segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pré-salve-se quem puder: Lula cede à pressão dos governadores, mas ainda contraria indústria do petróleo

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alertawww.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

O chefão Lula da Silva – agora chamado de Satalinácio por famosos humoristas – aderiu ontem ao esquema “pré-salve-se quem puder”. Advertido que contrariava os interesses dos estados produtores de petróleo e avisado que mexer no atual modelo de exploração petrolífera significa rompimento com a Oligarquia Financeira Transnacional que o sustenta no poder, Lula resolveu jogar para a pleteia e cedeu às reivindicações dos governadores Sérgio Cabral (RJ), José Serra (SP) e Paulo Hartung (ES) com quem se reuniu por cinco horas, em indigesto jantar no Palácio da Alvorada.

Logo mais, em mais um oba-oba característico do seu governo, Lula pretende lotar o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, para a apresentação dos projetos de lei sobre a exploração do pré-sal. Lula prometeu aos três governadores estudar uma fórmula para manter a Participação Especial (PE) no regime de partilha de produção. Também se comprometeu a enviar ao Congresso, sem urgência constitucional, o novo projeto do marco regulatório do petróleo. Lula cedeu ao argumento de que os estados produtores merecem compensação extra.

A reunião de Lula com os governadores teve a presença da turma de peso do governo: os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Edison Lobão (Minas e Energia), que comandam a comissão interministerial que elaborou o marco regulatório do pré-sal, o ministro da Defesa, Nelson Jobim - peemedebista como Cabral e Hartung -, o ministro da Secretaria da Comunicação Social, Franklin Martins, e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Mas Lula ainda pode ter problemas com os controladores globais. Eles não querem que sejam alteradas as atuais regras de exploração vigentes no Brasil desde a Era FHC. As transnacionais do setor ainda não digeriram bem a ideia de se criar uma nova estatal, a Petrosal, que representará a União na complicada relação com as empresas que vão explorar o petróleo na camada do pré-sal. Se as “grandes irmãs” se sentirem mesmo contrariadas, Lula terá de botar as barbas de molho.

Quem bate de frente com o poder real global, historicamente, sempre acabou mal politicamente.

Enxugando as propostas

A equipe de Lula pretendia enviar pelo menos três projetos sobre o pré-sal.

Um seria sobre o novo marco regulatório, com a escolha do modelo de partilha de produção (no lugar do modelo de concessão).

O segundo trataria do Fundo Social que receberá os recursos auferidos com a exploração do pré-sal.

O terceiro criaria a nova empresa estatal que fiscalizará a produção em águas ultraprofundas.

Poder londrino

Quem ainda não acredita que o mundo é controlado por uma Oligarquia Financeira Transnacional precisa ficar atento ao refinado noticiário bancário.

Apenas por coincidência (que não existe), o Itaú Unibanco resolveu criar um “International Advisory Board” (Conselho Consultivo Internacional) e marcou sua primeira reunião para outubro, em Londres.

O conselho será comandado pelo ex-ministro da Fazenda de FHC, economista Pedro Malan.

Dilma do Reino de Deus

Se Dilma Rousseff for mesmo candidata ao Palácio do Planalto pós-reforma (o que ainda é dúvida entre a cúpula petista), já tem um nome muito cotado para vice.

É o do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) – sobrinho de Edir Macedo Bezerra, líder máximo da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record.

A indicação do bispo licenciado Crivella seria um dos últimos desejos do atual vice-presidente José Alencar, que luta muito por um milagre, mas que começa a perder a batalha contra um câncer no intestino.

A sacolinha passou...

Um renomado especialista em pesquisas eleitorais não cansa de repetir que Lula não fará seu sucessor.

Também adverte que Dilma continua sem chances, nas pesquisas reservadas feitas do Sudeste para baixo, e que o PT terá de arrumar outro candidato.

Mas o mesmo “pesquisador” repete, a boca pequena, que a ainda incerta candidatura Dilma tem forte apelo financeiro, pois já teria uma provisão de R$ 2 bilhões para serem usados, por dentro e por fora, na campanha do ano que vem.

CPI dos jatinhos da FAB

O Palhaço do Planalto vai achar nada engraçada uma nova ideia em gestação pela oposição.

Pedir a abertura de uma CPI para investigar porque a Força Aérea Brasileira anda cedendo seus jatinhos para as viagens constantes do deputado federal que mais fala e influencia o chefão Lula da Silva.

O blindado parlamentar – que costura, nos bastidores, todos os negócios importantes para o time de Lula -, em tese, podia economizar o combustível da FAB que falta para as operações de treinamento.

Stalinácio

O estilo democradura do chefão Lula da Silva, que é coisa muito séria, já virou motivo de piada para a turma do Casseta & Planeta.

Na sua coluna dominical em O Globo, o jornalista-escroque Agamenon Mendes Pedreira aproveitou para avacalhar o senador Aloízio Oliva, sacanear o PT (rebatizado de Partido dos Tranbiqueiros) e lançar o novo nome do presidente, que tem tudo para pegar:

Luiz Stalinácio Lula da Silva”.

Foi uma homenagem do Agamenon ao grande democrata soviético Zé Stalin – que também tinha um bigodão...

