quinta-feira, 25 de junho de 2020

“Gafanhotos” vão devorar o Saneamento?



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

Todos sabem que “a unanimidade é burra” – como bem sentenciou o imortal Nelson Rodrigues. Se o flamenguista enrustido estiver absolutamente certo, é bom desconfiar porque a situação e quase esmagadora maioria da oposição soltaram fogos com a aprovação do Marco Regulatório do Saneamento. Tamanha embolgação, no dia de São João, dá até para desconfiar. O otimista já nasce morto no Brasil.

Será que corremos risco de o novo Marco do Saneamento consagrar a mera troca de monopólios públicos por cartéis privados. Quem garante que não surgirão grandes consórcios, transnacionais ou disfarçados de “nacionais”, nos quais os políticos brasileiros (seus laranjas ou familiares) serão os testas de ferro? Enquanto cada um fatura alto em seu feudo econômico, a gente vai pagar uma tarifa ainda mais alta, em nome de bancar uma suposta meta de “universalização dos seerviços”.

Nada custa lembrar que temos empresas estatais de água e esgoto há uns 100 anos. A maioria delas paga altos salários aos empregados e distribuem lucros. Acontece que não são eficientes. Do contrário não teríamos mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento completo. Não vale a desculpa no caos das grandes cidades e suas periferias, nas quais a ocupação ilegal de terrenos atrapalha o fornecimento organizado de água e esgoto.

Bem que os senadores podiam disfarçar na comemoração de mais um gol feito no melhor estilo mão-grande. De qualquer forma, finalmente, temos um Marco do Saneamento. Agora, é só torcer para que não tenhamos de esperar uns 100 anos para o saneamento realmente acontecer. As estatais de água e esgoto ainda não privatizadas devem render lucros bilionários a quem entrar no negócio. E, de novo, tomara que o saneamento aconteça de verdade.

O cenário certo é que os “gafanhotos” do saneamento estão prontos para o ataque. O resto é incerteza. Os 13 oportunistas que não aprovaram ontem o Marco do Saneamento no Senado agiram por pura demagogia, e não porque estão realmente preocupados em resolver o problema. A politicagem encena o teatro do absurdo.





Colabore com o Alerta Total

Jorge Fernando B Serrão

Itaú - Ag 9155 cta 10694 2

Banco do Brasil - Ag 0722-6 cta 209.042-2

Caixa (poupança) - 2995 013 00008261-7

Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas.

©
Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 25 de Junho de 2020.

9 comentários:

Anônimo disse...

O saneamento for sancionado e seguir para as privatizacoes sera um salto gigantesco, quanto dinheiro nao vai ser econonomizado em saude

Anônimo disse...




Esse marco do Saneamento, Com certeza, vai beneficiar os monopolistas satanistas estrangeiros. E a agenda 2030 da ONU como disse o Gal Luiz Ramos. Vamos ver quem vai privatizar.


Vejam nesse link


https://www.youtube.com/post/Ugyy724CjaXfGAzjLuV4AaABCQ








aparecido disse...

Pobre PB... é o corno papai Noel...aquele que cuida das crianças...

aparecido disse...

O DUCE se empolgou a mandou ver na pancadaria contra o congresso contra a liberdade de imprensa e contra as liberdades individuais tratorando a constituição que jurou defender...com o apoio de dez ministros politizados do ex supremo agora tribunal absoluto...mas mesmo com os 594 covardes que temos no congresso esperando a aposentadoria.... a afronta a nação foi demais... qualquer pessoa experiente sabe que até ratos lutam quando encurralados...podem esperar que vai ter reação.... os covardes muito cedo vão perceber que eleitores detestam covardes... e daqui a dois anos eles estarão nas urnas...muito diferente dos ministros que fazem politica e tem cargos vitalicios...é uma concorrencia brutal e desleal com os politicos que prestam contas aos eleitores...o tribunal absoluto e vitalicio usurpou o poder dos eleitores, pois só eleitores podem colocar representantes com poder politico em cargos temporalmente limitados.......a balança que está do lado de fora do palácio deve ser retirada imediatamente pois ela representa a imparcialidae, coisa que não existe mais em todo o poder judiciario brasileiros......A crise brasilaira é uma só : pessoas fazendo politica com cargos vitalicios e fora do alcance do eleitor...Isso vai ser resolvido de duas formas : ou pela espada se a coisa desandar e por revolução popular, coisa que não está descartada com o agravamento da crise economica...

Anônimo disse...

Neste isolamento estou assistindo filmes e séries produzidas em vários países do mundo e em todos vejo que um protagonista tem sede, pega um copo e vai direto na torneira. Mas aqui no Brasil todos tem que comprar um garrafão de água para saciar sua sede. Se quiser tomar água na torneira tem que ferver ela antes e você é contra o saneamento básico? Meu Deus.

aparecido disse...

