quinta-feira, 14 de maio de 2020

Nomenklatura e Esplanadeiros

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Fábio Chazyn

“Caviar? Só para os da Nomenklatura!”. Os burocratas tinham privilégios porque sustentavam os políticos na administração do Estado Soviético. Os da “Nomenklatura” de lá, como os “Esplanadeiros” de cá, são a elite dos funcionários públicos que controla a vida da Nação. Juram lealdade aos ‘padrinhos’, de quem contam com proteção eterna.

Lá, na gigantesca máquina burocrática soviética, o número de membros da Nomenklatura não passou de 2 milhões. Aqui fizemos muito melhor! O PT conseguiu a façanha de dobrar o número de cargos públicos no País para atingir a incrível marca de 12 milhões.

A turma do PT levou-ao-pé-da-letra o ensinamento de Lenin, um dos pais da União Soviética, de que a evolução das instituições do Estado leva à burocratização da política e à politização da burocracia. Ou seja, as decisões dos fazedores-de-políticas-de-govêrno tinha que ser politicamente responsável e tecnicamente recomendável.

Em 13 anos de organização da União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal), o aprendiz-superou-o-mestre. Em cinco vezes menos tempo, criou três vezes mais cargos burocráticos do que a União Soviética. Lá, a ganância derrubou a economia soviética que se mostrou incapaz de conciliar “as necessidades de planejamento, de otimizar o crescimento econômico com o auto-interêsse material da burocracia”

(www.ernestmandel.org/en/works/txt/1979/soviet_bureaucracy.htm).

E aqui? Será que os Esplanadeiros são mais resistentes do que seus primos da Nomenklatura? Será que são mais resistentes ao choque viral do que o grupo-de-risco tradicional? Em dois meses de estrago, o coronavírus já comeu 25% dos empregos formais, 80% do poder aquisitivo dos informais e 30% da arrecadação de impostos. E, haja vista a obstinação dos heróis-salvadores-de-vida, vamos ter saudades dessa “marolinha”...

Antes do vírus desembarcar aqui na terrinha, nossos burocratas já levavam quase 25% do orçamento total do Brasil. Se a queda na arrecadação deste ano for “só” de 30%, os nossos funcionários públicos a conta vai subir para mais do que 35%. E não tem jeito: 90% têm vínculo estatutário e estão no grupo de despesa obrigatória.

O Maia propôs reduzir o salário deles em 25%. O Guedes respondeu que era muito drástico e bateu-o-martelo na concessão-de-não-conceder aumento de salário! Afinal, coitadinhos deles, disse Guedes sobre sacrificar seus pares-simbióticos-do-binômio-político-burocrata que representam o grupo que está entre os 10% mais ricos do País.

Vamos esperar para ver onde é que ele vai encontrar 300 bilhões de reais para tapar o buraco do custo do funcionalismo, além da frustração de outro um trilhão de reais na receita do govêrno em 2020. E outro buraco, na melhor das hipóteses, do mesmo tamanho no ano que vem, etc, etc, etc,...

Vem chumbo-grosso aí. É o salve-se quem puder! Porque, se eu fosse você, não contava com o Guedes que já está comprometido até o pescoço com a turma do PT...


Fabio Chazyn, autor dos livros “Consumo Já! Projeto Vale-Consumo” (2019) e “O Brasil Tem Futuro? Projeto A.N.O.R. – Inteligência Artificial Coletiva” (2020)   https://clubedeautores.com.br/livro/o-brasil-tem-futuro

4 comentários:

Loumari disse...

Portanto o PT saiu dos poderes em 2016 mas vocês ainda falam como se o PT está hoje nos manettes do executivo e vocês na oposição. A que vem isso, estando vocês nos poderes e sempre designar como objecto de vosso fracasso aos governos precedentes? Quando vão se dar conta de que já não estão na oposição mas nos poderes e são vocês de agir de forma a criar novidades, novas bases de gestão, mostrarem-se criativos e levar o país ao desenvolvimento? É muito estúpidos isso de sempre dar a engolir cobras ao povo como fruto de vossa incompetência.
Por que vocês da dita direita brasileira não falam das exorbitantes mordomias que beneficiam ao vosso presidente? Por que vocês se calam quando o vosso presidente na hora em que milhares de brasileiros estão a morrer, messias bolsobesta anda de passeio no mar de Jet-ski feliz a saudar os ricos em Yachts. Por que isso não vos causa indignação?
O tempo de mandato do governo que vocês elegeram, e eleito graças as urnas electrónicas que é mecanismo e sistema criado por comunistas (pela Foro de São Paulo), porque vocês por vocês mesmos são NADA, uns miseráveis que só sabem criticar os outros portanto tomam do que é daqueles que vocês criticam com veemente repúdio para usar em vosso beneficio. QUE FALTA DE VERGONHA NÉ! SENTIR-SE UM POUCO ACANHADOS, NADA?
Vocês da dita direita são uma vergonha e a história não vos perdoará. E os vossos filhos, netos, não vos perdoarão bando de inúteis, raça de homens incompetentes. Vão passar como um vento mas, o que vão deixar de vossa incompetência vai ser um país devastado e o povo na miséria.
Vocês se comportam como adolescentes mentalmente diminutos. No lugar do cérebro é um monte de escórias.
Vocês não têm nada a propor ao povo, não têm alternativa judiciosa (que procede com acertos), são vazios de ideia porque são homens de mentes apodrecidas.
O tempo passa e projectos, ZERO.
Todo tolo, seus argumentos são sempre difusos. No cérebro, neurónios desorganizados. Toda espécie de representação mental e pensamentos do tolo descoberta se revela ser exposição fastidiosa, palavras inúteis, argumentos PROLIXO.

Sérgio S. França Carvalho disse...

Vc escreve lixo. E se acha um sábio. Fazer o que?
"O que seria dos sábios se não houvessem os burros."
Ló se recusa a desistir de seus anjos, então oferece suas filhas para uma multidão de estupradores. "Façam com elas o que bem entenderem." Este é o mesmo homem que é chamado de "justo" em (2 Pedro 2:7-8) .[Gn 19:8]
Ló mentiu sobre a virgindade de suas filhas. Mas era uma mentira "justa", com a pretensão de torná-las mais atraentes para a multidão louca por sexo. [Gn 19:14]
A esposa sem nome de Ló olha para trás, e Deus a transforma numa estátua de sal. [Gn 19:26]
Ló e suas filhas acampam durante algum tempo em uma caverna, embebedam o pai, e mantém relações sexuais com ele, e cada uma concebe um filho. (Você não sabia disso?) Esta é mais uma linda história dos valores familiares na bíblia. [Gn 19:30-38]
O honesto Abraão faz o mesmo com sua mulher, dizendo ser sua irmã, e pela mesma razão covarde. E mais uma vez, o rei não pôde resistir a Sara - embora ela já tivesse mais de 90 anos. Veja (12:13-20) para o primeiro e quase idêntico episódio. [Gn 20:2]

Anônimo disse...

Para manter o 'ganha-pão" e o "ganha-lagosta" da nomenklatura e a volúpia dos governadores, com a queda violenta na arrecadação dos impostos federais, o governo vai ter que tomar duas atitudes urgentes: aumentar ainda mais os impostos e botar as impressoras da Casa da Moeda a funcionar, imprimindo papel pintado sem lastro. E teremos a volta da inflação galopante, com o povão se foodendo, como sempre.

Anônimo disse...

Exatamente. E, gatilhos a vista .....