domingo, 3 de maio de 2020

Antigos jornais, jamais!



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Há pessoas que têm saudades de sabores, de cheiros e de texturas da infância.Eu também.

Mas o que me dá saudades são os jornais onde aprendi a pensar logo após ter aprendido a ler.

Desde meus dez anos comecei a ler diariamente “O Estado de São Paulo”. Seu noticiário internacional era primoroso.

Sempre lhe fui fiel; não aderi ao modismo do Jornal da Tarde.

A descoberta dos diários cariocas me foi impactante: O Globo e o Jornal do Brasil pareciam referir-se a um outro mundo.

Um amigo de meu avô, nascido e criado no Rio de Janeiro, deu-me uma inesquecível definição de meu estado :”São Paulo, esse grande país vizinho e por enquanto, amigo “.

Já adulto, passei a ser assíduo leitor da “Gazeta Mercantil”.

A partir dos anos 1990 tornei-me admirador de “La Nación” editado na Argentina , esse maravilhoso país que aprendi a respeitar e, por quê não?, a amar.

Em sua visita de estado ao Rio de Janeiro, em 1910, o então Presidente argentino Saenz Peña disse a famosa frase:”Tudo nos une. Nada nos separa !”

Imploro aos amáveis leitores que me informem a existência de algum jornal que se limite a dar notícias e não “tentar fazer minha cabeça”.

Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

8 comentários:

Mauro Moreira disse...

Década de 60/70/80 e 90 até metade da década de 2000, tinha o hábito de ler jornais. Todos os domingos, lia O Globo, O Jornal (até 1974, quando deixou de circular) e Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro e Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo. Depois, com a esquerdopatia, os jornais começaram a ficar tendenciosos, e também se foram Paulo Paulo Francis, Roberto Campos... tudo ficou muito chato. Passei para a leitura de Veja que, também começou a ser canhota e aí, hoje, não me fazem mais falta. A mídia digital, os blogs, os sites e os jornais digitais são plenamente satisfatórios. Eu posso escolher aquilo que desejo ler, de acordo com minhas convicções políticas e morais. Alerta Total todos os dias, claro! O Serrão, o Mantiqueira... leituras obrigatórias. Mas sinto muita saudade do mestre Azambuja.

aparecido disse...

Está muito simples de entender.. Esta aceleração da bandidagem é devido ao mecamnismo querer tirar Bolsonaro antes do FIM DO CORONINHA... depois com o executivo capturado o povo não pode fazer mais nada.. só haverão eleições eletronicas falsificadas...e com o fim do coroninha o povo pode sair as ruas e eles nada podem fazer contra Bolsonaro... ENTAO A JANELA DE OPORTUNIDADE E ESTA... DOIS MESES.. DEPOIS DISSO JA ERA....o povo vai ter que sair as ruas com coroninha e tudo...tem gente confiando demais no taco.. e os carecas do STF não sabem que a PF não sabe usar uma metralhadora.. aquelas que aparecem nas operações são apenas midiaticas.. se precisarem usar não sabem como funciona... só o exercito com a infantaria sabem usá-las...a corda está por um fio para arrebentar...salve-se quem puder e quem não puder corra pra casa que o bicho ta pegando....o Objetivo final do mecanismo é dar o golpe dentro da pandemia...esta escancarado....

Anônimo disse...

Sr Carlos Mauríco, se o sr souber ou descobrir algum jornal que não seja manipulador, por favor nos indica. Eu digo ao sr que já tem uns dez anos que não assisto absolutamente nada, nem mesmo o noticiário na grobo e nem em qualquer canal de tv. A foice de São Paulo, nem em sonho quero ler. O Estadão é outro que acabou e não tenho interesse também. Não quero ninguém insistindo em moldar meu pensamento. Sai fora, manipuladores. Isso é coisa da CIA.



Assistam esse video que vão entender como eles manipulam as pessoas com a midia, os artistas de Hollywood e outras manipulações. É um documentário legendado em Português. Assistam e compartilhem.


https://www.youtube.com/watch?v=qotRlZje8YE&feature=youtu.be



Vou colocar também o endereço de um site que tem muita coisa que as pessoas precisam ter conhecimento. É uma coisa que fica nas sombras e a maioria não sabe. Nesse, tem um outro outro documentário que esclarece muita coisa que não temos conhecimento. Esse foi censurado em todas as plataformas, só tem ele nesse site. Parece que há muitas coisas nas sombras que eles não querem que saibamos.


https://www.oevento.pt/2020/04/30/fora-das-sombras/



Esse o outro documentário.


https://www.oevento.pt/2018/11/20/above-majestic-de-corey-goode-e-david-wilcock-documentario-legendado-em-portugues/







aparecido disse...

MORO é um fracasso... e ele mesmo comprova tudo aquilo que seus inimigos diziam dele...como juiz era um juiz rigoroso e isso fez sua fama...mas ao fazer carreira solo mostrou que nunca deveria ter saido do cargo de juiz....foi além das sandálias e quebrou a cara...Um famoso pintor de Atenas pintou um belo quadro e achou que as sandalias usados pelo modelo não ficaram muito boas no quadro...chamou um sapateiro para opinar e o sapateiro fez varias sugestões , que qceitou, refez a pintura e melhorou muito a sandália...O sapateiro empolgado começou a opinar sobre outras partes do quadro e o pintor muito irritado disse : Que o sapateiro não vá além das sandálias...frase tão perfeita que 2600 anos depois ainda está sendo repetida...e que mostra que um profissional bem sucedido numa profissão não deve se meter em assuntos de outras profissóes e oficios...pode quebrar a cara........Aqui mesmo no Brasil temos o Dr. Varíola que dá palpites o tempo todo sobre todas os assuntos da medicina.. e como não existe ninguém no mundo que entende tudo da medicina ele só fala borracha o tempo todo...ou melhor : vai além das sandálias

Almanakut Notícias - São Paulo - Brasil disse...

A FALIU DE S.PAULO SEMPRE FOI FRIAS, O PACU DE ROBERTO MARONHO SEMLRE FOI URTIGA E O ESTRAGÃO MAMOU NOS COFRES PÚBLICOS DO IMPÉRIO AO TEMER. O RESTO NÃO QUEBRA MAIS O GALHO NO BANHEIRO E NOS GRINGOS TEM QUE TACAR FOGO.

Anônimo disse...

O diario do comércio fechou, a gazeta mercantil fechou, o jornal do brasil fechou e infelizmente tantos e tantos outros e isso mé por que temos centenas de faculdades de jornalismo, formadoras de militantes. Notícia, esqueça e receba minha solidariedade,

Anônimo disse...

O diario do comércio fechou, a gazeta mercantil fechou, o jornal do brasil fechou e infelizmente tantos e tantos outros e isso mé por que temos centenas de faculdades de jornalismo, formadoras de militantes. Notícia, esqueça e receba minha solidariedade,

Anônimo disse...

Mauro Moreira, compartilho de sensação de falta que o mestre Azambuja faz...Há alguns dias atrás mandei um artigo dele sobre a importância da inteligência e da contra-inteligência para o poder executivo.