quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

À procura da “vacina” eficaz


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Fábio Chazyn

Já foi dada a partida para a corrida que vai escolher o novo Chefe do Poder Executivo do Brasil. Ele será, como de costume, o Chefe de Estado e ao mesmo tempo o Chefe de Governo. Em 2022, vamos renovar a carne-para-a-mídia-moer e desviar as atenções das coisas que mais importam ao cidadão.

É mais um capítulo da mesma farsa que prejudica a democracia cooptando fantoches narcisistas que só usam o poder para brincar com pífios 5% da arrecadação dos impostos, enquanto os outros 95% continuam fora do seu jogo e jugo. Para viver 4 anos de “glória”, o Chefe do Governo tem que passar o tempo todo lutando ingloriamente contra um Congresso Nacional que consegue dobrar seus joelhos simplesmente ignorando ou rejeitando a quase totalidade das suas moções.

Para parar de levar chumbo, Bolsonaro resolveu fazer “troca-troca” nos bastidores se distanciando cada vez mais do que ele falava, e a gente gostava, com cada vez menos poder para cumprir a sua missão de Chefe de Estado de proteger as nossas instituições.

Este é o resultado que os Constituintes-Congressistas de 88 queriam. No nosso Presidencialismo-de-Coalizão, o Chefe de Governo é obrigado a entregar a sua força de Chefe de Estado ao Congresso Nacional “administrado” pelos “caciques” dos mais de 35 Partidos Políticos que acomodam os donos dos “currais” do nosso enorme País.

Mas a prática vem de longe. Salvo durante os períodos dos governantes autocráticos que subjugaram o Congresso à força, tem sido assim desde que acabou a Monarquia no Brasil. Com ela foi-se também o cargo de protetor das instituições, pois como a nossa Monarquia era Parlamentarista, sua extinção resultou na ambiguidade entre o Chefe de Estado e o Chefe de Governo, deixando a Nação Brasileira sem alternativa entre a ditadura e a disputa de poder entre os Poderes. Desde a proclamação da república, a tão lembrada Democracia tem sido somente figura de retórica porque o Povo ainda não teve a chance de decidir sobre o seu destino.

A Nação, como tecido da sociedade de um País, não pode ser refém de um ditador nem vítima de um Chefe de Estado enfraquecido. Deve sim ter meios para expurgar um governante incompetente ou corrupto a qualquer momento, sem ter que passar pelo desgaste do “impeachment” do Chefe de Estado, que tenha cometido crime durante sua missão de Chefe de Governo, ou pela injustiça de esperar anos até que o Povo vote de novo para corrigir o “erro” de não ter tido alternativa.

Se vivêssemos sob um regime parlamentarista não teríamos que pagar este preço. Nele, quando o Chefe de Governo se mostra incompetente para administrar as receitas e despesas públicas, é rapidamente substituído pelo próprio Congresso Nacional que o escolheu.. No Parlamentarismo, o Poder Legislativo não pode jogar a culpa da sua incompetência no colo do Chefe de Estado, nem admitir a intromissão do Poder Judiciário na condução da sua responsabilidade de governar. A instabilidade política joga contra seus interesses e por isso procura  harmonizar a relação entre os Poderes.

Está na hora de explicar para a sociedade brasileira a lógica do círculo vicioso das brigas entre os políticos no curso da realização de seus interesses individuais  em detrimento do interesse da população. É necessário esclarecer que no Presidencialismo-de-Coalizão o presidente não consegue proteger as instituições, assim como o nosso sistema imunológico tem que proteger o nosso organismo.

Seguir com as atuais regras de poder no Brasil equivale a continuar entregando o destino da Nação aos caciques dos Partidos Políticos que corroem a Nação brasileira. Está na hora de vaciná-la contra as “espertezas” dos gananciosos impatrióticos.

É hora de esclarecer o cidadão brasileiro com uma ampla campanha de conscientização demonstrando as vantagens e desvantagens da Monarquia Parlamentarista, do Presidencialismo Parlamentarista e do Presidencialismo-de-Coalizão. 

Por que não contar para todo mundo que no início da Nação brasileira, o Rei-Chefe-de-Estado que se atrevesse a colocar seus interesses na frente dos interesses do Povo podia perder o pescoço, e a dinastia, e comparar com o que ocorre no Presidencialismo Parlamentarista em que um presidente inepto ou desonesto perde somente os direitos políticos por algum tempo. Mas, em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o Presidencialismo-de-Coalizão não pode funcionar sem o toma-lá-dá-cá.

É hora de explicar para o Povo que cabe a ele escolher o jeito de ser governado para garantir que a democracia aconteça de verdade e evitar que ela não seja só uma retórica dos inescrupulosos do “deixa-que-eu-resolvo-o-teu-problema”.

É preciso parar com essa história de votar para escolher qual raposa vai tomar conta do galinheiro.

A vacina contra os espertalhões é a vacina que o Povo precisa de verdade!

Fabio Chazyn, engenheiro, cientista político, empresário e autor dos livros “Consumo Já! Projeto Vale-Consumo” – 2ª edição (2020) https://clubedeautores.com.br/livro/consumo-ja e “O Brasil Tem Futuro? Projeto A.N.O.R. – Inteligência Artificial Coletiva” (2020)   https://clubedeautores.com.br/livro/o-brasil-tem-futuro

8 comentários:

aparecido disse...

