sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dedo de Lula: Anatel aprova venda de parte da TVA para a Telefônica, no pacote para salvar mandato de Renan

Edição de Sexta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Breve, a Rádio Alerta Total no seu computador.

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos do Internet Explorer.

Por Jorge Serrão

A ligeira trégua editorial da revista Veja contra o Palácio do Planalto deu resultado prático. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a aquisição, pela espanhola Telefônica, de parte (até 19,9%) das emissoras de televisão a cabo da TVA (que pertence ao grupo Abril, que edita a Veja). A aprovação teve o dedinho do presidente da República. No mercado, sabe-se que seu filho Lulinha (Fábio Luiz da Silva) pretende ampliar seus negócios em televisão. Fábio Luiz da Silva fortaleceria a parceria de sua Gamecorp com a Oi (ex-Telemar) e com a Telefónica.

O negócio de venda de uma fatia da TVA para a Telefónica foi bombardeado publicamente pelo futuro ex-presidente do Congresso, Renan Calheiros. O senador alagoano detonou os interesses internacionais por trás da Editora Abril – que o atacava duramente. Nos bastidores, a operação TVA também foi bombardeada pelas Organizações Globo. A família Marinho não quer as empresas de telefonia como concorrentes na área de televisão, sobretudo com o processo de digitalização. As teles e seus parceiros da área de celular teriam mais agilidade que as empresas convencionais de televisão no futuro empreendimento digital.

As duas empresas fizeram o ajuste no acordo de acionistas determinado pelo Conselho Diretor da Anatel em 21 de julho. A agência reguladora garante que a Abril e a Telefónica eliminaram as restrições regulatórias que impediam a aprovação definitiva do negócio. O conselheiro da Anatel, Antônio Bedran, garantiu que “está eliminada qualquer hipótese de controle acionário ou societário (da Telefônica sobre a TVA)". Na mesma linha, o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Minassian, esclareceu também que não há risco de a Telefônica mudar o status da operação e adotar medidas que assegurem o controle societário sobre a TVA.

O reconhecimento da legalidade do negócio pela Anatal enfraquece o movimento para a instalação de uma CPI para investigar a operação entre a concessionária espanhola e a família Civita. A CPI, pedida por Renan Calheiros, não foi instalada formalmente. E tudo indica que não será. Afinal, a aprovação do negócio também pode fazer parte do “pacote” de ajustes políticos nos bastidores para salvar o mandato de Renan Calheiros.

A decisão anterior da Anatel

Um Relatório do conselheiro-diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio Aguiar Júnior, informou que o Grupo Abril e a Telefônica infringiram a lei brasileira assinando um Acordo de Acionistas pelo qual as deliberações do Conselho de Administração e da Assembléia Geral dependerão de uma “reunião prévia” na qual participam e votam todos os acionistas, inclusive os que possuem as ações que não dariam direito a voto.

O conselheiro da Anatel verificou que, na prática, a Telefônica assumiu o controle da TVA.

Ontem, a Anatel informou que o acordo dos acionistas eliminou a tal a realização de uma reunião prévia na Telefônica para exame dos assuntos a serem tratados nas reuniões do Conselho de Administração e pela Assembléia de Acionistas da TVA.

O duro ataque de Renan

No dia 4 de setembro, Renan Calheiros resolveu chutar o balde contra a Editora abril.Além do caso da venda da TVA para a Telefônica, Renan denunciou um suposto negócio escuso na venda das ações da empresa para a empresa sul-africana Nasper:

“A revista Veja que diz que “apura e denuncia tudo que prejudica o Brasil e os brasileiros”, precisa urgentemente publicar a venda das ações da Editora Abril para empresa sul-africana Nasper, conglomerado de comunicação racista que sustentou o “apartheid” na África do Sul e que cedeu três de seus diretores para dirigir a África do Sul segregacionista. Mas este é o aspecto imoral e repulsivo da questão. O mais grave é o caráter marginal montado na operação que já foi denunciada em diversas reportagens da Rede Bandeirantes de Televisão e da Revista Caros Amigos. É uma montagem fraudulenta com empresas fantasmas, laranjas e lavanderias para concretizar um negócio pantanoso, asqueroso”.

