terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Impeachment não emplaca, mas desgaste é risco concreto para Bolsonaro acuado pelo Centrão e STF


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

O Dia D para o destino político Jair Messias Bolsonaro é 1 de fevereiro. Se conseguir eleger o alagoano Arthur Lira presidente da Câmara dos Deputados, o factoide do impeachment só prospera se o titular do Palácio do Planalto cometer algum crime concreto ou fizer uma mega-besteira de gestão. Com Lira no comando, Bolsonaro tem chance de aprovar, nem que seja de forma meia-boca, algumas das reformas prometidas na campanha eleitoral, como a tributária, a administrativa e o novo pacto federativo. Reforma política pode esquecer, porque a maioria do Congresso não quer saber dela.

A narrativa do impeachment é cada vez mais intensa nas redes sociais da internet. A esquerda endinheirada recuperou boa parte do espaço perdido na eleição de 2018, na qual Bolsonaro reinou absoluto e conseguiu o milagre da vitória sem volume pesado de dinheiro. Tal ponto fora da curva tende a não se repetir novamente. Da mesma forma como é remoto o risco de impedimento, a não ser que a “oposição perdida” emplaque Baleia Rossi no comando da Câmara, e o PMDB também eleja Simone Tebet presidente do Senado e do Congresso Nacional.

Prova objetiva de que o impeachment ainda é uma ameaça muito distante da realidade é que apenas 108 dos 513 deputados se declaram, abertamente, a favor de tirar Bolsonaro do poder, fora do prazo constitucional previsto. No entanto, a cautela e a prudência recomendam que Bolsonaro não cometa a insensatez de se achar na zona de conforto. Emplacar um presidente confiável na Câmara dos Deputados, e que aceite tocar a agenda do governo federal, é um ponto essencial para o destino de Bolsonaro. No fisiologismo patrimonialista brasileiro, o risco de infidelidade e/ou tradição é sempre presente. Quem garante que Lira não vai repetir o comportamento de Rodrigo Maia - que foi eleito para o comando da Câmara com promessa de ser parceiro de Bolsonaro, mas, depois, virou de lado?

O fato concreto é que a narrativa do impeachment representa a antecipação prematura da sucessão presidencial de 2022. Até agora, não apareceu qualquer candidato com potencial ou capacidade real de empolgar o eleitorado contra Jair Bolsonaro. Por isso que a prioridade da esquerdalha perdida se limita a pregar a palhaçada da saída do “Bozo”. A “oposição” de araque ainda não tem candidato com força suficiente para vitória na disputa leal e direta. A petelândia se isola com os inviáveis Aloisio Mercadante, Fernando Haddad e Jaques Wagner. A social demagogia (ops, demo-cracia) sugere o factoide Luciano Huck. Ciro Gomes pe outro candidato permanente que não consegue unir a esquerda e apenas sobe o tom das críticas ao PT. João Dória Júnior perdeu a noção do ridículo, mas como o governo de São Paulo tem muita verba publicitária a extrema mídia estadodependente demonstra parcialidade, criticando-o apenas levemente.

Apesar dos mais de 60 pedidos de impedimento acumulados no Congresso, Bolsonaro só vai cair e sair se ele mesmo se autodestruir. Basta atender à base aliada que tudo fica como dantes no quartel de Abrantes. Bolsonaro só tem de domar o ímpeto fisiológico do Centrão por cargos e oportunidades de fazer negociatas usando a máquina estatal. Bolsonaro também precisa ficar esparto em relação a esquemas estatais - esqueletos que seguem vivíssimos desde a Era FHC/PT/PMDB, agora ganhando carne e musculatura, com altíssimo potencial de escândalo e risco de prejuízos para contribuintes de fundos de pensão. Tem bomba prontinha para explodir no colo de Bolsonaro - que, aparentemente, não se dá conta do problema que envolve personagens poderosos de seu governo.

