sábado, 16 de maio de 2020

Hora de rever erros estruturais


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

A saída abrupta do titular do ministério da Saúde, com menos de um mês no cargo, em meio à pandemia de coronavírus, permite algumas conclusões importantes. 1) O Presidente Jair Bolsonaro precisa parar de escalar assessores incompatíveis com seu estilo pessoal de chefiar; 2) A galera começa a constatar  que ministro da Saúde serve para muito pouco ou quase nada no Brasil; 3) O modelo estrutural centralizador do Estado Brasileiro precisa ser revisto, urgentemente.

Educação, saúde e segurança deveriam ficar sob responsabilidade dos municípios. A gestão poderia ser direta ou através de consórcios entre as cidades. Presidente da República e Governadores, seus ministros e secretários, são absolutamente dispensáveis na função de gestor de escolas, unidades de saúde e delegacias de polícia. Ou seja, descentralizar a gestão, é o óbvio ululante que não praticamos de verdade.

Todo mundo sabe que a arrecadação de impostos já está caindo e deve desabar ainda mais em função da paralisia das atividades provocada pela decisão radical de Governadores e Prefeitos, em função do combate ao vírus chinês. Portanto, vai faltar dinheiro para pagar as despesas públicas correntes. Servidores públicos correm risco de ficar sem salário – que dirá os reajustes que eles insistem em receber, como um dogma, independentemente da situação crítica na economia.

Precisamos, com extrema urgência, redefinir o modelo estatal definido na peça de ficção que é a Constituição de 1988. A situação prática demonstra que os governos estaduais e sua pesada burocracia são entes federativos inúteis, absolutamente dispensáveis. A relação poderia ser direta entre um Poder Executivo Central e os municípios. Dispensar o intermediário sairá bem mais barato e haverá ganho de eficiência de gestão. O melhor caminho seria fortalecer os municípios – nos quais efetivamente vivem as pessoas e se situam as empresas pagadoras de impostos.

Governadores, Ministros, Secretários são intermediários inúteis absolutamente dispensáveis. Infelizmente, é praticamente impossível mudar a estrutura estatal brasileira, sem que passemos por uma profunda disrupção (uma mudança transformadora da estrutura, adequando-a à realidade). A crise pandemônica apenas reforçou a necessidade de reduzir ao máximo a tecnoburocracia nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), na União, Estados e Municípios.

Resumindo: O Brasil tem de rever seus erros estruturais. O problema gravíssimo: é pouco provável que isto aconteça, porque a servidão pública é hegemônica no modelo Capimunista Rentista do Brasil, baseado na exploração do Estado sobre a sociedade para sustentar, permanentemente, o Mecanismo. Assim, nosso impasse institucional só vai se aprofundar.

Com certeza, só haverá mudança estrutural quando a situação de sobrevivência do modelo (e das pessoas e empresas) se tornar insuportável. O aprendizado costuma ser mais eficiente na hora do sofrimento ou da dificuldade extrema. Caminhamos nesta direção e sentido...

Não adianta cobrar milagre do Messias que estiver na Presidência da bagaça... Jogar o jogo conforme as regras do inimigo só nos levará a derrotas permanentes...

Resumindo, novamente: O Brasil só vai mudar quando a maioria dos brasileiros quiser que mude. Por enquanto, a hegemonia é por mudar porra nenhuma. Então, só resta sofrer e reclamar. Quem reclama já perdeu...




Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7

Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

©
Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 16 de Maio de 2020.

7 comentários:

Loumari disse...

MENSAGEM DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - 27 DE MARÇO DE 2020

Amadíssimo Povo!

ABENÇOO-OS COM A MINHA PAIXÃO DOLOROSA. COM CADA GOTA DE MEU SANGUE.

Em cada dor da Minha Paixão de Amor, olhei para vocês, vocês que lêem estas Minhas Palavras, para que nestas alturas do vosso percurso dêem graças a vida e sejam propícios para ganhar a Vida Eterna.

VIVI O DESPREZO, SOFRI GRITOS, HUMILHAÇÕES, MALDIÇÕES, VIVI EM MIM O QUE PARA O HOMEM NÃO TEM RESPOSTA, SUPORTEI A FÚRIA, AS INJÚRIAS, FUI A CRIATURA SOBRE A QUAL DESCARREGARAM RESPOSTAS SEM CABIMENTO, MAUS ENTENDIDOS, A INSATISFAÇÃO E O FANATISMO.

