segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sarney assina e publica esta semana decreto legislativo que renova concessões de canais da Globo e da Record

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

A renovação de importantes concessões de canais de televisão. Eis um bom motivo para uma diminuição nos ataques ao imortal presidente do Senado nos últimos dias. José Sarney ainda ganhou um espaço privilegiado para se defender em entrevista amestrada na GloboNews. Foi mais uma prova de que continua prevalecendo por aqui, o poder da caneta que assina e manda publicar, no Diário Oficial, a perpetuação das capitanias hereditária da mídia.

O poderoso José Sarney deve editar, ainda esta semana, o decreto legislativo que confirma a renovação das concessões dos canais da Rede Globo no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. A canetada de Sarney também vai beneficiar a Rede Record, embora a família Sarney (dona da maranhense Tv Mirante) seja parceira da Família Marinho. A publicação no Diário Oficial também renova os canais da TV Record no Rio de Janeiro e em Itajaí.

O processo de renovação já se arrastava há mais de dois anos. Semana passada, foi aprovado, sem qualquer discussão, pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. As agora briguentas Globo e Record tinham pressa na solução do processo de renovação das concessões. A Globo porque resolve, definitivamente, o problema do canal 5 de São Paulo – sobre o qual existe uma polêmica e eterna batalha judicial no Superior Tribunal de Justiça. A Record porque soluciona os problemas burocráticos de registro do canal 13 do Rio de Janeiro.

Velho ataque inglês

A Record ainda não sabe direito o que fazer com o documentário “Muito além do cidadão Kane”.

A turma do Bispo Macedo adquiriu os direitos para a exibição do em TV aberta do produto que retrata o falecido Roberto Marinho como o dono de um monopólio da comunicação no Brasil.

Exibido em 1993 pela TV britânica Channel 4, o documentário ainda é oficialmente inédito no Brasil, mas meio mundo já o assistiu no YouTube ou em fitas e DVDs piratas.

O documentário foi uma das táticas dos “investidores” ingleses – a quem a Globo andava devendo alto – para desmoralizar Marinho e forçá-lo a vender parte do controle das Organizações Globo.

Droga ou Democracia?

Existe uma coisa chamada “Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia” integrada por brasileiros, que se reuniram pela primeira vez no Rio.

Querem liberar geral, começando pela maconha.

Um dos líderes e fundadores é estelar sociólogo e ex presidente FHC, que declarou: “imaginar um mundo sem droga... é como imaginar um mundo sem sexo.”

Leia o artigo de Arlindo Montenegro: Droga ou Democracia

Capimunismo

Kennedy Alencar revela na Folha de S. Paulo que o chefão Lula quer se meter na administração da Vale.

Para isso, tentaria indicar o presidente da empresa, a partir de uma aliança entre a Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil, controlado pelos petistas) e o BNDESpar (braço do BNDES para participar de empresas).

Lula não se conforma que seu governo não interfira diretamente na gestão da Vale - como faz na Petrobras (uma estatal de economia mista, na qual a ministra-candidata Dilma Rousseff preside o Conselho de Administração).

Jogada acionária

Tecnicamente, graças a um acordo entre acionistas, a Vale é controlada pelo Bradesco, que tem 21 por cento das ações com direito a voto da companhia.

Acontece que, na Valepar (que tem 53% das ações da Vale), um consórcio de fundos de pensão detém 49% das ações, enquanto o BNDESPar tem 11,5%, e o Mitsui, 18%.

Se Lula e seus sindicalistas amestrados manipularem a Valepar, com a ajuda do BNDESpar, o Bradesco terá de dançar conforme o capimunismo petista.

Lembrai-vos de Gegê

Hoje faz 55 anos do suicídio de Getúlio Vargas.

Releia: A Carta Testamento de Getúlio Vargas

Ainda mais depois que ontem, no Programa Canal Livre, da Band, o ministro Tarso Genro, da Justiça, afirmou que só temos três saídas: revolução, golpe de estado ou reforma constitucional!

