quarta-feira, 10 de junho de 2020

Direitos à Luz da Direita



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Henrique Abrão e Laércio Laurelli
Tempos de pandemia, tempo de reflexão e análise contextualizada global da realidade universal. Os conflitos nos Estados Unidos, a situação calamitosa da África, e os bolsões de miséria da Ásia, além é claro da desassossegada América Latina.
O direito da força ao invés da força do direito parece ser o mote dos governantes simpáticos ao comportamento menos democrático dos direitos e garantias individuais que pouco ou nada pensam no coletivo, mas querem submeter as instituições ao crivo de idéias pouco revolucionários ou modernas.
O Brasil, e outros Países atravessam uma tempestade perfeita o barulho das ruas e a incrível falta de empatia governamental. Nos EUA nada pior eis que o Presidente tenta impor a força e até colocar nas ruas o Exército para combater o movimento de ruas fruto do assassinato de um negro pisoteado e covardemente ceifado.
A estratégia da imobilização policial será alterada em todo mundo. Não é mais possível que o cidadão que paga seus impostos seja submerso na violência e no ataque brutal de forças policiais despreparadas. Enquanto a esquerda flerta com o coletivo às custas das finanças públicas, a direita namora menor liberdade e tem ojeriza pela imprensa livre e crítica, além de poder alterar dados fundamentais no combate ao vírus.
Que o mundo será totalmente diferente ninguém tem dúvida, mas como será ainda é cedo para definir. Os direitos fundamentais nunca foram tão caros à sociedade moderna e desenvolvido, porém à luz da direita governante eles são pisoteados e trocados pela força que ilumina os tempos sombrios e volta e meia se refere à intervenção militar.
Nunca poderemos esquecer que se a Constituição de 1988 definha que seja reformada e mudada. O Brasil colapsou de forma inacreditável, patinou e somente sairemos do buraco no final de 2022, segundo as previsões otimistas dos melhores economista.
Eis que empresas privadas não dependem apenas de recursos para sobreviverem, mas do consumo que hoje é extremamente reduzido em razão da perda do poder aquisitivo e das prioridades saúde e alimentação. A direita enxerga no direito limitações à forma de agir e de se conduzir, assim tudo que é do consenso não serve, como se fossem déspotas esclarecidos e quisessem fazer um entrechoque entre a verdade e a realidade.
O mundo não tem espaço para direita ou esquerda toda radicalização é nefasta e um retroceso, ainda que muitas democracias não sejam funcionais continuam sendo o caminho mais curto para a realização dos embates e desafios de uma sociedade em mutação no emaranhado de litígios em pleno século XXI.
Carlos Henrique Abrão (ativa) e Laércio Laurelli (aposentado) são Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tinha que ser desembargador... só bobagem politicamente correta para pagar de isento. Dão uma lida na Folha e assistem a Globo e se acham em condições de arrotar conhecimento. Patetas.

Unknown disse...

Perfeito discurso para uma Nova Ordem Mundial. Mas sobre o direito do cidadão de portar armas nenhuma palavra né ?

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
OS EEUU NAO PODEM SERVIR DE EXEMPLO NEM BOM NEM RUIM PARA O RESTO DO MUNDO. POR QUE? POR QUE:?
A DIFERENCA ENTRE OS POVOS DO EEUU E DO RESTO DO MUNDO E ABISSAL. OS EEUU SAO CONSIDERADOS O PARAISO DO RESTO DO MUNDO O MONTE DE GENTE QUE ENTRA PELOS BACULHANTES, PELAS PORTINHOLAS, PELO LADRAO DO RESTO DO MUNDO E DE UMA VIOLENCIA INTERMITENTE. MONTES DE LIXO HUMANO DE TODOS OS HEMISFERIOS E TODAS A PLAGAS INVADEM OS ESTADOS UNIDOS SEM PEDIR LICENÇA. ESTA BAGUNÇA QUE ESTA INSTALADA LA E QUE ELES ENTRAM DENTRO DO PAIS SEM PEDIR LICENÇA. O PAIS DOS AMERICANOS ESTA INFLADO DE LIXO DE TODOS OS PAISES DO MUNDO. ENTRAM, NAO PEDEM LICENÇA, NAO TEM LICENÇA PARA PERMANECER E FAZEM AS BAGUNÇAS. QUANTO AOS NEGROS A CULPA DE SEREM TAO INTIMIDADOS DENTRO DE UMA SOCIEDADE E PURA E SIMPLESMENTE DELES MESMOS. ELES TEM BAIXA ESTIMA E VIVEM SOLICITANDO MIGALHAS DE TODAS AS NAÇOES EM VEZ DE SE IMPOREM. VIVEM CHEIOS DE ORGULHO DE BOSTA NENHUMA. VEJAM COMO VIVEM OS AFRICANOS. OS NEGROS INSTALADOS EM TODOS OS PAISES DO MUNDO OU POR VONTADE PROPRIA OU SENDO TRAZIDOS COMO ESCRAVOS TEM QUE SE VALORIZAR E IR A LUTA. ELES NAO SAO MELHORES E NEM PIORES QUE OS BRANCOS. CHEGA DE MIMI MI E QUERER TRATAMENTO ESPECIAL TEM QUE AGIR COMO BRANCOS E QUERER SEU ESPAÇO NAO POR ESMOLA MAS POR SEREM CIDADAOS IGUAIS AOS BRANCOS. PORTANTO DIREITOS E OBRIGAÇOES IGUAIS PARA TODOS, BRANCOS, NEGROS E INDIOS E O RESTO E FALACIA DE PERDER TEMPO COM COISAS INUTEIS ENQUENTO O MUNDO ESTA PEGANDO FOGO. MIDIA DEIXE DE CRIAR FACTOIDES E VA A LUTA DIZENDO SOMENTE A VERDADE. DEIXEM ENTRAR A LUZ NO MUNDO E FAÇAM AS TRAVAS CORREREM MORARAM OU QUEREM QUE SE DESENHE?TOMEM VERGONHA NA CARA E SE RESPEITEM. ISTO E FATO.

Juscelino. disse...

Quem lê o texto e não chega a quem escreveu acha que foi escrito por um psolista calouro de ciencias sociais, se é que existe isso, formatado pelo metodo paulo freire batido no liquidificador com a xuxa.. tipo aqueles barbichinhas engajados que veste soutien .. Tá explicado o porque do brasil ser essa constituição ulissiana... imagina que pelo lenga lenga devem querer ela mais psolista