"A Naspers tem aqui dentro, apenas no papel, uma empresa chamada MIH Brasil Participações, que funciona na Holanda. O CNPJ da MIH Brasil, vou ler devagar para aqueles que se interessam por “tudo que prejudica o Brasil e os Brasileiros”; o CNPJ da MIH é 72.091.963/0001-77. Só que a MIH é uma empresa fantasma, isso mesmo, fantasma. O endereço declarado é fictício e este CNPJ pertence à Curundéia Participações Limitada. A Curundéia também não tem sede, não tem funcionários e os endereços e telefones apresentados pela Curundéia são de outras pessoas ou estão em endereços inexistentes. A Curundéia é virtual, não existe, só existe no papel”.”

"Agora pasmem Senhoras e Senhores. Foi este laranjal de empresas inexistentes, com CNPJ duplicados, com endereços fictícios, sem sede, sem funcionários, que adquiriu 30% da Editora Abril. Um negócio que movimentou em torno de 900 milhões de reais. A MIH Brasil Participações não existe, o que existe, e só no papel é a Curundéia e esta desembolsou R$ 380 milhões de reais para comprar 30% da Editora Abril”.

"O capital social da Curundéia é de apenas 878 mil reais. Isso significa que para concretizar o malcheiroso negócio, a Curundéia gastou 430 vezes mais do que seu capital Social na compra sorrateira de 30% da patriótica editora Abril. Mas por qual motivo recorrer a tantos “laranjas”, tantos porões infectos, tantos negócios furtivos? Simples. Sendo a Curundéia uma empresa nacional, mesmo só no papel, pode comprar além dos 30% das ações permitidas pela Lei brasileira”.

Sacrifício do Chefão

O empenho em garantir a prorrogação da CPMF levou Lula a exigir do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a retirada da emenda constitucional que lhe permitiria um terceiro mandato.

O projeto, de autoria de um deputado amigo do presidente da República, prejudicaria a negociação do imposto com o PSDB.

O DEM vai votar contra a CPMF, e não tem negociação.

Leia o artigo de Márcio Accioly: A farra do terceiro mandato

Sacanagem permanente

Ficou clara a intenção do governo federal em transformar a CPMF em imposto permanente.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, defendeu, ontem, no Congresso, a permanência do tributo, "com redução de alíquotas".

Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, alegou não ser possível o tributo ser extinto em quatro anos.

Conto do gás

O gás natural veicular (GNV) foi o único combustível cujo preço cresceu em 2007.

Até outubro, o reajuste acumulado medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 10,25%.

No período, a inflação acumulada, pelo mesmo indicador, está em 3,6%.

Conveniências

Entre 2003 e 2005, a Petrobras manteve o preço do gás congelado para fomentar o consumo.

Desde então, a demanda pelo insumo cresce a quase 20% ao ano.

Naquela época, havia excesso de oferta de GNV.

Agora, que a previsão é de falta, a Petrobrás pune o consumidor com aumentos absurdos.

Super Aumento

A Petrobras está propondo às distribuidoras um aumento de até 30% no preço do gás produzido no Brasil.

Para o consumidor, o repasse poderá chegar a 24%.

A reveleção, negada pela empresa, foi do presidente da Companhia Estadual de Gás (CEG) do Rio, Bruno Armbrust.

Segundo ele, o reajuste faz parte das negociações para renovação de contratos de fornecimento que vencem em 2007 e 2008.

Super Desperdício

Atualmente, parte do gás produzido nas plataformas de Campos, no estado do Rio, é queimada.

O governo e a empresa não investem em dutos para levar o produto aos consumidores.

A Petrobras ainda tenta mentir, alegando que aproveita quase 90% do gás retirado dos poços.

Bancos quebrando?

Um dia após cortar em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros, o Federal Reserve (banco central dos EUA) liberou US$ 41 bilhões para garantir a liquidez no mercado financeiro.