Fim da anistia

O ministro da Justiça, Tarso Genro, insiste que o Supremo Tribunal Federal deve considerar procedente a ação que foi apresentada pelo Ministério Público para responsabilizar civil e penalmente as pessoas que cometeram tortura durante a chamada dita-dura militar.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 153) ainda não tem data para ser julgada no STF.

A ação contesta a validade do Artigo 1º da Lei da Anistia (6.683/79), que considera como conexos e igualmente perdoados os crimes "de qualquer natureza" relacionados aos crimes comuns praticados por motivação política no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979.

Candidatura adiada

O PSOL decidiu ontem adiar para outubro a decisão se Heloísa Helena vai entrar na disputa ao Planalto em 2010.

Vereadora em Maceió, Helô pediu o prazo para se acertar com suas bases em Alagoas, que defendem que ela dispute o Senado – principalmente para atrapalhar uma complicada reeleição do adversário Renan Calheiros.

Daqui a dois meses, o PSOL faz sua conferência eleitoral, para votar o projeto de governo e definir a candidatura: Helô ou Plínio de Arruda Sampaio.

Salvação prevista

Quinta-feira que vem entra, finalmente, na pauta de julgamentos do Supremo Tribunal Federal o Caso Francenildo.

Mas tudo aponta para a absolvição, por falta de provas consistentes, do nobre deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) – provável futuro ministro de Relações Institucionais ou qualquer cargo que queira ocupar.

Quando era ministro da Fazenda do chefão Lula, no distante ano de 2006, Palocci foi acusado da quebra do sigilo e divulgação indevida dos dados bancários do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Formalidades

Oficialmente, o STF decide se abre ação penal contra o parlamentar, o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso e o jornalista Marcelo Netto, assessor de imprensa do Ministério da Fazenda à época do ocorrido.

O relator do processo é o presidente da Corte, Gilmar Mendes.

De repente, para livrar Palocci, talvez o problema caia na conta de Mattoso ou de Marcelo.

Imediato ou postergado?

O Senado pode ganhar mais um pequeno-grande motivo para sua desmoralização.

O Supremo julgará, na quarta-feira, se decisões da Justiça Eleitoral relativas à compra de votos devem ser cumpridas imediatamente ou aguardar a análise de eventuais recursos.

Será analisado um mandado de segurança ajuizado contra a negativa da Mesa do Senado em cumprir decisão da Justiça Eleitoral que cassou o mandato do senador Expedito Júnior (PR-RO).

Mensalão forever

Juízes e promotores resolveram bombardear uma das regras previstas na reforma eleitoral, que deve ser aprovada até 30 de setembro, que permite que os partidos paguem dívidas de campanha de candidatos.

Se isso valer, depois da votação, as legendas ficariam livres para arrecadar mais verbas e sanar dívidas de candidatos.

Com essa doação oculta, os partidos teriam o benefício de só divulgar a lista de doadores no ano seguinte ao pleito.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, Alberto Motta Moraes, avalia que a nova regra lembra o esquema do mensalão.

Corleonismo

Outro absurdo é a regra que permite a eleição de políticos processados ou que tenham contas de campanha rejeitadas.

Os candidatos poderiam concorrer sub judice como já acontece atualmente.

O colégio de presidentes de tribunais regionais eleitorais (TREs) vai discutir o texto do projeto na sexta-feira que vem, para, logo após, publicar um documento com críticas a esta reforma digna do estatuto do cassino do Al Capone.

Vitória do Bad Boy

Mamãe Pepita Rodrigues ficou toda orgulhosa...

Dado Dolabella embolsou ontem R$ 1 milhão ao vencer o reality show "A fazenda", da Record, com 83% dos votos.

Na comemoração, Dado se ajoelhou, caiu no choro, beijou uma câmera, se atirou nos braços dos fãs e jogou o apresentador Britto Júnior para o alto.

A segunda colocada, a cantora Danni Carlos, ganhou um carro.

