segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Hora de exigir a Reforma Política


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

Domingo começou a campanha eleitoral 2020. O mercado do voto vai movimentar cerca de 542 mil candidatos. Vamos escolher prefeitos e vereadores em tempos de pandemônio. O problema de sempre persiste: o risco da falta de representatividade dos eleitos. Continuamos reféns dos partidos políticos que mais parecem cartórios que negociam vagas para candidatos. A candidatura independente faz falta.

Apesar de o voto ser obrigatório, usando a pandemia como desculpa esfarrapada, muita gente deseja não aparecer para a dedada compulsória na urna eletrônica higienizada. A abstenção tende a ser a mais alta de todos os tempos. O eleitor brasileiro continua insatisfeito com a qualidade dos políticos que tem de escolher. O descontentamento pode gerar alguma mudança. Nas redes sociais da Internet, já surgem muitos jovens candidatos se comprometendo a levar a atividade política a sério.

A campanha pode ser uma excelente oportunidade para debater alterações imprescindíveis no sistema de escolha. O voto distrital é uma necessidade básica. Além de valorizar o poder local, é fundamental baratear o custo da campanha com a proximidade entre o eleitor e o escolhido. O voto livre, não obrigatório, é outra demanda que precisa ser atendida. O direito a ser candidato independente de partido também é básico.

Enfim, já passou da hora de se cobrar a Reforma Política. Deputados e senadores, junto com os donos dos cartórios partidários, fazem de tudo para fugir do assunto. Por isso, cabe ao eleitor esclarecido cobrar dos políticos que o tema ser debatido, seriamente, aproveitando o calor da campanha.



Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 


©
Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Setembro de 2020.

2 comentários:

Anônimo disse...

EI MICHEQUE CONTA AQUI PRA NÓIS O DINHEIRO DA SUA CONTA É DO QUEIROZ? SERRÃO A MINHA VONTADE PE DE ENCHER A SUA BOCA DE PORRADA... SEMPRE ESCONDENDO OS CRIMES DESSES MAFIOSOS.

@ElisaMS9 disse...

Imaginação aí tá fértil hein ..deve ter assistido muito filme de gângster...assistiu o poderoso chefão quantas vezes?... só que o lula é o dom Corleone talkey 👍