domingo, 21 de março de 2021

Renovar é Preciso!



Artigo no Alerta Total - www.alertatotal.net

Por Paulo Chagas


Caros amigos: Vivemos um momento angustiante. As apreensões da pandemia agravaram a instabilidade reinante, fazendo ressaltar as mazelas que impedem o progresso nacional. A vacinação em massa, neste momento, é o impositivo mais urgente para a retomada da normalidade. 

 

O clima social poluiu-se de um noticiário sinistro que emana de polos extremados de opiniões em luta pelo poder, inoculando o medo e acentuando a desunião, fazendo proliferar a desordem, generalizar-se a descrença e esvair-se a esperança. 

 

O Brasil está sem rumo. Os centros de decisão dos três poderes da República estão desafinados do diapasão da harmonia e do ideal do bem-comum. 

 

Precisamos sonhar novamente, avançar com fé, acreditar no futuro, progredir e retomar o nosso destino natural, hoje desviado do plano do Criador pela perversa pregação de falsos profetas. 

 

Precisamos retomar o humor do “homem cordial”, a alegria espontânea e irreverente, livre da hipocrisia do “politicamente correto”. 

 

A Op. Lava-Jato foi um marco histórico e um mecanismo educativo que merece ser perenizado. Se todos são iguais perante a lei, não pode haver espaço para privilégios, corrupção e impunidade. A injustiça está na gênese da desarmonia social. 

 

A grande massa, sem estímulo à educação de base, navega ao sabor da ignorância. É preciso remover os paradigmas que perturbam o sistema educacional, aproveitar os talentos, incrementar a inovação e levar a ciência ao estado da arte. 

 

O Brasil precisa de um honesto mutirão legislativo que viabilize as reformas necessárias à segurança jurídica, ao equilíbrio das atribuições dos três poderes e à remoção dos mecanismos que entravam a economia. 

 

O Setor Público, como o maior responsável pelo “custo Brasil”, deve ser racionalizado de cima a baixo, com o enfrentamento implacável da cultura do patrimonialismo.  

 

Precisamos de segurança energética e de segurança hídrica. A logística nacional continua incipiente, por falta de investimento. O setor mineral permanece relegado, apesar do imenso potencial que tem para gerar riqueza. O Plano Nacional de Saneamento deve sair do papel, para resgatar a Saúde Pública. 

 

A Bacia Amazônica amarga o subdesenvolvimento, por não contar com um mercado interno capaz de integrá-la à realidade geopolítica, econômica e social do restante do País. 

 

Precisamos de um planejamento estratégico que dê soluções aos grandes problemas e de uma agenda indutora do desenvolvimento nacional. 

 

Os brasileiros que aspiram por uma vida melhor precisam deixar o conforto do berço esplêndido e despertar para a necessidade de renovação das lideranças. 

 

Lideranças legítimas são comprometidas com os valores tradicionais e com o ideário do bem-comum, e não com pessoas ou interesses pessoais e corporativos. O discurso eleitoral tem de ser honrado e cumprido durante o mandato político. 

 

Portanto, meus amigos, já é hora de construir uma terceira via. 

 

RENOVAR É PRECISO!

 

Paulo Chagas é General de Divisão, na reserva.  

Um comentário:

aparecido disse...

terceira via ??... Vá plantar melancias General...