segunda-feira, 5 de abril de 2021

Liberdade Religiosa


Artigo no Alerta Total - www.alertatotal.net

Por Carlos Henrique Abrão

Com o fechamento plural de todas as atividades, inclusive religiosas, veio de decidir o STF que os cultos poderão funcionar mediante precaução sanitária, com 1/4 da capacidade total, mas a medida de impacto chegou quase de surpresa notadamente em plena comemoração da Páscoa.

E não foi só. O Prefeito de Belo Horizonte se opôs à reabertura de templos religiosos dizendo que a liminar concedida pelo Ministro do STF não poderia ser cumprida, o que foi logo em seguida instado a fazê-lo. A igreja tem suas regras próprias e distintas do Estado e portanto tem plena competência para seu discernimento e gerir suas tarefas.

O mais interessante é que a impressão obtida em algumas Igrejas Católicas da cidade de São Paulo foi tal e qual a ressureição e reaparecimento de Cristo para os Apóstolos. Explico  mais e melhor. Muitas Igrejas que ousaram realizar missas não foram abertas pela nave central mas sim portões laterais, com a nítida tendência de não alardear o funcionamento, analogamente quando Cristo no convívio com os Apóstolos amedrontados e atônitos mantiveram-se reunidos a portas fechadas, mas o Senhor, sem precisar de anúncio, ingressou no recinto e proferiu suas palavras.

Acreditar num momento exacerbadamente complexo em todos os sentidos torna-se o norte a própria bússola, sendo que as grandes capitais estão invadidas de pedintes de todas as especificidades, o que significa dizer que teremos um tsunami quando a pandemia estiver controlada, porquanto o desemprego é elevado e muitas empresas cortando gastos reduziram o número de empregados ou preferiram terceirizar alternativamente aplicativos mais simples e ao encontro da vontade universal dos meios digitais.

A polêmica iniciada com a concessão da liminar não para por aí já que foi apresentado recurso visando a manter o fechamento da atividade religiosa. Inacreditavelmente o STF se permitiu manter o comando da intepretação da Constituição Federal, ao delegar quase total competência aos Estados e refrear o ìmpeto da União.

Em todo o momento há uma desinteligência proclamada por causa da aglomeração de pessoas e o risco que representa, pois que o controle  da frequência de apenas um quarto demandaria uma estrutura para além daquela e fora do poder de polícia dentro do meio religioso.

Nunca se viu tanta polícia nas ruas e logradouros públicos atrás do cidadão de bem, quando em tempos normais, se tivermos necessidade de realizar uma ocorrência ou chamar o agente policial, raras vezes teremos êxito. O estado policialesco e do autoritarismo disfarçado de um desvio de poder deve e necessita ser controlado.

A pandemia completa 15 meses nossas autoridades fracassaram e agora tentam responsabilizar o cidadão pelos acontecimentos, tragédias e mais de 350 mil mortes, quando não se precaveram, correram atrás da vacina, monitoraram os hospitais de campanha, e ampliaram a capacidade de leitos de emergência.

O Estado Brasileiro mostrou definitivamente sua cara na pandemia e a tentativa de influenciar na atividade religiosa é até compreensível, mas inadmissível, haja vista que a comemoração da Páscoa para os cristãos representa o símbolo da própria vida e do caminho em busca da eternidade.

Uma Páscoa diferente e absolutamente escondida da alegria e de sua felicidade, poucas igrejas abertas e com missas, veremos em breve os próximos capítulos dedicados aos cultos religiosos. Antes de mais nada as Igrejas devem permanecer abertas ao menos por 6 hs no propósito de permitir acesso dos fiéis mas jamais serem compulsoriamente fechadas por decreto estadual que beira a insanidade, e o despreparo na prevenção das causas da moléstia, até hoje um mistério para todos.

Carlos Henrique Abrão é Doutor em Direito Comercial pela USP com especialização em Paris, professor pesquisador convidado da Universidade de Heidelberg, autor de obras e artigos.

5 comentários:

Anônimo disse...

LOUCO É QUEM ACREDITA E ENTRA EM UNA IGREJA... ESTÁ PEDINDO PARA SER ENGANADO POR UM MAFIOSO DA SUA LÁIA... POR QUE O RISTO NÃO DESCEU LÁ DO CÉU ???

Anônimo disse...

"""Anônimo disse... .. ESTÁ PEDINDO PARA SER ENGANADO POR UM MAFIOSO DA SUA LÁIA...
10:06 AM """

Eu não vou aliviar para esse "articulista"; que eu não confio ( se eu tivesse R$ 100,00 cem reais, eu apostaria que ele vive de alguma teta). Mas também não vou aliviar para um demônio vagabundo igual á esse comentarista.

Anônimo disse...

"""Anônimo disse... LOUCO É QUEM ACREDITA E ENTRA EM UNA IGREJA... . POR QUE O RISTO NÃO DESCEU LÁ DO CÉU ??? 10:06 AM """

Ele desceu. Você só não viu (não percebeu), porque ele não desceu tanto, não foi até o seu nível (o seu andar); ele não desceu até o seu ..... (até o inferno).

Anônimo disse...

CRISTO FOI O MAIOR GOLPE DA HUMANIDADE... TUDO ARMADO PELA MAÇONARIA E LHE FAZER DE BURRO E ACEITAR EM NOME DELE OS DISPARATES DESSA MAFIA... PEGUE O SEU CEM CONTO E ENFIE NO CU DE ALGUM PADRECO VIADO ,ESTELIONATARIO E PEDÓFILO... POR QUE O CRISTO NÃO DESCEU LÁ DO CÉU.???

ALMANAKUT BRASIL disse...

MARCHA DA FAMÍLIA CRISTÃ PELA LIBERDADE ACONTECERÁ EM TODO O BRASIL. Evento ganha alcance internacional e conta com apoio de mais de 40 agrupamentos conservadores

A Marcha da Família Cristã pela Liberdade já conta com dimensões e conexões internacionais. Com previsão de acontecer em mais de 5 países, incluindo Israel, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, além do Brasil, a iniciativa é uma releitura do grandioso e importante evento popular que marcou a história do Brasil, com nome parecido: Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

O ato está agendado para o dia 11 de abril, um domingo, cumprindo todos os protocolos de saúde e segurança preconizados pelo Ministério da Saúde, em formato de carreata, sem aglomeração.

https://ocoerente.com.br/se/2021/03/27/marcha-da-familia-crista-pela-liberdade-acontecera-em-todo-o-brasil-evento-ganha-alcance-internacional-e-conta-com-apoio-de-mais-de-40-agrupamentos-conservadores

China é acusada de prender e torturar cristãos - 06/04/2021

O regime comunista da China está sendo acusado de prender cristãos em instalações secretas, forçando-os a renunciar à sua fé ou enfrentar a tortura por meses.

De acordo com reportagem publicada recentemente pela Rádio Free Asia:

https://renovamidia.com.br/china-e-acusada-de-prender-e-torturar-cristaos