quinta-feira, 25 de março de 2021

Em busca do Poder Soberano e Moderador


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Siga-nos no Twitter e Parler - @alertatotal

O Brasil é um País libertino controlado por oligarquias regionais que se juntam em torno de interesses e negócios comuns para compor, formar e tocar o Estamento Burocrático. Os membros do famoso Mecanismo deste Establishment comandam o Estado Capimunista Tupiniquim na União, Estados e Municípios. Suas peças dirigem o processo político e econômico.

As peças da aristocracia exercem tal poder "em nome do povo" - legitimados por eleições com resultados viciados. Essa Democracia falsificada é piorada pela corrupção sistêmica e pela insegurança jurídica que sabotam e subvertem a legalidade e o senso de Justiça. Eis da República Libertina sob Império do Crime Institucionalizado. Chame-a de Oclocracia ou Cleptocracia.

O problema estrutural não é novidade. É muito antigo. Tal como a crise de soberania detonada pelo fim do Império com o golpe da imposição de uma República que até agora não foi efetivamente implantada. O vácuo de soberania fica escancarado na estelionatária relação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Não existe harmonia entre os poderes. Essa é a grande farsa do Barão Montesquieu - autor francês da famosa “separação entre os poderes”. Na Republiqueta Tupiniquim, as instituições não funcionam normalmente. Motivo: falta um Poder Soberano, Moderador, garantidor da Lei e da Ordem Democrática. A fragilidade institucional brasileira fica cada vez mais evidente diante do agravamento da guerra de todos contra todos os poderes.

A bagaça sai do controle, com o ativismo (ops, protagonismo) Judiciário. A Suprema Toga intervém indevidamente no processo político. A desgraça acontece por vaciladas do Executivo, por omissão do Legislativo ou a pedido estúpido dos partidos políticos (principalmente os que se proclamam de “esquerda”). O Presidente da República reclama, alguns militares fazem cara feia, poucos parlamentares entendem e criticam o jogo errado, e o País segue na confusão institucional.

O Supremo Tribunal Federal, que deveria ser o Guardião da Constituição, se comporta como um “interventor” na gestão e no processo político do País. Há muito tempo, o STF também denuncia, processa, julga e (condena ou perdoa), conforme os interesses políticos de ocasião. O problema se agrava porque temos uma Constituição prolixa, mal regulamentada, que dá margem a diferentes “interpretações” para cuidar de um mesmo assunto. A Carta de 1988 foi pensada para um sistema parlamentarista, e não para um confuso presidencialismo de coalizão - que sempre acaba em colisão. Portanto, nossa Lei Maior é inadequada a uma Nação que se deseja ou sonha desenvolvida, próspera e soberana.

Executivo, Legislativo e Judiciário - com vantagens para a Suprema Toga - promovem uma guerra institucional insana, autofágica. Um poder tenta engolir o outro - o tempo todo. O teatro de horrores fica ridículo quando o Chefe do Executivo perde o controle emocional e bravateia que tem o “apoio militar” para, inutilmente, tentar coagir os outros poderes. Só alimenta a ilusão, no povão, de que uma “Intervenção Militar” é a solução. O problema concreto é que os militares não pensam assim. Querem tudo, menos sair dos quartéis para intervir no processo político - tal como a suprema toga vem fazendo, indevidamente e sem legitimidade. A popularidade da Alta Corte nunca esteve tão “elevada”, em termos negativos...       

A História, em várias ocasiões, comprovou que o Poder Militar (responsável pela manutenção da Integridade da União e Segurança Nacional) não funciona direito no papel de “Moderador”. Falharam várias intervenções, apoiadas pelas oligarquias tupiniquins. Forças Armadas existem para combater ou dissuadir um inimigo externo. E não para governar, direta ou indiretamente um País. Por isso, já nasce morta a tese do “Salvador Fardado”. Além do mais, o problema brasileiro é de vazio de soberania.