Foi um sinal evidente do risco de quebradeira para grandes bancos dos EUA.

Os bancos da City de Londres só esperam os norte-americanos fraquejarem para dar o bote final pelo controle da economia dos EUA.

Piada do Joãozinho

João Alvino Malta Brandão Filho, o fasendeiro Joãozinho Malta, irmão da ex-primeira-dama do País, Rosane Collor, foi preso ontem após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em sua propriedade, a Fazenda Raimundo, em Canapi, a 254 quilômetros de Maceió.

No local, a Polícia Civil encontrou mais de dez armas, entre revólveres, pistolas e espingardas e mais de 100 munições.

O fazendeiro Joãozinho já responde acusação por tráfico de entorpecentes.

Belo histórico

Em 1990, Joãozinho Malta foi acusado de atirar no prefeito de Canapi.

Três anos antes, ele foi apontado como o autor do assassinato do genro do prefeito de Mata Grande, José Maurício Sobrinho.

Joãozinho foi preso acusado de tráfico de maconha, mas depois fugiu e só agora foi recapturado.

Justiça inglesa

A New Scotland Yard vai recorrer da decisão judicial que a considerou culpada por colocar a segurança do público em risco, no episódio que resultou na morte do brasileiro Jean Charles de Menezes.

O eletricista foi confundido com um dos suspeitos dos ataques ao transporte público da capital britânica em 22 de julho de 2005.

E foi baleado pela polícia quando entrava em estação de metrô no dia seguinte.

Jeitinho inglês

A acusação listou 19 "falhas fundamentais" de Scotland Yard, por ter cometido uma série de "erros catastróficos" que culminou com a morte do brasileiro.

Mas o júri do tribunal tribunal de Old Bailey, em Londres, absolveu Cressida Dick - a oficial da polícia metropolitana encarregada da operação que levou à morte de Jean Charles.

O juiz instrutor do processo, Richard Henriques, impôs à Scotland Yard o pagamento de uma multa de 175 mil libras (US$ 363.930) e dos custos judiciais, de 375 mil libras (US$ 779.850).

Caras pintadas de sangue

Novo protesto contra a reforma constitucional proposta pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, terminou em violência contra os estudantes.

A polícia entrou em choque com os manifestantes usando gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Toda democracia dá esse mesmo tratamento aos estudantes...

Vá estudar em Cuba

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC, e o Ministério da Educação Superior de Cuba aprovaram 17 projetos de pesquisa entre o Brasil e Ilha de Fidel.

Cada um dos 31 projetos para cursos de pós-graduação em Engenharia Mecânica, Ciências Veterinárias, Ciência e Engenharia dos Materiais, Física, Demografia, Agronomia e Energia receberá R$ 10 mil para custeio.

O programa financia duas viagens de missão de trabalho e duas de estudos a Cuba, para cada projeto selecionado.

Anistia

O presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires Junior, participa na próxima segunda-feira, a partir das 14 horas, de uma audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

A Anistia ampla, geral e irrestrita – adotada ainda no governo do General João Batista de Figueiredo - merece um debate aberto entre pessoas de bom senso de ambos os lados ideologicamente envolvidos, como uma espécie de capítulo final.

Afinal, o governo brasileiro e os guerrilheiros foram responsáveis por suas escolhas, pela violência e pelas mortes.

A aplicação da Anistia, de verdade, para todos, representaria um curativo final nessa ferida ainda aberta na história do Brasil.

Cumpram-se as leis

A lei 10.559 tem de ser cumprida com Justiça e sem os casuísmos financeiros que só beneficiam aqueles que promoveram a luta armada para implantar o socialismo/comunismo no Brasil, deixando de fora militares e outros servidores públicos que lutaram do outro lado.

