quarta-feira, 14 de julho de 2021

Sangue e lágrimas nas ruas de Cuba


Artigo no Alerta Total - www.alertatotal.net

Por Percival Puggina

 

Há um poema de Victoria Mata, ex-presa política cubana, dando testemunho do que assistira durante sua prisão. Ela conta assim, e penso que dê para entender: Hoy el tempo há transcurrido, mas de 42 años! / Aquel rosal se seco, las flores se han marchetado, /Los métodos son distintos, las cosas se han refinado, / Siguem los fusilamientos, estan los mismos cossacos. / El terror lo abarca a todo y el muro vuelve a ser blanco!!!, / Porque antes del paredón, antes de ser fuzilados, / Le sacan toda la sangre, a todos los condenados!!!

Incluí esse pequeno poema no meu livro A tragédia da Utopia porque estampa a fisionomia sangrenta e cínica daquilo que a ditadura cubana, num sentido que já não consegue deixar de ser irônico, chama de revolución... É uma revolução bandida, sexagenária e enferma, depositária de todas as doenças que acompanham a depravação do poder político. Ela precisou de poucos meses para se tornar uma ditadura e roubar tudo de todos, um pouco mais para se abraçar ao comunismo, e logo ali, em menos de três anos, pular para o colo da URSS como cãozinho faminto a quem lhe estende um pedaço de pão velho.

Por ali seguiu a venda de sangue da juventude cubana. Durante décadas, enquanto os defensores brasileiros do miserável regime louvavam a luta cubana pela autonomia dos povos, a ditadura vendia “a los mismos cosacos” como no poema acima, a vida de seus jovens para revoluções de interesse da geopolítica soviética na África e na América Latina. Cinismo e hipocrisia são insígnias daquela revolução.

Olho com tristeza para a “Primavera Cubana”. Ela me traz à lembrança outras tantas que floresceram no mesmo terreno infértil de ditaduras comunistas na Hungria (1956), na Tchecoslováquia (1969) e em Beijing (1989).

Minha tristeza vem de um conjunto de percepções.

O povo cubano, onde quase tudo é estatal, habituou-se a ser maltratado cotidianamente por servidores do Estado, pelas brigadas de resposta rápida, pelos policiais ostensivos ou dissimulados, pelos superiores nos locais de trabalho, pelo balconista, pelo fiscal, pela professora, pelo militante do partido. O estado cubano o trata mal, ou o trata pior.

O povo da ilha é tão desarmado quanto a esquerda brasileira gostaria de ver-nos. Pelo viés oposto, o aparelho do Estado comunista está armado até os dentes e treinadíssimo para enfrentar dificuldades em seu território.

O presidente do Conselho de Estado, em sua fala à nação, ao chamar os comunistas para as ruas, proclamou aos cubanos e ao mundo que as ruas são da revolução! É assim que ele vê o próprio país e a situação atual.

Não é só democracia que não existe em Cuba. Lá também não há política. O art. 5º da novíssima Constituição (2019) diz: “O Partido Comunista de Cuba, único, martiano, fidelista, marxista e leninista, vanguarda organizada da nação cubana, sustentado em seu caráter democrático e permanente vinculação com o povo, é a força política dirigente superior da sociedade e do Estado”. É preciso dizer mais, se sequer cuidaram de dizer menos?

Podemos e devemos ficar ao lado do sofrido povo cubano. Apoiemos o governo brasileiro em sua rejeição à conduta criminosa do ditador Diaz Canel, atual protagonista dos delitos contra direitos humanos que há 62 anos marcam o cotidiano do regime. Rejeitemos as moções de apoio que, a começar pelo PT são emitidas no Brasil por lideranças e partidos de esquerda. Isso diz muito de cada um deles.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor.

6 comentários:

Loumari disse...

África do Sul em estado de sítio

https://www.youtube.com/watch?v=dyGT_vqsOho


A violência e as pilhagens que duram há quase uma semana nas províncias de Gauteng e KwaZulu-Natal, na África do Sul, já provocaram a morte a mais de 70 pessoas.

Foram destacados militares para ajudar a polícia a controlar a situação. O ministro da Polícia sul-africana, Bheki Cele, explicava que "a situação actual no terreno está sob forte vigilância" e que irão assegurar-se "de que não se deteriora mais". Acrescentava não poderem "permitir que se goze" com o "Estado democrático" e que irão instruir "os organismos que aplicam a lei a duplicarem os seus esforços no sentido de acabar com a violência e de aumentar o número de efectivos no terreno".

