sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A ejaculação precoce da sucessão presidencial



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

A oposição perdida comete ejaculação política precoce ao antecipar, muito prematuramente, a sucessão presidencial de 2022. O desespero bateu depois da vitória acachapante do Presidente Jair Bolsonaro na articulação com o (inconfiável) Centrão para emplacar Arthur Lira e Rodrigo Pacheco nas presidências da Câmara dos Deputados e do Senado. O pavor tende a se ampliar se a popularidade de Bolsonaro subir, com o retorno do pagamento de mais um auxílio emergencial, em quatro parcelas de R$ 250 reais. A aprovação das reformas também alopra os opositores destrutivos.

Tudo começou a dar errado para os opositores de Bolsonaro depois do fracasso retumbante dos planos de Rodrigo Maia. Primeiro, Nhonho tentou se reeleger para o comando da Câmara, mas o STF reafirmou que a manobra era inconstitucional. Depois, morreu afogado com a candidatura do peemedebista Baleia Rossi. Neste meio tempo, Rodrigo tomou uma volta de ACM Neto dentro de seu partido. O presidente do DEM fechou com a dupla Lira & Pacheco.

O derrotado Rodrigo Maia não se faz de rogado. Depois de encenar o factóide de que sairia do DEM - mandando plantar a fake news de que o PSL gostaria de tê-lo como candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2022 -, Nhonho Botafogo articulou a reunião do príncipe da marketagem João Dória Júnior com ACM Neto. A intenção era sinalizar a formação de uma possível aliança para a sucessão presidencial. Pura ejaculação política precoce. O foco de ACM Neto é ser governador da Bahia. Mas já tem certeza de que será dureza enfrentar e derrotar o PT baiano - o mais feroz, organizado e endinheirado de Bruzundanga 

A esperança da oposição é na histórica infidelidade do Centrão. O problema concreto da oposição é que a “traição” a Bolsonaro pode não ocorrer no curto prazo, mas sim depois de 2022, quando fica cada vez maior a possibilidade de ele se reeleger, se realmente disputar a própria sucessão. A tendência é que dispute, só que tendo como vice alguém da confiança e indicado pelo Centrão. Na corrida pela reeleição, Bolsonaro pode não emplacar Tarcísio de Freitas (seu predileto). A não ser que isso interesse ao Establishment e seu camaleônico Centrão.

O mais provável é que, apesar das reclamações no bastidor, no futuro, Bolsonaro venha sentir saudades do Hamilton Mourão. Se descartar o General para a corrida reeleitoral - como deseja agora -, Bolsonaro corre o risco de que os “aliados” lhe arrumem um vice com o perfil de Michel Temer: pronto para conspirar para derrubar e assumir o trono presidencial. Esta é a jogada previsível do Centrão.

O desespero generalizado é que, até agora, não apareceu candidato com potencial concreto para derrotar Bolsonaro. O mais assustador para os opositores aloprados é que tudo indica que o nome viável não aparecerá até 2022. Se conseguir aprovar algumas reformas, e a economia transmitir a sensação de melhora para a população, Bolsonaro fica favoritíssimo para disputar a própria cadeira. A “oposição” acabará escalando alguém para tentar perder sem passar muita vergonha. Missão praticamente impossível, nas atuas condições de pressão e temperatura política.

Até ficar realmente resolvida como será a sucessão 2022, Bolsonaro continuará sendo atacado implacavelmente pela mídia emputecida pela perda de verbas publicitárias oficiais. O Centrão seguirá no costumeiro joguinho de toma-lá-dá-cá, negociando o café da manhã e o almoço, para que o Presidente lhes garanta o banquete do jantar. Alguma traição - se ocorrer - fica para a próxima gestão presidencial. Nenhuma articulação política é sólida e garantida no Brasil em que continua débil a representatividade política.

O Alerta Total insiste: O Brasil só se revolve com Reforma Política, Voto Distrital (combinado com misto) e Votação Eletrônica, desde que com conferência física de 100% dos votos pelos eleitores-fiscais dos distritos). Só assim haverá uma chance de renovação política, com pressão direta e próxima do eleitor sobre os eleitos. A eficácia, eficiência e efetividade das outras reformas dependem da Reforma Política. O foco cidadão precisa ocorrer nesta direção e sentido. O resto será consequência.