Apesar de tudo isso, continuei oferecendo aos Meus filhos por adiantado as Revelações para que se preparem, sobre tudo no espírito e tomem o caminho da conversão. Mas isso não penetrou neles, agora chegaram ao resultado do que o próprio homem criou, para vê-los que por temor de adoecer se acercam, não por compromisso, mas por conveniência.

Amado Povo Meu, vivem no tempo que já não é tempo, se aproxima o grande padecer de toda a humanidade, assim vereis vós mesmos grandes e terríveis enfermidades e calamidades naturais, momentos de temor ante as ameaças procedentes do espaço, vão viver o terror, PRODUTO DA IRREVERÊNCIA DA HUMANIDADE, NÃO QUISESTES ESCUTAR, SE REBELARAM E ME ATIRARAM PARA FORA DO MEU REINO.

Notícias mundiais vos informarão sobre uma nova mutação viral e o pânico chegará a alcançar o mundo inteiro, devido a que vivem em trevas e o que se ouve são petições momentâneas, a maioria não vive na Fé, o que pedem é só de boca para fora.

Vocês Meus filhos, mantêm-se unidos, a Fé é o auxílio do Meu Povo, o amor assim a Minha Mãe me cativa e Eu escuto sempre que Ela me solicita.

O Diabo cegou os Meus fiéis e os embarcou para momentos de dúvida e de provas, o que lhe permiti fazer para que despertem, cresçam em humildade, e deixem de lado a couraça da razão e da lógica humana que vos leva para caminhos não Meus, Eu vos dirijo para onde desejo, caminho para onde é mais conveniente para que a criatura humana alcance com maior segurança e maior obediência, uma estável espiritualidade.

Dobrem os joelhos (Cfr. Ef 3,14-21), não para solicitar-me que elimine o que não lhes beneficia para a alma, dobrem os joelhos e com humildade solicitem ao Meu Santo Espírito a Sua Luz.

EFÉSIOS 3:14 Por causa disto, me ponho de joelhos perante o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo,
15 Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
16 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados, com poder, pelo seu Espírito, no homem interior;
17 Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de que, estando arraigados e fundados em amor,
18 Possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
19 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
20 Ora, àquele que é Poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
21 A Esse Glória na Igreja, por JESUS CRISTO, em todas as gerações, para todo o Sempre. Ámen!

Seu Jesus.


Loumari disse...

CIRURGIÃO QUE ENCONTROU JESUS NO CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA

- Amanhã de manhã eu vou abrir o teu coração. - explicava o cirurgião a uma criança.

E a criança interrompeu-o:- Você encontrará Jesus dentro dele?

O cirurgião olhou para ela e continuou:- Eu vou cortar uma parede do teu coração para ver a "ferida" que ele tem.

- Mas quando você abrir o meu coração, encontrará Jesus lá? - a criança voltou a interrompê-lo.

O cirurgião voltou-se para os pais, que estavam sentados em silêncio, e olhou-os com espanto. Dirigiu-se novamente à criança: - Quando eu tiver visto tudo o que não está bem, planearemos o que fazer em seguida, ainda com teu coração aberto.

- Mas você encontrará Jesus no meu coração? A Bíblia diz que Ele mora lá. Todos que acreditam nele dizem que Ele vive no coração. Então, você vai encontrá-lo no meu coração!

O cirurgião pensou que era suficiente e explicou-lhe:- Depois da operação, digo-te o que encontrei no teu coração. Fica combinado? Eu tenho a certeza que encontrarei um músculo cardíaco danificado, baixa resposta de glóbulos vermelhos e fraqueza nas paredes e vasos. E, só depois disso, saberei o que posso fazer para curar-te.

- Mas você também vai encontrar Jesus lá dentro, não vai? É a Sua casa, Ele vive lá, está sempre comigo.

O cirurgião fartou-se dos comentários insistentes da criança, saiu e foi para o seu consultório. Começou a gravar os estudos prévios para a intervenção: - Aorta danificada, veia pulmonar deteriorada, degeneração muscular cardíaca massiva. Sem possibilidades de transplante, dificilmente curável. Terapia: analgésicos e repouso absoluto.
Prognóstico:...Fez uma pausa e em tom triste disse: - Morte nos primeiros anos de vida.

Então, parou o gravador.

- Por quê? - perguntou em voz alta. - Por quê acontecer isto com esta criança? Deus colocou-a aqui, nesta dor, condenando-a a uma morte precoce. Por quê?!

