segunda-feira, 8 de março de 2021

Matemática ao alcance de todos


 Ouça o espetacular "Matemática do Samba"

Artigo no Alerta Total - www.alertatotal.net

Por João Vinhosa

 

Muitos imaginavam que um curso de Matemática à distância para pessoas com deficiência visual não tinha como dar certo. Principalmente, se tal curso tivesse o pretensioso objetivo de levar uma pessoa que só soubesse efetuar as quatro operações fundamentais a aprender Equação de Segundo Grau. Ainda mais, se não houvesse recursos para viabilizar a impressão em escrita braile do material didático a ser estudado.

 

Apesar das dificuldades, em agosto de 2019, um grupo de cinco alunos com deficiência visual passou a se reunir na Biblioteca Municipal de Cascavel, Paraná, para interagir com o professor que se encontrava em Recife, Pernambuco.

 

Textos específicos tiveram que ser preparados para alcançar o objetivo do curso. Tais textos eram lidos pelo professor durante as aulas, e postados no Grupo de WhatsApp que foi formado para discutir o assunto.

 

A melhor constatação do aproveitamento dos alunos é a quantidade de aulas realizadas: treze aulas com a duração de cerca de uma hora e meia cada. Isto é a melhor constatação porque, como todo mundo sabe, é absolutamente insuportável ficar em uma aula de Matemática se não estiver compreendendo a matéria. Soma-se a isto o seguinte fato: o grupo, com idade média 35 anos, era formado por 3 pedagogos, 1 professora de História e 1 aluno que já havia concluído o ensino médio.

 

Até dezembro de 2019, quando os trabalhos foram interrompidos por causa das férias, mais da metade da matéria já havia sido estudada. Depois das férias, a pandemia desarticulou o grupo.

 

O grupo foi desarticulado, mas o seu espírito resistiu. Para facilitar a utilização futura, os textos usados nas aulas foram transformados em 40 mini áudios de cerca de dez minutos cada. Tais mini áudios, chamados “podcasts”, passaram a ser divulgados à medida que eram produzidos.

 

Diante do sucesso da divulgação de tais áudios, o projeto, denominado Projeto Matemática em Conta-Gotas, foi estimulado a se estender para pessoas com deficiência auditiva. Para tanto, foi criado o canal cujo endereço se segue:  https://www.youtube.com/channel/UCNxPHQD_P33YkWd_ckESw3Q .

 

Sob vários aspectos, o Projeto ensina Matemática de uma maneira diferenciada. Inclusive, a ordem de apresentação da matéria foi trocada. Diferentemente do ensino tradicional, que começa pela Aritmética, o Matemática em Conta-Gotas começou pela Álgebra, com a finalidade de desafiar o aluno a raciocinar desde os primeiros minutos de aula. Outra característica marcante: o professor desce ao nível do aluno, e vem raciocinando junto com ele até o ponto desejado, obedecendo fielmente a sequência dos assuntos, para que a matéria seja realmente entendida. 

 

Por ter obtido êxito em ensinar Matemática à distância a pessoas que apresentavam grandes dificuldades na matéria, com o passar do tempo, o Projeto começou a atender às mais variadas demandas.

 

Assim, a experiência do Matemática em Conta-Gotas foi usada com pessoas dos mais diferentes grupos. Exemplos: pessoas com deficiência visual; pessoas com deficiência auditiva; adolescentes despreparados; adultos que se julgavam incapazes de entender o assunto; universitários que não dominavam conceitos indispensáveis à continuidade dos estudos; professores de Matemática que precisavam se reciclar; professores que, por estarem se dedicando a trabalhar com crianças dotadas de necessidades especiais, precisavam conhecer novos modos de ensinar Matemática; pais que, tendo optado pela educação domiciliar, necessitavam ensinar Matemática aos filhos, etc.

 

Convencido de sua capacidade de transmitir ensinamentos à distância da matéria, o Projeto não pode se furtar a oferecer, de maneira gratuita, toda a sua experiência para colaborar no sentido de atenuar o que é considerado um dos maiores problemas de nosso fragilizado sistema educacional: a falta de conhecimento de Matemática Básica.

 

Assim sendo, o Matemática em Conta-Gotas vem colocar à disposição de qualquer pessoa interessada, gratuitamente, um Curso de Álgebra e um Curso de Aritmética, conforme as regras a seguir apresentadas.

 

O Curso de Álgebra tratará dos seguintes assuntos: Equação de Primeiro Grau, Sistema de Equações e Equação de Segundo Grau. Os alunos farão parte de um Grupo de WhatsApp, no qual serão postados 5 áudios por semana, durante 8 semanas, perfazendo o total de 40 áudios de 10 minutos cada. Todas as dúvidas relativas ao conteúdo dos áudios serão esclarecidas pelo professor, por meio de e-mail ou postagem no ZAP.

 

O Curso de Aritmética tratará dos seguintes assuntos: Frações Ordinárias, Regra de Três, Operação com Parêntesis, Números Relativos, Razões, Proporções, Potência, Raízes, Percentagem e Juros. Os alunos farão parte de um Grupo de WhatsApp, no qual serão postados 5 áudios por semana, durante 12 semanas, perfazendo o total de 60 áudios de 10 minutos cada. Todas as dúvidas relativas ao conteúdo dos áudios serão esclarecidas pelo professor, por meio de e-mail ou postagem no ZAP.

 

Os Grupos de WhatsApp serão formados de acordo com a demanda. Os interessados deverão encaminhar e-mail para o endereço indicado ao final, informando o Curso escolhido, e-mail, ZAP, nome pelo qual deverá ser tratado e qualquer outra informação que julgue relevante.

 

Para maiores detalhes, esclarecimentos de dúvidas e inscrições, encaminhar e-mail para joaobatistavinhosa@gmail.com 

 

João Vinhosa é professor, coordenador do Projeto Matemática em Conta-Gotas.

Nenhum comentário: