quinta-feira, 30 de julho de 2020

STF, como “Editor da Sociedade”, mostra quem manda

 

Edição do Alerta Total – 

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter - @alertatotal

O Brasil vai se consolidando como Manicômio Judiciário a céu aberto. Fora as decisões judiciais esquisitas, o presidente do Supremo Tribunal Federal ultrapassou todos os limites do bom senso ao afirmar que a Corte Suprema é “editora da sociedade”.

Sim, Toffoli falou: “Nós enquanto Judiciário, enquanto Suprema Corte, somos editores de um país inteiro, de uma nação inteira, de um povo inteiro”. 

Fala sério... Não é função do STF ser editor - muito menos censor - da sociedade. Toffoli erra ao tentar justificar o injustificável. O inquérito fake desmoraliza o Judiciário e corrompe o espírito das Leis. O Brasil ainda pagará muito caro por tamanho erro supremo.

O STF tem tomado decisões curiosas. Dias Toffoli deferiu habeas a condenado por furtar dois frascos de xampu. Na decisão, o presidente do STF determina a substituição da prisão preventiva por outras medidas cautelares. Medida correta? Pena alternativa para crime de “pequeno impacto”? Tem lógica.

Mas é correto e justo fazer o mesmo em casos de corrupção? O mesmo Dias Toffoli suspendeu a ação penal contra José Serra por lavagem de dinheiro (RCL 42355). Suspendeu também a investigação contra José Serra na Justiça Eleitoral (RCL 42389). O caso Serra só terá andamento quando o ministro Gilmar Mendes (relator sorteado para o caso Serra) desejar...

O mesmo Dias Toffoli já tinha aliviado a barra do governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, atrasando o processo de impeachment na Assembléia Legislativa do RJ. O mesmo Dias Toffoli travou a delação premiada do Sérgio Cabral que denunciava corrupção no Judiciário. O ex-governador delatou que ministros do STJ e do TCU recebiam propina.

No caso do Cabralzinho, Dias Toffoli atendeu a um pedido do Procurador Geral da República. O mesmo Augusto aras que declarou guerra à Operação Lava Jato. Aras reclamou que a Lava Jato "bisbilhotou" 38 mil pessoas. Assustador é que poucos foram efetivamente denunciados, processador e punidos até agora. Tem muita gente solta. O crime compensa no Brasil.

Pelo visto, a Lava Jato tem muito a investigar e processar. Se for verdade que investigações levantaram nomes de 38 mil pessoas, muitos poderosos e familiares podem estar na lista-negra. A Turma Esplanada e a Turma do Mecanismo se borram de medo. Já pensou se as denúncias vêm à tona? Vai depender se o PGR Augusto Aras vai à luta ou à pizza?

Diante de tanta loucura institucional, será que a solução é pedir socorro aos oficiais do Exército Brasileiro que fizeram treinamento com o Exército da República Popular da China? Melhor nem perguntar. Melhor nem responder. O Editor da Sociedade pode não gostar da ironia.







Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 30 de Julho de 2020.

6 comentários:

Anônimo disse...

Correio Braziliense
Moro rebate Aras: ''Desconheço segredos ilícitos no âmbito da Lava-Jato''
Sarah Teófilo 4 horas atrás

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, que ficou conhecido por sua atuação na Operação Lava-Jato, respondeu nesta quarta-feira (29/7) às críticas feitas pelo procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras.

"Desconheço segredos ilícitos no âmbito da Lava-Jato. Ao contrário, a Operação sempre foi transparente e teve suas decisões confirmadas pelos tribunais de segunda instância e também pelas Cortes superiores, como STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal)", escreveu o ex-juiz federal no Twitter.

Na última terça-feira (28/7), Aras afirmou em uma transmissão ao vivo com advogados que "é hora de corrigir os rumos para que lavajatismo não perdure". O PGR disse que a Lava-Jato funciona como uma "caixa de segredos" e que a quantidade de dados armazenados pela força-tarefa de Curitiba é muito maior que os dados armazenados no sistema único do Ministério Público Federal (MPF).

Aras pontuou, ainda, que a equipe possui informações de 38 mil pessoas, e que ninguém sabe como essas pessoas foram escolhidas. "Agora é a hora de corrigir os rumos para que o lavajatismo não perdure. Mas a correção de rumos não significa redução do empenho no combate à corrupção. Contrariamente a isso, o que nós temos aqui na casa é o pensamento de buscar fortalecer a investigação científica e, acima de tudo, visando respeitar direitos e garantias fundamentais", disse.

Tensão

As falas de Aras são mais um episódio da intensa crise que se instalou entre a PGR e a Lava-Jato, em especial com a força-tarefa de Curitiba. A situação se agravou depois que a subprocuradora-geral, Lindora Araújo, foi a Curitiba buscar dados da força-tarefa, que se recusou a compartilhar os dados sem prévia autorização judicial.