Comemora de novo, Chavez

A venezuelana Stefania Fernandez é a Miss Universo 2009.

A bela recebeu neste domingo a coroa das mãos da compatriota Dayana Mendoza, Miss Universo 2008.

A representante da China, Wang Jingyado, foi eleita Miss Simpatia, enquanto a candidada da Tailândai, Chutima Durongdej, ganho o prêmio da mais fotogência.

A brasileira Larissa Costa não chegou a ficar entre as 15 finalistas.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 24 de Agosto de 2009.

3 comentários:

Anônimo disse...

23/08/2009 - 13h58

Ensino religioso em escolas públicas pode gerar discriminação, avalia professor

Da Agência Brasil

O ensino religioso que aborda uma doutrina específica pode gerar discriminação dentro das salas de aula, segundo o sociólogo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), José Vaidergorn. "O ensino religioso identificado com uma religião não é democrático, pode ser considerado discriminatório", disse em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Vaidegorn, o ensino voltado para uma determinada religião pode constranger os alunos que não compartilham dessas ideias. O professor ressalta ainda a possibilidade de que, dependendo da maneira que forem ministradas, as aulas de religião podem incentivar a intolerância entre os estudantes. "Em vez da educação fazer o seu papel formador, o seu papel de suprir, dentro das suas condições, as necessidades de formação da população ela passa a ser também um campo de disputa política e doutrinária."

As aulas de religião estão previstas na Constituição de 1988. No entanto, um acordo entre o governo brasileiro e o Vaticano, em tramitação no Congresso Nacional, estabelece o ensino católico e de outras doutrinas.

O presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão, contesta a justificativa apresentada na lei de que o ensino religioso é necessário para a formação do cidadão. "Não podemos considerar que a questão ética, a questão moral, o valores sejam privilégios das religiões", ressaltou. A presença do elemento religioso não faz sentido na educação pública e voltada para todos os cidadãos brasileiros, segundo ele. " A escola é pública, e a questão da fé é uma coisa íntima de cada um de nós".

Ele indicou a impossibilidade de todos os tipos de crença estarem representados no sistema de ensino religioso. Segundo ele, religiões minoritárias, como os cultos de origem afro, não teriam estrutura para estarem presentes em todos os pontos do país.

Além disso, as pessoas que não têm religião estariam completamente excluídas desse tipo de ensino, como destacou o presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), Daniel Sottomaior. "Mesmo que você conseguisse dar um ensino religioso equilibradamente entre todos os credos você ia deixar em desvantagem os arreligiosos e os ateus."

Sottomaior vê com preocupação a possibilidade de a fé se confundir com os conhecimentos transmitidos pelo sistema educacional."Como o aluno pode distinguir entre a confiabilidade dos conteúdos das aulas de geografia e matemática e o conteúdo das aulas de religião?"

Para o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geraldo Lyrio Rocha, a religião é parte importante no processo educacional. "Uma educação integral envolve também o aspecto da dimensão religiosa ao lado das outras dimensões da vida humana", afirmou.

Daniel Mello

Anônimo disse...

24/08/2009

Delegado conta como ‘terrorismo’ se infiltra no Brasil
Antes, extremistas usavam o país como escala de viagem
Passaram a adotar filhos de prostitutas para ficar no país
Em seguida, seduziram brasileiros com ‘cantilena radical’
Agora, preparam daqui ações contra alvos no estrangeiro

fonte UOL

Lord disse...

Amigo

Temos que fazer o FORA SARNEY voltar ao destaque em nossos blogs
Não podemos jogar o toalha!
TEMOS QUE CONTINUAR LUTANDO COM NOSSAS ARMAS

de um seguidor de seu blog. um abraço

Lord - caranovanocongresso.blogspot.com

OBS.: Precisamos ter um forum onde a gente possa discutir o rumo de nossas lutas, abri um blog de nome bloggersemacao.blogspot.com, procuro pessoas interessadas, que serao colocadas como coo-autores.