Da mesma forma, deve ser cumprido o artigo 8º das Disposições Transitórias da Constituição de 1988, onde está claro que:

"É concedida anistia aos que, no período de l8 de setembro de l946 até a data da promulgação da Constituição, foram atingidos em decorrência de motivação exclusivamente política, por atos de exceção, institucionais ou complementares, aos que foram abrangidos pelo Decreto Legislativo nº 18 de 15/12/1961, e aos atingidos pelo Decreto-Lei nº 864 de 12/09/1969, asseguradas as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação a que teriam direito se estivessem em serviço ativo, obedecidos os prazos de permanência em atividades previstas nas leis, regulamentos vigentes, respeitadas as características e peculiaridades das carreiras dos servidores públicos civis e militares e observados os respectivos regimes jurídicos".

Inclusão digital

Em setembro, chegou a 20 milhões e 100 mil o número de usuários residenciais no Brasil que navegam mensalmente na Internet.

Foi um crescimento de 47% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com relatório mensal do Ibope/NetRatings.

O número total de pessoas com acesso à internet no Brasil já é de 36,9 milhões - considerando todos os ambientes, incluindo residências, trabalho e locais públicos gratuitos e pagos.

Horas na web

Em tempo de uso residencial da web, os brasileiros, navegam 22 horas mensais por pessoa.

Continuam à frente dos norte-americanos, que têm 18 horas e 54 minutos de tempo médio mensal na Internet.

Os japoneses registraram, em setembro, 18 horas e 21 minutos.

No mesmo mês, o tempo de navegação domiciliar dos brasileiros havia sido de 20 horas.

Obrigado, Fogão

O Botafogo atirou o Cruzeiro para a quinta colocação no Brasileirão.

Com a vitória por 4 a 1, no Engenhão, o Fogão ajudou seu maior rival, o Flamengo, que briga com a equipe mineira por uma vaga na Copa Libertadores.

O Flamengo, milagrosamente, é o terceiro do Brasileirão, com os mesmos 55 pontos do Palmeiras (o quarto).

Como o São Paulo já estava garantido na Libertadores, restam três vagas em disputa nas quatro últimas rodadas do campeonato.

Vida que segue...

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

4 comentários:

JERONIMO disse...

O DIALOGO DEMOCRATICO ENTRE OPOSIçÃO E GOVERNISTAS,....POIS ɉ
SUPER ALERTA !
GOSTARIA TANTO QUE DESSE A SUA POSIÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS ABAIXO LISTADOS QUE OCORRERAM DURANTE A GESTÃO LULA:

1. Fim da divida externa com FMI e outros organismos internacionais
2. Fortalecimento das relaÇÕES dos países da America Latina, do MERCOSUL em detrimento da ALCA.
3.Crescimento recordes de empregos formais
4. Queda dos juros, gradativos, mes a mes.
5. Aumento recordes da exportação de produtos brasileiros
6. Aumento do salario minimo acima da inflação
7. Autosuficiencia em petroleo e desenvolvimento do biodiesel
Obs.Na bacia de Santos que se estende por Vitoria ES e tambem no Nordeste novas fontes de exploração, com produção previstas bem superior a Bacia de Campos
estão a caminho.
8. Inflação controlada e preços estabilizados de produtos básicos e de moradia.
9. Bolsa Familia(vai dizer que é populismo,hehehe e quando tinha o nome de Vale Gas+vale Leite+vale educação, vale tudo do periodo FHC)
10. A grande popularidade do nosso Presidente(62%) capaz de um terceiro mandato pela força do povo. Como brasileira é muito bom apresentar essa imagem positiva de nosso Paí­s produto de um grande mandatário.
PS já veio o PAN e agora virá COPA DO MUNDO DE FUTEBOL me diga...SÓ NOTICIAS BOAS ......como é FAÇO para continuar na oposição?

Anônimo disse...

MINISTRO GENÉRICO
STF homenageia o ministro aposentado Nelson Jobim
Em sessão solene realizada no início desta tarde (27), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram homenagem ao ministro Nelson Jobim em virtude de sua aposentadoria, ocorrida em março de 2006.......
Lida esta noticia pergunto ao Sr Genérico. Quanto é sua aposentadoria? Como o Sr reagiria se o ministro da justiça determinasse um aumento SÓ PARA O PESSOAL ATIVO DA JUSTIÇA, e nada para os aposentados como o Sr quer fazer com os militares? Pimenta no ... dos outros é refresco.

bastilha disse...

