domingo, 5 de abril de 2020

Em ritmo de “Pau nos Jegues”


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

Medo, angústia, ansiedade, incerteza, ameaça à sobrevivência, distanciamento social obsequioso (em alguns lugares combinado com isolamento social por ordem estatal), além da falta de domínio de conceitos corretos para uma análise política e econômica do ponto de vista estratégico... Tudo isso, junto com o risco de concreto de problemas gerados pela falta de dinheiro e a bagunça do mercado causam um espetáculo dantesco de insanidade, desinformação e tensão das pessoas, em tempos de pandemia de coronavírus.

A situação brasileira é esquisita e requer atenção redobrada e cuidado extremo. A crise expôs e agravou a falha estrutural do Estado Brasileiro. O clima de radicalização incorporou o ingrediente do desespero e ampliou a guerra institucional de todos contra todos. Agravou-se a deficiência de uma economia que já vinha estagnada, ensaiando uma retomada, mesmo sem um conjunto articulado de soluções compreendidas pela maioria da sociedade.

Agora, a exagerada parada deve nos mergulhar em recessão com estagnação. Cenário aterrador que nos obrigará a uma reinvenção individual, para cuidar da saúde, da sobrevivência e, colaborando para a situação melhorar, na retomada do progresso. A crise é mundial. Ok... Só que pode ter efeitos muito mais danosos por aqui. Não em termos de saúde pública – que já é deficiente, embora as autoridades se esforcem para mostrar o contrário. Mas em termos econômicos. A quebradeira é uma realidade funesta.

Haja otimismo para reverter o caos. Parece o clima de pré-guerra – no planeta todo... Até agora, pelas atitudes oficiais, tudo indica que, como sempre, vamos pagar a conta com juros (agora menos altos) e impostos (cada vez mais elevados) para compensar a injeção de liquidez no mercado, beneficiando os bancos e demais fornecedores de crédito. A previsão é de muita “matemágica” feita pelos economistas regiamente bem pagos pelos banqueiros.
A hora é de muito debate. Por isso, reproduzimos mais um daqueles textos que rolam na Internet, para profunda reflexão. O título é “Casa Branca sobre a atual crise”. Leia e final, arrematamos...

--------

Na tradicional coletiva de imprensa diária da Casa Branca sobre o coronavírus, hoje, Peter Navarro, conselheiro de Trump, acaba de falar em alto e bom som que se há algo que os EUA estão aprendendo com a atual crise é que o país não pode mais depender tanto da cadeia de distribuição global. Falta uma série de coisas nos EUA que ninguém “imaginava” ser possível. 

Muita coisa essencial só pode ser obtida hoje se comprada fora do país. Medicamentos básicos e essenciais deixaram de ser produzidos nos EUA nas ultimas décadas. A indústria americana foi dizimada pelos últimos presidentes.

Um militar foi anunciado hoje como coordenador das ações de supply chain para a crise. O que o almirante anunciou é que já foram operacionalizados 6 vôos militares internacionais para abastecer os EUA com itens emergenciais; outros 28 vôos já estão agendados para os próximos dias. 

‪Navarro citou a dependência quase total de medicamentos vindos de fora (China, ok?) e de suprimentos e equipamentos de saúde. Tudo aquilo que já sabemos. Mas o mais importante da sua fala foi quando disse que há hora certa para tudo. Agora os EUA precisam resolver os problemas mais imediatos mas a hora de enfrentar esse desequilíbrio calamitoso vai chegar.

‪Peter Navarro deixou extremamente claro que isso vai mudar e que esse tipo de situação “não vai se repetir mais”. O que ele quis dizer é que na hora certa o governo americano vai entrar com força total nessa questão da dependência externa, leia-se CHINA.

‪Navarro tem preparado rascunhos de ordens executivas e projetos para botar fim nisso. Não estranhem o fato de Trump ter parado de chamar a peste de “coronavírus chinês” para chamar de COVID-19. Ele não aderiu ao politicamente correto. O xadrez está sendo jogado num nível muito mais alto que dos meros mortais.

Os EUA vão ganhar esse confronto com a China — que está para começar, vão ganhar também seus mais próximos aliados. Nunca foi tão importante estar ao lado de países como a América. Quem estiver junto, na mesma barca, vai participar desse redesenho que só os EUA têm o cacife para iniciar.

