terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Bolsonaro conquista a chance de governar


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

Pergunta intrigante feita por um amigo deste Alerta Total, depois da acachapante vitória política do governo Jair Bolsonaro, que fez barba, cabelo e bigode na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado, emplacando os aliados (mais confiáveis) Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, sob patrocínio do Centrão: Será que agora Bolsonaro enquadra o Supremo Tribunal Federal e seus demais inimigos?

A resposta mais segura é não. Até porque os grandes derrotados politicamente neste começo de terceiro ano da gestão Bolsonaro serão obrigados a recolher as armas, fazendo bravatas apenas para “efeitos especiais” que reduzam a desmoralização. Depois de muitas articulações de bastidores do governo com o “Poder Togado”, o clima, se não beira à pacificação, pelo menos é de profunda trégua. O triunfo do “Bozo” acabou com a palhaçada do impeachment.

Imperdível foi ver o lindíssimo discurso de despedida do Nhonho Botafogo, chorando e pedindo conciliação: “A partir dessa eleição, o passado ficou para trás. E nós precisaremos, unidos, e eu na planície, em plenário, com muito orgulho, com cada um de vocês, construirmos o futuro do Brasil. Não pelos próximos dois anos, mas para os próximos 20 anos”. Rodrigo Maia comoveu os corações mais durões com suas belas palavras...

Não adianta chorar... Agora, a “oposição” entra em fase de cagaço profundo. Já pensou se, agora que recuperou, concretamente, o poder de articulação com o Congresso, Bolsonaro parte, com força, intensidade e vigor, para fazer tudo aquilo que seus eleitores desejam? Imagina a aprovação da prisão em segunda instância, derrubada do estatuto do desarmamento, implantação das regras para a escola sem partido e tantas outras pautas conservadoras, além das reformas na economia e na estrutura estatal? Facilmente, Bolsonaro se torna imbatível para 2022, partindo para a reeleição ou emplacando como vencedor o candidato que apoiar. Os inimigos vão torcer o rabo…

Nos bastidores do governo, apesar da goleada no Congresso Nacional (302 a 151 na Câmara; 57 a 21 no Senado), o discurso que se desenha é o de “conciliação”, para evitar novas turbulências que botem a perder a conquista da articulação política. O plano imediato e tentar atrair aqueles parlamentares menos raivosos e pouco expressivos que votaram no deputado Baleia Rossi e Simone Tebet. A palavra ”retaliação” estaria abolida do dicionário imediato de Bolsonaro e de seus articuladores, sobretudo dos militares. A intenção prática é evitar confrontos e partir para a composição que permite a aprovação das prioridades federais. A mais urgente é o orçamento 2021 - cuja definição não pode se arrastar para abril, maio, sufocando a capacidade de pagamento do governo.

 

O passo seguinte é avançar nas votações. Além do Orçamento, a proposta é terminar as votações dos projetos que o inimigo Rodrigo Maia e o ineficiente aliado Davi Alcolumbre deixaram parados no Congresso. A lista é grande: autonomia formal do Banco Central, reforma administrativa, criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o PIS e Cofins, a lei do gás e novos marcos legais das concessões, ferrovias e navegação de cabotagem (entre portos). A equipe econômica deseja emplacar a Carteira Verde Amarela para aumentar a formalização do emprego. Também espera promover a reformulação do Bolsa Família.

Apesar da vitória política acachapante, a conjuntura brasileira ainda inspira muitos cuidados. O governo está diante da piora nas mortes por Covidão, junto com a perda de tração na recuperação da atividade econômica. Essa combinação caótica é explosiva. Com a pressão psicológica da mídia funérea, e o terrorrismo administrativo imposto por governadores e prefeitos de oposição, as pessoas não querem saber que milhões se recuperam da doença (que deixa sequelas). Além da saúde, a preocupação também é com a sobrevivência econômica, ameaçada pelo altíssimo desemprego e pela carestia no consumo.