Quem tem responsabilidade legítima de resolver o problema? O Povo… Mas como um povo massacrado e idiotizado em sua maioria vai cumprir tal papel de promotor das mudanças estruturais? Eis o desafio de um Brasil que não tem Elites (os melhores entre os melhores). Temos “zelites” - alusão à marca de vaso sanitário para qualificar nossas oligarcas regionais (representantes de uma aristocracia que preferem que tudo fique sempre do mesmo “jeitinho”, apenas com modificações de araque que, na essência, alteram coisa nenhuma).

A saída é que segmentos esclarecidos da sociedade (eles existem, em minoria esmagadora) consigam formular, propor e debater, com a maioria da sociedade, em linguagem coloquial entendível pela maioria da população, um inédito Projeto Estratégico de Nação. Coisa básica: O que queremos e quais os objetivos e metas realistas para serem cumpridos, em prazos definidos e previsíveis.

Resumindo: O povo esclarecido tem de acordar e agir com estratégia, inteligência e sabedoria, ou a Toga continuará a enfiar a toba no executivo, no legislativo e na maioria da população. O Brasil não merece ser uma Anarquia Feudal controlada por cleptocratas. O desafio é buscar e implantar o Poder Soberano e Moderador. Sem ele, as zelites continuarão fazendo a festa e a desgraça - agora com tudo agravado pelo insano pandemônio covidiano.

Recadão ao Bolsonaro

Comentário relevante (na verdade, um desabafo) de um integrante do governo que consegue enxergar a gravidade da realidade brasileira:

“Aqui existe um movimento para derrubar o governo. Jair Bolsonaro é incapaz de assumir o Comando, pois fica no discurso de deputado. Vive mais preocupado com a popularidade, que é passageira, transitória. Era para estar nadando de braçada nessa crise, desde que tivesse tomado a frente das ações e entendido o caráter da doença. Sob a liderança dele, no plano político-estratégico, teríamos equilibrado as curvas da doença, da economia e da questão social”.

Em síntese: Bolsonaro até acerta no atacado, porém segue errando muito no varejo. E joga, demais, para a popularidade, que é efêmera, muda de repente, e pode dar margem para o retorno triunfal da narrativa esquerista, já que o discurso “direitista” peca por ser tacanho…

Como recomenda outro amigo meu, Bolsonaro deveria ler (e tentar entender) Thomas Hobbes - autor de “Leviatã” e “Do Cidadão”... Sem entender a verdadeira natureza humana e do Poder não dá para governar direito.

Poder não é questão de popularidade. Líder que se baseia nisso está fadado à própria ruína…

Te cuida, Capitão… Antes que seja tarde demais... Negocionismo é pior que negacionismo... Covidão, Centrão e oposição estão na sua jugular...



Adquira, também, o livro A ÚLTIMA MARCHA DA MAÇONARIA.

Para maiores informações clique aqui:

https://loja.umlivro.com.br/a-ultima-marcha-da-maconaria/p

Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!








Jorge Serrão é Editor-chefe do Alerta Total. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. Secretário-Geral do Ibrasg - Instituto Brasileiro de Ativismo Societário e Governança.  A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Apenas solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. 

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 25 de Março de 2021.


17 comentários:

Anônimo disse...

NUTAVAEL DIZ...
BRAVO, BRAVO, BRAVO. A CLARIDADE E A LUZ DA OPINIÃO DE NOSSO ANFITRIÃO ESTA REPERCUTIDA NO CEU E TODOS OS ANJOS E ARCANJOS DIZENDO AMEM. AMEM E AMEM.
MELHOR DO QUE ISTO SAO DOIS E TREIS ISTOS. PARABENS, POR ESTA DEFINIÇAO DO NOSSO PAIS NOS DIAS DE HOJE.
SALVE O BANDO DE PESSOAS SAUDAVEIS, BOAS, COM INDOLE DE PRIMEIRA CLASSE PARA TRAZER NOSSO PAIS DE VOLTA AO RACIOCINIO, A VERGONHA NA CARA E A FIDALGUIA. PARABENS NOSSO AFITRIAO DE QUE SENHOR JESUS, SEMPRE ILUMINE O SENHOR E SEU DESTINO QUE TERA O BRILHO QUE O SENHOR MERECE.
NUM PAIS TAO POBRE QUANDO O NOSSO AINDA E UMA BENÇAO TERMOS PESSOAS QUE TEEM RACIOCIONIO E EXPLICAM TAO BEM NOSSA SITUAÇAO.
O SENHOR ESTA CUMPRINDO SUA MISSAO QUE E DAR E TRAZER CLARIDADE PARA NOSSO PAIS. PARABENS. SEU ARTIGO ESTA OTIMO E MUITO ILUMINADO IGUAL A SEU CAMINHO. DEUS NOS AJUDE PARA CONTINUAR A SUPORTAR OS RATOS QUE INVADIRAM OS PODERES TODOS DE NOSSA NAÇAO. E QUE NOS TENHAMOS FORÇA PAR COMBATER A RATARIA DO PODER. AMEM.