No último dia 9, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou o compartilhamento de dados com a PGR pelas forças-tarefas da Lava-Jato no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Sombra diz...
ESSE IDIOTA QUE CONTINUA NO MESMO PROCESSO DE ATRAVANCAR E ATRASAR PROCESSOS IGUALMENTE A SEUS ANTECESSORES, SOMENTE PARA BENEFICIAR BANDIDOS CONTINUA COM O MESMO BESTEIROL QUERENDO AO ULTIMO MINUTO PASSAR LEIS PARA IMPEDIR O EMBATE DO JUIZ SERGIO MORO CONTRA O BOLSO NABO E RIDICULA. NOS E O MUNDO MINERAL SABEMOS QUE OS SUPREMOS BESTEIROL DESDE A 470 VEM DESTRUINDO PROCESSOS CONTRA VIGARISTAS FUNCIONARIOS PUBLICOS FATIANDO E ESCONDENDO AÇOES. DIVIDINDO AJUDANDO A ENTRAVAR TODOS OS PROCESSOS E PROCRASTINANDO TUDO QUANTO E NECESSARIO PARA O DESEMPENHO DAJUSTICA REAL.CONTINUA.....

Anônimo disse...



Correio Braziliense – CONTINUA II E TERMINA.....

A JUSTIÇA QUE NAO FALHA NUNCA. ESTE CARTORIO DE CARTOLAS AFOCINHADOS DENTRO DAS BARRAS DE ADVOGADOS QUE VIVEM NO ENTORNO DE BRASILIA PARA AJUDAR A DELINQUENCIA BRASILEIRA. CONSEGUIRAM ACABAR COM A LAVA JATO EM TERMOS. MAS JAMAIS VAO DESTRUIR A CIDADANIA BRASILEIRA QUE AMA NOSSO PAIS E QUER VER A JUSTIÇA PREVALECER TIRANDO TODOS OS LADROES, PREVARICADORES EGRESSOS DE SINDICATOS DOS METALURGICOS ASSAMBARCANDO A JUSTIÇA BRASILEIRA USANDO E A JUSTIÇA PARA CONTINUAR A DENEGRIR A JUSTIÇA BRASILEIRA. TODOS JA FORAM SOLTOS AGORA QUEREM COM LEIS ILEGITIMAS FEITAS NAS COXAS A ULTIMA HORA IMPEDIR ZE POVAO DE VOTAR EM QUEM QUER E QUE TEM CACIFE PARA TRAZER NOSSO PAIS DE VOLTA AOS TRILHOS. CHEGA DE BOLSO NABO MAIS OS TRES PATETAS FILHOTES DO BOSTA QUE FEZ O QUE FEZ COM A JUSTIÇA BRASILEIRA. AGORA VEMOS ESTE DESCALABRO AMBULANTE DE TOFOLLIS QUERENDO DITAR REGRAS NO ULTIMO MUNITO PARA BAGUNÇAR MAIS O CORETO DE QUEM QUER JUSTIÇA. ESTA NA HORA DOS JUIZES PROBOS DE PRIMEIRA INSTANCIA BOTAR A BOCA NO TROMBONE E DIZER QUE NOS EEUU COM CONSTITUIÇAO DE MAIS DE DUZENTOS ANOS OS JUIZES DE PRIMEIRA INSTANCIA RESOLVEM TUDO AQUI OS VAGABUNDOS VERMELHOS VIVEM CRIANDO CASO PORQUE TEMOS QUARENTA MULAMBENTOS PARA PRATICAR ESTA ESBORNIA CHAMADA POLITICA BRASILEIRA. TEMOS QUE ACABAR COM AS SAUVAS QUE NAO FORAM ELIMINADAS PELO NOSSO JUIZ PORQUE ELE SEMPRE FOI IMPEDIDO PELAS SUPREMAS DE BOSTA QUE NUNCA FIZERAM NADA PELO PAIS E FORAM IMPEDIDAS PELOS ARAS E ANTECESSORES A PREJUDICAR AS LEIS BRASILEIRO. ISTO SE DA PORQUE ESSES VIGARISTAS SAO ESCOLHIDOS POR EX QUE FIZEM DESTE PAIS ESTA BOSTA EM FORMA DE JUSTIÇA QUE SO VAI PARA CADEIA PRETO E POBRE QUEM ROUBA A NAÇAO DESCARADAMENTE PODE. PORQUE? KAKAIS FEIJOADA DO AMARAL E BERMUDES JUNTO COM MAIS ADEVOGADOS DE PORTA DE XADRES ESTAO SEMPRE DE PRONTIDAO JUNTO COM OS QUARENTA REMELENTOS PARA ARREBANTAR COM A JUSTIÇA BRASILEIRA. A FALTA DE PALAVRA, A FALTA DE VERGONHA NA P....... DA CARA A FALTA DE CIDADANIA E DE RELIGIAO E UMA BOSTA. NOS ESTAMOS ASSISTINDO UMA SODOMA E GOMORRA PATROCIDADA PELAS ENTIDADES ACIMA DAS LEIS QUE VIVEM ESCONDENDO E REMENDANDO A CONSTITUIÇAO PERNETA PARA SOLTAR A MARGINALIDADE QUE ROUBOU NOSSO PAIS EM TROCA DE MUITO DINHEIRO QUE FOI ROUBADO DOS COFRES PUBLICOS. SERA QUE E PRECISO DESENHAR PARA VER ONDE ESTA A VERDADE E A MENTIRA. BASTA OLHAR PARA A CARA DAS PRAGAS PORQUE ELAS SE DENUNCIAM SEM PRECISAR DE PROVAS.

