sábado, 26 de setembro de 2020

Enfim, começa a renovação suprema


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

Que venham as datas festivas. Dia 12 de outubro é Dia da Criança. Também é feriado nacional, Dia de Nossa Senhora de Aparecida - padroeira do Brasil. Dia 13 o País terá muito a comemorar. Agenda marcada para o começo da renovação do Supremo Tribunal Federal. O decano Celso de Mello antecipou, em um mês, a aposentadoria.

O Presidente Jair Bolsonaro já pode oficializar a indicação do substituto. É a chance de colocar no STF alguém “terrivelmente evangélico”. O nome terá de ser sabatinado e aprovado (ou não) pelo Senado. Dificilmente será reprovado. Até porque já se sabe que, se não houver zebra, a vaga é de André Mendonça – atual ministro da Justiça. Ele é articuladíssimo com os 11 do Supremo.

Até prova em contrário, é conservador declarado. Em tese, vamos aguardar a  vida prática, ele será um contraponto ao “progressismo” hegemônico na suprema corte constitucional brasileira. A renovação é fundamental para o futuro da sonhada democracia. O movimento conservador que elegeu Bolsonaro – não se tem certeza se foi uma onda, uma marola ou uma tendência efetiva – precisa ser debatido e testado.

O próximo a ser substituído por aposentadoria, no ano de 2021, é o ministro Marco Aurélio de Mello. Celso foi indicado por José Sarney. Marco foi levado ao empregão supremo por seu primo Fernando Collor de Mello. Curiosamente, os ventos já sopram diferentemente no STF. Nas últimas manifestações e votações, Marco Aurélio tem sido crítico do comportamento da maioria de seus colegas.

Não chega a ser “fogo no parquinho” (como se diz no Big Brother Brasil), mas já é um fio de esperança em relação da mudanças è vista. Mas, com certeza, a nova escalação do STF vai permitir que se amplie as discussões em uma corte dominada por indicados por Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff – todos presidentes esquerdistas.

Só é recomendável não esperar mudanças radicais com André Mendonça no STF. Ele é bem low profile. Não vai para embate. Vem para composição. Só que com contrapontos naturalmente conservadores. Mendonça é o líder do grupo de Brasília – que divide o governo Bolsonaro com o grupo dos Generais. O pau come nas fofocas de bastidores. Mas, para o público externo, encena-se uma paz “falseane”. André Mendonça só não vai agora para o STF se a guerra muda de poder no Palácio do Planalto estiver fora de controle.

O bacana é que Celso de Mello está de saideira. Poderá curtir a namorada e cuidar da saúde, sem as pressões emocionais causadas pelas pressões naturais do emprego quase vitalício. Que a retirada da toga lhe seja leve!




Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 


©
Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 26 de Setembro de 2020.

7 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso nos Estados Unidos o povo está chocado com a morte de uma ministro do Supremo Tribunal. Para o Brasil chegar a ser um país faltam, ainda, muitos séculos.

José Roberto Eiras Henriques disse...

Problemas de saúde uma das alegações mencionadas pelo Ministro para antecipar a aposentadoria é apenas uma manobra para manter alguns benefícios em sua remuneração que não seriam incluídas se a aposrntafoti fosse compulsória.

Anônimo disse...

O Ministro alega que a antecipação de sua aposentadoria decorre por problemas de saúde. Na verdade, ao antecipar sua aposentadoria ele garante em seus benefícios a manutenção integral de todos os penduricalhos que atualmente recebe e que na aposentadoria compulsória não lhe é garantido.

ARS disse...

Poder sem voto é uma excrecência. Diretas já, para o judiciário!

Anônimo disse...

SERRÃO LEIA COM ATENÇÃO E ANALISE. COM TODO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO COM OS AFRODESCENDENTES E SENDO O SEU CASO QUERO QUE ENTENDA ONDE VOCÊ ESTÁ METIDO... NO SÉCULO XVI UM PAPA CATÓLICO ASSINOU A ESCRAVIDÃO DO POVO AFRO, SENDO ESSE POVO IMPIO E A COR DA PELE ESCURA PODERIAM SEREM ESCRAVIZADOS E TRATADOS PIORES DO QUE ANIMAIS E COM ISTO POR TREZENTOS ANOS SOFRERAM AS PIORES INJUSTIÇAS TODAS COM O AVAL DA IGREJA... DEPOIS DE MUITA LUTA E DE SOFREREM TODAS AS ATROXICIDADES O POVO AFRO COMEÇOU CONQUISTAR A SUA LIBERDADE E RECEBEREM O SEU MINGUADO SALARIO, EIS QUE A IGREJA RESOLVEU CRIAR MEIA DUZIA DE SANTOS NEGROS,ENTÃO E TÃO SOMENTE PARA SURRUPIAREM O DINHEIRO DOS NEGROS QUE DE ANIMAIS TERIAM QUE SEREM TRANSFORMADOS EM SANTOS. SENDO JESUS A MAIOR CRIAÇÃO DA MAÇONARIA E SERVIU POR 2.OOO MIL ANOS PARA MANIPULAÇÃO DO MUNDO FAZER DE SUA GENITORA A PADROEIRA DO BRASIL SERI FACIL... ENTÃO ENTENDA, O MAÇON BATE EM SUAS COSTAS PARA ENCONTRAR O MELHOR LUGAR DE LHE ENFIAR A FACA... O PODERDE MANIPULAÇÃO DA MAÇONARIA FOI QUEM SEMPRE CRIOU DEUSES E DEMONIOS, ESCRAVOS E SENHORES, POLITICOS E IGREJAS E FIZERAM O MUNDO TODO USAR UM PEDAÇO DE PANO SUJO NO ROSTO E AFIRMAREM QUE ASSIM COMO O CRUCIFIXO ISTO VAI LHE PROTEGER... MÉDICOS, ASTRONAUTAS, POLITICOS, JUDICIARIO, AS MIDIAS, MILITARES, RELIGIOSOS ETC.ETC.ETC. TODOS CAPACHOS DESSA MAFIA MALDITA...

Anônimo disse...

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque a imagem quebrada de Nossa Senhora da Conceição apareceu nas águas do Rio Parnaíba. NÃO É Nossa Senhora DE Aparecida, porque a cidade não tinha esse nome antes de Ela aparecer, como aconteceu em Lourdes, em Fátima ou La Salete. A cidade ganhou esse nome justamente pelo qualificativo dado àquela imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Anônimo disse...

Mais provável que seja "terrivelmente maçom".