Anônimo disse...

Bolsonaro foi eleito Presidente, entretanto nunca governou de fato, por causa da sua inadequação para o cargo, assim sua turma sem eira nem beira faz os piores tempos de nossa história tornar-se um massacre da população. Estão morrendo ricos e pobres. Bolsonaro, assim como seus auxiliares são pessoas inimigas da razão. Triste fim para nossas esperanças em melhores tempos e alguma prosperidade. Está na hora desse rapaz sair de fininho para o ostracismo de onde nunca deveria ter sido arrancado. TFA.

Anônimo disse...

Conversa fiada do recadão que mais parece pertencente ao establishment. O Presidente ainda está no poder por causa do apoio da população. Não verdade o que eles querem é que o Presidente traia a população que o elegeu para que essa mesma população deixe de apoiá-lo.

aparecido disse...

...Há uma tremenda falta de homens no pais...hoje só tem fresquinhos em todos os lugares...ate nas forças armadas.. com minúsculas...até a China esta testando algumas coisas para deixar os homens mais machos..parece que quase toda a agua do planeta está contaminada com virus da veadagem...pelo menos aquela que um bebo não está contaminada...

Rodrigo Almeida disse...

O Gilmar Mendes extinguiu todos os processos de Artur lira.
Agora ele já está ajeitando a contrapartida.

Loumari disse...

Citações de Diógenes

Grécia Antiga -404 // -323 - Filósofo


Amizade

Devemos ter amigos que nos ensinam o bem; e perversos e cruéis inimigos, que nos impeçam de praticar o mal.


Sabedoria

A sabedoria serve de freio à juventude, de consolo aos velhos, de riqueza aos pobres e de ornamento aos ricos.


Adulação

Entre os animais ferozes, o de mais perigosa mordedura é o delator; entre os animais domésticos, o adulador.


Inimigo

Analisa bem quem é teu amigo, porque se o consideras como sendo-o, e ele o não é, pode ser o teu maior inimigo.


Paixão

Os piores escravos são aqueles que estão servindo constantemente as suas paixões.


Grandes

Os grandes são como o fogo, do qual convém não nos aproximarmos muito nem afastarmo-nos demasiado.

Loumari disse...

Conhecimento

Abre a mente ao que eu te revelo e retém bem o que eu te digo, pois não é ciência
ouvir sem reter o que se escuta. - (Paraíso)


Nobreza

A estirpe não transforma os indivíduos em nobres, mas os indivíduos dão nobreza à estirpe.


Fama

A fama que se adquire no mundo não passa de um sopro de vento, que ora vem de uma parte, ora de outra, e assume um nome diferente segundo a direcção de onde sopra. - (Purgatório)

Citações de Dante Alighieri

Itália, 25 Mai 1265 // 13 Set 1321 - Poeta

ARS disse...

É um banana que não sabe o que fazer. A ADI fajuta que mandou para o supremo é uma prova disso. Sabia que não ia dar em nada. Não mandou pela AGU como deveria ter feito, se quisesse peitar os tiranetes, mas preferiu jogar para plateia.
A nossa desgraça é que não tem ninguém melhor para por no lugar desse traste inútil.

Loumari disse...

Políticos

No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.

Dante Alighieri

Itália, 25 Mai 1265 // 13 Set 1321

Poeta

Elias Jorge Calil Neto disse...