De repente, Deus, nosso Criador, responde: - O menino, minha ovelha, já não pertencerá ao teu rebanho, porque ele é parte de Mim e comigo estará por toda a Eternidade. Aqui, no Céu, no Meu rebanho sagrado, já não sofrerá: será consolado de uma forma inimaginável, para ti ou para qualquer outra pessoa. Os seus pais, um dia, unir-se-ão a ele, conhecerão a Paz e a Harmonia, juntos, no Meu Reino, e no Meu rebanho sagrado continuará crescendo.

O cirurgião começou a chorar intensamente, mas sentiu ainda mais raiva, não entendia as razões.

E replicou: - Tu criaste este menino e também o seu coração. Para quê? Para que morresse em poucos meses?

O Senhor respondeu-lhe: - Porque é tempo de regressar ao seu rebanho. A sua missão na Terra já se cumpriu. Há uns anos atrás, enviei uma ovelha com dons de médico para que ajudasse os seus irmãos, mas com tantos conhecimentos na ciência esqueceu-se do seu Criador.
Então, enviei outra das minhas ovelhas, o menino enfermo, não para perdê-lo, mas sim para que a ovelha perdida há tanto tempo, com dotes de médico, voltasse para Mim.

Então, o cirurgião chorou e chorou inconsolavelmente.
Dias depois, após a cirurgia, o médico sentou-se ao lado da cama do menino enquanto os pais estavam do outro lado, à sua frente.
A criança acordou e, murmurando, perguntou imediatamente: - Abriu o meu coração?

- Sim. - Respondeu-lhe o cirurgião.

- O que encontrou? - Perguntou o menino.

- Tinhas razão: lá, reencontrei Jesus...

Deus usa diversas formas para lembrar-nos que devemos voltar a Ele.

Anônimo disse...




Vamos apenas comentar o meme.

"Meu papel é construir pontes e diálogo" Pontes para o inferno e levando o diálogo do satanás.

O tanto de organizações para amarrar as instituições é impressionante. Tudo para acomodar aqueles que quer apenas uma boca do Estado ou de doações sem trabalhar. Igual um babaca que comentou no post de ontem que vou postar o comentário dele.

"Lugar d.milico é no.quartel. e tem demais na ativa. Mtas tetas para mamar. Tudo.milhardário."

Essa é a minha resposta.


"Anônimo das 4:28, vá procurar sua turma. milhardário tá a cabala negra que sustenta seu tentáculo, despeitado. Se tem pessoas que trabalham de verdade são os militares. Os serviços dos militares são necessários. Quem deve mamar nas tetas sem fazer nada deve ser tu."


Esse é o típico mamador de uma teta. E morre de medo dos militares comandar o Brasil de novo e ele perder essa teta. Cara-se-pau.


Loumari disse...

OBS: Hoje 16/05/20 um amigo meu da capital Maputo, enviou-me imagem sua com no rosto máscara alta-costura tapando a sua boca e nariz. Oferecida pela empresa onde ele trabalha. Eu escrevi para ele o seguinte: Quando vejo toda esta humanidade com o focinho tapado, penso nos cães, como devem estar a rir-se dos homens!
Os cães andam de focinho livre e os homens com no focinho um açaime.

Anônimo disse...

Jorge Serrão. Em 2018 a maioria dos brasileiros estavam pensando em mudar o Brasil e acreditaram nas promessas de um candidato à presidência, que prometeu enterrar tudo nefasto que existia não só na politica, mas também no Brasil. 16 meses depois a maioria dos brasileiros perceberam que entraram numa canoa furada e elegeram um insano, sociapata que mostra a cada dia que passa que é um dos maiores líder da velha política. Acorda moço e volta ser o inteligente e sensato Jorge Serrão do passado.

Fredoliveira disse...

O governo federal não terá dinheiro para enviar aos governadores e estes aos prefeitos.e viva o fique em casa

aparecido disse...

Depois da troca do comando da Pf o Maia esta mesmo é com medo de cadeia...e uma operação que prenda ele e seu pai seria corretissima na atual situação...um gordo com ele perderia 30 kilos em alguns meses de cadeia...comendo a quentinha da PF...perder isso faz um bem danado pra saude..dele e do Brasil.....e tem ministro do STF que autorizaria uma ação dessa...como aconteceu com o ECunha...O cargo de pres da Camara é terrível.. todos que passaram ai nos ultimos 20 anos estão encrencados...