O impeachment de Bolsonaro não interessa ao establishment. Mais fácil é manter Bolsonaro emparedado, pressionado a ponto de cometer falhas bobas e imperdoáveis. Interessa ao esquema de poder hegemônico que Bolsonaro permaneça refém do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Exatamente por isso não dá para antecipar nada, com alguma exatidão, acerca da sucessão presidencial de 2022. Tudo que se afirma ou especula agora não passa de ejaculação precoce. Os cenários ainda são muito voláteis.

No mais, o jeito é suportar os tempos de covidão - agora com a narrativa da vacina salvadora.

Indagações pertinentes

Perguntas relevantes feitas pelo livre-pensador David Svaiter:

- Há algum avião vindo da Europa com médicos, enfermeiros e material para ajudar a salvar vidas em Manaus? 

- Algum dirigente europeu se manifestou sobre as mortes do povo da floresta? Ofereceram ajuda? 

Ah, esqueci que a floresta não está queimando, pois é temporada de chuvas na Amazônia. 

Quem está morrendo é a população e não as árvores e outras riquezas. 

Vida humana certamente é um bem sem nenhum valor para os que clamam pela “preservação da floresta”.






Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Janeiro de 2021.

11 comentários:

Anônimo disse...

O POVO SABE,A CAGADA FOI DUPLA ENTÃO NÃO ADIANTA IMPICHAR UM MONTE DE BOSTA,O OUTRO MONTE QUE ASSUMIR VAI SER MÁIOR AINDA...

Loumari disse...

Vladímir Putin se sumerge en agua helada para conmemorar el bautismo de Jesucristo

https://www.youtube.com/watch?v=VUexFx6GW84

La noche del 18 al 19 de enero, los ortodoxos rusos celebran la Epifanía, que conmemora el bautismo de Jesucristo: se sumergen en agua helada a pesar del frío invernal. El presidente de Rusia, Vladímir Putin, también respeta esa tradición.

RT en Español

19.01.2021


OBS: Há uma citação de Albert Einstein que diz: "Além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos."

Anônimo disse...

Que nível vocês chegaram. Hoje torcem para um corrupto real ganhar a presidência da Câmara, para salvar o mandato do seu ídolo. Lembro que votei no Bolsonaro pois cai no engodo dele, que iria afastar do Brasil a velha e corrupta velha politica. Bolsonaro nunca mais.

aparecido disse...

Alguém me explique : como o calcinha apertada sabia da pandemia do corona seis meses antes dela acontecer ?? e contratou a vachina 49% em setembro de 2019 .. OS CHINOS COMEÇARAM A VENDER SUPRIMENTOS REMEDIOS E VACHINAS PARA O CORONA SEIS MESES ANTES DA PANDEMIA ACONTECER... e ainda os chinos e seus lacaios pelo mundo todo vendem a história que a pandemia foi obra acidental do destino ?? será que o mundo inteiro são de pessoas ingênuas ?? a racionalidade deixou de existir e eu não fiquei sabendo ???....

Vanderlei Lux disse...

Porquê achas que o impeachment do Bolsonaro não emplaca Serrão?

Achas mesmo que o impeachment depende exclusivamente do senado e câmara em um país cuja constituição já está sendo usada a tempos como papel higiênico? Na primeira oportunidade, aqueles a quem Bolsonaro 'abraçou' na suprema corte vão puxar o tapete dele. Acha mesmo que só porquê Bolsonaro é maçom os outros amiguinhos maçons vão poupar ele?

A única coisa que ainda segura Bolsonaro na cadeira presidencial é que ele continua sendo útil pro mecanismo poder implantar medidas consideradas não populares.

Unknown disse...

Excelente comentario.

Loumari disse...

MARTIN LUTHER KING y su APRECIO por el ROSARIO 🌹 🌹 🌹 ❤️ 🕊️ 🙏

https://www.youtube.com/watch?v=uMypejfmoCY

Martin Luther King y su aprecio por el Rosario. El Rosario ha demostrado ser de gran ayuda, escribió Martin Luther King en una carta.