Carta de Fidel Castro a Hugo Chávez

Transcrição exata da tradução para o português do documento enviado por Fidel Castro ao Presidente Hugo Cháves, da Venezuela, o qual esquematiza em linhas gerais as três etapas a seguir (a primeira já cumprida, a segunda em vias de), a fim de implantar de vez um regime comunista na Venezuela.

PRIMEIRA ETAPA

Os pobres são maioria e têm pouca memória . Injeta-lhes esperança e acusa o passado, à Democracia de todos os seus males. Mantém-te em linha permanente com teu povo. Identifica-te com eles. Teu verbo tem de ser simples; isso lhes chega muito bem, pois tens o tempero que faz falta . Emociona-os, leva-os em consideração. Aprende a manipular a ignorância . O verbo deve ser inflamado, de autoridade e poder; não te preocupes com os ricos e a classe média, [pois] não são mais que 80% de pobres o que tu necessitas . Os ricos saem correndo se lhes fazes "Buu!!!"

Os católicos adoram menções da Bíblia ou de Cristo. Os católicos, em que pese ser a grande maioria na Venezuela, não fazem nada. Rezar, sem ações, não vão chegar a parte alguma; são uns bobalhões. Enquanto a igreja está adormecida, aproveita. Quando decidirem mover-se, já estarás instalado. Lembra que a igreja é "escorregadia". Segue fustigando. Os católicos sem liderança não são ninguém. Nenhum padreco vai reagir. Há dois ou três que querem rebelar-se, porém seus superiores os encurralam. Se vês um sacerdote católico alvoroçado, compra-o, chama-o, ganha-o para ti; se o povo cristão se te rebela, esse será teu último dia... porém , dificilmente esse dia virá. Os judeus na Venezuela não contam, os Evangélicos são uns pobres coitados e as demais religiões para que nomeá-las? Cita o Cristo, sempre, fala em seu nome , lembra que isto a mim me deu excelentes resultados.

Inclui bandeiras e Simón Bolívar quando possas. Gera um novo nacionalismo. Desperta o ódio, divide os venezuelanos . Esta etapa te dará bons dividendos... Se eliminarão uns aos outros, a violência te ajudará também a instalar-te mais tarde à força. Entretanto, fale-lhes de Democracia . Tens dinheiro, compra a fidelidade enquanto cumpres os teus objetivos. Quando consegues o que queres se se opõem ou te aconselham, despreza-os. Envia-os a embaixadas, dá-lhes dinheiro para que se calem ou tira-os do país para que a imprensa não os utilize. Os que se oponham "planta-lhes" delitos; isso desqualifica para sempre . Por todos os meios mantém maioria na Assembléia . Mantém a teu lado no mínimo a Procuradoria e o Tribunal. Compre todos os militares com comando de tropa e equipamentos . Põe-os onde há bastante dinheiro.Se houver oposição cria um inimigo externo para que os militares tenham o que fazer. Compra banqueiros. Grandes comerciantes e construtores . Dá-lhes contratos, trabalhos e facilidades para esta primeira etapa

SEGUNDA ETAPA

Para a segunda etapa tens que haver formado Comitês de Defesa da Revolução que os podes chamar de "Bolivarianos". Faz trabalho comunitário com eles para que te defendam agradecidos. Paga-lhes para que sigam teus alinhamentos (marchas, concentrações). Dos comitês seleciona os mais agressivos para uma força de choque armada que podem necessitar se a coisa se põe difícil. Controla a Polícia, destrói-a. Poem-na à tua disposição. Na segunda etapa tens que aprofundar a visão da Revolução. Deve-se mencionar muito a palavra revolução. Isto emociona os pobres .