Enquanto nada de bom acontece concretamente, nestes tempos de ditadura do Covidão - que deu golpe e destronou o Rei Momo - vamos que não vamos para o Carnaval Virtual. A festa mais popular do Brasil só vai acontecer na base do factóide, sem foliões e blocos nas ruas. Não tem desfile de escolas de samba, a não ser nas reprises da tevê aberta ou via internet. Bandinhas com marchinhas, só on line. O jeitinho será sambar virtualmente. Será que dá?

Nosso consolo de folião, neste Carnaval do Distanciamento, é que já sambaram o Nhonho, o Batoré, o Cabeleira e o Calcinha Apertada. Outros menos votados sambarão (feio) até 2022. FHC já virou o insignificante Pierrot Aposentado para o qual ninguém dá bola. O desesperado $talinácio manda o povo sair novamente para as ruas. Só que o Covidão e a popularidade de Bolsonaro não deixam… Assim, a petralhândia continuará atravessando o samba… Que vergonha, oposição perdida... 

Lembrança, sempre

O Supremo Tribunal Federal decidiu, corretamente, que não se pode impedir a divulgação de uma informação comprovada e obtida legalmente, pois o impedimento fere o direito constitucional à liberdade de expressão.

Assim, por 9 a 2, o STF decidiu que ninguém tem o direito de reivindicar que meios de comunicação sejam impedidos de divulgar informações de um fato verídico - mesmo considerado prejudicial ou doloroso.

Só quem votou a favor do “direito ao esquecimento” foi Edson Fachin, e Luis Roberto Barroso se julgou impedido de votar…






 

Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. Secretário-Geral do Ibrasg - Instituto Brasileiro de Ativismo Societário e Governança.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 12 de Fevereiro de 2021. 

3 comentários:

Loumari disse...

Bom dia a todos!

Que a Graça do Altíssimo desça sobre vós, que encha vossos corações de paz e ao vosso espírito de serenidade.

Alguma vez já tiveram ocasião de escutar orações cristãs católicas em língua italiana? Hoje elas vêm a vós congregando o povo de Cristo a unidade universal no Espírito Santo. Ámen.


Preghiera del mattino, 13 febbraio 2021

Recitiamo insieme la preghiera del mattino di questo sabato 13 febbraio 2021. Una giornata che inizia con Gesù e Maria, è una giornata benedetta!


TI ADORO...

Ti adoro, mio Dio, e ti amo con tutto il cuore. Ti ringrazio di avermi creato, fatto cristiano e conservato in questa notte. Ti offro le azioni della giornata, fa' che siano tutte secondo la tua santa volontà per la maggior tua gloria. Preservami dal peccato e da ogni male. La tua grazia sia sempre con me e con tutti i miei cari. Amen.


PADRE NOSTRO...

Padre nostro, che sei nei cieli sia santificato il tuo nome, venga il tuo regno sia fatta la tua volontà, come in cielo così in terra. Dacci oggi il nostro pane quotidiano, rimetti a noi i nostri debiti, come noi li rimettiamo ai nostri debitori e non ci indurre in tentazione, ma liberaci dal male. Amen.


AVE MARIA...

Ave o Maria, piena di grazia, il Signore è con te, tu sei benedetta fra le donne e benedetto il frutto del tuo seno, Gesù. Santa Maria, madre di Dio, prega per noi peccatori, adesso e nell’ora della nostra morte. Amen.


GLORIA AL PADRE...

Gloria al Padre, al Figlio e allo Spirito Santo, come era nel principio, ora e sempre nei secoli, dei secoli. Amen.


ANGELO DI DIO...

Angelo di Dio, che sei il mio custode, illumina, custodisci, reggi e governa me che ti fui affidato/a dalla pietà celeste. Amen.

Loumari disse...

07/30/2019 - Message of the ETERNAL FATHER (Spanish/English)

https://www.youtube.com/watch?v=-UxTv022D9w&t=43s

Message of the Eternal Father for the 73rd Marathon of Divine Mercy, transmitted on July 30, 2019, in the Marian Center of Aurora, Paysandu, Uruguay, to the visionary Friar Elías del Sagrado Corazón de Jesús.

Rodrigo Almeida disse...

Duas sugestões de coluna baseadas na de hoje: possibilidade real de haver reforma política e qual reforma seria possível; bastidores do relacionamento entre Mourão e Bolsonaro e as perspectivas para o futuro.