 26 de Julho de 1999

MÍDIA

José Masci de Abreu, do PSDB-SP, alugou emissora considerada a maior pirata de São Paulo para igreja
Deputado tem 3 rádios clandestinas

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

Pesquisem.
José Masci de Abreu, pai da deputada Renata Abreu, é ex-deputado e Paulo Masci de Abreu, sócio do irmão em diversas rádios de São Paulo.
Além das rádios citadas e outras, são também donos da atual rádio Vibe Mundial, ex rádio Mundial, localizada na Av. Paulista, São Paulo, cujos horários são todos algugados tarólogos, numerólogos, umbandistas, budistas, espíritas, cartomantes, igrejas...

Unknown disse...

Só pode ser comunista pra escrever esse tanto de asneiras. Vá pra Cuba!

Anônimo disse...

e os 200 milhões de mortos e desparecidos pelo comunismo, socialismo, marxismo e outras ditaduras do proletariado. va se catar deputa do capeta

ALMANAKUT BRASIL disse...

AQUELE AI-5 DE 1968 É DE OUTRA REALIDADE.

O QUE ACONTECE HOJE, É QUE DESDE O IMPEACHMENT DE 1992, AS LACRAIAS RETORNAM AOS PODERES PÚBLICOS, SENDO QUE DEVERIAM SER BANIDAS PARA SEMPRE.

ESSE CONCEITO DE DEMOnioCRACIA QUE PERMITE QUE QUALQUER COISA ENTRE NA VIDA PÚBLICA É UM INSTRUMENTO DE DESTRUIÇÃO DA SOCIEDADE.

ALIÁS, SE EXISTIR O DESEJO DA MAIORIA DO POVO EM FECHAR UM CONGRESSO E UMA CORTE SUPREMA, A DEMOCRACIA TEM QUE SER ATENDIDA.

NINGUÉM AGUENTA MAIS SUSTENTAR AS MAMATAS E LADROAGENS DOS PODERES PÚBLICOS E DA INICIATIVA PRIVADA.