Parabéns por ter aguentado aquela tal de Amanda Klein durante sua participação no 3x1. Precisa muito estômago para ouvir a verborréia cretina dela.

Anônimo disse...

Bolsonaro tem razão. Lockdown é crime contra a vida da população.

Está semana encontrei os parentes de vitimas (mortos) pelo covid aqui do meu bairro.

O Primeiro eu encontrei na segunda feira, (ele teve seu irmão morto á 2 meses, após ser intubado) ele está vendendo bebidas em bar (clandestinamente); ele mais do que ninguém sabe da necessidade de evitar contágios (0,4% de chances de morrer por covid); mas, sabe que tem 100% de chance de morrer de fome nos próximos 60 dias.

O segundo eu encontrei ontem; esse é o que me deu mais dó; além de ter perdido a mãe á 20 dias, ela estava vendendo (tentando, pois ninguém está comprando, principalmente agora que o doria aumentou o ICMS) carros escondido; e ele que já estava "trabalhando escondido", se escondeu mais ainda quando me viu; está me devendo R$50,00

Unknown disse...

Bolsonaro é um bom homem!

Almanakut Notícias - São Paulo - Brasil disse...

O QUE FOR EM DESENCONTRO AOS PLANOS DOS EUA E DA OTAN PARA O OCIDENTE, PRINCIPALMENTE A AMÉRICA LATINA, VERÁ O CAPETA MAIS CEDO.

E COM JEITINHO BRASILEIRO QUE O POVO ENGOLE À SECO.

Anônimo disse...

Mas cadê a vacina contra o vírus stf?

Anônimo disse...

"""Recadão ao Bolsonaro

Comentário relevante (na verdade, um desabafo) de um integrante do governo que consegue enxergar a gravidade da realidade brasileira:

“Aqui existe um movimento para derrubar o governo. Jair Bolsonaro é incapaz de assumir o Comando, pois fica no discurso de deputado. Vive mais preocupado com a popularidade, que é passageira, transitória. Era para estar nadando de braçada nessa crise, desde que tivesse tomado a frente das ações e entendido o caráter da doença. Sob a liderança dele, no plano político-estratégico, teríamos equilibrado as curvas da doença, da economia e da questão social”. """

Eu nem tinha lido esse "texto"; a culpa é sua; se tivesse postado os comentários ( o que eu gosto de ler ), eu não criticaria essa baboseira do texto.

E quem é que tá na frente das ações (nadando de braçada com a calça enterrada) ?

O Bolsonaro acertou desde o primeiro dia. Tratamento precoce, trabalho para quem não é de grupo de risco.

Anônimo disse...

"""Como recomenda outro amigo meu, Bolsonaro deveria ler (e tentar entender) Thomas Hobbes - autor de “Leviatã” e “Do Cidadão”... Sem entender a verdadeira natureza humana e do Poder não dá para governar direito.

Poder não é questão de popularidade. Líder que se baseia nisso está fadado à própria ruína…"""

1 - """Como recomenda outro amigo meu,""" Quer dizer que o "entendido" (do comentário anterior) que quer que o Bolsonaro fique com a culpa do "é só até achatar a curva"; é seu amigo que está no governo ?

2 - Eu fui dar uma pesquisada rápida sobre esse tal de Hobbes (não gosto de ler nenhum zé galinha, prefiro ler comentários do povão); então pode ser que eu esteja mal informado. Então, se eu estiver errado me corrija. MÁS, NÃO MUDE DE ASSUNTO, apenas corrija o meu argumento.
Esse zé (Hobbes), não era adepto de ditadura ? (essa é fácil de você se esquivar) ?
Esse hobbes não vivia as custas (era patrocinado) do Rei ?

3 - """Poder não é questão de popularidade. Líder que se baseia nisso está fadado à própria ruína…"""

Mais do mesmo. Esse zégalinha Hobbes era funcionário da monarquia; e o rei, mandava prender, e mandava matar. O Bolsonaro é refém do sistema; só não caiu, E NEM VAI CAIR, porque o povo está com ele.

Anônimo disse...

E libere mais rápido os comentários; assim eu posso ler o loumari.