O Posto Ipiranga Paulo Guedes e sua equipe estudam uma nova rodada de transação tributária. A intenção é que a União renegocie com os contribuintes dívidas tributárias. Além de reforçar a arrecadação por meio da recuperação de dívidas, a transação permite limpar os balanços e regularizar a situação das empresas. O objetivo é abrir novas possibilidades de fazer negócios, inclusive com o governo. A equipe econômica deseja atrelar a discussão da PEC Emergencial com o novo formato do auxílio emergencial, aceitando um gasto maior no curto prazo em troca de um desenho mais estrutural de ajuste das contas públicas.

Depois do Carnaval (que provavelmente nem será festejado como p Rei Momo gostaria), o governo sinaliza com uma reforma ministerial. Será o natural acerto de contas com aliados, para a eleição no Congresso e para garantir a conquista das novas vitórias, além da governabilidade. Os deuses do mercado voltaram a ficar otimistas, depois que o Presidente Bolsonaro avisou que seu foco prioritário, na prática, será o pacote de reformas, incluindo privatizações como da Eletrobras (uma das jóias da coroa), dos Correios, e os programas de regularização fundiária.

A pauta, por mais “populista” que pareça, agrada a gregos e baianos, emputecendo e aloprando os inimigos de Bolsonaro e, por extensão, do Brasil. Por isso, o Alerta Total insiste: O negócio é continuar assistindo, de camarote ou da “geral”, ao desespero da “oposição” perdida… E vamos manter a paciência e tolerância com Bolsonaro, sempre sujeito a arroubos emocionais. Ele é um ponto-fora-da-curva, o Presidente que temos para fazer a transição para um Brasil melhor. Em 2022, se for arranjado outro melhor, faça-se a troca na eleição.

O fundamental é que Bolsonaro recuperou a capacidade política para governar. O fundamental é ter sabedoria para fazer tudo direitinho… E nada de vestir sapato alto, porque o piso na Praça dos Três Poderes é muito irregular e o tombo tende a ser catastrófico, se vacilar... Melhor ir "no sapatinho", Bolsonaro... Os coturnos já foram trocados pelos sociais... 









Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. Secretário-Geral do Ibrasg - Instituto Brasileiro de Ativismo Societário e Governança.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 2 de Fevereiro de 2021.

12 comentários:

Loumari disse...

Apresentação do Senhor

Recorrência: 02 de Fevereiro

Tipologia: Festa

Título: Candelária: Festa que a Igreja Católica celebra em honra da Purificação da Virgem, em 02 de Fevereiro, chamada também Festa das Candeias.

Autor da imagem: Francesco Francia, ano 1517, título: A Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação da Virgem.

https://www.santodelgiorno.it/presentazione-del-signore/


Simeão e Ana

Havia em Jerusalém um homem, cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a DEUS, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto o CRISTO do Senhor.
E pelo Espírito foi ao templo, e, quando os pais trouxeram o menino JESUS, para com ele procederem segundo o uso da lei,
Ele então o tomou nos seus braços, e louvou a DEUS, e disse:
Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação,
A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;
Luz para alumiar as nações, e para glória do teu povo Israel.
E José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam.
E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado;
(E uma espada traspassará, também, a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a DEUS em jejuns e orações, de noite e de dia.
E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a DEUS, e falava dele a todos os que esperavam a REDENÇÃO EM JERUSALÉM.
(LUCAS 2:25,38)

aparecido disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

aparecido disse...

Os mais cautelosos inimigos de Bolsonaro preferem não pagar para ver qual seria a reação dos militares no poder a uma bravata golpista... ESQUEÇAM MILITARES.. Os militares estão muito ocupados estudando a situação global que não está pra brincadeira...e o governo de agora em diante vai comprar armas urgentemente.. O Brasil precisa se armar rapidamente.. e os conservadores já entenderam isso ......na verdade o que esta ocorrendo é a união dos conservadores do sul/sudeste com aqueles do Nordeste...que dirigiram o pais até 1985.. Agora Concretizada as previsões, a esquerda vai voltar a seu tamanhozinho normal....Os canhotos hoje não passam de lacaios de potencia estrangeira inimiga do Brasil...Com a China é comercio, muito comercio sem perder a soberania...comercio sem soberania JAMAIS.. e parece que as elites brasileira entenderam isso... e o Brasil tem de ir atrás das novas possibilidades de produção industrial pós covid...Vai haver uma grande desconcentração da atual produção industrial do mundo baseada na China... Ninguém mais no mundo confia em Chino....

