sexta-feira, 30 de março de 2007

Dedo de Lula e seu compadre nas negociações facilitaram a compra da Nova Varig pela Gol, que a CVM investiga

Edição de Sexta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Ouça agora o novo podcast Alerta Total no seu computador.
http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.

Por Jorge Serrão

O governo federal petista, que criou todas as dificuldades para salvar a Varig quase falida, obteve uma vantagem muito estranha com a compra da Nova Varig pela Gol. A empresa da família Constantino se compromete a não cobrar créditos da União. A possibilidade de a Gol não ter reivindicado perdas financeiras com o apagão também a teria favorecido. As partes ocultas da negociação ficaram sob a batuta do ex-ministro José Dirceu.

Todas as negociações oficiais entre o governo e a empresa foram conduzidas abertamente por dois homens próximos ao presidente Lula: o compadre Roberto Teixeira e o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. O dedo de Lula não faltou no vantajoso negócio. O empresário Constantino de Oliveira, o seu Nenê, fundador da GOL, garantiu na quarta-feira: “Ele pediu para eu ajudar a dar um jeito na Varig".

A operação de compra da Varig pela Gol não deve encontrar obstáculos na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Mas a Comissão de Valores Mobiliários pode criar alguns problemas. A CVM informou que o vice-presidente financeiro da Gol, Richard Lark, pode ser responsabilizado pela insuficiência de dados ao mercado, o que pode ter favorecido investidores, a exemplo do que ocorreu na compra recente da Ipiranga pela Petrobrás.

Cartinha para Lula

Leia na edição de artigos de hoje do Alerta Total a carta enviada ao presidente Lula da Silva por Jackson Andrade Pereira, que é Despachante Operacional de Vôo, 35 anos de VARIG:

Basta clicar no link:

Gatos empresariais da Varig adormecidos em berço esplêndido

Quebra criminosa da Varig

O presidente da CPI da Varig na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Paulo Ramos (PDT), suspeita que a venda da Nova Varig para a Gol por R$ 660 milhões é apenas uma estratégia para valorizar a empresa.

"O presidente da Gol disse que manterá o nome Varig e não é por acaso. Afinal, este nome vale muito. Na minha opinião, ele esperará a empresa se valorizar e a venderá depois".

O depoimento do ex-presidente do Fundo Aerus, Ricardo Lodi, na CPI confirmou que o governo Lula deixou mesmo a Varig se espatifar no chão.

"Ficou claro que existia saída para a Varig, e que não se fez tudo o que podia para salvar a empresa".

Liquidação precoce

Os depoimentos ontem, na CPI da Varig, dos ex-presidentes do Fundo de Pensão Aerus, Odilon Junqueira e Ricardo Lodi, confirmaram que o fundo de pensão dos trabalhadores da Varig foi detonado precocemente.

"Se o Governo federal tivesse sanado as dívidas da Varig com o Aerus nem o fundo e nem os aposentados estariam na situação que estão hoje".

Em seu primeiro depoimento à comissão, Ricardo Lodi contou que foi eleito presidente do Fundo de Pensão Aerus e sucederia Odilon Junqueira, mas não chegou a tomar posse:

"Alguns dias depois da minha eleição a Secretaria de Previdência Complementar (SPC) realizou uma auditoria no fundo de pensão Aerus para investigar se a saída de Junqueira foi legal. Minha escolha foi contestada por conta de uma assinatura. Para solucionar estas supostas irregularidades, requeri a adesão ao Aerus, mas ela foi indeferida pela ex-diretora de Seguridade e Administração do Fundo de Pensão, Andréa Vanzillotta. Logo depois, ocorreu a intervenção judicial".

Imagens da CPI

No próximo dia 12, às 10h30, a CPI ouvirá o gestor da recuperação judicial, Miguel Dau, e o diretor de operações da VRG (Nova Varig), John Longna, na sala 311 do Palácio Tiradentes.

Mas vale a pena ver um pequeno Clip mostrando a CPI da VARIG, que ontem ouvíu os Presidentes do Aerus - Odilon Junqueira e Dr. Ricardo Lodi.

http://www.youtube.com/watch?v=Y8Lz8QMzYwU

Acendendo a CPI

A oposição comemorou a decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando que a Câmara desarquive o pedido de criação da CPI do Apagão Aéreo.

Por decisão do plenário da Câmara, o requerimento de criação da CPI, embora tivesse o número de assinaturas necessárias, foi arquivado semana passada, por 308 votos a 141.

O mérito da liminar concedida pelo STF será julgado no final de abril ou no começo de maio.

Até lá, a base governista, defensora da impunidade, não quer saber de CPI.