Há centros comerciais, lojas de rua, supermercados pilhados, estradas bloqueadas, refinarias de petróleo encerradas. Mais de 1200 pessoas foram detidas. A polícia diz estar a usar balas de borracha para travar os saques.

O presidente da Câmara de Comércio de Joanesburgo, Shawn Theunissen, diz que a situação já era dramática mas que agora é pior e que há empresas em risco de encerrar e postos de trabalho em risco.

A África do Sul foi duramente atingida pela terceira vaga da pandemia de Covid-19, com o desemprego a disparar para 32,6%.

A violência na África do Sul, alimentada por uma crise económica profunda, intensificou-se com a condenação do ex-presidente Jacob Zuma a 15 meses de prisão por recusa repetida de testemunhar num processo sobre corrupção durante o seu mandato.

O partido da oposição Aliança Democrática anunciou que vai apresentar queixa contra vários dos filhos de Zuma, por apelarem aos distúrbios.

euronews (em português)

14.07.2021


Diz a Palavra Sacra: Pelos seus frutos os conhecereis.


JEREMIAS 50:38 e eles, pelos seus ídolos, andam enfurecidos.


JEREMIAS 6:15 Porventura envergonham-se de cometer abominação? pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tão-pouco sabem que coisa é envergonhar-se; portanto, cairão entre os que caem; no tempo em que EU os visitar tropeçarão, diz o SENHOR.


JEREMIAS 50:30 Portanto, cairão os seus mancebos nas suas ruas; e todos os seus homens de guerra serão desarreigados, naquele dia, diz o Senhor.
31 Eis que que Eu sou contra ti, ó soberba, diz o SENHOR, DEUS DOS EXÉRCITOS, porque veio o teu dia, o tempo em que te hei-de visitar.
32 Então tropeçará a soberba, e cairá, e ninguém haverá que a levante; e porei fogo às suas cidades, o qual consumirá todos os seus contornos.



Loumari disse...

JEREMIAS 50:22 Estrondo de batalha há na terra, e de grande DESTRUIÇÃO.
23 Como foi cortado e quebrado o martelo de toda a terra! (justiça zero); como se tornou Babilónia em espanto entre as nações!
24 Laços te armei, e também foste presa, ó Babilónia, e tu não o soubeste: foste achada, e também apanhada; porque contra o Senhor te entremeteste.
25 O Senhor abriu o seu tesouro, e tirou os instrumentos da sua indignação; porque o SENHOR, O SENHOR DOS EXÉRCITOS tem uma obra a realizar na terra dos caldeus (dita civilização; nações edificadas na base do cálix da malandrice).
26 Vinde contra ela, dos confins da terra, abri os seus celeiros, trilhai-a como a paveias, e destruí-a de todo: nada lhe fique de resto.
27 Matai à espada a todos os seus novilhos, desçam ao degoladouro: ai deles! porque veio o seu dia, o tempo da sua visitação.
28 Tal é a voz dos que fugiram e escaparam da terra de Babilónia (terras de ídolos), para anunciarem em Sião a vingança do Senhor, nosso Deus, a vingança do seu templo.


OBS: A rejeição a Lei de Deus, a desobediência aos mandamentos de Deus, a corrupção, a idolatria, o enriquecimento ilícito, o desprezo do outro, a mentira, o engano, o atropelo aos direitos dos fracos, o desprezo pelo pobre, o fanatismo religioso, religião feito negócio para o enriquecimento dos que operam o proselitismo religioso, o encobrimento de obras malignas, a cegueira ante o sofrimento dos órfãos e viúvas, associação com malfeitores, atropelos a justiça, a desonestidade nos contratos, a depravação sexual, vícios (adição a bebidas alcoólicas, drogas...), a paixão pelo curandeirismo, a prática da bruxaria, o feiticismo, a maldade, ódio, inveja, cobiça, a inumanidade ante a dor alheia... tudo isso ao longo foi criando na sociedade o que é hoje inferno e que vai pegar fogo e tudo destruir, porque o ser humano nestas nações virou demónio da pior espécie, que só tem por solução, DOBRADA DESTRUIÇÃO. Nações que Deus vai suprimir da face da terra.
Bob Marley havia profetizado na sua canção intitulada "War"

And until the ignoble and unhappy regimes
That hold our brothers in Angola
In Mozambique
South Africa
Sub-human bondage
Have been toppled
Utterly destroyed
Well, everywhere is war
Me say war (Bob Marley on War)


Loumari disse...