Lula não pode espirrar

A chancelaria colombiana entrou em contato ontem com os 12 presidentes da América do Sul que participaram da cúpula da Unasul, em Bariloche, na Argentina, para avisar que Álvaro Uribe, contraiu o vírus da gripe suína (H1N1).

O chefão Lula da Silva e seus colegas foram obrigados a tomar as medidas necessárias para prevenir a doença – que pode ser fatal em alguns casos.

Álvaro Uribe é o segundo presidente da região a contrair o vírus da nova gripe. O primeiro foi o presidente costarriquenho, Oscar Arias.

Capimunismo explicado

Em palestra durante o 4º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, em Campos do Jordão, em São Paulo, sábado passado, o comentarista político do Jornal da Globo e cineasta Arnaldo Jabor justificou a suposta blindadagem do Brasil diante da crise global:

O atraso nos protegeu. A dependência do Estado que ainda temos hoje, o controle e a centralização que há no governo e na cabeça das pessoas acabaram nos protegendo da crise”.

Jabor criticou o chefão Lula por criar no País uma confusão ideológica de que o Estado deve prevalecer sobre a sociedade, sobre os empresários.

Atraso pós-moderno

Também meteu o pau em Lula e sua base aliada por instituírem no Brasil um patrimonialismo pós-moderno, com o derretimento das instituições republicanas.
Jabor só lembrou que o Brasil tem fome de democracia e de República:

Há uma guerra entre o atraso e a modernização no Brasil. Mas o progresso tecnológico, que faz aumentar a sabedoria, e a digitalização do mundo, são fatores externos que entrarão no Brasil e continuarão com a modernização que já se iniciou”.

Coisa do Dick Vigarista?

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) contratou uma empresa independente para investigar o acidente de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de 2008, fato decisivo para a vitória do espanhol Fernando Alonso pela equipe Renault.

A investigação tenta confirmar a denúncia de que Flavio Briatore, chefe da Renault, teria mandado o brasileiro bater de propósito na 16ª volta, três após o primeiro pit stop do espanhol.

O mega-escândalo em gestação foi revelado ontem por Reginaldo Leme, comentarista da Rede Globo, que é grande amigo do ex-piloto Nelson Piquet (pai de Nelsinho), durante a transmissão do GP da Bélgica.

O esquema

No GP de Cingapura do ano passado, a estratégia de Alonso era considerada ousada e precisaria de um safety car no início da prova para dar certo.

Coincidentemente, Nelsinho bateu em um local que forçaria a entrada do carro de segurança e facilitou a vida do espanhol.

Em agosto, quando foi demitido da Renault, Nelsinho Piquet negou que o acidente foi combinado pela escuderia, mas a Fia abriu a investigação.

Hino Brasileiro da Vanusa

Virou hit da Internet desde sexta-feira passada a versão terrível do Hino Nacional Brasileiro interpretada pela cantora Vanusa, famosa na Jovem Guarda.

Em março deste ano, ao participar de um evento promovido pela Assembleia Legislativa de São Paulo, Vanusa se atrapalhou na cantoria improvisada e fora de tom e misturou a quinta estrofe do hino.

Em vez de cantar "és belo, és forte, impávido colosso", Vanusa soltou "és belo, és forte, és risonho e límpido".

Na tentativa de disfarçar e consertar o erro, Vanusa repetiu algumas estrofes e perdeu o ritmo da música, conforme pode ser visto no site abaixo, que é grande motivo de piada:

http://www.youtube.com/watch?v=TfzyqxWHrQo

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 31 de Agosto de 2009.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Conto do Pré-Çal

Sei não....hoje vemos o Lulla, DE NOVO (!) cacarejando sobre o ovo do “Pré-Çal”, ovo esse que será botado (se for...) só daqui a uns 20 anos!!Pra mim, esse tal do Pré-Çal é apenas uma peça de ficção do Ministério da Propaganda petelho....É apenas o “Conto do Pré-çal” aplicado pelos mesmos que praticaram o “Conto do Operário”........pobre Brasil....

Fitzcarraldo Silva
Manaus - AM

Rejane (Mel) disse...

Caro Serrão,

Pedimos-lhe adesão e divulgação da Campanha dos Internautas: 7 de Setembro - "Fora Corruptos - Fora Impunidade"

Manifestações em grupo ou individuais.

Faixas e Cartazes na rua
em prol do BRASIL!

Participe VOCÊ também!!!
Distribua esse cartaz e essa idéia

PANELAÇO:
7 de Setembro
às 17 horas
Onde você estiver!
Vale buzina, grito, panela, qualquer coisa!
Manifeste-se!

Cartazes

http://grandeprojetobrasil.blogspot.com/2009/07/campanha-7-de-setembro.html


Mais blogueiros: Texto e Logo

"BRAVA GENTE BRASILEIRA, LONGE VÁ TEMOR SERVIL!
Comemoramos o Dia da Independência do Brasil, resgatando nosso patriotismo adormecido e protestando contra os abusos, a corrupção e a impunidade de uma classe política que zomba e se lixa para nós. Repasse essa campanha adiante. Nosso país agradece".

http://grandeprojetobrasil.blogspot.com/2009/08/7-de-setembro.html