quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Reeleição tem de acabar


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

A renovação, a troca constante e programada dos postos de poder, é uma das características republicanas que precisa ser conservada e respeitada. Por isso, os mecanismos de escolha devem primar pela rotatividade dos dirigentes. Perpetuação nos cargos deve ser evitada. Reeleição tem de ser abolida. A alternância é sempre o ideal na cúpula das organizações privadas e, sobretudo, das instituições públicas.

Não dá para aceitar a armação para permitir a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. É hora de renovar. Da mesma forma que a reeleição para a Presidência da República também deveria não ser permitida. Te seu inventor, Fernando Henrique Cardoso, se arrepende e defende seu fim. A razão é bem simples. A tendência do segundo mandato é repetir erros do primeiro. Tal desgaste não vale a pena para as entidades.

Muito antecipada e prematuramente, já se especula sobre as chances de reeleição do Presidente Jair Bolsonaro. A abordagem do tema, antes de se completarem dois anos de governo, bagunça a governabilidade. A eleição surpresa de Bolsonaro não foi respeitada por seus adversários e inimigos. Desde janeiro de 2019, na prática, vivemos um absurdo “terceiro turno” eleitoral. Quando se fala de reeleição, Bolsonaro faz o jogo que lhe convém: a ironia, às vezes um deboche, deixando no ar a dúvida se vai disputar ou não a própria reeleição.

Bolsonaro devia ser o Presidente a fazer a transição para a situação correta. Deveria se empenhar pelo fim da reeleição. O problema é que sofre a pressão de alguns fatores: sua própria vaidade e ambição, junto com uma natural pressão de seus apoiadores para continuar no poder, apesar da brutal e desonesta campanha midiática, mais intensa que a debilóide oposição política.

O debate público contra a reeleição precisa se intensificar. Aliás, é fundamental iniciar discussões sérias sobre uma das mais importantes reformas: a Política. Necessitamos implantar o voto distrital. Valorizar e fortalecer o poder local é uma prioridade. Seria bom também restringir a reeleição do parlamentar, para que a função não se torne uma “profissão”, gerando até “direito” a aposentadoria - absurdo que acontece atualmente.

A Política demanda renovação constante. A cidadania brasileira tem a obrigação moral de promover essa mudança.








Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 


©
Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 16 de Setembro de 2020.

9 comentários:

Anônimo disse...

Mas alguém tem mudar a lei e quem faz as leis? Os principais interessados em se perpetuar no poder. Esse mandato de senador de 8 anos com direito a se reeleger indefinidamente é uma vergonha. O Eduard Suplicy ficou 24 anos no senado sem fazer nada relevante

Loumari disse...

DEUS É CONTIGO E NÃO TE ABANDONARÁ JAMAIS!

Amor de Deus,

Louvamos-Te Senhor.

Palavra de Luz!

Nos momentos mais difíceis, pode-se encontrar consolo no saber que Deus é contigo e que não te abandonará jamais.

Em ISAÍAS 43:2 está escrito: "Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."

Por mais que na vida venham mudanças que não esperávamos ou problemas difíceis de resolver, lembra-te disso: tu és precioso aos olhos de Deus! Não permitas que momentos difíceis que atravessas provoquem em ti pensar que Deus não te ama. Independentemente do que estais experimentando, Deus te ama! Veja ROMANOS 8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

É muito importante não perder a esperança! Em ROMANOS 15:13 está escrito: " Ora o Deus de Esperança vos encha de todo o gozo e paz, em crença para que abundeis em esperança, pela virtude do Espírito Santo."

Quando sentires que o que vives te é insuportável, já não aguentas mais, a Esperança te manterá estável nas emoções e nos pensamentos, e te recordará que com Cristo sempre boas coisas sucederão!
O diabo quer roubar-te a esperança, mas o Coração de Deus está aberto para ti. Volte a Ele e Ele tudo transformará para teu bem. Veja ROMANOS 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu Decreto.
29 Porque, os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho; a fim de que Ele seja o primogénito entre muitos irmãos.
30 E, aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.


FILIPENSES 4:6 Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas, diante de Deus, pela oração e súplicas, com acção de graças;
7 E a Paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos, em Cristo Jesus.


ROMANOS 8:36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas, em todas estas coisas, somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou.


FILIPENSES 4:12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
13 Posso todas as coisas, Naquele que me fortalece.


FILIPENSES 4:19 O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
20 Ora, a nosso Deus e Pai, seja dada glória para todo o sempre! Ámen.


"Lembrem-se também da história de Elias com a viúva de Sarepta."

1 REIS 17:12 Porém ela lhe disse: Vive o Senhor, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha, numa panela, e um pouco de azeite, numa botija: e vês aqui, apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para meu filho, para que comamos e morramos.
13 Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à palavra; porém faze disso, primeiro, para mim, um bolo pequeno, e traze-mo para fora; depois farás para ti e para teu filho.
14 Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
15 E foi ela, e fez conforme à palavra de Elias: e assim comeu ela, e ele, e a sua casa, muitos dias.
16 Da panela, a farinha se não acabou, e, da botija, o azeite não faltou: conforme à palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias.