OBS: Esta revelação feita sobre MARTIN LUTHER KING e sua devoção ao Santo Rosário, veio confortar-me no que uma vez vi em sonho há 7/8 anos. Sonhei ver no espaço entre o céu e a terra voar entidades que pareciam anjos, como um exército intervindo sobre as causas neste mundo, e, vi um homem como general daquele exército e ao contemplar bem a visão o tal homem, era MARTIN LUTHER KING. Ele se via sublime, formoso, imponente chefe de batalhão. Ele tinha em sua mão direita um instrumento que pareceria uma lança, e com esta lança ele apontava para cá na terra e onde a lança apontava via-se que homens que estavam acorrentados a cadeias de prisão, da escravidão, as correntes se rompiam e os homens eram libertados das correntes da escravidão.
Fiquei muito impressionada ao ver o que MARTIN LUTHER KING fazia de lá do céu em favor dos escravos e oprimidos aqui na terra!
Agora, com esta revelação feita sobre sua devoção ao Santo Rosário, compreendo bem o que me foi mostrado naquele sonho. MARTIN LUTHER KING foi feito pela Rainha dos Céus e da Terra, anjo guerreiro, intercessor dos escravos.
O rezo do Santo Rosário é a poderosíssima arma que pode derrotar todos os poderes maléficos na terra. Lástima que não se entoe esta Oração Mariana ao diário pelos católicos. E valer com o Espírito Santo Ámen.
As orações só são válidas se são sacramentadas com o Espírito Santo.
E a Bíblia em Latim, a fundação do cristianismo dá o nome do Espírito Santo Ámen.
Se chamais por outro espírito, por outro nome, chamais o diabo. E acabam por adorar a horrível e repugnante serpente e é descida as profundezas do inferno.
O Espírito da ascensão é Ámen.

Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

Pai Divino, Eterno e Omnipotente,
Filho Santíssimo, Verbo Encarnado,
Paráclito Santo, Espírito Divino,
Três Pessoas em um só Deus Verdadeiro.
Derrama Tua Santíssima Bênção sobre esta criatura que suplica ante Vossa Majestade Divina.


Apocalypsis 3 Biblia Sacra Vulgata 14 Et angelo Laodiciae ecclesiae scribe: Haec dicit: Amen, testis fidelis et verus, qui est principium creaturae Dei.


Apocalypsis 22 Biblia Sacra Vulgata 20 dicit qui testimonium perhibet istorum. Etiam venio cito: amen. Veni, Domine Jesu.

21 Gratia Domini nostri Jesu Christi cum omnibus vobis. Amen.

Loumari disse...

Mueren Varios Ancianos Después De Vacunarse (vacinar-se), Coronavirus - Oswaldo Restrepo RSC

https://www.youtube.com/watch?v=abma_kllnt4

Loumari disse...

Mueren Varios Ancianos Después De Vacunarse (vacinar-se), Coronavirus - Oswaldo Restrepo RSC

https://www.youtube.com/watch?v=abma_kllnt4

Anônimo disse...

Aquelas ATITUDES NEGACIONISTAS de Bolsonaro estão começando a cobrar o seu preço! JB se deu mal, porque, enfim, não era só uma gripezinha, apesar de ele ainda acreditar nisso, mesmo com mais de 200 mil óbitos de brasileiros!! Aí, para completar, FEZ CORPO MOLE na questão de assegurar vacinas para imunizar um povo levado ao desespero! Por tudo isso, Bolsonaro deveria PAGAR o preço, através de um impeachment relâmpago! Talvez assim aprenda uma ou duas coisas na vida!!!

Anônimo disse...

O presidente sabe que os duzentos mil óbitos são manipulados pelo atestado indiscriminado de Covid-19 a qualquer morte com causa respiratória (às vezes sem essa causa específica). Os médicos ganham por atestar essa causa de óbito e os governos recebem verba emergencial de acordo com o número de casos de Covid. As "vacinas" apresentam risco à população que está sendo feita de cobaia sem ser informada disso e o presidente tem consciência do problema. Ele é tão consciencioso que mantém sua postura de defesa do povo, mesmo que este o acuse de "fazer corpo mole", devido à engenharia social terrorista que Dória e a imprensa fizeram na população.
Quem fala assim é que deveria aprender várias coisas fora da mainstream mídia para não fazer avaliação injusta.