Aos deslumbrados com a China no bananal brasileiro, um recado:

O dinheiro chinês não vai comprar a fúria americana contra os culpados por essa desgraça mundial que o mundo tá vivendo. 

Aguardem a hora certa.

-----------

No caso brasileiro, a dúvida cruel: Será que o efeito colateral coronaviriano será o aumento da dependência estatal e também da escravização dos brasileiros pela mentalidade rentista do mercado financeiro? Tomara que não. A hora é de mudança de rumo. O Brasil tem de se reindustrializar para valer. Não dá mais para ser exportador de commodity agrícola ou mineral. O Brasil merece se transformar em colônia pós-moderna da sofisticada China Capimunista? Ou é melhor nos relacionarmos com os chineses de maneira soberana?

Eles jogam o jogo deles... A gente é que precisa definir o nosso... Por isso, temos de entrar em ritmo de “Pau nos Jegues” (tirando da reta a teimosia em seguir no rentismo improdutivo e corrupto). Qualquer outra opção será a manutenção do atraso, com ilusões de voo de galinha e, na real, com o constante assassinato de nossas galinhas dos ovos de ouro.

Repetimos o mantra... Economia ruim, se não derruba governo, elege a oposição... Por isso, todo cuidado é pouquíssimo... Pau nos Jegues!...


Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7

Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

©
Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 5 de Abril de 2020.

9 comentários:

Loumari disse...

Jamais alcançareis bem algum sendo vocês assim tal malvados, gente tão odiosa, tão cruel com os outros e tão violentos como vos revelais em tudo o que vocês vomitam que não passa de excrementos de demónios que vocês engoliram e não vos deixam em paz. Plebiscitaram o messias bolsonaro como o cristo salvador e redentor do Brasil, agora, tendo o mesmíssimo messias convosco, já procuram lhe derrubar para colocar no seu lugar o seu vice? Ainda há pouco estavam já a criar um potencial concorrente e plebiscitavam o juizeco moro como candidato perfeito e que pode vencer messias bolsobesta em 2022.
Veja só quem são as verdadeiras caras de pau na sociedade brasileira? Quem são verdadeiros Jegues se não são vocês mesmos que mudam de ídolos como mudam de cueca. Se é que mudam de cueca né! Mentes assim tão sujas vão ter mesmo o rabo limpo? Impossível.

ZÉ EDGAR disse...

Ótimo artigo. Em lhe ajudo com contribuição, brother.

Anônimo disse...

Creio mais mais na derrocada do dólar. Estão desesperados por uma guerra. A China se preparou a anos. Caindo o dólar cai os Estados Unidos. Não se iludam quanto a maquina belica yankee.

Marcelo Baglione disse...

Serrão, bom dia,

Sempre uso este exemplo, porque ajuda a me manter atado a realidade de que o Brasil é sem sombra de dúvida alguma, a nação mais rica de todo o mundo. Caso Roraima fosse um país, certamente seria o Estado mais abastado da Terra, derramando dinheiro a luz do Sol. Uma pergunta, Serrão? Sabe quantas estados de igual grandeza possuímos? Sabe o que há debaixo da terra na absurda Reserva Raposa do Sol? Que benefício ela gera à sociedade e suas necessidades mais prementes? Aqui, a riqueza natural e absurdamente abundante é uma maldição. No entanto, em países como Japão ou EUA ela, a tal da riqueza natural, se torna uma bênção e se transforma em realidade e investimentos – com fins sociais, também!
Portanto, a consciência do brasileiro é pobre, ainda é miserável, igual a da sua classe política que só pensa no perfume da carteira, mesmo em momentos críticos como este que está atravessando a Raça Humana.
Concordo com você: se há um aliado que devemos nos unir mais, sem se esquecer de nossa inegociável soberania, este aliado, esta nação é os EUA.
Este tabuleiro geopolítico planetário não é para vagabundos oportunistas e sem retidão moral, como os que povoam as duas Casas do Congresso Nacional. Enquanto for assim, continuaremos pobres que não sabem que ostentam riquezas que não há em lugar algum da Terra. Minha convicção é de que na hora certa, precisa, a Justiça Divina vai enviar a fatura para cada um dos responsáveis pelo desvio material e espiritual – principalmente – do Brasil. A pandemia é só mais um prova que a turma está tendo que fazer, mas uma coisa é certa: no final do ano, serão todos reprovados. Com a “Totalidade”, não há recurso ou protelação de conveniência. Destruíram o Brasil durante o Antigo Regime do PT, agora teremos que reconstruir, imediatamente, um país já sob os escombros de um pôs-guerra
Abração T.