Loumari disse...

Presentazione Gesù al Tempio e Festa della CANDELORA + PREGHIERA

https://www.youtube.com/watch?v=_CZMlmJCas4

La Festa della Presentazione è detta anche Candelora e nella celebrazione liturgica si benedicono le candele, simbolo di Cristo "luce per illuminare le genti", come il bambino Gesù venne chiamato dal vecchio Simeone al momento della presentazione al Tempio di Gerusalemme.

Celebrazioni legate alla luce in questo periodo dell'anno esistevano anche in alcune tradizioni religiose precristiane. Feste che rappresentavano il passaggio tra l'inverno e la primavera, ovvero tra il momento di massimo buio e freddo e quello di risveglio della luce.

Preghiera

O Dio, fonte e principio di ogni luce,
che oggi hai rivelato al santo vecchio Simeone il Cristo,
vera luce di tutte le genti,
benedici questi ceri e ascolta le preghiere del tuo popolo,
che viene incontro a te con questi segni luminosi e con inni di lode;
guidalo sulla via del bene,
perché giunga alla luce che non ha fine.

Per Cristo nostro Signore. Amen.

Anônimo disse...

BOSTA POR BOSTA EU TRUCO... O PROBLEMA DO VERME PODE ESTAR APENAS COMEÇANDO... SERÁ QUE NINGUÉM VAI LIGAR ESSE MAFIOSO COM O TRAFICO INTERNACIONAL DE COCAINA??? A PF AINDA ESTÁ INVESTIGANDO A QUADRILHA QUE USAVA OS AVIÕES DA FAB PARA MANDAR A DROGA PARA ESPANHA E QUE NÃO POR CONHECIDENCIA ERA FORMADA POR MILITARES...OS MESMOS NARCOTRAFICANTES QUE INICIARAM AS ATIVIDADES EM 1964... QUEMSABE NÃO USEM ESTE IMBECIL OMO BODE ESPIATÓRIO PARA LIMPARA BARRA DA MAFIA LÁ FÓRA... O NOME DA MAFIA É SISTEMA...

Anônimo disse...

Las etapas del genocidio
https://www.bitchute.com/video/33nZ6bsNys83

Anônimo disse...

1) EntreGuedes é o plano econômico, sério? A oposição nada apresenta além dos restos da Jumenta q ganha o teto e após ser varrida da política segue assombrando com palestras avacalhando a nação.
2) não sou petista, antes q alguém city bank q Pactual com mtos Gal. E seus múltiplos salários, igrejas e benesses cruzadas e diretas.
Hah ainda muitos sobrenomes q se sobrepõem como uma grande família em poderes d judas...
Tem os q fazemaz uma provinha e uma entrevista com os Bro e vira um semi-deus.
Os poderes aí constituídos são tão frágeis q os q tem conhecimento não tem coragem d os reformar ou eliminá-los, os corajosos são inocentes. Jah os influentes seguem inconsequentes.
Finish him.

ARS disse...

Capitão Banana não tem mais desculpas para a inércia e incompetência.

Unknown disse...


Aliados do Presidente eleitos para Câmara e Senado, Presidente Bolsonaro praticamente reeleito, não é verdade ? Fabiano Henrique Cardoso.

Anônimo disse...

Pode fazer o inverso do Larápio e salva o mundo dos escravocratas.

Valdir disse...

Imagina a aprovação da prisão em segunda instância. Porque será que isto nao está na lista que o Bolsonaro entregou no Congresso. Acorda Serrão

Valdir disse...

Imagina a aprovação da prisão em segunda instância. Porque será que isto nao consta na lista de prioridades que o Bolsonaro entregou no Congresso? Acorda Serrão.