Philippenses 4 Biblia Sacra Vulgata

23 Gratia Domini nostri Jesu Christi cum spiritu vestro. Amen.



Loumari disse...

Dio è con te e non ti lascerà mai

Amore di Dio

Lodea Te Signore

Parole di Luce

Nei momenti più difficili, puoi trovare consolazione nel sapere che Dio è con te e che non ti lascerà mai!

In Isaia 43:2, 5 è scritto: “Quando dovrai attraversare le acque, io sarò con te; quando attraverserai i fiumi, essi non ti sommergeranno; quando camminerai nel fuoco, non sarai bruciato e la fiamma non ti consumerà… Non temere, perché io sono con te”.

Anche se la vita può portare cambiamenti che non ci aspettavamo o problemi difficili da risolvere, ricorda: tu sei prezioso agli occhi di Dio! Non permettere al fatto di attraversare un momento difficile di farti credere che Dio non ti ami. A prescindere da quello che stai vivendo, Dio ti ama! Vedi Romani 8:38-39.

È anche importante che tu non rinunci alla speranza! In Romani 15:13 è scritto: “Or il Dio della speranza vi riempia di ogni gioia e di ogni pace nella fede, affinché abbondiate nella speranza, per la potenza dello Spirito Santo”. Quando senti di non farcela più, la speranza ti manterrà stabile nelle emozioni e nei pensieri, e ti ricorderà che con Cristo buone cose ti accadranno! Il diavolo vuole rubarti la speranza, ma il cuore di Dio è aperto verso di te. Rivolgiti a Lui ed Egli volgerà ogni cosa per il tuo bene (ved. Romani 8:28).

Filippesi 4:6 ti incoraggia inoltre a non preoccuparti di nulla ma a pregare riguardo a ogni cosa con un cuore riconoscente.

Anônimo disse...

Em programas de culinária, todos os cozinheiros preparam os alimentos explicando as fases do preparo, mas esquecem de usar máscara. Porque, se as gotículas de saliva de quem fala chegam a um metro e meio do interlocutor, mais ainda chegarão no alimento abaixo do cozinheiro que fala enquanto cozinha.

Anônimo disse...

O cínico FHC não se arrepende de ter aprovado a reeleição, mas teme esse instituto aplicado a um conservador que pode consolidar o desmanche do trabalho comunista elaborado em trinta e cinco anos. Todo comunista usa e apoia um instrumento enquanto ele servir aos propósitos da esquerda, e considera que foi um "erro" ou que está "inadequado à nova realidade" quando essa regra passa a favorecer o inimigo.
O argumento de que o mandato único desincentiva o ocupante do cargo a usar a máquina para se reeleger vale apenas para a direita desorganizada politicamente. A esquerda age em bloco, não importando quem está ocupando o cargo no momento: pela divisão de tarefas, o dirigente partidário coletará o dinheiro da propina, garantida pelo esquema corrupto comandado pelo ocupante do cargo executivo, e o distribuirá para os novos postulantes ao cargo que continuarão com a mesma política e o esquema corrupto vigente (vide a "alternância democrática" entre Putin e Medvedev).

Anônimo disse...

Tá bom, senta lá Cláudia.

Anônimo disse...

Falou a verdade.

Anônimo disse...

Mal ou bem, Putin salvou a Rússia do desmanche q a rondava. Estava tudo acertado só não combinaram com O russo. Esq e dir eh lorota. País sempre andou a passos de cágados, exceto durante ótimos governos menos democráticos, porém, mais brasileiros. Não fabricamos um prego decente e vivemos bajulando Zeua, país d Frank e corsários ingleses. mantenhamos a integridade nacional e a fé em dias melhores, trabalhando diuturnamente para fabricarmos líderes decentes no porvir novamente.

Anônimo disse...

Esquerda e direita podem ser lorota porque ambas são revolucionárias, mas as visões revolucionária e conservadora da sociedade são distinções determinantes do futuro que queremos. Os formados no viés do pensamento revolucionário deturpam tudo o que tocam no objetivo último revolucionário; não recuam nem diante do sagrado (vide a mentira de Putin de que a Rússia foi consagrada como Nossa Senhora de Fátima pediu, e por isso agora é a orientadora dos povos - muitos conservadores acreditaram -, sendo que Ela avisou que a Rússia espalharia seu erro pelo mundo). Esse erro espalhou o rebaixamento ético e moral no mundo após o sucesso da cartilha comunista de enganar e mentir, inverter a percepção da realidade; e a admiração pelo sucesso de Putin comprova esse rebaixamento. Diante de um auditório, ele teria dito a um menino-prodígio que "As fronteiras da Rússia não terminam em parte alguma" e realmente seus agentes continuam interferindo pela guerra de informação em todo o mundo. O blog https://flagelorusso.blogspot.com explica essas táticas.