domingo, 31 de maio de 2020

O Vírus Revolucionário



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Henrique Abrão e Laércio Laurelli

O impressionante número de mortes pela existência de um vírus pouco conhecido, em particular no Brasil, já ultrapassamos a França,nos faz refletir sobre o mundo contemporâneo e o futuro precisamente. Em pleno século XXI impregnado de tecnologia,ciência,mas pouca pesquisa fomos pilhados pelo desconhecido,o mundo irreal da globalização foi atingido no seu coração e as economias sofrerão profunda recessão.

Convulsões sociais poderão acontecer em países da América Latina,com pobreza acentuada e desemprego de dois dígitos. O futuro nos mostra um caminho pouco promissor. As democracias continuam ser resilentes aos salvadores de plantão e com tendência à radicalização e fechamento de poderes, teremos que evidenciar a força da instituição e demonstrar que o vírus revolucionário colocou o mundo de ponta cabeça e a reação não será a médio prazo, mas sim demorada.

Surgirá um novo epicentro da crise e as quarentenas poderão ser mais frequentes, porém o surgimento de uma vacina é pouco provável até o final do ano,além do que ninguém ainda descobriu como um vírus invisível atravessou todos os continentes e ceifou milhões de vidas, contagiando o modelo de funcionamento das instituições e proclamando a intervenção do estado,dos bancos centrais,e notadamente de emissão de papel moeda.

Rombos astronômicos nos orçamentos,prejuízos monstruosos e a decepção de uma escalada que agora é uma reviravolta total,as agruras serão sentidas e precisamos de um programa de aceleração do crescimento com responsabilidade, a união do empresariado com o governo para obras de infraestrutura e o fim dos benefícios fiscais, muitos estados e municípios hoje anêmicos nas suas finanças sofrem por causa de concessões ferozes de privilégios fiscais para indústrias não instaladas ou paralisadas pela crise.

Uma coisa é absolutamente certa e verdadeira ter os olhos voltados para saúde,necessitamos de um amplo esforço para que todo o cidadão possa fazer uso do serviço público  e tenha saneamento com limpeza e canalização de córregos,fim das favelas e de moradias insalubres. 

A CPMF não revelou utilidade mas se cada cidadão pagasse 5 reais mês para um plano nacional de atendimento a todos os brasileiros, com arrecadação de mais de 130 milhões de brasileiros, mensalmente, ao longo do primeiro ano, teríamos uma massa de recursos exclusivamente para saúde e com isso hospitais de ponta, aparelhos, e médicos capacitados. O Brasil é gigante. Anões são seus dirigentes, na maioria.

O vírus revolucionário trouxe mortes mas fez compreender melhor a vida e o sentimento de igualdade, solidariedade e repartição mais justa da riqueza.

Carlos Henrique Abrão (ativa) e Laércio Laurelli (aposentado) são Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

EM VEZ DE FICAR FALANDO E FAZENDO MÉRDA TEENTE DESCUBRIR O PORQUE DE TANTA MENTIRA, QUE VOCÊ É MAFIOSO, PREVARICADOR E MAFIOSO TODOS NÓS SABEMOS, MAS VOCÊ NUNCA TINHA PASSADO ATESTADO DE BURRO, A ORDEM FOI PARA QUE TODO LEGISTA ATESTE O MAIÓR NUMERO DE CCOVID POSSIVEL E OS FINADOS TODOS BEIRANDO OS CEM ANOS SÃO OS QUE MAIS MORRERAM DESSA PORRA,MAS TEM TAMBÉM OS ACIDENTADOS DE TRANSITO,OS BALEADOS, ESFAQUEADOS, INFARRTADOS E OUTROS, CRIE VERGONHA NA SUA CARA E FAÇA A COISA CERTA POIS OS SEUS CAMBAALACHOS E MENTIRAS JÁ ME DERAM NO SACO. ESTOU TORCENDO PARA QQUE O EDIR MACEDO, MALAFAIA E O CHAPELUDO QUE VOCÊ FABRICOU LHE FAÇAM VOCÉ SER CONTAMINADO E VÁ QUEIMAR NO INFERNO DE BAFOMÉ...

aparecido disse...

Os autores devem ter faltado as aulas de aritmetica...130 milhões a cinco reais cada são 650 milhões... quantia que o governador almofadinha de SP gastou mais que isso com respiradores chineses e não os recebeu até hoje... e mais o Brasil gasta dez vezes mais que a iNDIA EM SAUDE PUBLICA e o dinheiro não chega ao pronto socorro e sim chega aos cofres da Suiça e Panamá....e outros paraisos fiscais...O Poder Judiciario cujos autores são membros é o responsável pelos corruptos fazerem a festa com dinheiro publico.. A merenda escolar roubada pelos governos tucanos de SP o que receberam do TJ paulista .. não há enhum tucano preso...por que é crime ambiental prender tucano ??? O coronga está pondo a nú a administração publica brasileira...