Desconfio que os gafanhotos tem informação privilegiada... sairam do Paraguai viajaram pela fronteira Brasil Argentina e indo ao Uruguai...se entrarem aqui vão ser colocados em quarentena....já temos gafanhotos demais por aqui...Nuvens de gafanhotos surgem quando a terra não é kavrada...os gafanhotos poe ovos sobre a terra.. na operação de plantio a terra é revolvida e os ovos são enterrados e nascem poucos gafanhotos que não saem do local...quando nascem muitos eles iniciam a migração em busca de comida...Algum problema serio na agricultura do Paraguai...

Vanderlei Lux disse...

Meu Deus!!

Essa é a frase que todo o dia eu exclamo: "MEU DEUS!".

Meu falecido avô que tinha razão: O brasileiro é um povo BIOLOGICAMENTE desprovido de bom senso. Alguma mutação severa de DNA ATOROU, PODOU, EXTIRPOU a capacidade do brasileiro de pensar logicamente.

Eu não sei se rio ou se choro nesse país.

Então agora estão festejando o "marco do saneamento"??? Seja lá o que isso signifique...

Eu só sei de uma coisa: em um país onde reina a corrupção, o que significa "privatização"? Que bosta de palavra é essa que parece significar a solução de TODOS os problemas dessa merda de país? De onde os retardados acreditam que a corrupção vai simplesmente sumir, do dia pra noite, ao se "privatizar" um mercado atendido pelo Estado?

Essas criaturas acham mesmo que os políticos corruptos vão simplesmente parar de praticarem crimes só porquê agora o mercado é controlado por um ou dois capitalistas?

HUAHUAHUAHUA...

Mesmo que... NA HIPÓTESE de "privatizarem" de verdade o mercado, com milhares de concorrentes em uma MESMA cidade, eu dou 10 anos e tudo terminará nas mãos de 3 ou 2 concorrentes no Brasil INTEIRO!!! Concorrentes que permitirão uma corrupção MUITO MAIOR do que antes nas Estatais.

Meus amigos, resumo do tal "marco do sanemanento": "os tapinhas nas costas" só trocarão de lugar, do Estado para o Mercado. Nada mais!

Bruno disse...

A humanidade, pelo menos, ESSA humanidade atual, tá perdida, completamente perdida! Acabou-se qualquer parâmetro de certeza, de discussão lógica e de embasamento político. É visível que a humanidade entrou em uma espécie de parafuso evolucionário. Tudo perdeu o sentido e não existe mais consenso para NADA! Se perdeu o propósito de viver!

Hoje, por exemplo, Bolsonaro colocou um negro como ministro da educação, no lugar daquele outro que teve de fugir do país. Imediatamente milhares de "Bolsonaristas" nas redes começaram a "vaiar" o homem, ao mesmo tempo que esquerdistas também. Ninguém sabia de fato do porquê estavam malhando o homem, ninguém sequer esperou o curriculum do cara. Partiram imediatamente para o ataque como hienas que farejam carniça.

Confesso que não entendo mais ninguém na política! Vejo gente em uma espécie de torpor religioso envolvendo a figura de Bolsonaro. Vi gente pedindo artigo 142 mas que agora é contra a lei da censura na internet.

Rugem que nem leões quando a imprensa demite um jornalista por dar lugar à conservadores em um programa, mas ao mesmo tempo vibram quando outra emissora concorrente demite outra jornalista (esquerdista) para colocar no seu lugar o jornalista demitido da primeira emissora. Sim, falo do caso do jornalista da Band, o tal Lacombe e da possível demissão de Sherazade no SBT.

Assistir a gente que clamou por justiça em 2018 agora passar pano nas "proezas jurídicas" de Flávio Bolsonaro, ao mesmo tempo que acha que é "Xadrez 4D" as manobras do pai Bolsonaro para atrasar a votação da prisão em 2° instância, é demais para meu depósito de hipocrisia.

Não existe mais coerência pra nada! Qualquer debate, até mesmo entre bêbados em um boteco, acaba em pancadaria se algum ousar discutir suas preferências políticos/ideológicas na mesa.

Quer ver as massas violentamente se levantarem em violência uníssona? É ousar colocar algum assunto onde as preferências religiosas de eleitores petistas ou bolsonaristas estejam envolvidas. Todos esses dois lados parecem esquecer que lá no meio tem um bando de FDP´s ganhando muito dinheiro e levando vidas nababescas com tudo isso, enquanto suas "matilhas" se matam nas ruas.

A ordem mundial conseguiu quebrar com o mundo, de fato. Quebraram as pernas do mundo! Nada mais anda com as pernas. Agora, as pessoas se locomovem se arrastando com os braços.

A humanidade está trilhando o caminho do abismo e tem gente que está gostando... Melhor: ADORANDO isso!

Não duvido nada que as eleições de 2022 não sejam entre Lula x Bolsonaro aí no Brasil... não duvido! Bolsonaro está lutando pra isso! Falta pouco pra Bolsonaro começar a gritar "Lula Livre!"

josé paulo moletta disse...

Aqui no RS existe a COMPANIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO,mas não imagino o que faz, e na capital dos gauchos há o DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO, que assim como a congenere estadual é a prova cabal da incompetência. Sem contar o colossal cabide de emprego.