Sem interferência

Foi brilhante o argumento do ministro Celso de Mello para justificar que sua decisão não representou uma intervenção no Legislativo:

"Toda vez que se desenhar, surgir numa questão política, um tema constitucional, cabe ao judiciário e ao supremo atuar para reparar direitos".

Celso de Mello sustentou que "o cidadão tem direito à informação no regime democrático".

A gente acreditamos, prezidente

O presidente Lula da Silva afirmou que a rede pública de rádio e TV que pretende criar em seu segundo mandato será “séria”, longe do chamado jornalismo “chapa-branca”, sempre favorável ao governo.

Chapa-branca parece bom, mas enche o saco. Gente puxando o saco não dá certo”.

Assim Lula definiu o jornalismo que quer ver sua tevê:

A informação como ela é, sem pintar de cor-de-rosa, mas também sem pichá-la”.

Promessa poderosa

Ao tomar posse, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, garantiu que nomeará o presidente do BNDES.

Se conseguir, terá mais poder que o antecessor, Luiz Fernando Furlan, que nunca fez a indicação.

O banco vinha sendo controlado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que indicou o atual presidente, Demian Fiocca.

Comemoração confirmada

Embora o General de Quatro Estrelas Enzo Martins Peri, Comandante do Exército, tenha cancelado e recomendado que não se comemore hoje os 43 anos do Movimento de 31 Março de 1964, alguns comandos de área não terão como suspender suas solenidades previamente agendadas.

Será o caso de São Paulo, onde o Comandante Militar do Leste, General de Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, vai lembrar a data.

O evento será nesta sexta-feira, a partir das 10h 30min, no Quartel General do Ibirapuera.

Aliás, no EB foi vista como covarde a decisão do comandante de não falar de 64, nem na tradicional Ordem do Dia, apenas para não magoar os petistas no governo.

Vídeo Forte contra o aborto

Leitores do Alerta Total nos enviam um link de um site oficial hispânico que faz campanha contra o aborto.

Nele existe um vídeo de quase 6 minutos, no qual mostra o que a industria do aborto esconde.

Apesar de extremamente forte, o vídeo serve como um alerta a campanhas pró-aborto feitas por governos que não respeitam a vida, como o brasileiro.
Para ver o vídeo marque a opção "tenho mais de 18" e clique em view the dura realidad .

http://hispanicsforlife.suite550.com/dura_realidad/

Que Droga

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu habeas-corpus à jornalista Marcela Troiano de Moraes Manso, filha da apresentadora Claudete Troiano, da TV Bandeirantes.

A moça foi presa no domingo, acusada de tráfico de entorpecentes.

O hábeas foi concedido pelo desembargador Eduardo Pereira, da 12ª Câmara Criminal, mas o mérito do pedido ainda será julgado.

Coisas do Fidel

O democrata cubano, Fidel Castro, responsabilizou ontem o presidente George W. Bush por provocar futuramente "a morte prematura de 3 bilhões" de seres humanos, caso siga adiante com seu plano de converter alimentos em combustíveis.

Castro reclamou do plano norte-americano, em parceria com o Brasil, de substituir parte da gasolina por etanol.

Segundo ele, não haverá terras para produzir alimentos.
O curioso é que, desde 2003, Cuba negocia plano semelhante com o Brasil.

Fidel acompanha a mudança de opinião do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Imitando a gente?

Pelo menos seis operários estão soterrados em uma cratera aberta depois do desmoronamento de um túnel em obras do metrô de Pequim (China).

A estação, na linha 10 do metrô chinês, está sendo construída a toque de caixa para os Jogos Olímpicos de 2008.

Ainda bem que obras apressadas e mal executadas como essa chinesa não são feitas no Metrô daqui.

Já pensou se uma coisa dessas acontecesse em uma cidade grande como São Paulo?

Para rir um pouco

Para descontrair, ouça o programa produzido por alunos da Uniban, que o podcast Alerta Total veicula hoje.

Basta clicar no link: http://podcast.br.inter.net/podcast/alertatotal

Só não tem piada sobre o governo, porque não dá para competir com ele.

Vida que segue...

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

LULLA DEVE AFIRMAR, REAFIRMAR, ENFATIZAR QUE NÃO TEM NADA COM ISSO. O IMPOLUTO, HONESTO, SÓBRIO, INTELIGENTE, INTELECTUAL, SENSATO, RESPEITOSO, RESPONSÁVEL, DIGNO, SINCERO, HONRADO,LEAL, ÉTICO E COMPETENTE PRESIDENTE; DEVE ACEITAR, NO MÁXIMO, A FIRMAÇÃO DE QUE O DEDO QUE FOI ENFIADO NESTA NEGOCIAÇÃO SEJA O QUE FALTA.