M.

Anônimo disse...

Dória acaba expulso de São Paulo Patriota põe o governador pra correr - Por essa ele não esperava (Notícias da Hora)
https://www.youtube.com/watch?v=uJTOvAHdpG0

Anônimo disse...

Sabes meu caro Jorge Serrão, farias bem ao teu jornalismo deixar um pouco a poltrona confortável e o delicioso ar condicionado e sair de fato as ruas para praticar jornalismo verdadeiro.

Larga um pouco da internet, uma gigantesca geringonça repleta de mentiras, e parte para onde de fato está acontecendo o que É interessante.

Por exemplo, tu tens idéia do porquê a China lançou de um artifício tão desesperado como esse vírus que causa a COVAD-19?

Não? Te explico: tu já deves ter ouvido falar que os EUA acusaram Nícolas Maduro de narcotráfico e ofereceram 15 milhões de dólares por informações que o levem à prisão, não é verdade? Sim, já deve ter ouvido falar. Tu sabes que uma acusação destas é quase que praticamente um bloqueio militar-econômico não? Nesse exato momento algumas dezenas de navios anti-drogas da marinha americana já se encontram em águas Venezuelanas. E a última coisa que eles estão de fato preocupados é com traficantes.

Por acaso também já ouviste falar da recente descoberta em Israel do gigante campo de [gás] de Leviathan, nas praias Israelenses do Mediterrâneo?

Pois bem meu caro Jorge Serrão, tu também sabes o que de FATO alavancou a China como "potência mundial"? Sim? Não? Acha que é pela transferência de fábricas capitalistas para aquele gigantesco celeiro de mão de obra escrava?

Não meu caro, o que de fato alavancou a China à potência foi o petróleo venezuelano! Petróleo dado de graça, praticamente, por Hugo Chávez à Xi Jinping. Em troca a China disponibilizou armas, soldados e alguns bilhões de dólares para que o traficante Hugo Chávez conseguisse manter seu golpe na Venezuela. Só para você ter uma idéia, a China, iniciou a construção de um "outro canal do Panamá", na Nicarágua, projeto abortado devido a falência do seu principal investidor, o multimilionário chinês Wang Jing. E porquê a China queria um canal só dela? Para escapar da vigilância Americana!

Tu também deves saber da única fonte de renda da Rússia (além das drogas)? Sim, falo do gasoduto Nord Stream, que abastece a Europa com gás.

Agora imagine você, meu caro Jorge Serrão, saber que ambos, China e Rússia, estão para sofrerem dois duríssimos golpes em suas economias quando os EUA se apossarem da Venezuela e Israel começar a vender gás para a Europa.

Sim meu caro Jorge Serrão, é por isso que Rússia e China vão chutar o balde daqui pra frente. E estão desesperados. E vão usar seus laranjas em todo o planeta para contra-atacarem. Aqui mesmo no nosso bananão algumas centenas de laranjas, disfarçados de "jornalistas", "governadores" e "prefeitos" já acataram as ordens de Pequim e iniciaram a maior sabotagem contra a soberania nacional desde não sei quando... inventaram um vírus para poderem justificar suas atrocidades anti-constitucionais.

Até mesmo nos EUA vários "jornalistas", "prefeitos" e "governadores", todos na folha de pagamento de Pequim, já iniciaram a MESMA tática usada no resto do mundo: isolar suas populações para causar CRASH dos EUA e seus aliados.

Fui!

ARS disse...

Enquanto isso, durante o domingo de Ramos, papa chico, o herege ariano, reza missa para as paredes do vaticano.
Algum dia alguém irá contar a história de "Como papa chico Roubou a Páscoa dos Católicos". A história começa numa noite de natal, na qual o herege ariano recusa dar a mão para o ósculo de uma fiel asiática...

Unknown disse...

O Brasil vai dar certo e sera a partir de Bolsonaro. Ele tem coragem de cuidar do país e não se render a China. Se O que a princípio isso parece torcida mas não é. Quando e@aa epidemia acabar vcs vão ver ....

Anônimo disse...

O remedinho tá na segunda gaveta, Doidiva! Mas não tome a caixa inteira de novo, VIU?