Aqui tens que fraturar as uniões de trabalhadores e de empresários que podem fazer oposição. Aqui temos que conseguir com que os trabalhadores estejam filiados a uma central paralela. Com dinheiro se consegue. Do mesmo modo, tens que armar uma central de empresários paralela. Ataca os empresários. Acusa-os de gananciosos, fascistas e particularmente acusa-os de golpistas; faz-te de fraco .
A mente dos homens se situa no mais fraco e na injustiça. Se não o podes comprá-los, obtem de uma Constituinte poderes para calar a imprensa e outros meios de comunicação, impressos, televisoras e Internet. Tua empresa de petróleo é quem te produz o dinheiro do projeto.
Põe uma Junta Diretora Revolucionária. Demite os técnicos e acaba com essa chamada meritocracia.

TERCEIRA ETAPA

Se tens tudo nesta etapa podes seguir para a terceira. Na terceira etapa podes violar a Constituição porque ninguém vai te impedir . Ordena invasões. Distribui armas, drogas e dinheiro. Acusa-os de espiões e corruptos . Desprestigia-os. Prende muitos jornalistas, empresários, líderes trabalhistas . Os demais escaparão do país ou serão punidos.
Reestrutura o Gabinete . Aqui podes desfazer-te de teus colaboradores . A alguns podes premiá-los e outros desprezá-los pois já não há oposição. Tens que pôr camaradas. Estabelece o chamado constitucionalmente . Estado de Exceção ; Suspende garantias . Lança o toque de recolher . Apura-te, olha se o povo te está achando excelente. Fecha todos os meios de comunicação .

Destrói Prefeitos e Governadores da oposição .
Anuncia a reestruturação de todas as áreas do Estado e a elaboração de uma nova Constituição . Forma um Conselho de Governo com 500 membros. No Conselho Assessor do Governo estarei eu. Há que fuzilar os opositores que não aprendem. Isso é a única coisa que os silencia e é mais econômico .
Nunca deixes que se organizem, nem deixes que conheçam tuas intenções . Seremos respeitados novamente com o Marxismo-Leninismo. Brasil, Equador, Venezuela e Cuba a passos indestrutíveis.
Se vejo que não tens culhões, recolho todo o meu pessoal; podem me matar os militares, quando se te ergam, se não me fazes caso.

Que estás esperando, Hugo??

JOSÉ disse...

jeronimo, ou lá o que seja.
Não “curto” polemizar, mas você deve estar “viajando na maionese”!
Até na “ditabranda” havia escrúpulos de se fazer o rodízio de comando. Se tivesse sido uma ditadura a la Cuba, URSS ou Venezuela, você e muitos outros não estariam falando e escrevendo tantas asneiras!
Que acha do golpe do GNV? Quem entrou, sifuuuu. E a corrupção?
E a covardia geral do “não sabia, não vi, etc”?
O povo está sendo “trabalhado” para o TER (nisso, a rede Globo está ajudando muito!). Estamos ficando sem tempo de SER, de sermos pensantes, questionadores e cidadãos.
Realmente a nossa Pátria é abençoada, pois há 507 anos vem sendo detonada e sobrevive(falo em termos geográficos e políticos). Atualmente, as técnicas de detonção são mais sofisticadas, mas mesmo assim o “triângulo invertido” resiste, mas até quando?
O nível moral está muito baixo o corolário é a violência avassaladora que está “alertando” aos que sobrevivem. Ainda é tempo de reverter. A Natureza não dá moratória a nada nem a ninguém!
Aos que gostam de “patrulhar”, coisa de imbecil, como dizia Nelson Rodrigues. Fui um “idiota útil” que votei no Lula e PT (partido de trapaceiros) de 1989 à 2002! Ainda bem que acordei! A partir de 2003, pude ver a outra face da moeda.
Garanto que não fui eu que mudei.
O vírus da reeleição indefinida parece estar atacando boa parte da AL.
Acorda povo brasileiro. Chega de “pó”, “bala” e outros termos afins.
EDUCAÇÃO SIM, ESMOLAS NÃO!
Um grande abraço Serrão, pelo espaço concedido.
Braga