Anônimo disse...


Correio Braziliense – CONTINUA II E TERMINA.....

A JUSTIÇA QUE NAO FALHA NUNCA. ESTE CARTORIO DE CARTOLAS AFOCINHADOS DENTRO DAS BARRAS DE ADVOGADOS QUE VIVEM NO ENTORNO DE BRASILIA PARA AJUDAR A DELINQUENCIA BRASILEIRA. CONSEGUIRAM ACABAR COM A LAVA JATO EM TERMOS. MAS JAMAIS VAO DESTRUIR A CIDADANIA BRASILEIRA QUE AMA NOSSO PAIS E QUER VER A JUSTIÇA PREVALECER TIRANDO TODOS OS LADROES, PREVARICADORES EGRESSOS DE SINDICATOS DOS METALURGICOS ASSAMBARCANDO A JUSTIÇA BRASILEIRA USANDO E A JUSTIÇA PARA CONTINUAR A DENEGRIR A JUSTIÇA BRASILEIRA. TODOS JA FORAM SOLTOS AGORA QUEREM COM LEIS ILEGITIMAS FEITAS NAS COXAS A ULTIMA HORA IMPEDIR ZE POVAO DE VOTAR EM QUEM QUER E QUE TEM CACIFE PARA TRAZER NOSSO PAIS DE VOLTA AOS TRILHOS. CHEGA DE BOLSO NABO MAIS OS TRES PATETAS FILHOTES DO BOSTA QUE FEZ O QUE FEZ COM A JUSTIÇA BRASILEIRA. AGORA VEMOS ESTE DESCALABRO AMBULANTE DE TOFOLLIS QUERENDO DITAR REGRAS NO ULTIMO MUNITO PARA BAGUNÇAR MAIS O CORETO DE QUEM QUER JUSTIÇA. ESTA NA HORA DOS JUIZES PROBOS DE PRIMEIRA INSTANCIA BOTAR A BOCA NO TROMBONE E DIZER QUE NOS EEUU COM CONSTITUIÇAO DE MAIS DE DUZENTOS ANOS OS JUIZES DE PRIMEIRA INSTANCIA RESOLVEM TUDO AQUI OS VAGABUNDOS VERMELHOS VIVEM CRIANDO CASO PORQUE TEMOS QUARENTA MULAMBENTOS PARA PRATICAR ESTA ESBORNIA CHAMADA POLITICA BRASILEIRA. TEMOS QUE ACABAR COM AS SAUVAS QUE NAO FORAM ELIMINADAS PELO NOSSO JUIZ PORQUE ELE SEMPRE FOI IMPEDIDO PELAS SUPREMAS DE BOSTA QUE NUNCA FIZERAM NADA PELO PAIS E FORAM IMPEDIDAS PELOS ARAS E ANTECESSORES A PREJUDICAR AS LEIS BRASILEIRO. ISTO SE DA PORQUE ESSES VIGARISTAS SAO ESCOLHIDOS POR EX QUE FIZEM DESTE PAIS ESTA BOSTA EM FORMA DE JUSTIÇA QUE SO VAI PARA CADEIA PRETO E POBRE QUEM ROUBA A NAÇAO DESCARADAMENTE PODE. PORQUE? KAKAIS FEIJOADA DO AMARAL E BERMUDES JUNTO COM MAIS ADEVOGADOS DE PORTA DE XADRES ESTAO SEMPRE DE PRONTIDAO JUNTO COM OS QUARENTA REMELENTOS PARA ARREBANTAR COM A JUSTIÇA BRASILEIRA. A FALTA DE PALAVRA, A FALTA DE VERGONHA NA P....... DA CARA A FALTA DE CIDADANIA E DE RELIGIAO E UMA BOSTA. NOS ESTAMOS ASSISTINDO UMA SODOMA E GOMORRA PATROCIDADA PELAS ENTIDADES ACIMA DAS LEIS QUE VIVEM ESCONDENDO E REMENDANDO A CONSTITUIÇAO PERNETA PARA SOLTAR A MARGINALIDADE QUE ROUBOU NOSSO PAIS EM TROCA DE MUITO DINHEIRO QUE FOI ROUBADO DOS COFRES PUBLICOS. SERA QUE E PRECISO DESENHAR PARA VER ONDE ESTA A VERDADE E A MENTIRA. BASTA OLHAR PARA A CARA DAS PRAGAS PORQUE ELAS SE DENUNCIAM SEM PRECISAR DE PROVAS.

william haddad disse...

ENTÃO....A INFLAÇÃO FOI OU NÃO DEBELADA??? OS GOVERNOS ANTERIORES...HAVIAM DITO QUE TINHAM DEBELADO...

Chauke Stephan Filho disse...

Será que o Brasil poderia escolher outros editores?

Eldo Bastos disse...

Uns insistem em dizer que trata-se de um circo, eu vou continuar dizendo que vivemos num hospício.