A pergunta que não quer CALAR ... Como João Dóriano comprou a vachina china antes da pandemia ??? a pandemia foi um caso orquestrado por laboratorios ocidentais e chineses ??????...e os chinas sairam assinando acordos de vacina em 2019, bem antes da pandemia...é só ver o que saiu na midia...Bill Gates falou sobre a pandemia em outubro de 2019.. dois meses antes dela surgir na China... e Bill é o maior acionistas de laboratórios farmaceuticos do mundo..interesses...isto é genocidio...Não podemos nos calar....Por muito menos que isso os Nazistas foram enforcados...

EASY LISTENING AND OTHER DELIGHTS disse...

Diz o autor do texto: "A vacina contra os espertalhões é a vacina que o Povo precisa de verdade!". Há, também, uma outra alternativa: convocar logo o cabo e o soldado.

Anônimo disse...

A UNICA MISSÃO DO BOZOLIXO É A DE PROTEGER BANDIDOS E DEIXAR O POVO NA MISÉRIA...

Anônimo disse...

A população, quando consultada, rejeitou o Parlamentarismo. Como disse Olavo de Carvalho, a Constituição de 1988 foi criada para instalar o socialismo no Brasil e já cumpriu sua missão. Acrescento que, por essa razão, os ministros do STF tripudiam sobre ela para ver se o povo brasileiro entende que o prazo de validade dela expirou. Monarquia acarreta muitas despesas permanentes para a população. O ex-rei da Espanha mostrou que a realeza não está imune à corrupção e, como a maioria delas, faz parte do globalismo ditatorial (A Noruega, que se arvora dona da Amazônia e coopta indígenas contra nosso governo, tem o regime monárquico). O presidente Bolsonaro é a escolha certa; a Constituição é que precisa ser refeita.

[O vice Mourão, no Conselho da Amazônia, fez apreensão recorde de centenas de milhares de toneladas de minério, madeira, pedras preciosas, ouro, o que não era feito nunca nestes trinta anos de esquerdinha comandando o Brasil. Isso quebrou as pernas de muitos países, porque, quando a França falou que quer invadir o Brasil junto com a Itália, Alemanha e tudo o mais, o que eles querem na verdade é regularizar, regulamentar o que eles já fazem há muito tempo. ELES DESVIAM RECURSOS DA AMAZÔNIA HÁ MUITO TEMPO E COLOCAM A CULPA NO BRASIL, NOS BRASILEIROS. Por isso, tomem cuidado quando virem brasileiros falando que nós não cuidamos da Amazônia.]

A soberania nacional em relação aos militares e ao voto! (Durval Ferreira)
https://www.youtube.com/watch?v=ZxZoNcty4Cc

Anônimo disse...

E AGORA RECORRER PARA QUEM??? A BODAIADA COM CAPA PRETA JOGA MAIS SUJO DO QUE O CAPETA... A CRACOLANDIA DO DORIANA E ABASTECIDA DESDE SEMPRE PELO SISTEMA TEM CARTA BRANCA E JAMAIS PODERA SER VIOLADA E OS CRACKENTOS NÃO PODEM SEREM JAMAIS INCOMODADOS MESMO QUANDO ASSALTAM E MATAM.ENTÃO JÁ QUE É OBRIGATÓRIO O POVO DEVERIA ACORDAR E NO LUGAR DE CORRER SE VACINAR COM AGUA BENTA ESPERAR PELA VACINAÇÃO DESSES ZUMBIS FABRICADO PELA MAFIA,VAMOS ESPERAR A CAGANEIRA QUE VAI DAR EM QUEM JÁ ESTÁ CONDENADO E SOMENTE DEPOIS QUE TODAS AS AUTORIDADES,PRESIDIARIOS E POLITICOS SEREM VACINADOS E PROVADO NEM UM EFEITO COLATERAL EXISTIR QUE VÁ OS QUE QUIZEREM. MAS EU AVISO ESTE VIRUS É MAIS UMA PROVA QUE O MUNDO MAIS UMA VEZ FOI ENGANADO... EM 1969 E NEM NOS DIAS DE HOJE EXISTE UMA TECNOLOGIA QUE PERMITA COM QUE UMA NAVE CHEGUE ATÉ A LUA, 474 MIL KILOMETROS SEM PROTEÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR,CHUVAS ACIDAS E TEMPESTADES DE METEOROS, ISTO SÃO ALGUMAS SITUAÇÕES QUE TAL VAVE TERIA QUE ENFRENTAR SE NÃO DERRETESE AO TENTAR SAIR DA ORBITA TERRESTRE E ULTRAPASSAR O CINTURÃO DE VAN HALEY... O MUNDO PAROU EM 69 PARA SERMOS ENGANADOS E AGORA EM 2021 O MUNDO NOVAMENTE PAROU COM A MENTIRA DE UM VIRUS QUE MATA APENAS QUEM JÁ MORREU OU É MAÇON...

ALMANAKUT BRASIL disse...

FUZILVAC - A MELHOR

Bala de fuzil inteligente faz curvas para acertar alvo móvel - (Exame/Abril - 29/04/2015)

A arma de fogo criada pela agência militar Darpa acerta objetos em movimento e promete ajudar militares no Afeganistão.

https://exame.com/tecnologia/bala-de-fuzil-inteligente-faz-curvas-para-acertar-alvo-movel

aparecido disse...

Cadê o Serrão ??... morreu ???? avisem os leitores...

Anônimo disse...

A GRã Bretanha acabou de lançar a notícia bomba: "Descobriram uma variante muito mais contagiosa". Ou seja, vai ter nova vacina cada ano, como a gripe comum.
Gostaram dessa! Vão se preparando!