Só podemos dar as graças e louvar a Deus dando Glória ao Altíssimo, ao Todo-Poderoso, que por fim já chegou o dia da visitação em que Deus esquadrinha os corações e todos que não forem achados dignos de Deus, serão todos estes parasitas destruídos. Honra e Glória a Ti Senhor, Deus nosso. Jesus, Pai das nossas almas peregrinas, em Ti confiamos, por Ti esperamos.


JEREMIAS 50:34 Mas o seu Redentor é forte, o SENHOR DOS EXÉRCITOS é o seu nome; certamente pleiteará a causa deles, para dar descanso à terra, e inquietar os moradores de Babilónia (nações iníquas, homens perversos, serão todos suprimidos da face da terra)


Este mundo já saturado de homens incrédulos que tudo o que vem de Deus rejeitam, desprezam, o que está a suceder hoje na África do Sul é coisa que foi profetizado por São Miguel Arcanjo nas Revelações dadas a Luz de Maria de revelações marianas em 30 de Abril de 2019

"Orem, Povo de Deus, orem por África do Sul, padece pelo homem sem piedade."


MENSAJE DE SAN MIGUEL ARCÁNGEL - 30 DE ABRIL DEL 2019

Oren, Pueblo de Dios, oren por Sudáfrica, padece por el hombre sin piedad.

Oren por Japón, la naturaleza le golpea con fuerza.

Oren por Colombia, padece.

Oren por Inglaterra, el hombre se enardece.

OBS: Todos estes levantamentos em protestas em diversos países, nestes dias em Cuba, Colômbia, nos foi anunciado em 2019. E a violência irá em escalada e muitos governos cairão e seus dirigentes... só Deus sabe o que lhes é reservado. O destino que este povo oprimido reserva aos que são os seus verdugos! Cuidado que muitos destes dirigentes sejam arrastados em praças públicas e degolados como porcos. Vos estamos avisar. Quem avisa amigo é.


JEREMIAS 49:14 Ouvi um rumor vindo do Senhor, que um embaixador é enviado às nações, para lhes dizer: Ajuntai-vos, e vinde contra ela, e levantai-vos para a guerra.


A ESPADA VIRÁ SOBRE OS MENTIROSOS, E FICARÃO INSENSATOS: a espada virá sobre os seus valentes, e desmaiarão.
A espada virá sobre os seus cavalos, sobre os seus carros, e sobre todo povo misto, que está no meio dela; e eles serão como mulheres: a espada virá sobre os seus tesouros, e serão saqueados.
Cairá a seca sobre as águas, e secarão; porque é uma terra de imagens de escultura (seus ditos heróis), e eles, pelos seus ídolos, andam enfurecidos.
Por isso, habitarão nela as feras do deserto, com os animais bravios das ilhas: também habitarão as avestruzes; e nunca mais será povoada, nem será habitada, de geração em geração.
Como quando DEUS transtornou a Sodoma e a Gomorra, e aos seus vizinhos, diz o Senhor; assim ninguém habitará ali, nem morará nela filho de homem.
Eis que um povo vem do norte, e uma grande nação; e reis poderosos se levantarão dos lados mais remotos da terra.
42 Arco e lança tomarão; eles são cruéis e não conhecem a compaixão; a sua voz bramará como o mar, e sobre os cavalos cavalgarão, como um homem apercebido para a batalha, contra ti, ó filha de Babilónia.
(JEREMIAS 50:36,42)

Loumari disse...

Se lhes interessa tomar conhecimento sobre as profecias que o Céu nos vem dando ao longo dos anos já, aqui podem consultar, para os que lhes encanta ler em língua espanhola.

https://www.revelacionesmarianas.com/libros/es/2019.pdf

Loumari disse...

Deviam olhar pelo que vos sobrevirão a vós brasileiros. Muitas profecias anunciam a destruição desta nação. O agravamento da doença, violência, crise económica sem precedente, levantamentos e protestas que vos vão destruir.
Nem sempre o vosso presidente vai fugir buscar refúgio no hospital para inspirar piedade.

Anônimo disse...

Perdão sr. Puggina, mas tanto cuba quanto aquele povinho de merda podem e devem ser extintos !